Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA - Areia macia, mar calmo, cristalino, perfeito para casais, jovens e famílias. Um lugar pra chamar de seu .




LINHA DO TEMPO DE "ARRAIAL D'AJUDA" / BAHIA / BRASIL
Encontro do Rio Mucugê com o mar
ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA / BRASIL
Se você procura um lugar para chamar de seu, um forte candidato está aqui. a areia macia e o mar calmo, cristalino e de cor deslumbrante – uma mistura de azul e verde – fazem do lugar uma combinação perfeita para casais, jovens e famílias que buscam um cenário de contemplação. a praia mais indicada é a pitinga. Com boa oferta de pousadas e charmosas barracas com espreguiçadeiras, tem sua paisagem realçada pelas imponentes falésias. aos que não abrem mão do sossego, taípe é a mais deserta e preservada do litoral. mas a vila não deixa ninguém na mão. Aos que buscam mais agitação, a Rua do Mucugê reúne bares, restaurantes, lojinhas bacanas e casas noturnas. É sempre movimentada, principalmente a partir das 16h. 
A Praia da Pitinga é versátil, no canto esquerdo ficam as barracas que garantem o movimento, do outro lado, as falésias dominam o cenário, deserto e com mar calmo
ONDE FICAR 
Na areia da praia estão os hotéis e pousadas de grande estrutura, geralmente frequentados por famílias. Há também um bom número de hospedagens ao longo da estrada que liga a balsa à Rua do Mucugê – ficar nesse trecho significa utilizar van, ônibus, carro ou táxi para ir às praias mais turísticas, como a da Pitinga e do Mucugê, e ao centrinho. Os arredores da Rua do Mucugê concentram grande parte das pousadas para casais. Em todos os lugares, os preços baixam até 50% entre março e outubro (com exceção de julho, mês de férias escolares). 
Localizado na Praia do Apaga-Fogo, o Arraial d'Ajuda Eco Resort tem uma enorme piscina em frente à praia, quadras e oferece aulas de tai chi chuan e ioga
Estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS 2013, o Arraial ’Ajuda Eco Resort reserva acesso livre ao Arraial d’Ajuda Eco Parque, piscinas naturais, bangalôs de massagem e ainda um restaurante com vista para o Rio Buranhém. Também estrelado, o Casa Grande de São Vicente fica em uma mansão de estilo colonial, a dez minutos da praia. Lá, o café da manhã não tem hora para acabar. 
Entre os estrelados ainda estão a Pousada Beijamar, pé na areia, com quartos no meio da restinga, entre deques de madeira sobre a água; o Maitei, localizado na badalada Rua do Mucugê; e a Pousada Vila do Beco, com clima de chácara do interior e mirante que dá para as praias de Araçaípe e Pitinga. 
Praia do Rio da Barra, na divisa de Trancoso e Arraial d´Ajuda
A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de "Rua mais charmosa do Brasil". Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.
A Rua do Mucugê concentra pousadas com bons preços, como a Tororão, Caminho do Mar, do Robalo e Bucaneiros, mas os albergues Maloca Hostel e Arraial d’Ajuda Hostel são as opções mais acessíveis. 
Praia mais próxima do centro, a Mucugê é também a mais estruturada, com barracas que espalham-se pela ampla faixa de areia. No mar, os recifes dão origem a pequenas piscinas naturais, é preciso cuidado para andar por eles
ONDE COMER 
No almoço, as barracas de praia ficam cheias (dentre elas, a melhor opção para comer é a Barraca do Nel). A partir das 16h, boa parte dos restaurantes do Centro abre as portas, atraindo gente para a Rua do Mucugê e arredores. Na baixa temporada os restaurantes 
Filé recheado com brie e molho de framboesa com fritas, servido no restaurante da Pousada Coqueiros
Os pescados são maioria nos cardápios, como no Rosa dos Ventos, no Flor do Sal e no Valentino – lá, os pescados saem do tanque direto para a panela. O Morena Flor, no Centro, serve os melhores acarajés de Arraial. 
Costeleta de cordeiro servida no restaurante do Arraial d'Ajuda Eco Resort
Entre as comidinhas, o Coelhinho serve sorvetes artesanais, o Paiol, pães de mel, tortas e docinhos próprios, e a Tapiocaria d’Ajuda, tapiocas doces e salgadas. 
COMO CHEGAR 
O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. A travessia de balsa dura cerca de dez minutos (saídas a cada 30 minutos; entre 1h e 7h, a cada uma hora). De carro pela BR-101, tome a saída em Eunápolis – de lá são cerca de 70 km até Arraial. 
A Praia de Taípe segue quase deserta nos trechos afastados das barracas
COMO CIRCULAR 
Atrações, pousadas, barracas e restaurantes concentram-se em dois pontos: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. A Estrada da Balsa é via de entrada para quem vem de Porto Seguro e dá acesso direto à praia. Para chegar ao Centro, a caminhada é longa, seja pela praiaou pela estrada (o que inclui a subida da falésia), mas vans fazem o trajeto ao longo de todo o dia. Na Rua do Mucugê e arredores, circule a pé. Para quem se hospeda nas estradas do Alto Mucugê ou da Pitinga, o mais indicado é ir com carro próprio para se deslocar entre as praias. 
Esculturas de orixás, do artista plástico Tati Moreno, no encontro do Rio Buranhém com o mar, na Praia Apaga-Fogo
SUGESTÕES DE ROTEIROS 
1 dia – É fundamental conhecer as principais praias da cidade. Em um trajeto que pode ser percorrido em cerca de duas horas a pé, de acordo com a velocidade do turista, caminha-se da primeira praia do distrito, Apago-Fogo, até a mais movimentada, a Pitinga. Durante o percurso, faça uma parada em uma das barracas de praia (a Donel é uma ótima opção) para provar pescados frescos. Depois que o sol se for, não perca o agito da Rua do Mucugê. 
Cavalgada promovida pelo Arraial D'Ajuda Eco Resort
3 dias – Aproveite que tem mais tempo para curtir com calma as principais praias. Vale a pena reservar um dia inteiro para ir a Taípe, mais preservada, a 14 quilômetros do Centro, e outro para a Pitinga. Se quiser dar uma pausa nos banhos de sol e mar, você também pode incluir no roteiro visitas aos parques de ecoturismo. O Arraial d’Ajuda Eco Parque tem enormes toboáguas de água doce e o Awaventura, área com trilhas, arvorismo e tirolesa. 
6 dias – Não deixe de visitar os arredores. Para chegar a Porto Seguro, basta pegar uma balsa. Também é possível fazer passeios de van até as lindas praias que ficam ao sul de Arraial d’Ajuda: Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho. Se a viagem for entre os meses de julho e outubro, faça o passeio de barco para ver a baleias-jubarte. Já em qualquer época do ano – fique atento com a maré – visite os recifes de corais. 
QUANDO IR 
O sol aparece o ano inteiro, mas principalmente entre novembro e março. Nesse período em julho, mês de férias escolares, os preços podem até dobrar. De maio a junho, o sossego prevalece, mas alguns restaurantes e pousadas fecham. 
BARRACAS DE PRAIA 
Na Praia do Pitinga, a Barraca do Faria tem playground e piscina sombreada à beira-mar. A Flor do Sal, espreguiçadeiras, cadeiras acolchoadas – e um chef argentina que faz comida tailandesa e moquecas. Na Praia do Parracho, a Cabana Grande reserva mesas, espreguiçadeiras e sofás de madeira em um dos trechos mais agitados do Arraial. A Bara do Parracho, lota no verão com shows de axé e promove festas no Carnaval e no Réveillon. 
O movimento da Praia do Apaga-Fogo é sempre grande devido à concentração de hotéis e pousadas. O mar calmo, tomado por recifes, é ideal para passeios de caiaque
VIDA NOTURNA 
A Rua do Mucugê concentra o movimento. O Morocha Club (73-3575-2611) promove festas de segunda a sábado, com bandas e DJs – o som varia de Tim Maia e Beatles até música argentina. Aos domingos, a vez é do T.A Sushi, com apresentações de forró e ritmos africanos. No verão, barracas incluem festas e luaus em sua programação.
por Liliane Finco
Galeria Beco das Cores na Rua do Mucugê, a estradinha de paralelepípedo que liga a vila à praia concentra restaurantes, lojas e pousadas
ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA 
UM PARAÍSO NO SUL DA BAHIA E SANTUÁRIO DA BALEIA JUBARTE.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
HISTÓRIA
ARRAIAL D'AJUDA EH UM DISTRITO DE PORTO SEGURO, LOCALIZADO NA PARTE SUL DO ESTADO DA BAHIA, NO TOPO DAS FALÉSIAS COLORIDAS SENDO RODEADA PELA MATA ATLÂNTICA E PELAS INTERMINÁVEIS PRAIAS COM ÁGUAS MORNAS E COM TONS DE VERDE E AZUL
ARRAIAL D’AJUDA ÉH UMA PEQUENA ALDEIA QUE, DESDE O SEU NASCIMENTO EM 1549, PRESERVOU A SUA TÍPICA ARQUITETURA, CULTURA E PARTE DA MATA ATLÂNTICA.
ELA TEM A MESMA LATITUDE QUE ALGUNS OUTROS LUGARES MÍSTICOS DO MUNDO, COMO BALI NA INDONÉSIA, O QUE SEMPRE ATRAIU ESOTÉRICOS E AVENTUREIROS DO MUNDO INTEIRO.
AQUI UMA VISÃO GERAL DO ARRAIAL
imagem - ?
ORIGEM DO NOME
Batizado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d'Ajuda. Não existem variações - somente a forma "Arraial d'Ajuda" é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente - Arraial D'ajuda. Na língua portuquesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d'Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.
UMA IGREJA HISTÓRICA DE 1549 E AS DUAS RUAS MAIS IMPORTANTES, BRÓDUEI E MUCUGÊ DIVIDEM O CENTRO DE ARRAIAL D'AJUDA.
NA “BRÓDUEI” VOCÊ PODE ENCONTRAR MUITAS LOJAS COLORIDAS QUE VENDEM ARTESANATOS TÍPICOS E TAMBÉM DÁ ACESSO À PRAÇA ONDE FICA A IGREJA DE NOSSA SENHORA D’AJUDA.
NA CHARMOSA RUA DO MUCUGÊ ESTÃO LOCALIZADOS A MAIORIA DOS RESTAURANTES, BARES, LOJAS E HOTÉIS E DÁ ACESSO A PRAIA DE MESMO NOME.
A MISTURA DE LOCAIS, ÍNDIOS, HIPPIES, TURISTAS E ESTRANGEIROS TRANSFORMARAM ARRAIAL D'AJUDA EM UMA PEQUENA ALDEIA INTERNACIONAL E, POR ISSO, É CHAMADA "O CANTINHO DO MUNDO".
A IGREJA DE NOSSA SENHORA D'AJUDA
imagem - ?
A IGREJA DE NOSSA SENHORA D'AJUDA FOI UMA HOMENAGEM A TOMÉ DE SOUZA E AOS PRIMEIROS JESUÍTAS QUE CHEGARAM ÀS BELAS PRAIAS DO SUL DA BAHIA EM 1549, COM SUAS 03 NAUS: CONCEIÇÃO, SALVADOR E AJUDA; QUE VIRIAM MAIS TARDE A SER OS NOMES DAS CIDADES E DE SUAS PRIMEIRAS IGREJAS. 
IGREJA NOSSA SENHORA D'AJUDA VISTA DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
O SANTUÁRIO DO ARRAIAL D'AJUDA NO SUL DA BAHIA É CONSIDERADO O MAIS ANTIGO SANTUÁRIO CATÓLICO DO BRASIL, CUJA ROMARIA ACONTECE TODOS OS ANOS A PARTIR DE 6 DE AGOSTO, COM O ÁPICE DA FESTA EM HOMENAGEM À SANTA PADROEIRA DO ARRAIAL D'AJUDA NO DIA 15 DE AGOSTO.
ROMEIROS DE TODO O BRASIL SE MANIFESTAM NA CIDADE EM ATO DE FÉ E TRADIÇÃO.
A IGREJA DE NSª D'AJUDA DIVIDINDO A RUA
foto - Thymonthy Becker
QUASE DEZOITO QUILÔMETROS DE LINDAS PRAIAS COLORIDAS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ARRAIAL D'AJUDA. ALGUMAS DELAS PROTEGIDAS POR RECIFES, FORMAM PISCINAS NATURAIS NA MARÉ BAIXA, OUTRAS AINDA PRESERVADAS E SEMI-DESERTAS.
VEJA AS BELÍSSIMAS PRAIAS DE ARRAIAL D'AJUDA
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
CHEGANDO OU SAINDO
foto - Thymonthy Becker
O PORTO AO LONGE
foto - Thymonthy Becker
BALEIAS JUBARTE
ENTRE OS MESES DE JULHO E NOVEMBRO DE CADA ANO, AS BALEIAS DA ESPÉCIE JUBARTE VISITAM A REGIÃO E PROVOCAM A VINDA DE GRANDE NUMERO DE TURISTAS PARA O EXTREMO SUL DA BAHIA. COM A PRESERVAÇÃO E A PROTEÇÃO DAS BALEIAS JUBARTE, A POPULAÇÃO AUMENTOU E CADA VEZ MAIS BALEIAS VÊM EM BUSCA DE ÁGUAS QUENTES PARA NAMORAR.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA APAGA FOGO
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM APAGA FOGO
imagem - Portal arraial d'Ajuda

PRAIA ARACAIPE
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM ARACAIPE
 imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DA PITANGA
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DA TAIPE
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DO PARRACHO
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DOS NATIVOS
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM PRAIA DOS NATIVOS
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA RIO DA BARRA
imagem - Portal arraial d'Ajuda
NAS AREIAS DA PRAIA
foto - Thymonthy Becker
AQUI UMA LOJA INDIANA COM CENTENAS DE ARTIGOS TÍPICOS
foto - Thymonthy Becker
O FAMOSO JESUÍTA, JOSÉ DE ANCHIETA, ESCREVEU NO INÍCIO DO SÉCULO XVI SOBRE O "SONORO BRANDO SUSSURRO DA ÁGUA QUE MILAGROSAMENTE JORROU DE UMA FONTE AO PÉ DE UMA FRONDOSA ÁRVORE, QUANDO O PE. FRANCISCO PIRES CELEBRAVA ALI O SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA".
VÁRIOS OUTROS AUTORES DA ÉPOCA APRESENTAM VERSÕES SOBRE O ORIGEM DO MILAGRE D'ÁGUA.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
ATÉ A PRÓXIMA
foto - Thymonthy Becker

fontes / fotos = Thymonthy Becker / IBGE / viajeaqui.abril.com.br / portal arraialdajuda.com / Wikipédia / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES. QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949 HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Pr…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…