Pular para o conteúdo principal

HELIODORA / MINAS GERAIS - NO CIRCUITO SERRAS VERDES, COM POSIÇÃO PRIVILEGIADA, TEM TURISMO ECOLÓGICO COM CACHOEIRAS, CAVERNAS E BELAS MONTANHAS




LINHA DO TEMPO DE "HELIODORA" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - ?
A cidade de Heliodora localizada na região Sul do Estado de Minas Gerais, tem posição privilegiada, pois está próxima as cidades de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Pouso Alegre e Varginha, e é um local estratégico por se localizar nas proximidades da Rodovia BR 381 - Fernão Dias (São Paulo/Belo Horizonte). Região rica em montanhas, clima tropical de altitude, cidade serrana caracterizada por dias quentes e noites frias, Heliodora faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
BEM VINDO A HELIODORA / A SUÍÇA BRASILEIRA
foto - Clordsan
A cidade de Heliodora tem  6.120 habitantes. (IBGE 2010)
SENDO 55% HOMENS.
Quem nasce em Heliodora é: Heliodorense
O IDH DO MUNICÍPIO É DE 0,733 - CONSIDERADO MÉDIO, PELOS INDICADORES DA ONU
O nome da cidade vem de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira Bueno, heroína da inconfidência.
HELIODORA TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS. VÁRIAS CACHOEIRAS E BELÍSSIMAS PAISAGENS
Heliodora faz parte do circuito das águas, a região é rica em morro, tem dias quentes e noites frias.
Tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
foto - ?
TURISMO E LAZER
Heliodora segue firme no seu objetivo de se tornar uma cidade essencialmente turística: o turismo saudável, baseado na relação equilibrada do homem com a natureza, cada vez mais importante para quem vive a loucura dos grandes centros urbanos. O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, representado pela EMBRATUR, outorgou o SELO DE MUNICÍPIO COM POTENCIAL TURÍSTICO ao município de Heliodora em 07 de março de 1996, e hoje, é pertencente ao Circuito das Águas, juntamente com os municípios de Lambari, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e outros.
Heliodora com sua tranquilidade, comum em cidades do interior, é um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes, que vêm para Heliodora em busca de paz e tranquilidade.
foto -  Alberto Hektor

CACHOEIRA DO PEDRÃO
Situada 6,5 Km do centro da cidade, no Bairro da Floresta, possui queda d'água de 40 metros que cai de um pedrão rochoso e forma um poço estreito e comprido cercado de pedras. Possui uma grande piscina com a água que vem da serra. Há bar e restaurante em estilo rústico e aconchegante onde a natureza faz parte da decoração, aproximando homem, fauna e flora.
foto -  Alberto Hektor
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km, entrar à esquerda, e seguir por mais 1 Km até a cachoeira.
foto - ?
CACHOEIRA DO ALTAIR
A 5,5 Km do centro da cidade, no Bairro Cachoeira, possui piscina natural em estilo de corredeira (as cachoeiras formam inúmeras quedas d`água - 15 m); o local tem vegetação rala em volta da queda principal e mata fechada acima desta. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos abaixo e acima da cachoeira.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda, no Km 4,5 entrar à esquerda até a Fazenda. Seguir a pé por 300 m.
foto - PMH

RANCHO CHOUPANA
A 2,5 Km do centro da cidade, possui piscina, sauna, quiosques, área para churrasco, campo de futebol society, quadras de vôlei de areia e grama, serviço de bar e restaurante.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto. Entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda e seguir por 300 m até o local.

CAVERNAS DO PEDRÃO
Rochas com cavidades de até 30 metros de desenvolvimento horizontal situadas nas proximidades da Cachoeira do Pedrão. Nesta caverna foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos. O Pedrão, localizado a 1850 metros de altitude, pode ser utilizado também para montanhismo e camping selvagem.
foto - ?

foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km até a Serra do Pedrão. Para conhecer a caverna entrar em contato com Tião da caverna, residente próximo a Cachoeira do Pedrão.
foto - ?

foto - PMH
PEDRA DO OVO
A Pedra do Ovo, situa-se numa reserva ecológica na serra de Santa Catarina, na saída para Natércia pela estrada da Serra, a uma altitude de 1700 metros. Trata-se de uma enorme pedra sobreposta em outra, tendo sob si, de um lado, como se fosse um calço, uma outra pedra bem pequena, dando ao observador uma sensação muito estranha como se fosse cair, vale a pena constatar esta beleza da natureza.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até a estrada de terra para Natércia. Seguir pela estrada por 1,5 Km. Percorrer trilha dentro da mata por 500 m até o local.
foto - ?
CAVERNA DO CUCURUTO
Situa-se no morro do mesmo nome, com desenvolvimento de 251 metros, sendo portanto a maior cavidade brasileira topografada na litologia gnaisse, fonte GAPE (1989). Caverna valiosa por ser de formação gnáissica, constituída por desabamento de grande e pequeno porte. Nesta caverna foi constatadas evidências de sítios arqueológicos e diversas machadinhas em pedra polida, feitas por seus habitantes na Era Paleolítica.
foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 4,5 Km e seguir até a propriedade de Luiz Bueno.
foto - PMH

PRAÇA DE ESPORTES

Complexo esportivo formado por 2 campos de futebol, uma quadra poliesportiva, 04 quadras de areia e um lago com ilha. Excelente local de lazer, devido a sua grande área, onde os moradores passeiam, praticam futebol, vôlei, natação e andam de bicicleta.
Contato: (35) 3457-1262
foto - PMH

