Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS / TOCANTINS - Com destaque no setor agropecuário, promove cavalgadas e Exposição agropecuária no melhor lugar para se morar




LINHA DO TEMPO DE "DIVINÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL
imagem - (acima) Eduardo Azul
DIVINÓPOLIS TEM 6.363 HABITANTES
QUEM NAS EM DIVINÓPOLIS EH: DIVINOPOLITANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JUNHO E FOI FUNDADA EM 1.987
ORIGEM DO NOME
O NOME DA CIDADE EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO NA DÉCADA DE 1.950. O COMERCIANTE, DIVINO LUIZ COSTA.
HISTÓRIA
SUA ORIGEM ENQUANTO UNIDADE ADMINISTRATIVA DEVE-SE AO DESMEMBRAMENTO DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS, NO ANO DE 1988. A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO ESTÁ LIGADA AO COMERCIANTE DIVINO LUÍS COSTA, QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO, NA DÉCADA DE 50.
OUTROS MIGRANTES VINDOS DE MINAS GERAIS E BAHIA, SEGUINDO EM DIREÇÃO AO PARÁ, TOMAVAM POUSADA NA REGIÃO ANTES DE SEGUIREM SEU DESTINO.
ASSIM, ALGUNS FORAM SE ESTABELECENDO E FORMANDO UM POVOADO. O NOME DO MUNICÍPIO HOMENAGEIA SEU PRIMEIRO HABITANTE.
EM 01 DE JANEIRO DE 1989, PASSOU A DENOMINAR-SE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS.
ELEVADO À CATEGORIA DE MUNICÍPIO COM A DENOMINAÇÃO DE DIVINÓPOLIS DE GOIÁS, DESMEMBRADO DE MIRACEMA DO TOCANTINS (EX-MIRACEMA). 
POR DECRETO LEGISLATIVO O MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS DE GOIÁS PASSOU A CHAMAR-SE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS. 
AQUI O CENTRO DE CONVENÇÕES DA CIDADE
imagem - Deusiran
AQUI A AVENIDA PRINCIPAL
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
foto - ?
foto - ?
FEIRA COBERTA
foto - pmd
AQUI BEM NO CENTRO DA CIDADE
imagem - Edilson
DELEGACIA DE POLÍCIA
foto - ?
foto - ?
UMA CAVALGADA QUE ACONTECE ANUALMENTE NA CIDADE
A grandeza do evento mostra a “força” do setor agropecuário no município de Divinópolis. As feiras agropecuárias são também um momento de apresentar novas tecnologias para o campo aos produtores.
imagem - ?
AQUI A ZONA RURAL
foto - ?
imagem - ?
TAMBÉM NA ZONA RURAL
imagem - ?
AQUI CHEGANDO NA CIDADE
imagem - Edilson
AQUI UMA FÁBRICA DE TIJOLOS (CERÂMICA)
imagem - Marcelo Custódio
ATRATIVOS
Sorveteria e Lanchonete Tavares
foto - ?
CENTRO DE CONVENÇÕES
No Centro de Convenções acontece (salão de festas, auditório, cinema, teatro e biblioteca municipal)
imagem - Danilo Jairo da Cruz
AQUI NO INTERIOR DO CENTRO DE CONVENÇÕES
imagem - Danilo Jairo da Cruz
Pastelaria Mais Sabor
foto - ?
QUADRA POLIESPORTIVA
foto - pmd
Rio Piedade, Rio do Coco e Rio Caiapó
 foto - ?
Exposição Agropecuária (ExpoAgro Tocantins)
Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Divinópolis, Cláudio Bittencourt de Brito, cerca de 30 mil pessoas visitam a feira anualmente, e este número tende a crescer, com participação de 15 expositores. A ExpoAgro sempre  eh encerrada com a festa em comemoração ao aniversário do município, no dia 1º de junho.
EDUCAÇÃO
foto - ?
ESPORTES
foto - ?

Além do futebol, que é muito praticado, Divinópolis possui equipes abertas de outros esportes. A cidade também oferece na área esportiva, campeonatos estudantis em diversas modalidades, como: Voleibol, Futsal, Handebol, Xadrez e Tênis de Mesa, sendo o último o mais apreciado entre os estudantes.
EVENTOS
foto - ?
Exposição Agropecuária.
Festejo de Nossa Senhora do Carmo.
FECID - Feira Dos Comerciantes de Divinópolis / Tocantins
Festas juninas
Aniversário da cidade
foto - ?
UMA HORTA EM UMA DAS CASAS
imagem - Marcos André
A REGIÃO NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - Almir Cândido de Almeida
O IPÊ BRANCO NA REGIÃO.
imagem - Almir Cândido de Almeida
ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
 foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / Portal do Governo do Tocantins / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…