Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ





SEJA BEM VINDO A CIDADE FÁCIL DE SER AMADA. BEM VINDO A ITAJUBÁ. CIDADE LUZ
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ TEM 90.658 HABITANTES- IBGE 2010
QUEM NASCE EM ITAJUBÁ EH: ITAJUBENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.819
ORIGEM DO NOME
ANCHIETA COUTO DE MAGALHÃES E MOREIRA PINTO EXPLICAM QUE O VOCÁBULO "ITAJUBÁ, SIGNIFICA PEDRA AMARELA", ISTO É, OURO, OU ENTÃO, "ITAJUBÁ" - MADEIRA DA LOCALIDADE, DE COR AMARELO VIVO; ENTRETANTO, TEM­SE COMO VERSÃO EXATA A DOS HISTORIADORES GERALDINO CAMPISTA E J. ARMELIM BERNARDO GUIMARÃES, QUE ENTENDEM QUE A PALAVRA QUER DIZER: "CACHOEIRA", "CASCATA", "RIO DAS PEDRAS".
ITAJUBÁ FOI O TERCEIRO TOPÔNIMO DADO À LOCALIDADE. DE INÍCIO DENOMINOU-SE BOA VISTA E DEPOIS, COM A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO, CHAMOU-SE CAPELA NOVA.
HISTÓRIA
EM FINS DO SÉCULO XVII O PADRE JOÃO DE FARIA, SEU CUNHADO ANTÔNIO GONÇALVES VIANA E OUTROS BANDEIRANTES, SOB O COMANDO DE BORBA GATO, ENCONTRARAM RICAS ZONAS DE GARIMPAGEM NA LEGENDÁRIA MANTIQUEIRA, NA ÁREA EM QUE MAIS TARDE SE CONSTITUIRIA O ITAJUBÁ VELHO, OU SEJA, O ATUAL MUNICÍPIO DE DELFIM MOREIRA. EM 1740, NOVOS DESCOBRIDORES FORAM ATINGINDO A LOCALIDADE AÍ ERGUENDO SUAS CASAS E, EM 1752, UMA IGREJA, CUJA CONSTRUÇÃO FOI REQUERIDA PELO CAPITÃO MANUEL CORRÊA DA FONSECA, NATURAL DE PORTUGAL. EM TORNO DA IGREJA FORMOU-SE O ARRAIAL AO QUAL SE CHAMOU "DESCOBERTO", E QUE FOI LOGO TRANSFORMADO EM VILA E DENOMINADO "SOLEDADE DE ITAJUBÁ".
AO TEMPO EM QUE ERA VIGÁRIO COLADO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA, O POVOADO JÁ NÃO SE APRESENTAVA AOS OLHOS DOS GARIMPEIROS COMO ZONA RICA. ABANDONADO PELOS DESCOBRIDORES QUE DESCERAM O SAPUCAÍ E INSTALARAM-SE CINCO LÉGUAS ABAIXO, PASSOU A SER CONHECIDO COMO ITAJUBÁ VELHO.
EM 19 DE MARÇO DE 1819, OCORRIA A FUNDAÇÃO DE ITAJUBÁ, ENTÃO CHAMADA BOA VISTA, QUANDO O PADRE LOURENÇO DA COSTA MOREIRA - QUE TAMBÉM ABANDONARA ITAJUBÁ VELHO - CELEBROU A PRIMEIRA MISSA, NUMA CAPELA TOSCA, COBERTA DE SAPÉ. A NOVA POVOAÇÃO DA BOA VISTA PROSPEROU RAPIDAMENTE, SEMPRE ATRAINDO OS HABITANTES DA ANTIGA LOCALIDADE. CONCLUÍDO O TEMPLO, ENTENDEU O POVO DE BUSCAR EM SOLEDADE DE ITAJUBÁ A TRADICIONAL IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE. A PROCISSÃO, QUE PARTIU DE BOA VISTA, FOI RECEBIDA HOSTILMENTE EM ITAJUBÁ VELHO, FICANDO O LUGAR DA REFREGA CONHECIDO PELO NOME DE "ENCONTRO". OS HABITANTES DE BOA VISTA DE ITAJUBÁ OBTIVERAM OUTRA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE E A ENTRONIZARAM FESTIVAMENTE.
JOSÉ DO PATROCÍNIO DENOMINOU ITAJUBÁ A "CIDADE DA LUZ". 
AQUI O COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - PMI
MUSEU THEODOMIRO SANTIAGO
imagem - PMI
PALÁCIO 26 DE FEVEREIRO
imagem - PMI
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - PMI
UM DOS MUITOS CASARÕES DA CIDADE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTA EH A ANTIGA RESIDÊNCIA DO EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA WENCESLAU BRAZ. FICA NA PRAÇA DE MESMO NOME E ESTA TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
imagem - PMI
OUTRO BELO CASARÃO
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
FACHADA DO CLUBE ITAJUBENSE
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Beatriz Barreto Tanezini
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
LATERAL DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
INTERIOR DA MATRIZ DE NSª DA SOLEDADE
imagem - Paulo Yuji Takarada
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA
imagem - João Bento
INTERIOR DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - João Bento
ABÓBODA DA IGREJA DE NSª DA AGONIA
imagem - Fhaddad
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
imagem - PMI
CACHOEIRA DA PEROBA
imagem - PMI
CORREDEIRA DOS PILÕES
imagem - PMI
MUSEU MILITAR
imagem - PMI
PEDRA DA ESTÂNCIA
imagem - PMI
PEDRA DO GAVIÃO
imagem - PMI
PEDRA PRETA
imagem - PMI
PEDRA SANTA RITA
imagem - PMI
POÇO NA SERRA DOS TOLEDOS
imagem - PMI
ITAJUBÁ ALÉM DAS ÁRVORES
imagem - Vinícius Montgomery
CANTAGALO
imagem - Vinícius Montgomery
VISÃO DO CENTRO
imagem - Paulo Márcio da Silveira
PAISAGEM ATRÁS DA PREFEITURA
imagem - Vinícius Montgomery
IPÊ AMARELO NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - Vinícius Montgomery
ITAJUBÁ ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - Vinícius Montgomery
CENTRAL METEOROLÓGICA
imagem - Vinícius Montgomery
VISTA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
CENTRO AO LONGE
imagem - Paulo Márcio da Silveira
CENTRO
imagem - Vinícius Montgomery
OUTRA PARCIAL
imagem - Paulo Yuji Takarada
OUTRA REGIÃO
imagem - Paulo Yuji Takarada
SEDE DO PODE EXECUTIVO -PREFEITURA-
imagem - Vinícius Montgomery
RUAS ENFEITADAS PARA COPUS CRISTO
imagem - Sperandelli
RUA ESTREITA
imagem - Paulo Yuji Takarada
SERRA DOS TOLEDOS
imagem - Vinícius Montgomery
UNIVERSIDADE FEDERAL
imagem - Paulo Márcio da Silveira
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


  1.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…