Pular para o conteúdo principal

JABOTICATUBAS





SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE ESTÁ CAPRICHOSAMENTE INSTALADA ENTRE SERRAS E CACHOEIRAS, NO MELHOR LUGAR DE MINAS. SEJA BEM VINDO A JABOTICATUBAS. O PARAISO
imagem - ?
JABOTICATUBAS TEM 17.134 HABITANTES - (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM JABOTICATUBAS EH: JABOTICATUBENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME
A DENOMINAÇÃO JABOTICATUBAS PROVÉM DO NOME DO RIBEIRÃO QUE BANHA A LOCALIDADE, O QUAL, POR SUA VEZ, FOI ASSIM DESIGNADO EM VIRTUDE DA ABUNDÂNCIA DE PÉS DE JABUTICATUBAS, PLANTA DA FAMÍLIA DAS MIRTÁCIAS, GÊNERO EUGÊNIA, TÍPICA DE SOLOS ÚMIDOS DE CERRADO OCORRENTES NA ÁREA CENTRAL DE MINAS GERAIS. POR TRADIÇÃO ADQUIRIDA, OS MORADORES LOCAIS PREFEREM A GRAFIA ANTIGA JABUTICATUBAS, QUE TODAVIA NÃO ENCONTRA RESPALDO NAS PRESCRIÇÕES ORTOGRÁFICAS VIGENTES.
HISTORIA
A CIDADE DE JABOTICATUBAS TEVE ORIGEM NAS SESMARIAS. NO SÉCULO XVIII, FÉLIX DA COSTA, ERMITÃO DA CARIDADE, INICIOU AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO MOSTEIRO DE MACAÚBAS.
EM 1.753, O CAPITÃO MANUEL GOMES DA MOTA, PROPRIETÁRIO DA FAZENDA DO RIBEIRÃO, MANDOU ERIGIR UMA CAPELA DEDICADA À IMACULADA CONCEIÇÃO, ONDE AOS POUCOS, FOI SE FORMANDO UM POVOADO, NÚCLEO DA ATUAL CIDADE.
EM 1.860, CHEGOU À FREGUESIA UM FILHO DA TERRA, RECÉM-ORDENADO, O REVMO PADRE MESSIAS MARQUES AFONSO, QUE PROVIDENCIOU, ALÉM DA REFORMA DA ANTIGA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, A CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DE NOSSA SENHORA DAS DORES. POR SUA INCANSÁVEL ATIVIDADE COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE, COSTUMA-SE, COM JUSTA RAZÃO, CONSIDERAR O PADRE MESSIAS COMO SENDO O VERDADEIRO FUNDADOR DE JABOTICATUBAS. 
AQUI UMA VISÃO GERAL DA SERRA DO CIPÓ
imagem - Joelcio Saturnino

A CIDADE
JABOTICATUBAS ESTÁ INSERIDA NA SERRA DO ESPINHAÇO E ABRIGA 65% DA ÁREA TOTAL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ, UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO QUE CONTÉM UMA PROFUSÃO DE FLORES, PÁSSAROS, MAMÍFEROS, ANFÍBIOS, PEIXES, CACHOEIRAS E OUTRAS MARAVILHAS QUE ENCANTA QUEM AS VISITA.
ALÉM DA JÁ FAMOSA SERRA DO CIPÓ, JABOTICATUBAS POSSUI OUTRAS BELEZAS NATURAIS PARA SEREM ADMIRADAS: AS CACHOEIRAS DESLUMBRANTES DA SERRA DA CONTAGEM E DA SERRA DO BENÉ, AS PISCINAS NATURAIS DO RIO BOM JARDIM, O IMPRESSIONANTE CANYON E AS QUEDAS D'ÁGUAS DO RIO JABOTICATUBAS EM SÃO JOSÉ DA SERRA.
TODAS ESSAS BELEZAS NATURAIS VÊM DESPERTANDO O INTERESSE DE TURISTAS EM BUSCA DE UM ESPAÇO PROPÍCIO AO RELAXAMENTO E DESCANSO. TAMBÉM AS PESSOAS QUE GOSTAM DE AÇÃO E AVENTURA ENCONTRAM AMBIENTES QUE PROPICIAM A PRÁTICA DE ESPORTES LIGADOS À NATUREZA.
NOS RECANTOS TURÍSTICOS DE JABOTICATUBAS, A BELEZA E HARMONIA SÃO UM PRESENTE DA NATUREZA AOS SEUS VISITANTES.
AQUI PODEMOS VER A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - Luis Macedo
OLHA QUE IMAGEM DA SERRA
imagem - PMJ
ESTE EH UM BELO CASARÃO DA CIDADE
imagem - Luis Macedo
ESTA EH A PRAÇA PADRE MESSIAS
imagem - Luis Macedo
AQUI TEMOS A AVENIDA BENEDITO VALADARES
imagem - Luis Macedo
UMA CENA DE CINEMA
imagem - ?
AQUI TEMO O CAMPO DE FUTEBOL
imagem - Luis Macedo
ESTE EH O CANYON DAS BANDEIRINHAS
imagem - Vinícius Antônio de Oliveira Dittrich
ESTA EH A CAPELA DO SENHOR BOM JESUS
imagem - Luis Macedo
A CAPELA DO SENHOR BOM JESUS NO CONTEXTO DA RUA
imagem - Luis Macedo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
imagem - Luis Macedo
OLHA QUE BELO CASARÃO
imagem - Luis Macedo
AQUI PODEMOS VÊ-LO MAIS DE PERTO
imagem - Luis Macedo
AQUI A ENTRADA DE UM CONDOMINIO
imagem - Luis Macedo
AQUI TEMOS O HOSPITAL DO MUNICÍPIO
imagem - Luis Macedo
MAIS UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS DO MUNICÍPIO
imagem - Joelcio saturnino
OUTRA RUA
imagem - Luis Macedo
ESTA EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Luis Macedo
AQUI TEMOS A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NO CONTEXTO DA RUA
imagem - Luis Macedo
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO VISTA MAIS DE PERTO
imagem - Luis Macedo
AQUI TEMOS UMA POUSADA
imagem - Luis Macedo
AQUI OUTRA POUSADA
imagem - Luis Macedo
MAIS UMA POUSADA
imagem - Luis Macedo
ESTA EH A PRAÇA FRANCISCO ALVES
imagem - Luis Macedo
AQUI A PRAÇA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Luis Macedo
O OUTRO LADO DA AVENIDA PRINCIPAL
imagem - Luis Macedo
ESTA EH MAIS UMA RUA
imagem - Luis Macedo
AQUI A RUA DO COMÉRCIO
imagem - Luis Macedo
AVENIDA PRINCIPAL
imagem - Gabriel Turani
ESTA EH A SENZALA DA FAZENDO CIPÓ VELHO QUE FOI TAMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL
imagem - PMJ
AQUI TEMOS A BANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

 AGRADECENDO SUA VISITA NOS DESPEDIMOS COM UM FORTE ABRAÇO, ESPERANDO QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS.
ATÉ LÁ INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…