Pular para o conteúdo principal

MANACAPURU / AMAZONAS - COM DIVERSOS HOTÉIS DE SELVA, PRAIAS, LAGOS E IGARAPÉS, EH UM DOS MAIORES DESTINOS TURÍSTICOS NO AMAZONAS




LINHA DO TEMPO DE "MANACAPURU" / AMAZONAS / BRASIL 
MANACAPURU
Manacapuru, localizada no estado do Amazonas, foi fundada numa aldeia dos índios muras, em 1786. O município foi instalado em 1894 e, atualmente, integra a microrregião de Manaus, de onde dista cerca de 70 quilômetros.
A via de acesso à cidade é fluvial e sua população, de acordo com estimativa feita pelo IBGE, em 2014, totalizava 92.996 habitantes.
BEM VINDO A CIDADE DAS CIRANDAS / BEM VINDO A MANACAPURU
imagem - Fritz Follmer
MANACAPURU TEM 85.141 HABITANTES
QUEM NASCE EM MANACAPURU EH: MANACAPURUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.932
ORIGEM DO NOME
MANACAPURU É UMA PALAVRA DE ORIGEM INDÍGENA DERIVADA DAS EXPRESSÕES MANACÁ E PURU. MANACÁ (BRUNFELSIA HOSPEANA) É UMA PLANTA BRASILEIRA DAS DICOTILEDÔNEAS, DA FAMÍLIA SOLANACEAE QUE SIGNIFICA, EM TUPI, FLOR. PURU, DA MESMA ORIGEM, QUER DIZER ENFEITADO, MATIZADO. EM FUNÇÃO DISSO, MANACAPURU NA LÍNGUA INDÍGENA TUPI QUER DIZER “FLOR MATIZADA”.

HISTÓRIA
O TERRITÓRIO A QUE CORRESPONDE O ATUAL MUNICÍPIO ERA HABITADO PELOS ÍNDIOS MURAS. BELICOSOS E HOSTIS, OS MURAS FORAM PACIFICADOS EM 1774 POR MATIAS FERNANDES, DIRETOR DA ALDEIA DE SANTO ANTÔNIO DO IMARIPI, NO JAPURÁ. 
POR VOLTA DE 1785, JÁ EXISTIA À MARGEM DO RIO SOLIMÕES, POUCO ABAIXO DA FOZ DO MANACAPURU, SOB A ADMINISTRAÇÃO DE SEBASTIÃO PEREIRA DE CASTRO, UMA FEITORIA DE PESCA DENOMINADA CALDEIRÃO, CUJA PRODUÇÃO ERA DESTINADA AO ABASTECIMENTO DA GUARNIÇÃO MILITAR SEDIADA EM BARCELOS, A ESSA ÉPOCA SEDE DA CAPITANIA. 
SEGUNDO COMUNICAÇÃO DO ADMINISTRADOR DA FEITORIA AO GENERAL PEREIRA CALDAS, "A 27 DE SETEMBRO HAVIA CHEGADO ALI UM GROSSO NÚMERO DE GENTIO MURA", QUE DESEJAVA ESTABELECER-SE NAS VIZINHANÇAS. EM RESPOSTA A ESSA COMUNICAÇÃO, PEREIRA CALDAS RECOMENDOU FOSSEM OS ÍNDIOS ENCAMINHADOS À POVOAÇÃO DE ANAMÃ OU OUTRO LUGAR DESIGNADO PELO ADMINISTRADOR. O LOCAL ESCOLHIDO FOI A MARGEM DO LAGO MANACAPURU, ONDE OS INDÍGENAS, EM NÚMERO DE 290, SE ESTABELECERAM EM 15 DE FEVEREIRO DE 1786, EDIFICANDO A POVOAÇÃO QUE RECEBEU O NOME DO LAGO. 
CHEGADA / SAÍDA MERCADORIAS
imagem - César Augusto Rodrigues
CULTURA
A CULTURA DO MUNICÍPIO, ASSIM COMO DO AMAZONAS, FOI LARGAMENTE INFLUENCIADA PELOS POVOS NATIVOS DA REGIÃO E PELOS DIVERSOS GRUPOS DE IMIGRANTES E MIGRANTES QUE ALI SE ESTABELECERAM, PRINCIPALMENTE ESPANHÓIS. MANACAPURU TORNOU-SE UMA CIDADE COM AMPLA MISCIGENAÇÃO CULTURAL E DIVERSIFICADAS CULTURAS
AQUI O SESC
imagem - ?
TEATRO DO SESC
imagem - ?
COMUNIDADE INDÍGENA DE SAHU-APÉ
A COMUNIDADE INDÍGENA SAHU-APÉ TAMBÉM É UM ATRATIVO NATURAL DA LOCALIDADE, ONDE SE ENCONTRAM ESPECIARIAS INDÍGENAS. A ILHA DE SANTO AFONSO, NO RIO SOLIMÕES, TAMBÉM É UM ATRATIVO NATURAL MUITO VISITADO.
imagem - ?
AQUI O SEFAZ
imagem - César Augusto Rodrigues
TURISMO
MANACAPURU É UM DOS MAIORES DESTINOS TURÍSTICOS NO AMAZONAS, RECEBENDO UM ELEVADO NÚMERO DE TURISTAS QUE VISITAM AS PRAIAS, LAGOS E IGARAPÉS DAS PROXIMIDADES, QUE CONTAM COM DIVERSOS HOTÉIS DE SELVA.
imagem - Antônio Carlos Buriti
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - César Augusto Rodrigues
COMÉRCIO NO PORTO
imagem - Josalberto

