Pular para o conteúdo principal

CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS - POLO TURÍSTICO RELIGIOSO, PRODUZ O MELHOR CAFÉ TIPO FINO E O FAMOSO QUEIJO CANASTRA




LINHA DO TEMPO DE CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - Jefferson sds
SEJA BEM VINDO A CAMPOS ALTOS
Imagem - Pedro Rezende
CAMPOS ALTOS FOI FUNDADA EM 01 DE JANEIRO DE 1944
PORTANTO TEM 65 ANOS
O NOME DA CIDADE, VEM DO FATO DELA ESTAR LOCALIZADA EM CAMPOS, EXISTENTES NOS ALTOS DAS MONTANHAS.
foto - Erildo Nunys
CAPELINHA DO 2º SANTUÁRIO
foto - ?
foto - ?
QUEM NASCE EM CAMPOS ALTOS É: CAMPOS-ALTENSES
SUA POPULAÇÃO DE 14.213 HABITANTES. (IBGE 2010)
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,786. CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
O MUNICÍPIO É PRODUTOR DE CAFÉ E UM DOS PRODUTORES DO FAMOSO QUEIJO DA CANASTRA.
foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação foi inaugurada, em 1912, pela Estrada de Ferro Goiás, cujo objetivo era ligar Formiga, centro-oeste mineiro, a Catalão, no sudeste goiano. Foi construída, nas terras que pertenciam à fazenda Palestina, com características arquitetônicas bastante simples e despojadas, era o próprio símbolo da modernidade que chegava à região.
foto - Jefferson sds
O primeiro nome recebido pela edificação fora “Urubu” uma clara alusão a Serra do Urubu, localizada próxima à linha férrea. Em 1920, o trecho entre formiga e Paracatu foi escampado pela Ferrovia Oeste de Minas, com esta mudança administrativa, devido às características geográficas da região, predomínio de campos de altitude, a estação foi rebatizada de Campos Altos.
foto - ?
Nas décadas de 1970 e 1980, a ferrovia entrou em decadência, culminando com o fim do transporte de passageiros. Com a retirada do telégrafo, a estação de Campos Altos perdeu toda a sua função original, mobiliário, além de sofrer algumas alterações internas. Em 1996, foi arrendada a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) que a utiliza como mero depósito, afastando-a da convivência com a população local. Entretanto o bem tombado continua como o principal marco histórico para os campos altenses.
foto - ?
QUEIJO CANASTRA
O QUEIJO PRODUZIDO NA REGIÃO, CHAMADO DE QUEIJO CANASTRA, É CONSIDERADO DE UMA QUALIDADE E SABOR INCOMPARÁVEIS E O CAFÉ JÁ GANHOU ALGUMAS VEZES O PREMIO DE "MELHOR CAFÉ DO MUNDO
ESTA PACATA CIDADE DO INTERIOR, AINDA PRESERVA AS TRADIÇÕES E O JEITINHO MINEIRO DE SER.
foto - ?
Imagem - Jerferson SDS
foto - Erildo Nunys
foto - ?
foto - ?
AQUI, A CIDADE VISTA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
foto - ?
ESTA É UMA VISÃO GERAL DA CIDADE DE CAMPOS ALTOS, QUE FICA NA PORTA DE ENTRADA PARA O TRIÂNGULO MINEIRO.
foto - ?
Imagem - Aender (Arcos)
IMAGEM DE SÃO JERÔNIMO
A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem anos. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.
foto - PMCA
CAFÉ DE CAMPOS ALTOS
Graças às facilidades de escoamento da produção cafeeira, através da via férrea, além da qualidade e produtividade, o Governo Federal construiu e implantou na cidade, em 1956, uma unidade do Instituto Brasileiro do Café, para armazenar o estoque e apoiar a cafeicultura local, com capacidade de armazenamento de 3.000.000 sacas. 
foto - ?
Com o aumento da produção a área cultivada também foi expandida chegando até ao cerrado (antes o café era cultivado em serras). O cafeicultor campos-altense, na década de 1970, os japoneses e paranaenses foram os primeiros a obterem sucesso na plantação de lavouras de café no cerrado. Atualmente, estão plantados no município por volta de 15.000.000 pés de café em área de 8.000 hectares, com o total de 150.000 sacas de 60 kg de café limpo, arábico, tipo 6 destinados à exportação.
foto - PMCA
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Portal do Alto Paranaíba, localizado em região estratégica em Minas Gerais, Campos Altos se destaca por sua Cultura, Religiosidade e por suas Belezas Naturais.
Em Campos Altos encontra-se o 2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, oficializado em 1999 pelo Vaticano e também a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do País e do mundo.
foto - Jefferson sds
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no cume de um morro na cidade de Campos Altos, cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, é hoje um dos maiores focos do turismo religioso em toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O complexo religioso é constituído por três templos, com seus respectivos bens móveis e integrados dedicados à santa, estacionamento e edificações de apoio para receber os devotos.
foto - ?
Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no local, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz institui legalmente o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Campos Altos. Com o estabelecimento jurídico, as pessoas passaram a denominá-lo como “ Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, para divergir do já existente na cidade de Aparecida, em São Paulo.
foto - Erildo Nunys
Na festa de Nossa Senhora Aparecida que ocorre entre os dias 09 e 12 de outubro, cerca de 40 a 50 mil romeiros vindos de várias cidades como Luz, Córrego Danta, Bambuí, Araxá, Ibiá, Uberlândia, Uberaba, dentre outras, visitam o Santuário. A programação do evento é constituída por novenas, realização de missas, carreata, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows pirotécnicos. Sendo que no dia 12 a celebração de missas é de hora em hora (05:00h às 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos diversos vendedores ambulantes de Brasília, São Paulo, etc, montam suas barracas no pátio e comercializam comidas, bebidas, artigos religiosos.
Imagem - Aender (Arcos)
Na atualidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o principal polo religioso católico, bem como ponto turístico e mirante do município de Campos Altos. Constitui-se como um dos elementos concretos e simbólicos mais significativos da identidade dos campos altenses. O tombamento desse patrimônio cultural é uma ação pertinente para protegê-lo, permitindo sua presença na perspectiva das gerações futuras.
foto - ?
NO DIA DA FESTA DA PADROEIRA (12 DE OUTUBRO) MILHARES DE PEREGRINOS VEEM A CAMPOS ALTOS PARA PAGAR PROMESSAS, VISITAR O SANTUÁRIO E FAZER SEUS PEDIDOS PARA A SANTA.
foto - ?
foto - ?
AQUI ESTA ERGUIDA A MAIOR IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, DO MUNDO.
ELA TEM 15 METROS DE ALTURA.
foto - Clube de notícias
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO, QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA QUE O REPRESENTE.
BOA NOITE CAMPOS-ALTENSES/ OBRIGADO PELA VISITA / SEMPRE VOLTE
foto - ?

