Pular para o conteúdo principal

URUCUIA / MG - CIDADE EXEMPLO E REFERÊNCIA NA INTEGRAÇÃO ENSINO + ESPORTE






BEM VINDO A CIDADE DE URUCUIA. CIDADE DOS ESPORTES. EXEMPLO NA INTEGRAÇÃO ESPORTE + ENSINO.
imagem - Gilberto Brito
URUCUIA TEM 13.604 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM URUCUIA EH: URUCUIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE ABRIL E FOI EMANCIPADA EM 1.992
ORIGEM DO NOME
Em Tupi-guarani, o nome da cidade significa "Águas Cristalinas, ou, Águas Claras". Uma clara referência ao Rio Urucuia, do qual a cidade herdou o nome.
HISTÓRIA
A história do município de Urucuia remonta ao desbravamento da região. Por volta de 1553, os bandeirantes (Bandeira Espinosa), passaram pela região, mas não fixaram.
Com o passar dos tempos, veio o Ciclo do Ouro, surgiu então a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores.
A história do Municípío de Urucuia se inicia em 24 de fevereiro de 1891, quando, através do Decreto 398, do Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais foi criado o Distrito de Urucuia, em território do então Distrito Brejo da Passagem, município de São Francisco. Como nesta época não havia nenhum povoado nesta extensão territorial da qual foi delimitado o Distrito, escolheram a "Fazenda Alegre", por haver ali uma capela e um pequeno aglomerado de casas, para constituir a sede do Distrito de Urucuia. Os moradores perceberam a dificuldade de acesso à Fazenda Alegre, que ficava distante da cidade de São Francisco. A sede do Distrito é então transferida para outra localidade, denominada "Porto da Manga".
"Porto da Manga" ficou assim conhecido por ser ponto de travessia da região existente no barranco do Rio Urucuia, e principalmente pelo fato de haver próximo ao Porto uma grande mangueira. Onde os viajantes contavam com sua maravilhosa sombra para um ligeiro descanso, enquanto conversava com a Viúva Dona Joana, uma das poucas pessoas que moravam nestas imediações. Dona Joana e a mangueira permanecem na memória daqueles que viveram a origem e contribuíram pra a evolução de Porto da Manga.
Mesmo sendo Vila de Urucuia, nome oficial do distrito, ninguém assim o chamava, sendo que, até mesmo nas correspondências, vinha sempre sobrescrito "Porto da Manga".
A fundação do Distrito é atribuída a Policarpo Ramos, latifundiário na época, um dos primeiros moradores e um dos fundadores do Distrito. Ele doou uma considerável área de terra para a fundação do patrimônio da Vila e para a construção da Igreja Católica, que foi construída em homenagem a "Nossa Senhora da Conceição", padroeira da região e cujos festejos continuam até os dias atuais.
Nascia então o povoado de Urucuia
AQUI O RIO URUCUIA
imagem -  Wikipédia
VOCE SABIA?
A cidade mais próxima de Urucuia em território nacional é Riachinho MG (33 km), e, a mais distante é Uiramutã RR (4.642 km)?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Gilberto Brito
CASAS COLORIDAS
imagem - Gilberto Brito
VOCE SABIA?
Dado o tamanho continental do Brasil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevideo (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE URUCUIA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Luciano Ng Xavier
VOCE SABIA?
A capital estrangeira mais próxima de Urucuia é Asuncion - Paraguai (2.091 km/estradas), que está mais próxima que Fortaleza - CE?
AQUI A VILA OLÍMPICA E A CIDADE LOGO APÓS
imagem -  Alberto Cavalcanti
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Gilberto Brito
ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - ?
imagem - Gilberto Brito
ESTRADINHA
imagem - Gilberto Brito
RIACHO DAS PEDRAS
imagem - Gilberto Brito
RIACHO TABOCAS
imagem - Gilberto Brito
COMUNIDADE "BONITO"
imagem - Gilberto Brito
SUCUPIRA FLORIDO
imagem - Gilberto Brito
ESPORTE E EDUCAÇÃO
Urucuia, através de constantes investimentos, criou uma aptidão incomum na região, para o esporte. Cidade pequena, porém, conta com 4 ginásios poliesportivos cobertos, 1 vila olímpica que integra 1 escola de esportes(academia, artes maciais, xadrez, dança, dentre outros), 1 estádio coberto denominado Rutilhão com capacidade para a quase 10 mil pessoas, pistas oficiais de atletismo, e, ensino integral na rede pública (ensino+esporte).
POLIESPORTIVO
imagem - Gilberto Brito
imagem - Alberto Cavalcanti
ESTÁDIO RUTILHÃO
imagem - Alberto Cavalcanti
VILA OLÍMPICA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem -  Wikipédia
A CIDADE POSSUI EM SEU MUNICÍPIO, CERCA DE:
11 escolas de ensino fundamental.
1 escola de ensino médio.
2 escolas de ensino pré-escolar.
1 escola-polo de ensino superior a distancia.
Ao todo cerca de 3 mil alunos desfrutam do ensino público na cidade.
AQUI UMA PISTA DE VAQUEJADA
imagem - Gilberto Brito
IPÊ ROXO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
VALEU PELA VISITA. ESPERO QUE SEMPRE VOLTE. ATÉ UM DIA QUALQUER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…