Pular para o conteúdo principal

URUCUIA / MG - CIDADE EXEMPLO E REFERÊNCIA NA INTEGRAÇÃO ENSINO + ESPORTE






BEM VINDO A CIDADE DE URUCUIA. CIDADE DOS ESPORTES. EXEMPLO NA INTEGRAÇÃO ESPORTE + ENSINO.
imagem - Gilberto Brito
URUCUIA TEM 13.604 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM URUCUIA EH: URUCUIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE ABRIL E FOI EMANCIPADA EM 1.992
ORIGEM DO NOME
Em Tupi-guarani, o nome da cidade significa "Águas Cristalinas, ou, Águas Claras". Uma clara referência ao Rio Urucuia, do qual a cidade herdou o nome.
HISTÓRIA
A história do município de Urucuia remonta ao desbravamento da região. Por volta de 1553, os bandeirantes (Bandeira Espinosa), passaram pela região, mas não fixaram.
Com o passar dos tempos, veio o Ciclo do Ouro, surgiu então a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores.
A história do Municípío de Urucuia se inicia em 24 de fevereiro de 1891, quando, através do Decreto 398, do Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais foi criado o Distrito de Urucuia, em território do então Distrito Brejo da Passagem, município de São Francisco. Como nesta época não havia nenhum povoado nesta extensão territorial da qual foi delimitado o Distrito, escolheram a "Fazenda Alegre", por haver ali uma capela e um pequeno aglomerado de casas, para constituir a sede do Distrito de Urucuia. Os moradores perceberam a dificuldade de acesso à Fazenda Alegre, que ficava distante da cidade de São Francisco. A sede do Distrito é então transferida para outra localidade, denominada "Porto da Manga".
"Porto da Manga" ficou assim conhecido por ser ponto de travessia da região existente no barranco do Rio Urucuia, e principalmente pelo fato de haver próximo ao Porto uma grande mangueira. Onde os viajantes contavam com sua maravilhosa sombra para um ligeiro descanso, enquanto conversava com a Viúva Dona Joana, uma das poucas pessoas que moravam nestas imediações. Dona Joana e a mangueira permanecem na memória daqueles que viveram a origem e contribuíram pra a evolução de Porto da Manga.
Mesmo sendo Vila de Urucuia, nome oficial do distrito, ninguém assim o chamava, sendo que, até mesmo nas correspondências, vinha sempre sobrescrito "Porto da Manga".
A fundação do Distrito é atribuída a Policarpo Ramos, latifundiário na época, um dos primeiros moradores e um dos fundadores do Distrito. Ele doou uma considerável área de terra para a fundação do patrimônio da Vila e para a construção da Igreja Católica, que foi construída em homenagem a "Nossa Senhora da Conceição", padroeira da região e cujos festejos continuam até os dias atuais.
Nascia então o povoado de Urucuia
AQUI O RIO URUCUIA
imagem -  Wikipédia
VOCE SABIA?
A cidade mais próxima de Urucuia em território nacional é Riachinho MG (33 km), e, a mais distante é Uiramutã RR (4.642 km)?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Gilberto Brito
CASAS COLORIDAS
imagem - Gilberto Brito
VOCE SABIA?
Dado o tamanho continental do Brasil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevideo (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE URUCUIA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Luciano Ng Xavier
VOCE SABIA?
A capital estrangeira mais próxima de Urucuia é Asuncion - Paraguai (2.091 km/estradas), que está mais próxima que Fortaleza - CE?
AQUI A VILA OLÍMPICA E A CIDADE LOGO APÓS
imagem -  Alberto Cavalcanti
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Gilberto Brito
ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - ?
imagem - Gilberto Brito
ESTRADINHA
imagem - Gilberto Brito
RIACHO DAS PEDRAS
imagem - Gilberto Brito
RIACHO TABOCAS
imagem - Gilberto Brito
COMUNIDADE "BONITO"
imagem - Gilberto Brito
SUCUPIRA FLORIDO
imagem - Gilberto Brito
ESPORTE E EDUCAÇÃO
Urucuia, através de constantes investimentos, criou uma aptidão incomum na região, para o esporte. Cidade pequena, porém, conta com 4 ginásios poliesportivos cobertos, 1 vila olímpica que integra 1 escola de esportes(academia, artes maciais, xadrez, dança, dentre outros), 1 estádio coberto denominado Rutilhão com capacidade para a quase 10 mil pessoas, pistas oficiais de atletismo, e, ensino integral na rede pública (ensino+esporte).
POLIESPORTIVO
imagem - Gilberto Brito
imagem - Alberto Cavalcanti
ESTÁDIO RUTILHÃO
imagem - Alberto Cavalcanti
VILA OLÍMPICA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem -  Wikipédia
A CIDADE POSSUI EM SEU MUNICÍPIO, CERCA DE:
11 escolas de ensino fundamental.
1 escola de ensino médio.
2 escolas de ensino pré-escolar.
1 escola-polo de ensino superior a distancia.
Ao todo cerca de 3 mil alunos desfrutam do ensino público na cidade.
AQUI UMA PISTA DE VAQUEJADA
imagem - Gilberto Brito
IPÊ ROXO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
VALEU PELA VISITA. ESPERO QUE SEMPRE VOLTE. ATÉ UM DIA QUALQUER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…