Como Chegar
A Praça de Esportes está situada logo na entrada da cidade.
foto - PMH

FESTAS E EVENTOS
Heliodora mantém a tradição de promover eventos comemorativos, onde podemos destacar o Carnaval (considerado um dos melhores da região), as Festas Religiosas (Festa da Padroeira da cidade e Festa de São Benedito e Congadas), a Festa do Peão de Boiadeiro, Encontro de Fanfarras e Bandas Marciais, e o Aniversário da Cidade/Reveillon

foto - ?
CARNAVAL
O Carnaval é uma festa popular, comemorada com dinamismo e alegria nas cidades do Sul de Minas. Em Heliodora não podia ser diferente e nesta ocasião a cidade recebe muitos heliodorenses que residem em outras regiões e pessoas de diversas partes do Brasil. A união de todos dá como resultado uma explosão de alegria e criatividade dos blocos carnavalescos que se apresentam no carnaval de rua.
foto - ?

Dados do Evento
Data: Fevereiro/Março. Realizado nas ruas do centro da cidade e animado por Bandas de Marchinha e Bandas de Axé.
foto - PMH

FESTA DE SÃO BENEDITO E CONGADAS
Estes festejos, evocando as mais legítimas tradições mineiras, na sua parte religiosa e folclórica, constam da apresentação e concurso de congadas, shows, bingos, leilões de prendas e de animais, disputas futebolísticas, espetáculos pirotécnicos, barracas.
foto - ?

Dados do Evento

Data: Maio/Junho (Feriado de Corpus Christi). Realizada na Praça da Inconfidência.
foto - PMH


FESTA DE SANTA ISABEL

Festa em homenagem a Padroeira da Cidade, evocando as mais legítimas tradições mineiras na sua parte religiosa, consta da apresentação de shows, bandas, bingos, leilões de prendas e de animais. Procissões e missas compõem a parte religiosa das comemorações.



Dados do Evento

Data: Julho. Realizada na Praça Santa Isabel, no centro da cidade.

foto - ?

ANIVERSÁRIO DA CIDADE / REVEILLON

Heliodora comemora seu aniversário de Emancipação Político-Administrativa no dia 26 de dezembro juntamente com o Reveillon. A festa é comemorada com queima de fogos e shows em Praça pública, reunindo toda a população e heliodorenses que moram em outras cidades, que aproveitam as festas de final de ano para visitar a terra natal.



Dados do Evento
Data: Dezembro. Realizado na Praça Santa Isabel no centro da cidade.
foto - ?

ENCONTRO DE FANFARRAS E BANDAS MARCIAIS

Heliodora mantém a tradição das fanfarras através de um Encontro anual. Este encontro conta com a participação da Fanfarra local - "Presente do Sol", e de fanfarras e bandas marciais das cidades vizinhas e de outros Estados.
foto - ?

 foto - ?


Dados do Evento
Data: 2º Semestre. Realizado no centro da cidade.
foto - ?
FESTA DO PEÃO BOIADEIRO
Mantendo as tradições de cidade do interior, Heliodora se orgulha de ter uma festa onde se valoriza o homem do campo. A Festa do Peão tem como atividades o Rodeio Amador e Profissional, Bailes e Shows.
foto - ?

COMO TUDO COMEÇOU
foto - ?
MATRIZ DE SANTA IZABEL
 foto - ?
PRAÇA DA MATRIZ
foto - ?
 foto - ?
foto - ?
ENTORNO DA CIDADE
A economia da cidade se baseia na agricultura, pecuária, indústria têxtil e de aguardente.
foto - ?
 foto - ?
 foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
POR AQUI, VOCÊ VIVERÁ MUITAS AVENTURAS. E MUITA DIVERSÃO NOS CLUBES DA CIDADE
foto - ?
A CIDADE DE HELIODORA FAZ PARTE DO CIRCUITO DE MOTOCROSS
foto - ?
foto - Divulgação
MAIS PACATA QUE ESTA, NÃO EXISTE.
foto - ?
VEJA ALGUMAS CONSTRUÇÕES
ANTIGA PREFEITURA - HOJE ESCOLA MUNICIPAL
foto - ?
CINE CLUBE
foto - ?
Vindo aqui, você vai curtir estas belíssimas cachoeiras, você pode acomodar-se no Rancho do Brejão, um refúgio numa ilha de verde, paz, muita aventura ecológica e todos os atrativos do turismo rural.
O acesso é pela Rodovia Fernão Dias, próximo de Serras, cachoeiras, trilhas, duchas.
Acomodações em quartos individuais para o seu descanso.
Para nos contatar: heliodoramg@hotmail.com
Ou: Fone: (11) 8759-5947 ou 8164-1781
Se você vai viajar de férias, passe em Heliodora.
Você não irá se arrepender.
Esta é Bárbara Eliodora Guilhermina Bueno, que deu origem ao nome da cidade
foto - ?
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / Internet / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

ARAGUARI / MG

ESTA EH A MATRIZ DE BOM JESUS DA CANA VERDE, DA CIDADE DE ARAGUARI.
foto - ?
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Roberto Rufino
ESTA AQUI EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino
A IGREJA DO ROSÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Roberto Rufino
LATERAL DA IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…