Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

HELIODORA / MINAS GERAIS - NO CIRCUITO SERRAS VERDES, COM POSIÇÃO PRIVILEGIADA, TEM TURISMO ECOLÓGICO COM CACHOEIRAS, CAVERNAS E BELAS MONTANHAS




LINHA DO TEMPO DE "HELIODORA" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - ?
A cidade de Heliodora localizada na região Sul do Estado de Minas Gerais, tem posição privilegiada, pois está próxima as cidades de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Pouso Alegre e Varginha, e é um local estratégico por se localizar nas proximidades da Rodovia BR 381 - Fernão Dias (São Paulo/Belo Horizonte). Região rica em montanhas, clima tropical de altitude, cidade serrana caracterizada por dias quentes e noites frias, Heliodora faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
BEM VINDO A HELIODORA / A SUÍÇA BRASILEIRA
foto - Clordsan
A cidade de Heliodora tem  6.120 habitantes. (IBGE 2010)
SENDO 55% HOMENS.
Quem nasce em Heliodora é: Heliodorense
O IDH DO MUNICÍPIO É DE 0,733 - CONSIDERADO MÉDIO, PELOS INDICADORES DA ONU
O nome da cidade vem de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira Bueno, heroína da inconfidência.
HELIODORA TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS. VÁRIAS CACHOEIRAS E BELÍSSIMAS PAISAGENS
Heliodora faz parte do circuito das águas, a região é rica em morro, tem dias quentes e noites frias.
Tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
foto - ?
TURISMO E LAZER
Heliodora segue firme no seu objetivo de se tornar uma cidade essencialmente turística: o turismo saudável, baseado na relação equilibrada do homem com a natureza, cada vez mais importante para quem vive a loucura dos grandes centros urbanos. O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, representado pela EMBRATUR, outorgou o SELO DE MUNICÍPIO COM POTENCIAL TURÍSTICO ao município de Heliodora em 07 de março de 1996, e hoje, é pertencente ao Circuito das Águas, juntamente com os municípios de Lambari, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e outros.
Heliodora com sua tranquilidade, comum em cidades do interior, é um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes, que vêm para Heliodora em busca de paz e tranquilidade.
foto -  Alberto Hektor

CACHOEIRA DO PEDRÃO
Situada 6,5 Km do centro da cidade, no Bairro da Floresta, possui queda d'água de 40 metros que cai de um pedrão rochoso e forma um poço estreito e comprido cercado de pedras. Possui uma grande piscina com a água que vem da serra. Há bar e restaurante em estilo rústico e aconchegante onde a natureza faz parte da decoração, aproximando homem, fauna e flora.
foto -  Alberto Hektor
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km, entrar à esquerda, e seguir por mais 1 Km até a cachoeira.
foto - ?
CACHOEIRA DO ALTAIR
A 5,5 Km do centro da cidade, no Bairro Cachoeira, possui piscina natural em estilo de corredeira (as cachoeiras formam inúmeras quedas d`água - 15 m); o local tem vegetação rala em volta da queda principal e mata fechada acima desta. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos abaixo e acima da cachoeira.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda, no Km 4,5 entrar à esquerda até a Fazenda. Seguir a pé por 300 m.
foto - PMH

RANCHO CHOUPANA
A 2,5 Km do centro da cidade, possui piscina, sauna, quiosques, área para churrasco, campo de futebol society, quadras de vôlei de areia e grama, serviço de bar e restaurante.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto. Entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda e seguir por 300 m até o local.

CAVERNAS DO PEDRÃO
Rochas com cavidades de até 30 metros de desenvolvimento horizontal situadas nas proximidades da Cachoeira do Pedrão. Nesta caverna foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos. O Pedrão, localizado a 1850 metros de altitude, pode ser utilizado também para montanhismo e camping selvagem.
foto - ?

foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km até a Serra do Pedrão. Para conhecer a caverna entrar em contato com Tião da caverna, residente próximo a Cachoeira do Pedrão.
foto - ?

foto - PMH
PEDRA DO OVO
A Pedra do Ovo, situa-se numa reserva ecológica na serra de Santa Catarina, na saída para Natércia pela estrada da Serra, a uma altitude de 1700 metros. Trata-se de uma enorme pedra sobreposta em outra, tendo sob si, de um lado, como se fosse um calço, uma outra pedra bem pequena, dando ao observador uma sensação muito estranha como se fosse cair, vale a pena constatar esta beleza da natureza.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até a estrada de terra para Natércia. Seguir pela estrada por 1,5 Km. Percorrer trilha dentro da mata por 500 m até o local.
foto - ?
CAVERNA DO CUCURUTO
Situa-se no morro do mesmo nome, com desenvolvimento de 251 metros, sendo portanto a maior cavidade brasileira topografada na litologia gnaisse, fonte GAPE (1989). Caverna valiosa por ser de formação gnáissica, constituída por desabamento de grande e pequeno porte. Nesta caverna foi constatadas evidências de sítios arqueológicos e diversas machadinhas em pedra polida, feitas por seus habitantes na Era Paleolítica.
foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 4,5 Km e seguir até a propriedade de Luiz Bueno.
foto - PMH

