Pular para o conteúdo principal

NOVA OLINDA DO NORTE / AMAZONAS - Lendas, contos e mistérios envolvendo rios e florestas num bonito espetáculo de paixão




LINHA DO TEMPO DE "NOVA OLINDA DO NORTE" / AMAZONAS / BRASIL
SEJA BEM VINDO A CIDADE DE NOVA OLINDA DO NORTE. AS MARGENS DO RIO MADEIRA
AQUI O RIO MADEIRA
imagem - Deley Manaus
NOVA OLINDA DO NORTE TEM 30.696 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM NOVA OLINDA DO NORTE EH: OLINDENSE - IBGE -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955
ORIGEM DO NOME
O NOME DE NOVA OLINDA DO NORTE ORIGINOU-SE DE OLINDA, DENOMINAÇÃO DA PROPRIEDADE DE FULGÊNCIO RODRIGUES MAGNO, COMERCIANTE NO PARANÁ DO URARIÁ, E DA EXPRESSÃO DO NORTE, ACRESCENTADA PELO GOVERNADOR DO AMAZONAS, PLÍNIO RAMOS COELHO, AO CRIAR O MUNICÍPIO.
HISTÓRIA
HABITAVAM PRIMITIVAMENTE A REGIÃO, OS ÍNDIOS: TURÁS, MURAS, MUNDURUCUS E OUTROS.
A HISTORIA DE NOVA OLINDA DO NORTE, ESTÁ ESTREITAMENTE LIGADA A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO DO AMAZONAS.
NO DIA 13 DE MAIO DE 1955 JORROU PETRÓLEO EM NOVA OLINDA. O GOVERNADOR PLÍNIO COELHO APARECEU NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS BRASILEIROS COM O SEU TERNO DE LINHO BRANCO TINGIDO COM O PETRÓLEO QUE JORROU DO POÇO PIONEIRO 1-NO-1-AM, DA PETROBRAS. NOVA OLINDA FICOU CONHECIDA COMO A CIDADE DO PETRÓLEO E CHEGOU A SER VISITADA POR DOIS PRESIDENTES DA REPÚBLICA, CAFÉ FILHO E JUSCELINO KUBITSCHEK. OUTRAS CINCO PERFURAÇÕES FORAM FEITAS NAS PROXIMIDADES DO POÇO PIONEIRO, NOS DOIS ANOS QUE SE SEGUIRAM A ESSA DATA HISTÓRICA. O PERÍODO DE EUFORIA E ESPERANÇA TEVE, NO ENTANTO, CURTA DURAÇÃO. O PETRÓLEO VOLTOU A JORRAR NO POÇO 2-NO-AM , MAS A PETROBRAS, ACATANDO ARGUMENTO DO FAMOSO RELATÓRIO LINK, ALEGOU QUE O HIDROCARBONETO DA REGIÃO NÃO TINHA VALOR COMERCIAL E DETERMINOU O FECHAMENTO DOS POÇOS.
AQUI UMA RUA DA CIDADE
imagem - PMNON
PARCIAL VISTA DE CIMA
imagem - PMNON
BARCO
imagem - PMNON
PARCIAL
imagem - PMNON
OS BARCOS E O CAIS
imagem - Albarroncas
O PORTO
imagem - Manduruku
CLUBE
imagem - Albarroncas
RIO MADEIRA COM A CIDADE AO FUNDO
imagem - S. Glucena
ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Albarroncas
FONTE
imagem - S. Glucena
PARCIAL
imagem - PMNON
PARCIAL DA AVENIDA
imagem - PMNON
CASAS RENTE AO RIO
imagem - PMNON
OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - PMNON
AVENIDA CENTRAL
imagem - PMNON
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
imagem - Albarroncas
A MATRIZ COM AS CONSTRUÇÕES QUE A CERCA
imagem - PMNON
CONTEXTO COM A MATRIZ
imagem - PMNON
PRAÇA DA MATRIZ VISTO DE CIMA
imagem - PMNON
RUA BEIRA RIO
imagem - PMNON
HOSPITAL
imagem - S. Glucena
HOTEL
imagem - Albarroncas
RUA BEIRA RIO E PRAÇA
imagem - PMNON
VISÃO PARCIAL
imagem - PMNON
PARCIAL
imagem - PMNON
AVENIDA
imagem - PMNON
RUA DA PREFEITURA
imagem - PMNON