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA - CAT
imagem - César Augusto Rodrigues
CAT - CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
imagem - Fritz Follmer
CHALÉ
imagem - César Augusto Rodrigues
COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE
imagem - Fritz Follmer
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES
imagem - César Augusto Rodrigues
ECONOMIA
A AGRICULTURA EM MANACAPURU É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS. O MUNICÍPIO É O MAIOR PRODUTOR NACIONAL DE JUTA, TENDO DESTAQUE TAMBÉM PARA OUTROS PRODUTOS COMO A MANDIOCA, BANANA, MILHO, LARANJA, FEIJÃO, CAFÉ E HORTALIÇAS.
A PESCA SUSTENTÁVEL TAMBÉM EH FONTE DE ECONOMIA. GRANDE PARTE DOS RIBEIRINHOS VIVEM DESTA PESCA.
A PESCA ESPORTIVA, ONDE OS PEIXES, APÓS SEREM PEGOS, SÃO DEVOLVIDOS AO RIO, GERA RENDA E TRAZ MUITOS TURISTAS À CIDADE.
AQUI O PESCADOR CARREGANDO UM PIRARUCU, MAIOR PEIXE DE ÁGUA DOCE DO MUNDO.
imagem - ?
PIRARUCU AINDA PEQUENO
imagem - ?
AQUI NUMA PESCA ESPORTIVA
imagem - ?
TAMBÉM NA PESCA ESPORTIVA
imagem - ?
O GADO NO PASTO. FONTE DE RENDA DO MUNICÍPIO
imagem - Josalberto
UMA CASA
imagem - Josalberto
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 
imagem - ?
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
imagem - ?
ORLA DO RIO MIRITI
imagem - Fritz Follmer
FESTIVAL DE CIRANDAS
A EXEMPLO DE PARINTINS, MANACAPURU TAMBÉM É CONHECIDA POR SEU FESTIVAL FOLCLÓRICO, PORÉM, AO INVÉS DO CARACTERÍSTICO BOI BUMBÁ DE PARINTINS, A CIDADE É CONHECIDA POR SUAS CIRANDAS, AGREMIAÇÕES QUE TOCAM UM ESTILO DE MÚSICA TÍPICO LOCAL, E APRESENTAM DESFILES COMPETITIVOS. REALIZA-SE TODOS OS ANOS, O FESTIVAL DE CIRANDA DE MANACAPURU, NO CIRANDÓDROMO DA CIDADE, LOCALIZADO NO PARQUE DO INGÁ.

foto - Francisco Jota
imagem - Antônio Carlos Buriti
CAIS DO PORTO
imagem - Josalberto
PORTO
imagem - Fritz Follmer
TAMBÉM PRAÇA DA IGREJA
imagem - Fritz Follmer
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E O CORETO NA PRAÇA
imagem - Fritz Follmer
PRACINHA DO RELÓGIO
imagem - Antônio Carlos Buriti
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA
imagem - César Augusto Rodrigues
PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE
imagem - ?
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO
imagem - ?
MARGENS DO RIO SOLIMÕES
imagem - Fritz Follmer
TERMINAL DE PESQUEIROS
imagem - Fritz Follmer
CAIS DO PORTO
O CAIS DO PORTO, NO CENTRO DA CIDADE, É O PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO, SENDO UM PORTO HISTÓRICO. ALÉM DO CAIS DO PORTO, HÁ OUTROS PRÉDIOS E LOCALIDADES HISTÓRICAS QUE SERVEM COMO ATRATIVOS TURÍSTICOS, COMO A IGREJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, TENDO SUA CONSTRUÇÃO INICIADA EM 1904 E CONCLUÍDA EM 1907.
imagem - César Augusto Rodrigues
VILA RICA
imagem - Josalberto
CASA FLUTUANTE
imagem - Celma Leite
CASAS EM PALAFITAS
imagem - ?
VISTA AÉREA
imagem - ?
IGREJA E CASA EM PALAFITAS
imagem - ?
ECOTURISMO
O ECOTURISMO, TAMBÉM CHAMADO DE TURISMO DE NATUREZA, ATRAI MILHARES DE TURISTAS AO MUNICÍPIO. ENTRE AS ATRAÇÕES NATURAIS DA CIDADE, DESTACAM-SE: RESERVA ECOLÓGICA DE MANACAPURU, POSSUINDO UMA VEGETAÇÃO TÍPICA DE VÁRZEA, COM GIGANTESCAS ÁRVORES, COMO A SUMAÚMA. CARACTERIZA-SE COMO UMA ÁREA MIGRATÓRIA E DE PRODUÇÃO DE AVES, SENDO TAMBÉM UM DOS MELHORES LOCAIS PARA A PESCA ESPORTIVA, PELA VARIEDADE DE PEIXES COMO A PIRANHA E O ARUANÃ. POSSUI UM HOTEL FLUTUANTE E UM OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS, DE JACARÉS E AVES. SITUA-SE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES
imagem - P. Carvalho
ANOITECER NO RIO SOLIMÕES
imagem - P. Carvalho
IGREJA NA BEIRA DO RIO
imagem - P. Carvalho
EMARANHADO
imagem - P. Carvalho
PRAIA DO RIO SOLIMÕES
imagem - ?
CASARÕES
imagem - ?
A MATRIZ DE NSªDE NAZARÉ
imagem - ?
RIO MIRITI
imagem - ?
NAVEGANDO NO RIO SOLIMÕES
imagem - ?
O DOURADO LAGO DA CIDADE
imagem - ?
A VITÓRIA RÉGIA. MAIOR FLOR DO MUNDO
imagem -Gervaso
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


VALEU PELA VISITA. ATÉ A PRÓXIMA

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal de Manacapuru / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…