PRAÇA DE ESPORTES

Complexo esportivo formado por 2 campos de futebol, uma quadra poliesportiva, 04 quadras de areia e um lago com ilha. Excelente local de lazer, devido a sua grande área, onde os moradores passeiam, praticam futebol, vôlei, natação e andam de bicicleta.
Contato: (35) 3457-1262
foto - PMH

Como Chegar
A Praça de Esportes está situada logo na entrada da cidade.
foto - PMH

FESTAS E EVENTOS
Heliodora mantém a tradição de promover eventos comemorativos, onde podemos destacar o Carnaval (considerado um dos melhores da região), as Festas Religiosas (Festa da Padroeira da cidade e Festa de São Benedito e Congadas), a Festa do Peão de Boiadeiro, Encontro de Fanfarras e Bandas Marciais, e o Aniversário da Cidade/Reveillon

foto - ?
CARNAVAL
O Carnaval é uma festa popular, comemorada com dinamismo e alegria nas cidades do Sul de Minas. Em Heliodora não podia ser diferente e nesta ocasião a cidade recebe muitos heliodorenses que residem em outras regiões e pessoas de diversas partes do Brasil. A união de todos dá como resultado uma explosão de alegria e criatividade dos blocos carnavalescos que se apresentam no carnaval de rua.
foto - ?

Dados do Evento
Data: Fevereiro/Março. Realizado nas ruas do centro da cidade e animado por Bandas de Marchinha e Bandas de Axé.
foto - PMH

FESTA DE SÃO BENEDITO E CONGADAS
Estes festejos, evocando as mais legítimas tradições mineiras, na sua parte religiosa e folclórica, constam da apresentação e concurso de congadas, shows, bingos, leilões de prendas e de animais, disputas futebolísticas, espetáculos pirotécnicos, barracas.
foto - ?

Dados do Evento

Data: Maio/Junho (Feriado de Corpus Christi). Realizada na Praça da Inconfidência.
foto - PMH


FESTA DE SANTA ISABEL

Festa em homenagem a Padroeira da Cidade, evocando as mais legítimas tradições mineiras na sua parte religiosa, consta da apresentação de shows, bandas, bingos, leilões de prendas e de animais. Procissões e missas compõem a parte religiosa das comemorações.



Dados do Evento

Data: Julho. Realizada na Praça Santa Isabel, no centro da cidade.

foto - ?

ANIVERSÁRIO DA CIDADE / REVEILLON

Heliodora comemora seu aniversário de Emancipação Político-Administrativa no dia 26 de dezembro juntamente com o Reveillon. A festa é comemorada com queima de fogos e shows em Praça pública, reunindo toda a população e heliodorenses que moram em outras cidades, que aproveitam as festas de final de ano para visitar a terra natal.



Dados do Evento
Data: Dezembro. Realizado na Praça Santa Isabel no centro da cidade.
foto - ?

ENCONTRO DE FANFARRAS E BANDAS MARCIAIS

Heliodora mantém a tradição das fanfarras através de um Encontro anual. Este encontro conta com a participação da Fanfarra local - "Presente do Sol", e de fanfarras e bandas marciais das cidades vizinhas e de outros Estados.
foto - ?

 foto - ?


Dados do Evento
Data: 2º Semestre. Realizado no centro da cidade.
foto - ?
FESTA DO PEÃO BOIADEIRO
Mantendo as tradições de cidade do interior, Heliodora se orgulha de ter uma festa onde se valoriza o homem do campo. A Festa do Peão tem como atividades o Rodeio Amador e Profissional, Bailes e Shows.
foto - ?

COMO TUDO COMEÇOU
foto - ?
MATRIZ DE SANTA IZABEL
 foto - ?
PRAÇA DA MATRIZ
foto - ?
 foto - ?
foto - ?
ENTORNO DA CIDADE
A economia da cidade se baseia na agricultura, pecuária, indústria têxtil e de aguardente.
foto - ?
 foto - ?
 foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
POR AQUI, VOCÊ VIVERÁ MUITAS AVENTURAS. E MUITA DIVERSÃO NOS CLUBES DA CIDADE
foto - ?
A CIDADE DE HELIODORA FAZ PARTE DO CIRCUITO DE MOTOCROSS
foto - ?
foto - Divulgação
MAIS PACATA QUE ESTA, NÃO EXISTE.
foto - ?
VEJA ALGUMAS CONSTRUÇÕES
ANTIGA PREFEITURA - HOJE ESCOLA MUNICIPAL
foto - ?
CINE CLUBE
foto - ?
Vindo aqui, você vai curtir estas belíssimas cachoeiras, você pode acomodar-se no Rancho do Brejão, um refúgio numa ilha de verde, paz, muita aventura ecológica e todos os atrativos do turismo rural.
O acesso é pela Rodovia Fernão Dias, próximo de Serras, cachoeiras, trilhas, duchas.
Acomodações em quartos individuais para o seu descanso.
Para nos contatar: heliodoramg@hotmail.com
Ou: Fone: (11) 8759-5947 ou 8164-1781
Se você vai viajar de férias, passe em Heliodora.
Você não irá se arrepender.
Esta é Bárbara Eliodora Guilhermina Bueno, que deu origem ao nome da cidade
foto - ?
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / Internet / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES. QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949 HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Pr…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…