RUA DA PREFEITURA E RIO MADEIRA
imagem - PMNON
ORLA DO RIO
imagem - PMNON
PARQUE DE EVENTOS / BOI BUMBÁ
A PAIXÃO POR BOI BUMBÁ DO POVO NOVOLINDENSE É ANTIGA, VEM DA DÉCADA DE 80 E NEM O CALOR INTENSO AFASTA OS BRINCANTES E ARTISTAS. PELO CONTRÁRIO, TEM ATRAÍDO CADA VEZ MAIS GENTE, ATÉ DE OUTROS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS. A PERFEIÇÃO NA ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DAS ALEGORIAS, A BELEZA E O ESPLENDOR DAS FANTASIAS E A CADENCIA DA MARUJADA E DA BATUCADA PROMOVEM UM BONITO ESPETÁCULO, NA ARENA, ONDE AS BATIDAS DO TAMBOR E A COREOGRAFIA DOS QUASE 600 BRINCANTES. AS PESSOAS VIAJAM EMBALADAS NA BELEZA E NO IMAGINÁRIO DAS LENDAS, CONTOS E MISTÉRIOS, ENVOLVENDO RIOS E FLORESTAS.
imagem - PMNON
imagem - PMNON
ESCOLA ESTADUAL
imagem - ?
BONITA ORLA
imagem - S. Glucena
JORROU EM NOVA OLINDA! O MELHOR PETRÓLEO DO MUNDO
ASSIM NOTICIAVAM OS PERIÓDICOS NA MANHÃ DE 17 DE MARÇO DE 1955, ANUNCIANDO PARA TODO O AMAZONAS QUE TÍNHAMOS UM PETRÓLEO DE EXCELENTE QUALIDADE. ATRAVÉS DOS JORNALISTAS PHELIPPE DAOU E ALMIR DINIZ AMBOS MANTINHA A NOSSA SOCIEDADE INFORMADA SOBRE AQUELE ACONTECIMENTO QUE DARIA UM GRANDE SALTO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DE NOSSA REGIÃO. “O JATO DE OURO NEGRO” ATINGIU UMA ALTURA DE 45 METROS, ESPALHANDO-SE SOBRE UMA GRANDE ÁREA. DOIS MINUTOS DE INTENSA VIBRAÇÃO, ENTUSIASMO E ALEGRIA NA MADRUGADA DE DOMINGO, 13 DE MARÇO. O POÇO PRODUZIRÁ 30 BARRIS HORÁRIOS OU 700 POR DIA, COM PROBABILIDADE DE AUMENTO EXPRESSIVO SEGUNDO AFIRMAVA O DIRETOR DAS PERFURAÇÕES, ENGENHEIRO JOSÉ LEVINDO CARNEIRO.
PORÉM, O QUE AS AUTORIDADES POLÍTICAS, JORNALÍSTICAS E ATÉ A POPULAÇÃO DAQUELE PERÍODO NÃO ESPERAVAM ERA QUE O LAUDO DOS TÉCNICOS NORTE-AMERICANOS (RELATÓRIO LINK), MOSTRARIA QUE O NOSSO PETRÓLEO NÃO ERA VIÁVEL DEVIDO NÃO SER DE BOA QUALIDADE. LEVANDO OS ENGENHEIROS A TAPAR O POÇO COM TONELADAS DE CONCRETO. NO ENTANTO, MAIS TARDE SERIA REVELADO A TODA SOCIEDADE AMAZONENSE É QUE, O PETRÓLEO QUE JORROU EM NOVA OLINDA ERA DE EXCELENTE QUALIDADE, O LAUDO DOS TÉCNICOS NORTE-AMERICANOS, NÃO PASSOU DE UMA GRANDE MENTIRA.
Por: Jorgemar Monteiro
RIO MADEIRA QUE MARGEIA A CIDADE
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - PMNON
imagem - TD Watts
imagem - PMNON
imagem - ?
imagem - Santelli
CAIS DO PORTO
imagem - S. Glucena
A PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Manduruku
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - E PRAÇA EM FRENTE
imagem - Deley Manaus
O SOL SE PONTO NO RIO MADEIRA
imagem - James Martins
EMBARCAÇÕES
imagem - ?
SUPERMERCADO
imagem - Albarroncas
RUA ARBORIZADA
imagem - Paiva
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE.

fonte / fotos = Portal da Prefeitura / Wikipédia / Thymonthy Becker / Jorge Monteiro / IBGE /




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…