Pular para o conteúdo principal

UBERABA





CONHEÇA ANTES DE VISITAR. RELEMBRE DEPOIS DE CONHECER.
BEM VINDO A CIDADE DE UBERABA. TERRA DO MAIOR LEILÃO DE GADO ZEBU DO MUNDO.
imagem - ?
UBERABA TEM 315.360 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013)
QUEM NASCE EM UBERABA EH: UBERABENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.807
ORIGEM DO NOME
O TOPÔNIMO "UBERABA", NOME DE UM RIO DO MUNICÍPIO, ORIGINA-SE DO TERMO TUPI 'YBERABA , QUE SIGNIFICA "ÁGUA BRILHANTE", PELA JUNÇÃO DE 'Y ("ÁGUA, RIO") E BERAB ("BRILHANTE").
SEGUNDO ALGUNS AUTORES QUER DIZER "ÁGUA CLARA".
 HISTÓRIA
OS PRIMEIROS CONQUISTADORES QUE PERLUSTRARAM TERRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO PERTENCIAM À BANDEIRA DE SEBASTIÃO MARINHO, QUE, NO SÉCULO XVI, ATRAVESSOU A REGIÃO, RUMO A GOIÁS
DEPOIS DESSAS PRIMEIRAS ENTRADAS, O TERRITÓRIO DO ATUAL MUNICÍPIO DE UBERABA FOI PASSAGEM FORÇADA DE TODOS OS EXPLORADORES QUE SE ENCAMINHAVAM AOS SERTÕES GOIANOS.
O PRIMEIRO NÚCLEO BRANCO DO TRIÂNGULO MINEIRO FOI TABULEIRO, À MARGEM DO RIO DAS VELHAS,
UMA OUTRA PARTE, MAIOR E MAIS DISCIPLINADA, SE AFASTOU TRÊS OU QUATRO LÉGUAS DE TABULEIRO E FUNDOU O ARRAIAL DO DESEMBOQUE.
EM DATA NÃO DETERMINADA COM PRECISÃO, PARTIRAM DO DESEMBOQUE ALGUNS AVENTUREIROS, NÃO MAIS DOMINADOS PELA IDÉIA DO OURO, MAS EM BUSCA DE TERRAS PRÓPRIAS À AGRICULTURA E À CRIAÇÃO DE GADO. EM 1809, SEGUNDO UNS, OU 1812, SEGUNDO OUTROS, ERGUERAM UM POVOADO NA CABECEIRA DO RIBEIRÃO LAJEADO, CONSTRUÍRAM UMA CAPELA TOSCA E COLOCARAM O POVOADO SOB A PROTEÇÃO DE SANTO ANTÔNIO E SÃO SEBASTIÃO. SEU NOME PRIMITIVO ERA ARRAIAL DA CAPELA DO LAJEADO.
COMANDANDO UM GRUPO DE MAIS DE TRINTA HOMENS, EUSTÁQUIO DIRIGIU-SE AO POVOADO E, NÃO LHE AGRADANDO O LOCAL ESCOLHIDO, NAS CABECEIRAS DO CÓRREGO LAJEADO, AVANÇOU PARA O OESTE EM BUSCA DE MELHORES TERRAS, MAIS BEM SERVIDAS DE AGUADAS. ESCOLHEU UM SÍTIO À MARGEM ESQUERDA DO CÓRREGO DAS LAJES, NA CONFLUÊNCIA DESTE COM O RIO UBERABA. AÍ SE FUNDOU A FUTURA CAPITAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, A MAIS OU MENOS 15 QUILÔMETROS DO PRIMITIVO ARRAIAL DA CAPELINHA. ERGUIDA UMA CAPELA SOB A MESMA INVOCAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO E SÃO SEBASTIÃO, O NOVO POVOADO ENTROU EM FASE DE PROGRESSO E PROSPERIDADE. 
AQUI O CENTRO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
PARCIAL
imagem - Bazaga
AÉREA
imagem - Bazaga
PARCIAL AÉREA
imagem - Bazaga
PARCIAL
imagem - Bazaga
REGIÃO CENTRAL
imagem - Bazaga
A CIDADE É UM DOS MAIORES CENTROS PROMOTORES DE LEILÕES DE BOVINOS DO PAÍS. DURANTE AS EXPOSIÇÕES DE ZEBU ACONTECEM INÚMEROS EVENTOS, QUE ATRAEM CRIADORES BRASILEIROS DE TODAS AS PARTES DA AMÉRICA LATINA, DA ÁFRICA E DA AMÉRICA DO NORTE
A MAIS FAMOSA É A EXPOZEBU (MAIOR EXPOSIÇÃO DE GADO ZEBU DO MUNDO), QUE SE REALIZA ANUALMENTE NO MÊS DE MAIO.
AQUI O CENTRO DE CULTURA
imagem - PMU
CENTRO DE CULTURA
imagem - Bazaga
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES
imagem - Jean Ribeiro
SEDE DO PODER EXECUTIVO - GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Rúbio Marra
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Bazaga
AÉREA
imagem - Jungleman
IGREJA MEDALHA MILAGROSA
ESTÁ LOCALIZADA NO MOSTEIRO DA IMACULADA CONCEIÇÃO. NO INTERIOR DA IGREJA ENCONTRA-SE O TÚMULO DA FUNDADORA DO MOSTEIRO, MADRE VIRGÍNIA, CANONIZADA DEVIDO A UM MILAGRE OCORRIDO EM MARÇO DE 1988 NA CIDADE. ATRAI, ANUALMENTE, MILHARES DE ROMEIROS DE TODOS OS LUGARES DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO DIA 27 DE NOVEMBRO, DATA DA COMEMORAÇÃO DA FESTA DEDICADA À SANTA PADROEIRA.
imagem - Jean Ribeiro
IGREJA DE SANTA RITA
imagem - Jean Ribeiro
MUSEU CHICO XAVIER
imagem - Bazaga
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
imagem - Bazaga
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
imagem - Altemiro Olinto Cristo
PARCIAL
imagem - Bazaga
PARCIAL
imagem - Jungleman
PARCIAL
imagem - Bazaga
PARCIAL
imagem - Jungleman
PARQUE DAS ACÁCIAS
imagem - Jean Ribeiro
CASA COLORIDAS
imagem - Jungleman
SEMINÁRIO DIOCESANO
imagem - Bazaga
ESTÁDIO DO UBERABÃO
imagem - Bazaga
PARQUE DAS ACÁCIAS
imagem - ?
ENTRADA DO PARQUE FERNANDO COSTA
imagem - PMU
NOSSA SENHORA D' ABADIA - PADROEIRA DE UBERABA 
A DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA ABADIA TEM INÍCIO EM UBERABA, EM 1881, QUANDO O CAPITÃO EDUARDO JOSÉ DE ALVARENGA FORMIGA SOLICITA À CÂMARA MUNICIPAL A DOAÇÃO DE UM TERRENO NO ALTO DA MISERICÓRDIA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA D' ABADIA, CONHECIDA, EM PORTUGAL, COMO SANTA MARIA DO BOURO.
imagem - Jean Ribeiro
PEIRÓPOLIS

