TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 25 de julho de 2015

sábado, 25 de julho de 2015

Bocaiúva, Minas Gerais - Importantes pesquisadores e cientistas estiveram na cidade, entre eles, Albert Einstein, para o estudo de um fenômeno ocorrido em 1947. Vem:






Importantes pesquisadores e cientistas estiveram na cidade, entre eles,  Albert Einstein, para o estudo de um fenômeno ocorrido em 1947. Vem:
Foto - viagenspelobrasil.net
BEM VINDO A CIDADE DE BOCAIÚVA. TERRA DAS EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS
foto - Rômulo Henok


AQUI A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS DE BOCAIÚVA, MG
foto - Rômulo Henok
A FÉ EM BOCAIÚVA, MG
A maior festa religiosa do Estado e de grande expressão em todo Norte de Minas, conta com ampla estrutura para suportar milhares de visitantes que vêem até a cidade para peregrinar e também para festejar. Contando com shows de grandes artistas do país durante toda programação e espetáculo pirotécnico. Comemorada desde o aparecimento da imagem do Senhor do Bonfim XVIII. A festa tem o seu inicio no mês de Julho, com uma programação bem variada na primeira semana como novenas preparatórias, barracas com muita descontração. Carreata e procissão de carros além de outros eventos que acontecem na Igreja da Matriz do Senhor do Bonfim.


Já na segunda semana, especificamente no Sábado acontece a descida de imagem do Senhor do Bonfim, a Santa Missa e logo após procissão e levantamento da Bandeira, contando com um espetacular show pirotécnico. No Domingo destacam-se a grande procissão de fiéis, animada com cavaleiros, catopés, bandas de música e quadros vivos.
O CRISTO DE BOCAIÚVA, MG 
foto - Ricardo Louzada
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BOCAIÚVA, MG
foto - Dinho Duardo
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA DE BOCAIÚVA, MG 
foto - Rômulo Henok
MATERNIDADE DE BOCAIÚVA, MG
foto - Ronaldo Borges
MERCADO MUNICIPAL DE BOCAIÚVA, MG
foto - ?
MATRIZ DO SENHOR DO BONFIM EM BOCAIÚVA, MG
foto - Vicente A. Queiroz
foto - Lucas Diniz
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE BOCAIÚVA, MG
foto - Dinho Duardo
foto - ?
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok


foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Gildázio Fernandes
foto - Rômulo Henok
foto - Ronaldo Borges
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BOCAIÚVA, MG
foto - Ronaldo Borges
ENTORNO DA CIDADE DE BOCAIÚVA, MG
foto - Rômulo Henok
EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS EM BOCAIÚVA, MG
Em 20 de maio de 1947 ocorreu um eclipse do Sol que teve sua faixa cruzando o território brasileiro. A cidade de Bocaiúva (MG) recebeu diversas expedições científicas para a realização de observações, coleta de dados e posteriores estudos sobre o fenômeno com um grande destaque na imprensa nacional e internacional a este evento, produzindo registros em diferentes mídias, Bocaiúva – cidade que recebeu a maioria das expedições científicas para a observação do fenômeno – e para a auto-afirmação de sua identidade como um local de produção de conhecimento.


Bocaiúva recebeu uma expedição de importantes pesquisadores e cientistas para o estudo do fenômeno, como o engenheiro e físico estadunidense Lyman James Briggs, diretor do National Bureau of Standards e que liderou a equipe do National Geographic Society, e o astrônomo belgo-americano George Van Biesbroeck, que confirmou a Teoria da Relatividade, em 1952.
A vinda do físico Albert Einstein até Bocaiúva, nesse período, é controversa e polêmica
foto - ?
RIO JEQUITINHONHA EM BOCAIÚVA, MG
foto - Gildázio Fernandes
População estimada 2016 (1) - 49.891
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.227,627
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 14,45
Código do Município 3107307
Gentílico - bocaiuvense
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome dado foi Curato de Macaúbas, o mesmo que Bocaúva e ainda, Macaíba - palavra tupi - que significa palmeira, e também coco-de-catarro, abundante na localidade.

Gentílico: bocaiuvense
Histórico
Bocaiúva
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO 
Ao contrário de outros municípios mineiros, Bocaiúva não contou em sua formação etmológica com elementos indígena.
A primeira expedição a penetrar na região mineira foi a Espinosa e Navarro. Partiu do Porto Seguro no dia 13 de junho de 1553 e foi se dispersando, deixando componentes que, escolhendo as melhores terras, foram povoando a região.


A segunda entrada na região foi realizada pela bandeira de Fernão Dias, que partiu de São Paulo a 21 de julho de 1674. Ao deixar a bandeira, o povoador Antônio Gonçalves Figueira adquiriu as fazendas Jaíbas, Olhos d'Água e Montes Claros.
Entre 1710 e 1720, pequenos fazendeiros e agricultores de povoados vizinhos ocuparam as terras localizadas entre os rios Jequitaí e Macaúbas, iniciando o povoamento do antigo Curato de Macaúbas.

O culto religioso, manisfestado naquela época, quando foi encontrada uma imagem do Senhor do Bonfim, fez com que Antônia Leite, esposa de Faustino Leite Pereira, grande fazendeiro local, doasse parte de suas terras para formação do patrimônio da igreja, em honra ao referido Santo.
Gentílico: bocaiuvense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BOCAIÚVA, MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BOCAIÚVA, MINAS GERAIS 


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Bocaiúva, Wikipédia /