Pular para o conteúdo principal

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias




LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem. 
Cafezal com pés carregado de café
foto - ?
Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, construída entre 1917 e 1928, sua arquitetura, em estilo gótico, é repleta de detalhes. Também há outras igrejas que se destacam pela arquitetura de seus templos, como a Igreja Batista e a centenária Igreja Presbiteriana. 
PEDRA FURADA
foto - ?

CACHOEIRA SETTE
foto - ?
IGREJA PRESBITERIANA 
foto - ?
Outra relíquia do patrimônio histórico de Manhuaçu é o prédio da Casa de Cultura. Seus portões de ferro foram feitos à mão pelo libanês Abdala Lutfala. O imóvel foi construído para sediar uma agência do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e atualmente sua função é pesquisar, registrar e coordenar as manifestações culturais e promover a arte e a cultura através de concursos, exposições e outros eventos. A casa ainda abriga um museu com um maravilhoso acervo sobre a história e personalidades da cidade. Outras construções que se destacam são os casarões da Vila Julieta, datados de 1935, a praça Cordovil Pinto Coelho e a Ponte Maestro Odorico. 
CASA DE CULTURA
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
CASARÃO DA ESQUINA
foto - Robson Azevedo 
Em 2004 foi inaugurada uma estátua do Cristo Redentor para homenagear o Pe. Júlio Maria de Lombaerde, grande evangelizador da região católica. Em Manhuaçu você também encontra uma variedade de produtos coloniais, como salames, queijos, doces caseiros e cachaças. 
foto - ?
Não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Situada na praça Cordovil Pinto Coelho, o espaço é um local exclusivo para a exposição e comercialização do Artesanato e produtos da Agroindústria local, com peças confeccionadas em madeira, materiais recicláveis, palha, linhas e tecidos. Também oferece cachaça, mel, licores, pães e doces caseiros. Uma loja no bairro Baixada (Rua Salim Nassif, 444) expõe os magníficos trabalhos da artesã Maria Emília Araújo Thebit. Sua especialidade é uma técnica alemã chamada Pintura Bower, que transforma em obra de arte qualquer objeto. Lá são encontrados diversos artigos trabalhados com esta delicada técnica. No calendário festivo da cidade estão a Feira da Paz e o Simpósio de Cafeicultura. 
Fonte de apoio para os textos: Blog Caparaó
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE MANHUAÇU - NO PICO DA BANDEIRA
foto - PMM
População estimada em 2015 (1) - 86.844
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 628,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 126,65
Código do Município 3139409
Gentílico - Manhuaçuense
HISTÓRICO
Manhuaçu, que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. 
Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil.
Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - PMM
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - PMM
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - PMM
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
SEDE DA POLICIA CIVIL
foto - PMM
MONUMENTO AO CAFEICULTOR
foto - Wikipédia
foto - Robson Azevedo 
MONUMENTO AO BANDEIRANTE
foto - Wikipédia
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE MANHUAÇU
foto - ?
foto - ?
foto - PMM
foto - PMM
foto - Wikipédia
foto - Eupídio Justino de Andrade
foto - Wikipédia
foto - PMM
foto - PMM
foto - Jairo Nunes
foto - SG Trangel
foto - PMM
BAIRRO SANTA LUZIA
foto - Wikipédia
AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA fEDERAL
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
PONTE DOS ARCOS
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
SUPERMERCADO
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
MATA DO SOSSEGO
foto - ?
PICO DA BANDEIRA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SANTA LUZIA AO LADO DE IGREJA DE MESMO NOME
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTA LUZIA, NO CONTEXTO DO BAIRRO E DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - Wikipédia
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE SÃO LOURENÇO, SEU INTERIOR, SUA LATERAL E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA CRISTÃ MARANATA
foto - Robson Azevedo 
IGREJA DO BOM PASTOR
foto - Robson Azevedo 
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
foto - Robson Azevedo 
ENTORNO DA CIDADE / PICO DA BANDEIRA AO FUNDO
foto - Wikipédia
PLANTAÇÃO DE CAFÉ
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - ?
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - PMM
foto - PMM
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
MANHUAÇU CENTER HOTEL
Situado no centro da cidade, O Manhuaçu Center Hotel
oferece aos seus hóspedes a melhor infraestrutura de
Manhuaçu. Sua localização é privilegiada, próximo a
farmácias, bancos, correio e comércios em geral, outra
facilidade do Manhuaçu Center Hotel é o rápido acesso à
BR 262 que, a menos de 1Km em via única, proporciona
comodidade e agilidade.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Além de excelentes acomodações, o edifício do Manhuaçu
Center Hotel faz parte do Manhuaçu Shopping.
foto - Divulgação
HOTEL MONTE VERDE
Hotel Monte Verde está localizado na região central da cidade de Manhuaçu. É o hotel mais tradicional da cidade, reconhecido pela sua excelência na qualidade de atendimento.
Possui toda infra-estrutura para receber você em sua viagem de lazer ou negócios com todo conforto em seus apartamentos com telefone (tarifação automática), ventilador ou ar condicionado, frigobar e TV, de acordo com a necessidade de cada hóspede.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
O Hotel Monte Verde também oferece aos seus hóspedes um delicioso café da manhã, reconhecido pela rica variação de comidas típicas como o pão-de-queijo mineiro e o queijo Minas. No hotel você também encontrará serviços de lavanderia e room service, bem como estacionamento com circuito interno de monitoramento.
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Manhuaçu Center Hotel / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…