Pular para o conteúdo principal

NOVA OLINDA DO NORTE / AMAZONAS - Lendas, contos e mistérios envolvendo rios e florestas num bonito espetáculo de paixão




LINHA DO TEMPO DE "NOVA OLINDA DO NORTE" / AMAZONAS / BRASIL
SEJA BEM VINDO A CIDADE DE NOVA OLINDA DO NORTE. AS MARGENS DO RIO MADEIRA
AQUI O RIO MADEIRA
imagem - Deley Manaus
NOVA OLINDA DO NORTE TEM 30.696 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM NOVA OLINDA DO NORTE EH: OLINDENSE - IBGE -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955
ORIGEM DO NOME
O NOME DE NOVA OLINDA DO NORTE ORIGINOU-SE DE OLINDA, DENOMINAÇÃO DA PROPRIEDADE DE FULGÊNCIO RODRIGUES MAGNO, COMERCIANTE NO PARANÁ DO URARIÁ, E DA EXPRESSÃO DO NORTE, ACRESCENTADA PELO GOVERNADOR DO AMAZONAS, PLÍNIO RAMOS COELHO, AO CRIAR O MUNICÍPIO.
HISTÓRIA
HABITAVAM PRIMITIVAMENTE A REGIÃO, OS ÍNDIOS: TURÁS, MURAS, MUNDURUCUS E OUTROS.
A HISTORIA DE NOVA OLINDA DO NORTE, ESTÁ ESTREITAMENTE LIGADA A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO DO AMAZONAS.
NO DIA 13 DE MAIO DE 1955 JORROU PETRÓLEO EM NOVA OLINDA. O GOVERNADOR PLÍNIO COELHO APARECEU NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS BRASILEIROS COM O SEU TERNO DE LINHO BRANCO TINGIDO COM O PETRÓLEO QUE JORROU DO POÇO PIONEIRO 1-NO-1-AM, DA PETROBRAS. NOVA OLINDA FICOU CONHECIDA COMO A CIDADE DO PETRÓLEO E CHEGOU A SER VISITADA POR DOIS PRESIDENTES DA REPÚBLICA, CAFÉ FILHO E JUSCELINO KUBITSCHEK. OUTRAS CINCO PERFURAÇÕES FORAM FEITAS NAS PROXIMIDADES DO POÇO PIONEIRO, NOS DOIS ANOS QUE SE SEGUIRAM A ESSA DATA HISTÓRICA. O PERÍODO DE EUFORIA E ESPERANÇA TEVE, NO ENTANTO, CURTA DURAÇÃO. O PETRÓLEO VOLTOU A JORRAR NO POÇO 2-NO-AM , MAS A PETROBRAS, ACATANDO ARGUMENTO DO FAMOSO RELATÓRIO LINK, ALEGOU QUE O HIDROCARBONETO DA REGIÃO NÃO TINHA VALOR COMERCIAL E DETERMINOU O FECHAMENTO DOS POÇOS.
AQUI UMA RUA DA CIDADE
imagem - PMNON
PARCIAL VISTA DE CIMA
imagem - PMNON
BARCO
imagem - PMNON
PARCIAL
imagem - PMNON
OS BARCOS E O CAIS
imagem - Albarroncas
O PORTO
imagem - Manduruku
CLUBE
imagem - Albarroncas
RIO MADEIRA COM A CIDADE AO FUNDO
imagem - S. Glucena
ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Albarroncas
FONTE
imagem - S. Glucena
PARCIAL
imagem - PMNON
PARCIAL DA AVENIDA
imagem - PMNON
CASAS RENTE AO RIO
imagem - PMNON
OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - PMNON
AVENIDA CENTRAL
imagem - PMNON
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
imagem - Albarroncas
A MATRIZ COM AS CONSTRUÇÕES QUE A CERCA
imagem - PMNON
CONTEXTO COM A MATRIZ
imagem - PMNON
PRAÇA DA MATRIZ VISTO DE CIMA
imagem - PMNON
RUA BEIRA RIO
imagem - PMNON
HOSPITAL
imagem - S. Glucena
HOTEL
imagem - Albarroncas
RUA BEIRA RIO E PRAÇA
imagem - PMNON
VISÃO PARCIAL
imagem - PMNON
PARCIAL
imagem - PMNON
AVENIDA
imagem - PMNON
RUA DA PREFEITURA
imagem - PMNON
