Pular para o conteúdo principal

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ / UMA DAS SETE MARAVILHAS DAS MINAS GERAIS





BEM VINDO AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ. UMA DAS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA.  UM PARAÍSO DO ECOTURISMO
imagem - serradocipo.com
A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, a apenas 100 km da capital mineira. Coordenadas 43º-44ºW, 19º-20ºS. O principal acesso é através da Rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e São José de Almeida.
ORIGEM DO NOME
A origem do nome mais aceita é aquela que faz a associação à sinuosidade do rio Cipó, que depois de nascer encachoeirado e descer a serra, percorre fazendo curvas uma enorme baixada arenosa, para em seguida torna-se pedregoso e encachoeirado, emoldurando as fantásticas corredeiras existentes à jusante da Cachoeira Grande. Então, a partir dos morros que circundam as baixadas arenosas, o rio é visto como um enorme e autêntico cipó.
Alguns, diferentemente, defendem que a origem do nome se deve à grande quantidade de cipós existentes nos cerradões, matas secas e matas ciliares da região.
HISTÓRIA
A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais.
Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica.
Ademais, reúne condições excepcionais para a implantação de empreendimentos das mais variadas espécies. (www.serradocipo.com)
Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1.7 bilhões de anos.
A diversidade da sua vegetação é altíssimas e muitas espécies só são encontradas aqui. Sua fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção.
Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó a APA (Área de Proteção Ambiental). São ao todo 100.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, canyons, cavernas, sítios arqueológicos preservados e muitos esportes de aventura.
imagem - ?
A área total do parque é de 33.800 hectares (338 quilômetros quadrados) e perímetro de 119.978,5 m. A Unidade de Conservação abrange parte dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, limitando-se ainda com Itabira, Nova União e Taquaraçu de Minas.
imagem - ?
Opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas são umas das atrações do Parque Nacional da Serra do Cipó. Há trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna, além de curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área.
imagem - ?
As duas principais atrações do parque são o Cânion da Bandeirinha (“Desfiladeiro”), a doze quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado (“da Farofa”), a oito quilômetros da sede, ambos balneáveis, ou seja, o banho é permitido.
AQUI A CACHOIERA GRANDE
imagem - Wikipédia
 imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
A FLORA
O paisagista Roberto Burle Marx dizia que começou a entender mais as plantas quando passou a acompanhar o botânico mineiro H. L. Mello Barreto em suas visitas a Serra do Cipó, e sempre que retornava para buscar inspirações dizia-se cada vez mais fascinado. Segundo os botânicos as quase 2.000 espécies já catalogadas atualmente não devem representar nem a metade do que deve existir na região, e se tem notícia de que dezenas dessas espécies estão sendo objeto de pesquisa em laboratórios do país e do exterior.
AQUI A CACHOEIRA DO TOMÉ
imagem - ?
TRAVESSÃO
imagem - www,serradocipo.com
Outros atrativos estão abertos à visitação, apesar de ainda estarem em fase de estruturação, como as cachoeiras do Sobrado de Cima, Andorinhas, Gavião, Congonhas, Tombador e Travessão - divisor de águas de onde se avista o desfiladeiro do Rio do Peixe. Por serem atrativos de difícil acesso e ainda com sinalização insuficiente recomenda-se a contratação de um condutor local. Existem também os campos rupestres e campos de altitude, no alto da Serra do Cipó, em paisagens amplas e impressionantes, repletas de flores em várias épocas.
imagem - ?
CANYON DOS CONFINS
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DO RIACHINHO
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DO GAVIÃO
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
CAHOEIRA VÉU DE NOIVA
imagem - serradocipo.com
imagem - ?
CACHOEIRA DA CAPIVARA
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DA FAROFA
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DE BAIXO
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DA BRAÚNA
imagem - serradocipo.com
CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
imagem - serradocipo.com
MONUMENTO AO JUQUINHA. QUE VIVEU NA SERRA DO CIPÓ.
imagem - ?
PLACA DE HOMENAGEM
imagem - ?
COMO CHEGAR
A rodovia MG-010 permite acesso à sede do parque, no município de Jaboticatubas, a cerca de 100 km da capital estadual e a cerca de 5 km do centro do Distrito de Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho.
imagem - ?
imagem - Wikipédia
imagem - ?
INGRESSOS
O valor do ingresso é de R$ 6 por visitante.
ACAMPAMENTO
O Parque não possui área de camping. Sendo vedado o acampamento em qualquer área da unidade.
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
TRAVESSIAS
De modo geral, as travessias não estão permitidas até que seja implantada a infraestrutura necessária para o bom funcionamento da atividade. Só serão autorizadas as pernoites no interior do Parque Nacional para as atividades do Programa de Voluntariado que prevê trabalhos relacionados, por exemplo, à prevenção de incêndios florestais, implementação do uso público, recuperação de áreas degradadas e busca e salvamento. A adesão ao programa de voluntários com o objetivo de realizar travessias e colaborar com a gestão da UC deverá ser realizada com antecedência mínima de 20 dias.
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
Distância de algumas cidades:
Belo Horizonte - 100 km • Brasília - 814 km • Rio de Janeiro - 532 km • São Paulo - 684 km
imagem - ?
VALEU PELA VISITA, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E SEMPRE VOLTEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…