PEQUENA VILA SITUADA A 21 km DO CENTRO DE UBERABA, POSSUI ENTRE OS SEUS PRINCIPAIS ATRATIVOS UM SÍTIO PALEONTOLÓGICO COM FÓSSEIS DE 80 MILHÕES DE ANOS, UM MUSEU E O CENTRO DE PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS “LLEWELLYN IVOR PRICE”, PARQUE COM RÉPLICAS DE DINOSSAURO EM TAMANHO NATURAL, ÁREA PARA ESPORTES, E UMA PAISAGEM CARACTERIZADA PELA BELEZA E TRANQÜILIDADE. SEUS DOCES E LICORES CASEIROS SÃO FAMOSOS E MUITO PROCURADOS

A ATMOSFERA ORIGINAL É COMPLETADA PELA EXISTÊNCIA DE UMA FUNDAÇÃO VOLTADA PARA A CIÊNCIA E VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO.
imagem - PMU
CASA DOS DOCES EM PEIRÓPOLIS
imagem - PMU
POUSADA EM PEIRÓPOLIS
imagem - PMU
RESTAURANTE EM PEIRÓPOLIS
imagem - PMU
MUSEU DA ARTE SACRA
ESTÁ INSTALADO NA IGREJA SANTA RITA. ESTA IGREJA FOI CONSTRUÍDA NO ANO DE 1854 E FOI TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1939. O ACERVO É RICO EM PEÇAS BARROCAS DOS DOIS ÚLTIMOS SÉCULOS E POSSUI DIVERSIFICADO NÚMERO DE PEÇAS DOADAS PELA CÚRIA METROPOLITANA, SOBRESSAINDO AS SEÇÕES DE VESTES SACRAS, ESTANDARTES DE PROCISSÕES, TAIS COMO PARAMENTOS, ALFAIAS, IMAGENS E MOBILIÁRIO
imagem - PMU
 ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE

 AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…