RUA DA PREFEITURA E RIO MADEIRA
imagem - PMNON
ORLA DO RIO
imagem - PMNON
PARQUE DE EVENTOS / BOI BUMBÁ
A PAIXÃO POR BOI BUMBÁ DO POVO NOVOLINDENSE É ANTIGA, VEM DA DÉCADA DE 80 E NEM O CALOR INTENSO AFASTA OS BRINCANTES E ARTISTAS. PELO CONTRÁRIO, TEM ATRAÍDO CADA VEZ MAIS GENTE, ATÉ DE OUTROS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS. A PERFEIÇÃO NA ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DAS ALEGORIAS, A BELEZA E O ESPLENDOR DAS FANTASIAS E A CADENCIA DA MARUJADA E DA BATUCADA PROMOVEM UM BONITO ESPETÁCULO, NA ARENA, ONDE AS BATIDAS DO TAMBOR E A COREOGRAFIA DOS QUASE 600 BRINCANTES. AS PESSOAS VIAJAM EMBALADAS NA BELEZA E NO IMAGINÁRIO DAS LENDAS, CONTOS E MISTÉRIOS, ENVOLVENDO RIOS E FLORESTAS.
imagem - PMNON
imagem - PMNON
ESCOLA ESTADUAL
imagem - ?
BONITA ORLA
imagem - S. Glucena
JORROU EM NOVA OLINDA! O MELHOR PETRÓLEO DO MUNDO
ASSIM NOTICIAVAM OS PERIÓDICOS NA MANHÃ DE 17 DE MARÇO DE 1955, ANUNCIANDO PARA TODO O AMAZONAS QUE TÍNHAMOS UM PETRÓLEO DE EXCELENTE QUALIDADE. ATRAVÉS DOS JORNALISTAS PHELIPPE DAOU E ALMIR DINIZ AMBOS MANTINHA A NOSSA SOCIEDADE INFORMADA SOBRE AQUELE ACONTECIMENTO QUE DARIA UM GRANDE SALTO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DE NOSSA REGIÃO. “O JATO DE OURO NEGRO” ATINGIU UMA ALTURA DE 45 METROS, ESPALHANDO-SE SOBRE UMA GRANDE ÁREA. DOIS MINUTOS DE INTENSA VIBRAÇÃO, ENTUSIASMO E ALEGRIA NA MADRUGADA DE DOMINGO, 13 DE MARÇO. O POÇO PRODUZIRÁ 30 BARRIS HORÁRIOS OU 700 POR DIA, COM PROBABILIDADE DE AUMENTO EXPRESSIVO SEGUNDO AFIRMAVA O DIRETOR DAS PERFURAÇÕES, ENGENHEIRO JOSÉ LEVINDO CARNEIRO.
PORÉM, O QUE AS AUTORIDADES POLÍTICAS, JORNALÍSTICAS E ATÉ A POPULAÇÃO DAQUELE PERÍODO NÃO ESPERAVAM ERA QUE O LAUDO DOS TÉCNICOS NORTE-AMERICANOS (RELATÓRIO LINK), MOSTRARIA QUE O NOSSO PETRÓLEO NÃO ERA VIÁVEL DEVIDO NÃO SER DE BOA QUALIDADE. LEVANDO OS ENGENHEIROS A TAPAR O POÇO COM TONELADAS DE CONCRETO. NO ENTANTO, MAIS TARDE SERIA REVELADO A TODA SOCIEDADE AMAZONENSE É QUE, O PETRÓLEO QUE JORROU EM NOVA OLINDA ERA DE EXCELENTE QUALIDADE, O LAUDO DOS TÉCNICOS NORTE-AMERICANOS, NÃO PASSOU DE UMA GRANDE MENTIRA.
Por: Jorgemar Monteiro
RIO MADEIRA QUE MARGEIA A CIDADE
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - TD Watts
imagem - PMNON
imagem - ?
imagem - Santelli
CAIS DO PORTO
imagem - S. Glucena
A PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Manduruku
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - E PRAÇA EM FRENTE
imagem - Deley Manaus
O SOL SE PONTO NO RIO MADEIRA
imagem - James Martins
EMBARCAÇÕES
imagem - ?
SUPERMERCADO
imagem - Albarroncas
RUA ARBORIZADA
imagem - Paiva
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE.

fonte / fotos = Portal da Prefeitura / Wikipédia / Thymonthy Becker / Jorge Monteiro / IBGE /




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…