Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ





SEJA BEM VINDO A CIDADE FÁCIL DE SER AMADA. BEM VINDO A ITAJUBÁ. CIDADE LUZ
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ TEM 90.658 HABITANTES- IBGE 2010
QUEM NASCE EM ITAJUBÁ EH: ITAJUBENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.819
ORIGEM DO NOME
ANCHIETA COUTO DE MAGALHÃES E MOREIRA PINTO EXPLICAM QUE O VOCÁBULO "ITAJUBÁ, SIGNIFICA PEDRA AMARELA", ISTO É, OURO, OU ENTÃO, "ITAJUBÁ" - MADEIRA DA LOCALIDADE, DE COR AMARELO VIVO; ENTRETANTO, TEM­SE COMO VERSÃO EXATA A DOS HISTORIADORES GERALDINO CAMPISTA E J. ARMELIM BERNARDO GUIMARÃES, QUE ENTENDEM QUE A PALAVRA QUER DIZER: "CACHOEIRA", "CASCATA", "RIO DAS PEDRAS".
ITAJUBÁ FOI O TERCEIRO TOPÔNIMO DADO À LOCALIDADE. DE INÍCIO DENOMINOU-SE BOA VISTA E DEPOIS, COM A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO, CHAMOU-SE CAPELA NOVA.
HISTÓRIA
EM FINS DO SÉCULO XVII O PADRE JOÃO DE FARIA, SEU CUNHADO ANTÔNIO GONÇALVES VIANA E OUTROS BANDEIRANTES, SOB O COMANDO DE BORBA GATO, ENCONTRARAM RICAS ZONAS DE GARIMPAGEM NA LEGENDÁRIA MANTIQUEIRA, NA ÁREA EM QUE MAIS TARDE SE CONSTITUIRIA O ITAJUBÁ VELHO, OU SEJA, O ATUAL MUNICÍPIO DE DELFIM MOREIRA. EM 1740, NOVOS DESCOBRIDORES FORAM ATINGINDO A LOCALIDADE AÍ ERGUENDO SUAS CASAS E, EM 1752, UMA IGREJA, CUJA CONSTRUÇÃO FOI REQUERIDA PELO CAPITÃO MANUEL CORRÊA DA FONSECA, NATURAL DE PORTUGAL. EM TORNO DA IGREJA FORMOU-SE O ARRAIAL AO QUAL SE CHAMOU "DESCOBERTO", E QUE FOI LOGO TRANSFORMADO EM VILA E DENOMINADO "SOLEDADE DE ITAJUBÁ".
AO TEMPO EM QUE ERA VIGÁRIO COLADO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA, O POVOADO JÁ NÃO SE APRESENTAVA AOS OLHOS DOS GARIMPEIROS COMO ZONA RICA. ABANDONADO PELOS DESCOBRIDORES QUE DESCERAM O SAPUCAÍ E INSTALARAM-SE CINCO LÉGUAS ABAIXO, PASSOU A SER CONHECIDO COMO ITAJUBÁ VELHO.
EM 19 DE MARÇO DE 1819, OCORRIA A FUNDAÇÃO DE ITAJUBÁ, ENTÃO CHAMADA BOA VISTA, QUANDO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA - QUE TAMBÉM ABANDONARA ITAJUBÁ VELHO - CELEBROU A PRIMEIRA MISSA, NUMA CAPELA TOSCA, COBERTA DE SAPÉ. A NOVA POVOAÇÃO DA BOA VISTA PROSPEROU RAPIDAMENTE, SEMPRE ATRAINDO OS HABITANTES DA ANTIGA LOCALIDADE. CONCLUÍDO O TEMPLO, ENTENDEU O POVO DE BUSCAR EM SOLEDADE DE ITAJUBÁ A TRADICIONAL IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE. A PROCISSÃO, QUE PARTIU DE BOA VISTA, FOI RECEBIDA HOSTILMENTE EM ITAJUBÁ VELHO, FICANDO O LUGAR DA REFREGA CONHECIDO PELO NOME DE "ENCONTRO". OS HABITANTES DE BOA VISTA DE ITAJUBÁ OBTIVERAM OUTRA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE E A ENTRONIZARAM FESTIVAMENTE.
JOSÉ DO PATROCÍNIO DENOMINOU ITAJUBÁ A "CIDADE DA LUZ". 
AQUI O COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - PMI
MUSEU THEODOMIRO SANTIAGO
imagem - PMI
PALÁCIO 26 DE FEVEREIRO
imagem - PMI
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - PMI
UM DOS MUITOS CASARÕES DA CIDADE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTA EH A ANTIGA RESIDÊNCIA DO EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA WENCESLAU BRAZ. FICA NA PRAÇA DE MESMO NOME E ESTA TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
imagem - PMI
OUTRO BELO CASARÃO
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
FACHADA DO CLUBE ITAJUBENSE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
LATERAL DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
INTERIOR DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA
imagem - João Bento
INTERIOR DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - João Bento
ABÓBODA DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - Fhaddad
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
imagem - PMI
CACHOEIRA DA PEROBA
imagem - PMI
CORREDEIRA DOS PILÕES
imagem - PMI
MUSEU MILITAR
imagem - PMI
PEDRA DA ESTÂNCIA
imagem - PMI
PEDRA DO GAVIÃO
imagem - PMI
PEDRA PRETA
imagem - PMI
PEDRA SANTA RITA
imagem - PMI
POÇO NA SERRA DOS TOLEDOS
imagem - PMI
ITAJUBÁ ALÉM DAS ÁRVORES
imagem - Vinícius Montgomery
CANTAGALO
imagem - Vinícius Montgomery
VISÃO DO CENTRO
imagem - Paulo Márcio da Silveira
PAISAGEM ATRÁS DA PREFEITURA
imagem - Vinícius Montgomery
IPÊ AMARELO NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - Vinícius Montgomery
CENTRAL METEOROLÓGICA
imagem - Vinícius Montgomery
VISTA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
CENTRO AO LONGE
imagem - Paulo Márcio da Silveira
CENTRO
imagem - Vinícius Montgomery
OUTRA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
OUTRA REGIÃO
imagem - Paulo Yuji Takarada
SEDE DO PODE EXECUTIVO -PREFEITURA-
imagem - Vinícius Montgomery
RUAS ENFEITADAS PARA COPUS CRISTO
imagem - Sperandelli
RUA ESTREITA
imagem - Paulo Yuji Takarada
SERRA DOS TOLEDOS
imagem - Vinícius Montgomery
UNIVERSIDADE FEDERAL
imagem - Paulo Márcio da Silveira
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