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Portal da Prefeitura Municipal / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARECHAL DEODORO / ALAGOAS - A primeira capital de Alagoas, Patrimônio Histórico Nacional, numa simpática viela de colorido casario colonial, nasceu Marechal Deodoro da Fonseca

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "MARECHAL DEODORO" / ALAGOAS / BRASIL
O centro histórico de Marechal Deodoro em Alagoas tem muitas construções antigas, mas nem tudo está preservado A primeira capital de Alagoas ganhou, em 2006, o título de Patrimônio Histórico Nacional. Reúne um conjunto de dez igrejas, a maioria em ruínas. Entre elas estão a Senhor do Bonfim (1755), no bairro de Taperaguá, a N.S. do Amparo (1757), na Rua Ladislau Neto, e o importante complexo (atualmente em restauração, fechado para visitas) onde ficam o Museu de Arte Sacra, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena. A casa onde o Marechal Deodoro da Fonseca viveu até os 16 anos é um museu, na rua que leva o seu nome (uma simpática viela de colorido casario colonial). Você pode estacionar o carro ali e, com um guia do museu, conhecer os arredores. foto - ? População estimada 2016 (1) - 51.715
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 332,140
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 138,62
Código…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

QUARTEL GERAL / MINAS GERAIS - Paisagens naturais, Trilhas do Indaiá, Cachoeiras, esportes Radicais, Jipeiros, Construções Históricas. Aventure-se nesta jornada

LINHA DO TEMPO DE "QUARTEL GERAL" / MINAS GERAIS / BRASIL
Quartel Geral faz parte do circuito turístico caminhos do Indaiá. Quartel Geral uma cidade tão especial e peculiar para os mineiros. Eugênia, esposa de Tiradentes, depois de sua morte morou na cidade com seu filho em uma fazenda. A mineração dos diamantes também foi um ponto marcante para a criação do povoado e posteriormente, da cidade. São aspectos que permeiam a história de Quartel Geral e que somente entrando nas verdes matas para descobrir os caminhos do Indaiá, o Rio que atravessa vários municípios e que deu nome ao circuito turístico. Para quem gosta de esportes radicais, os trilheiros, jipeiros e de cachoeiras, Quartel Geral pode proporcionar muitas aventuras.
Academia da Saúde em Quartel Geral, Minas Gerais,  tem por objetivo manter a população saudável
foto - Câmara Municipal Conhecer Quartel Geral também é uma aventura por tudo que o município tem a oferecer com suas paisagens naturais. Aventure-se nessa jornada. Q…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

RIO GRANDE DO SUL / BRASIL - As lembranças, as emoções que ficam, as histórias para contar, os pequenos prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL / BRASIL Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se! Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação. Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, co…

DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS - COM O 5º MELHOR IDH, 10ª MELHOR PARA INVESTIR E CONSIDERADA A METRÓPOLE DO FUTURO SEGUNDO A REVISTA "VEJA"

LINHA DO TEMPO DE DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS / BRASIL  HISTÓRIA Os índios que habitavam Divinópolis, mais de quatro mil, eram um povo pacífico. A Legião da Conquista (cerca de 1400 homens fortemente armados sob o comando do Mestre de Campo Inácio Correia de Pamplona), pelos idos de 1785, expulsou a comunidade indígena na região que partiu em direção à Floresta Amazônica (Alto Xingu). Segundo o pesquisador Flávio Flora, os índios que habitavam Divinópolis eram os índios da Nação Caipó, da tribo Candidés. Manoel Fernandes Teixeira marca sua chegada em 1684, as margens do rio Itapecerica, habitadas pelos índios Candidés, o começo da cidade. Conta – se que ele era de origem portuguesa. Mais tarde em 1770, quando se tornou próspero fazendeiro doou à Mitra Arquidiocesana de Mariana um terreno de “40 alqueires de terra e um lote de casas”, onde se construiu uma capela destinada ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula, iniciando o povoado do Divino Espírito Santo do Itapecerica. A cida…

GALILÉIA / CIDADE DAS MANGAS

BEM A CIDADE DE GALILÉIA. TERRA NATAL DE SÃO TOMÉ (HOMENAGEM) imagem - Lamarthine C. Ribeiro GALILEIA TEM 6.951 HABITANTES
QUEM NASCE EM GALILEIA EH: GALILEENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…