Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ





SEJA BEM VINDO A CIDADE FÁCIL DE SER AMADA. BEM VINDO A ITAJUBÁ. CIDADE LUZ
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ TEM 90.658 HABITANTES- IBGE 2010
QUEM NASCE EM ITAJUBÁ EH: ITAJUBENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.819
ORIGEM DO NOME
ANCHIETA COUTO DE MAGALHÃES E MOREIRA PINTO EXPLICAM QUE O VOCÁBULO "ITAJUBÁ, SIGNIFICA PEDRA AMARELA", ISTO É, OURO, OU ENTÃO, "ITAJUBÁ" - MADEIRA DA LOCALIDADE, DE COR AMARELO VIVO; ENTRETANTO, TEM­SE COMO VERSÃO EXATA A DOS HISTORIADORES GERALDINO CAMPISTA E J. ARMELIM BERNARDO GUIMARÃES, QUE ENTENDEM QUE A PALAVRA QUER DIZER: "CACHOEIRA", "CASCATA", "RIO DAS PEDRAS".
ITAJUBÁ FOI O TERCEIRO TOPÔNIMO DADO À LOCALIDADE. DE INÍCIO DENOMINOU-SE BOA VISTA E DEPOIS, COM A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO, CHAMOU-SE CAPELA NOVA.
HISTÓRIA
EM FINS DO SÉCULO XVII O PADRE JOÃO DE FARIA, SEU CUNHADO ANTÔNIO GONÇALVES VIANA E OUTROS BANDEIRANTES, SOB O COMANDO DE BORBA GATO, ENCONTRARAM RICAS ZONAS DE GARIMPAGEM NA LEGENDÁRIA MANTIQUEIRA, NA ÁREA EM QUE MAIS TARDE SE CONSTITUIRIA O ITAJUBÁ VELHO, OU SEJA, O ATUAL MUNICÍPIO DE DELFIM MOREIRA. EM 1740, NOVOS DESCOBRIDORES FORAM ATINGINDO A LOCALIDADE AÍ ERGUENDO SUAS CASAS E, EM 1752, UMA IGREJA, CUJA CONSTRUÇÃO FOI REQUERIDA PELO CAPITÃO MANUEL CORRÊA DA FONSECA, NATURAL DE PORTUGAL. EM TORNO DA IGREJA FORMOU-SE O ARRAIAL AO QUAL SE CHAMOU "DESCOBERTO", E QUE FOI LOGO TRANSFORMADO EM VILA E DENOMINADO "SOLEDADE DE ITAJUBÁ".
AO TEMPO EM QUE ERA VIGÁRIO COLADO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA, O POVOADO JÁ NÃO SE APRESENTAVA AOS OLHOS DOS GARIMPEIROS COMO ZONA RICA. ABANDONADO PELOS DESCOBRIDORES QUE DESCERAM O SAPUCAÍ E INSTALARAM-SE CINCO LÉGUAS ABAIXO, PASSOU A SER CONHECIDO COMO ITAJUBÁ VELHO.
EM 19 DE MARÇO DE 1819, OCORRIA A FUNDAÇÃO DE ITAJUBÁ, ENTÃO CHAMADA BOA VISTA, QUANDO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA - QUE TAMBÉM ABANDONARA ITAJUBÁ VELHO - CELEBROU A PRIMEIRA MISSA, NUMA CAPELA TOSCA, COBERTA DE SAPÉ. A NOVA POVOAÇÃO DA BOA VISTA PROSPEROU RAPIDAMENTE, SEMPRE ATRAINDO OS HABITANTES DA ANTIGA LOCALIDADE. CONCLUÍDO O TEMPLO, ENTENDEU O POVO DE BUSCAR EM SOLEDADE DE ITAJUBÁ A TRADICIONAL IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE. A PROCISSÃO, QUE PARTIU DE BOA VISTA, FOI RECEBIDA HOSTILMENTE EM ITAJUBÁ VELHO, FICANDO O LUGAR DA REFREGA CONHECIDO PELO NOME DE "ENCONTRO". OS HABITANTES DE BOA VISTA DE ITAJUBÁ OBTIVERAM OUTRA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE E A ENTRONIZARAM FESTIVAMENTE.
JOSÉ DO PATROCÍNIO DENOMINOU ITAJUBÁ A "CIDADE DA LUZ". 
AQUI O COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - PMI
MUSEU THEODOMIRO SANTIAGO
imagem - PMI
PALÁCIO 26 DE FEVEREIRO
imagem - PMI
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - PMI
UM DOS MUITOS CASARÕES DA CIDADE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTA EH A ANTIGA RESIDÊNCIA DO EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA WENCESLAU BRAZ. FICA NA PRAÇA DE MESMO NOME E ESTA TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
imagem - PMI
OUTRO BELO CASARÃO
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
FACHADA DO CLUBE ITAJUBENSE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
LATERAL DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
INTERIOR DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA
imagem - João Bento
INTERIOR DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - João Bento
ABÓBODA DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - Fhaddad
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
imagem - PMI
CACHOEIRA DA PEROBA
imagem - PMI
CORREDEIRA DOS PILÕES
imagem - PMI
MUSEU MILITAR
imagem - PMI
PEDRA DA ESTÂNCIA
imagem - PMI
PEDRA DO GAVIÃO
imagem - PMI
PEDRA PRETA
imagem - PMI
PEDRA SANTA RITA
imagem - PMI
POÇO NA SERRA DOS TOLEDOS
imagem - PMI
ITAJUBÁ ALÉM DAS ÁRVORES
imagem - Vinícius Montgomery
CANTAGALO
imagem - Vinícius Montgomery
VISÃO DO CENTRO
imagem - Paulo Márcio da Silveira
PAISAGEM ATRÁS DA PREFEITURA
imagem - Vinícius Montgomery
IPÊ AMARELO NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - Vinícius Montgomery
CENTRAL METEOROLÓGICA
imagem - Vinícius Montgomery
VISTA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
CENTRO AO LONGE
imagem - Paulo Márcio da Silveira
CENTRO
imagem - Vinícius Montgomery
OUTRA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
OUTRA REGIÃO
imagem - Paulo Yuji Takarada
SEDE DO PODE EXECUTIVO -PREFEITURA-
imagem - Vinícius Montgomery
RUAS ENFEITADAS PARA COPUS CRISTO
imagem - Sperandelli
RUA ESTREITA
imagem - Paulo Yuji Takarada
SERRA DOS TOLEDOS
imagem - Vinícius Montgomery
UNIVERSIDADE FEDERAL
imagem - Paulo Márcio da Silveira
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


  1.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…