Pular para o conteúdo principal

NOVA LIMA / MG - RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS






BEM VINDO A CIDADE DE NOVA LIMA. BRITANICAMENTE BRASILEIRA. RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS MINEIRA
imagem - Rick Machado
NOVA LIMA TEM 80.998 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM NOVA LIMA EH: NOVALIMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 05 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.891
ORIGEM DO NOME
Pela Lei Provincial de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. Em 1891 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior. Em 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Nova Lima.
HISTÓRIA
Ao iniciar o século XVIII, as bandeiras vindas de São Paulo descobriram que as novas terras que começavam a ser desbravadas possuíam solos fecundos de riquezas minerais, principalmente ouro. Esse foi o motivo do início do povoamento na região de Nova Lima.
No ano de 1701, o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, cunhado de Garcia Rodrigues Pais, encontra ribeirões auríferos e inicia atividades mineradoras; isso foi o suficiente para atrair aventureiros e logo se formar um núcleo populacional. A mineração era feita nas minas de Bela Fama, Cachaça, Vieira, Urubu, Gaia, Gabriela, Faria, Garcês, Batista, Morro Velho e outras.
O local passa a ser conhecido como Congonhas das Minas de Ouro e depois simplesmente Congonhas. Esse nome designa uma erva que era facilmente encontrada na região das minas e era utilizada pelos índios para fazer infusões.
Entre a Serra do Curral e a Serra da Moeda, o arraial foi crescendo ao redor da capela do Senhor do Bonfim, depois tomou a direção norte, ao redor da capela de Nossa Senhora do Pilar. Desenvolver ao redor de uma capela e sem nenhum planejamento era o desenrolar natural de todos os arraiais da região das minas.
Em 1814, a Mina do Morro Velho, de propriedade do Padre Freitas, era uma das mais produtivas da região; contava com 22 empregados e 122 escravos e forneceu 14 quilos de ouro. A falta de recursos técnicos levou a paralisação dos trabalhos alguns anos depois. Em 1834, a mina foi adquirida pela empresa inglesa Saint John del Rey Minning Company Limited.
O estabelecimento da companhia inglesa no distrito marcaria para sempre a vida e o futuro da cidade. O viajante e pesquisador inglês Richard Burton esteve no distrito e relatou: Congonhas curou-se da decadência e do abandono com que Saint Hilaire a encontrou..." Há algo de inglês nas casas muito bem cuidadas, tendo em frente canteiros de flores cercados de grades e um regato escuro em leito de ardósia".
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem -  Fernando Bezerra
BELOS CASARÕES
imagem -  Fernando Bezerra
imagem -  Fernando Bezerra
O CRUZEIRO
imagem -  Fernando Bezerra
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Montanha
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
imagem - Montanha
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
imagem - Altemiro Olinto Cristo
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR
imagem - Montanha
INTERIOR DA MATRIZ DE NSª DO PILAR.
imagem - Gui Torres
TEATRO MUNICIPAL
imagem - Montanha
A MATRIZ E O TEATRO
imagem - ?
LATERAL DA MATRIZ
imagem -  Fernando Bezerra
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE NOVA LIMA
imagem - PMNL
imagem - PMNL
imagem - PMNL
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Altemiro Olinto Cristo
imagem - Rick Machado
imagem - ?
imagem -  Fernando Bezerra
imagem - Rick Machado
imagem - Rick Machado
imagem - Rick Machado
imagem - Montanha
imagem - Rick Machado
imagem - Gui Torres
imagem - Rick Machado
CONHEÇA O ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Nelson CLM
imagem - Leandro Durães
imagem - Nelson CLM
imagem - Nelson CLM
imagem - Leandro Durães
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…