  1.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

GUARDA-MOR / CIDADE DAS CACHOEIRAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DAS MAIS BELAS CACHOEIRAS DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A GUARDA-MOR
foto - César Yoshihiro Sato
GUARDA-MOR TEM 6.569 HABITANTES.
QUEM NASCE EM GUARDA-MOR EH: GUARDAMORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963

NOS TEMPOS EM QUE OS BANDEIRANTES COMEÇARAM A EXTRAIR OURO DO CORRÉGO DE PARACATU. CRIOU SE UM POSTO DE GUARDA-REAL (MAIOR, MOR) DAÍ A ORIGEM DO NOME - PARA EFEITO DE FISCALIZAÇÃO DO OURO QUE ERA TRANSPORTADO PARA UBERABA. SAINT -HILAIRE, FAMOSO VIAJANTE FRANCÊS, EM SUA OBRA INTITULADA ''VIAGEM AS NASCENTES DO RIO SÃO FRANCISCO '', MENCIONA A FAZENDA DO GUARDA-MOR AO DESCREVER PARACATU DO SÉCULO XVIII. ILÍDIO PEREIRA GUIMARÃES, PROPRIETÁRIO DA REFERIDA ÁREA, DOOU 30 ALQUEIRES (90 HA) PARA SANTA RITA DOS IMPOSSÍVEIS. POR SER TERRENO DA SANTA E, POR CONSEGUINTE, GRATUITO, MUITAS FAMÍLIAS VIERAM DEMARCAR SEUS RESPECTIVOS LOTES E FORMOU-SE ASSIM, O ARRAIAL. A POPULAÇÃO CRESCEU RAPIDAMENTE E O MESMO FOI ELE…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

SÃO JOAQUIM DE BICAS

ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DAS BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA imagem - Mavalwie QUEM NASCE EM SÃO JOAQUIM DAS BICAS EH SANJOAQUIMBIQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO FOI FUNDADA EM 1995 SÃO JOAQUIM DE BICAS TEM  25.537 HABITANTES - IBGE 2010 - ORIGEM DO NOME Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas). HISTÓRIA A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e oraçõ…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …