Pular para o conteúdo principal

CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS - POLO TURÍSTICO RELIGIOSO, PRODUZ O MELHOR CAFÉ TIPO FINO E O FAMOSO QUEIJO CANASTRA




LINHA DO TEMPO DE CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - Jefferson sds
SEJA BEM VINDO A CAMPOS ALTOS
Imagem - Pedro Rezende
CAMPOS ALTOS FOI FUNDADA EM 01 DE JANEIRO DE 1944
PORTANTO TEM 65 ANOS
O NOME DA CIDADE, VEM DO FATO DELA ESTAR LOCALIZADA EM CAMPOS, EXISTENTES NOS ALTOS DAS MONTANHAS.
foto - Erildo Nunys
CAPELINHA DO 2º SANTUÁRIO
foto - ?
foto - ?
QUEM NASCE EM CAMPOS ALTOS É: CAMPOS-ALTENSES
SUA POPULAÇÃO DE 14.213 HABITANTES. (IBGE 2010)
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,786. CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
O MUNICÍPIO É PRODUTOR DE CAFÉ E UM DOS PRODUTORES DO FAMOSO QUEIJO DA CANASTRA.
foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação foi inaugurada, em 1912, pela Estrada de Ferro Goiás, cujo objetivo era ligar Formiga, centro-oeste mineiro, a Catalão, no sudeste goiano. Foi construída, nas terras que pertenciam à fazenda Palestina, com características arquitetônicas bastante simples e despojadas, era o próprio símbolo da modernidade que chegava à região.
foto - Jefferson sds
O primeiro nome recebido pela edificação fora “Urubu” uma clara alusão a Serra do Urubu, localizada próxima à linha férrea. Em 1920, o trecho entre formiga e Paracatu foi escampado pela Ferrovia Oeste de Minas, com esta mudança administrativa, devido às características geográficas da região, predomínio de campos de altitude, a estação foi rebatizada de Campos Altos.
foto - ?
Nas décadas de 1970 e 1980, a ferrovia entrou em decadência, culminando com o fim do transporte de passageiros. Com a retirada do telégrafo, a estação de Campos Altos perdeu toda a sua função original, mobiliário, além de sofrer algumas alterações internas. Em 1996, foi arrendada a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) que a utiliza como mero depósito, afastando-a da convivência com a população local. Entretanto o bem tombado continua como o principal marco histórico para os campos altenses.
foto - ?
QUEIJO CANASTRA
O QUEIJO PRODUZIDO NA REGIÃO, CHAMADO DE QUEIJO CANASTRA, É CONSIDERADO DE UMA QUALIDADE E SABOR INCOMPARÁVEIS E O CAFÉ JÁ GANHOU ALGUMAS VEZES O PREMIO DE "MELHOR CAFÉ DO MUNDO
ESTA PACATA CIDADE DO INTERIOR, AINDA PRESERVA AS TRADIÇÕES E O JEITINHO MINEIRO DE SER.
foto - ?
Imagem - Jerferson SDS
foto - Erildo Nunys
foto - ?
foto - ?
AQUI, A CIDADE VISTA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
foto - ?
ESTA É UMA VISÃO GERAL DA CIDADE DE CAMPOS ALTOS, QUE FICA NA PORTA DE ENTRADA PARA O TRIÂNGULO MINEIRO.
foto - ?
Imagem - Aender (Arcos)
IMAGEM DE SÃO JERÔNIMO
A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem anos. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.
foto - PMCA
CAFÉ DE CAMPOS ALTOS
Graças às facilidades de escoamento da produção cafeeira, através da via férrea, além da qualidade e produtividade, o Governo Federal construiu e implantou na cidade, em 1956, uma unidade do Instituto Brasileiro do Café, para armazenar o estoque e apoiar a cafeicultura local, com capacidade de armazenamento de 3.000.000 sacas. 
foto - ?
Com o aumento da produção a área cultivada também foi expandida chegando até ao cerrado (antes o café era cultivado em serras). O cafeicultor campos-altense, na década de 1970, os japoneses e paranaenses foram os primeiros a obterem sucesso na plantação de lavouras de café no cerrado. Atualmente, estão plantados no município por volta de 15.000.000 pés de café em área de 8.000 hectares, com o total de 150.000 sacas de 60 kg de café limpo, arábico, tipo 6 destinados à exportação.
foto - PMCA
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Portal do Alto Paranaíba, localizado em região estratégica em Minas Gerais, Campos Altos se destaca por sua Cultura, Religiosidade e por suas Belezas Naturais.
Em Campos Altos encontra-se o 2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, oficializado em 1999 pelo Vaticano e também a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do País e do mundo.
foto - Jefferson sds
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no cume de um morro na cidade de Campos Altos, cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, é hoje um dos maiores focos do turismo religioso em toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O complexo religioso é constituído por três templos, com seus respectivos bens móveis e integrados dedicados à santa, estacionamento e edificações de apoio para receber os devotos.
foto - ?
Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no local, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz institui legalmente o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Campos Altos. Com o estabelecimento jurídico, as pessoas passaram a denominá-lo como “ Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, para divergir do já existente na cidade de Aparecida, em São Paulo.
foto - Erildo Nunys
Na festa de Nossa Senhora Aparecida que ocorre entre os dias 09 e 12 de outubro, cerca de 40 a 50 mil romeiros vindos de várias cidades como Luz, Córrego Danta, Bambuí, Araxá, Ibiá, Uberlândia, Uberaba, dentre outras, visitam o Santuário. A programação do evento é constituída por novenas, realização de missas, carreata, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows pirotécnicos. Sendo que no dia 12 a celebração de missas é de hora em hora (05:00h às 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos diversos vendedores ambulantes de Brasília, São Paulo, etc, montam suas barracas no pátio e comercializam comidas, bebidas, artigos religiosos.
Imagem - Aender (Arcos)
Na atualidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o principal polo religioso católico, bem como ponto turístico e mirante do município de Campos Altos. Constitui-se como um dos elementos concretos e simbólicos mais significativos da identidade dos campos altenses. O tombamento desse patrimônio cultural é uma ação pertinente para protegê-lo, permitindo sua presença na perspectiva das gerações futuras.
foto - ?
NO DIA DA FESTA DA PADROEIRA (12 DE OUTUBRO) MILHARES DE PEREGRINOS VEEM A CAMPOS ALTOS PARA PAGAR PROMESSAS, VISITAR O SANTUÁRIO E FAZER SEUS PEDIDOS PARA A SANTA.
foto - ?
foto - ?
AQUI ESTA ERGUIDA A MAIOR IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, DO MUNDO.
ELA TEM 15 METROS DE ALTURA.
foto - Clube de notícias
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO, QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA QUE O REPRESENTE.
BOA NOITE CAMPOS-ALTENSES/ OBRIGADO PELA VISITA / SEMPRE VOLTE
foto - ?

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Portal da Prefeitura Municipal / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…