Pular para o conteúdo principal

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias




LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem. 
Cafezal com pés carregado de café
foto - ?
Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, construída entre 1917 e 1928, sua arquitetura, em estilo gótico, é repleta de detalhes. Também há outras igrejas que se destacam pela arquitetura de seus templos, como a Igreja Batista e a centenária Igreja Presbiteriana. 
PEDRA FURADA
foto - ?

CACHOEIRA SETTE
foto - ?
IGREJA PRESBITERIANA 
foto - ?
Outra relíquia do patrimônio histórico de Manhuaçu é o prédio da Casa de Cultura. Seus portões de ferro foram feitos à mão pelo libanês Abdala Lutfala. O imóvel foi construído para sediar uma agência do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e atualmente sua função é pesquisar, registrar e coordenar as manifestações culturais e promover a arte e a cultura através de concursos, exposições e outros eventos. A casa ainda abriga um museu com um maravilhoso acervo sobre a história e personalidades da cidade. Outras construções que se destacam são os casarões da Vila Julieta, datados de 1935, a praça Cordovil Pinto Coelho e a Ponte Maestro Odorico. 
CASA DE CULTURA
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
CASARÃO DA ESQUINA
foto - Robson Azevedo 
Em 2004 foi inaugurada uma estátua do Cristo Redentor para homenagear o Pe. Júlio Maria de Lombaerde, grande evangelizador da região católica. Em Manhuaçu você também encontra uma variedade de produtos coloniais, como salames, queijos, doces caseiros e cachaças. 
foto - ?
Não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Situada na praça Cordovil Pinto Coelho, o espaço é um local exclusivo para a exposição e comercialização do Artesanato e produtos da Agroindústria local, com peças confeccionadas em madeira, materiais recicláveis, palha, linhas e tecidos. Também oferece cachaça, mel, licores, pães e doces caseiros. Uma loja no bairro Baixada (Rua Salim Nassif, 444) expõe os magníficos trabalhos da artesã Maria Emília Araújo Thebit. Sua especialidade é uma técnica alemã chamada Pintura Bower, que transforma em obra de arte qualquer objeto. Lá são encontrados diversos artigos trabalhados com esta delicada técnica. No calendário festivo da cidade estão a Feira da Paz e o Simpósio de Cafeicultura. 
Fonte de apoio para os textos: Blog Caparaó
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE MANHUAÇU - NO PICO DA BANDEIRA
foto - PMM
População estimada em 2015 (1) - 86.844
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 628,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 126,65
Código do Município 3139409
Gentílico - Manhuaçuense
HISTÓRICO
Manhuaçu, que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. 
Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil.
Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - PMM
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - PMM
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - PMM
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
SEDE DA POLICIA CIVIL
foto - PMM
MONUMENTO AO CAFEICULTOR
foto - Wikipédia
foto - Robson Azevedo 
MONUMENTO AO BANDEIRANTE
foto - Wikipédia
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE MANHUAÇU
foto - ?
foto - ?
foto - PMM
foto - PMM
foto - Wikipédia
foto - Eupídio Justino de Andrade
foto - Wikipédia
foto - PMM
foto - PMM
foto - Jairo Nunes
foto - SG Trangel
foto - PMM
BAIRRO SANTA LUZIA
foto - Wikipédia
AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA fEDERAL
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
PONTE DOS ARCOS
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
SUPERMERCADO
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
MATA DO SOSSEGO
foto - ?
PICO DA BANDEIRA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SANTA LUZIA AO LADO DE IGREJA DE MESMO NOME
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTA LUZIA, NO CONTEXTO DO BAIRRO E DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - Wikipédia
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE SÃO LOURENÇO, SEU INTERIOR, SUA LATERAL E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA CRISTÃ MARANATA
foto - Robson Azevedo 
IGREJA DO BOM PASTOR
foto - Robson Azevedo 
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
foto - Robson Azevedo 
ENTORNO DA CIDADE / PICO DA BANDEIRA AO FUNDO
foto - Wikipédia
PLANTAÇÃO DE CAFÉ
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - ?
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - PMM
foto - PMM
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
MANHUAÇU CENTER HOTEL
Situado no centro da cidade, O Manhuaçu Center Hotel
oferece aos seus hóspedes a melhor infraestrutura de
Manhuaçu. Sua localização é privilegiada, próximo a
farmácias, bancos, correio e comércios em geral, outra
facilidade do Manhuaçu Center Hotel é o rápido acesso à
BR 262 que, a menos de 1Km em via única, proporciona
comodidade e agilidade.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Além de excelentes acomodações, o edifício do Manhuaçu
Center Hotel faz parte do Manhuaçu Shopping.
foto - Divulgação
HOTEL MONTE VERDE
Hotel Monte Verde está localizado na região central da cidade de Manhuaçu. É o hotel mais tradicional da cidade, reconhecido pela sua excelência na qualidade de atendimento.
Possui toda infra-estrutura para receber você em sua viagem de lazer ou negócios com todo conforto em seus apartamentos com telefone (tarifação automática), ventilador ou ar condicionado, frigobar e TV, de acordo com a necessidade de cada hóspede.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
O Hotel Monte Verde também oferece aos seus hóspedes um delicioso café da manhã, reconhecido pela rica variação de comidas típicas como o pão-de-queijo mineiro e o queijo Minas. No hotel você também encontrará serviços de lavanderia e room service, bem como estacionamento com circuito interno de monitoramento.
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Manhuaçu Center Hotel / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…