Pular para o conteúdo principal

LIMA DUARTE / A CIDADE DO AR PURO






BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS.
copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO.
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU.
LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chamado mais tarde "LIMA DUARTE" , em homenagem a um médico e político barbacenense, que muito contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
LIMA DUARTE ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Seginhopb"
Conta-se que, em 1781, corria o boato de que no rio do Peixe haviam-se descoberto faisqueiros de bom rendimento, fazendo-se extrativos pela Ibitipoca, apesar da proibição por parte do Governo. Foi apurada a veracidade dom fato, e tendo o próprio governador percorrido a área comentada, foi recebido no nascente arraial do Rio do Peixe com festividades, aproveitando os moradores para lhe pedirem terras de cultura. Reconhecendo a inutilidade das proibições feitas, resolveu o governador permitir se cultivassem aquelas matas e o arraial passou a crescer.  A paróquia foi criada em 1881, sendo então dada a denominação de Vila do Rio do Peixe a sede que, ao ser elevada à cidade em 1884, recebeu o nome que conserva ainda até hoje. O primitivo distrito de Rio do Peixe foi criado em 1839 e elevado a freguesia 20 anos depois, em 1859.
VEJA UM POUCO DE LIMA DUARTE
AQUI, A CIDADE EM 1920
copyrigth "Ronisch Baumgratz
copyrigth "Ronisch Baumgratz
copyrigth "Ronisch Baumgratz"
copyrigth "Marcio Lucinda"
copyrigth "Marcio Lucinda"

copyrigth "Jorge A. Ferreira Junior"
copyrigth "Rodrigo P. Passos"
copyrigth "Marcio Lucinda"
VEJA QUE BELAS IGREJAS
ESTA É A IGREJA DO ROSÁRIO
copyrigth "Leandro durães"
copyrigth Marcio Lucinda"
ESTA É A IGREJA MATRIZ DA VILA DE SÃO DOMINGOS DA BOCAINA.
copyrigth "Marcio Lucinda"
AQUI, NOVAMENTE A MATRIZ DE LIMA DUARTE
copyrigth "Leandro Durães"
AQUI, O CRUZEIRO NO MORRO DA BANHEIRA
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTA É A CADEIA DE MONTANHAS QUE CERCA A CIDADE, FAZENDO DE LIMA DUARTE, UMA CIDADE INVEJÁVEL EM TERMOS DE BELEZA EM SUA ZONA RURAL
copyrigth "Gilmar Santos"
NUM BELO DIA DE CHUVA
copyrigth "Rosana4"
ESTE É O PICO DO PÃO DE ANGU
copyrigth "Marcio Lucinda"
OLHA A BELEZA DESTE LUGAR. QUEM MORA NESTA FAZENDA, VIVE NO PARAISO
copyrigth "Marcia Valle"
ESTA É A GRUTA DO CALDEIRÃO
copyrigth "Marcio Lucinda"
AQUI, UM LUGAR CONHECIDO COMO "LAGOA SECA"
copyrigth "Marcio Lucinda"
QUE BELA IMAGEM
copyrigth "Smeraldalili"
VEJA QUE CACHOEIRAS DESLUMBRANTES
ESTA É A CACHOEIRA DA BANDEIRA
copyrigth "Marcio Lucinda"
CACHOEIRA DO SOSSEGO
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTE É O PAREDÃO
copyrigth "Marcio Lucinda"
VEJA QUE BELO PRECIPÍCIO
copyrigth "Mariana Lima"
COMO NÃO PODIA FALTA, ESTA É A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE
O ramal de Lima Duarte, em bitola de 1,60m, foi aberto ao tráfego em 1914 até a estação de Penido e somente em 1924 chegaria à estação seguinte, Valadares. Em 1926 alcançou sua extensão máxima, em Lima Duarte - 56 km. O projeto previa bitola métrica e para tanto foi construída bitola mista entre as estações de Juiz de Fora e de Benfica, na linha do Centro, pois o trem partia da primeira. Porém, acabou sendo aberto com bitola larga. O ramal deveria alcançar Bom Jardim de Minas, na linha da RMV, mas nunca foi completado, e por isso deveria ter a bitola métrica, que era a da RMV. Em 01/09/1974, o ramal foi suprimido. Porém, aparentemente já desde 1972 os trens de passageiros não mais circulavam no ramal. 
copyrigth "Cláudio Fabiano Kloss"
AQUI, O RIO DO PEIXE, QUE CORTA A CIDADE
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
SEMPRE VOLTE, OBRIGADO PELA VISITA. BOA NOITE
copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca)

VALEU PELA VISITA - ATÉ UM DIA DESTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…