Pular para o conteúdo principal

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA - MINAS GERAIS - UMA DAS MAIS DESLUMBRANTES E DESCONHECIDAS PAISAGENS DO BRASIL EH UM LUGAR PRIVILEGIADO PARA PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS, VIVÊNCIA AMBIENTAL E TURISMO ECOLÓGICO




LINHA DO TEMPO DA "SERRA DA CANASTRA"  EM MINAS GERAIS / BRASIL
Criado em 1972 para preservar a nascente do Rio São Francisco, tem paisagens exuberantes onde predominam os Campos de Altitude e o Cerrado. É obrigatório contratar guia para a travessia entre a parte alta e a baixa da Casca d'Anta, única queda dentro da área de preservação. No entanto, o acesso é complicado para a maioria das atrações - a companhia de um monitor torna os passeios mais seguros.
Gaviões-carcará na cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
Vale lembrar que no pequeno Centro de Visitantes não é possível contratar guias. Com um pouco de sorte, é possível encontrar belos animais no parque: veado campeiro, tamanduás-bandeiras, lobos-guarás e tatus-canastra.
Acesso: 
O caminho mais usado é a MG-341, via Piumhi. São 58 km até São Roque de Minas e mais 7 km até a Portaria São Roque, a principal do parque. Além dela, há outras três portarias: no município de Sacramento, no distrito de São João Batista e no acesso à parte baixa da Casca d'Anta, em São José do Barreiro. Entre as portarias São Roque e Sacramento, por dentro do parque, são 70 km de estrada ruim, que alterna trechos de terra e pedras. As cidades mais próximas da portaria Sacramento são a própria Sacramento (79 km) e Delfinópolis (84 km), ambas com acesso por estradas de terra. Para quem chega de Araxá, a portaria mais próxima é a São João Batista.
Pássaro na Serra da Canastra, em Minas Gerais
Podendo chegar a 50 quilos e medir 1,2 metro de comprimento, o tatu-canastra é o maior membro de sua família (Dasypodidae). Possui garras enormes que usa para cavar buracos em busca de formigas, cupins. A espécie é visada por caçadores devido ao seu grande porte. O desmatamento é outra ameaça que coloca o mamífero na categoria vulnerável na lista vermelha de animais ameaçados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês)
Melhor época: 
As estradas tendem a piorar de novembro a março, época de chuvas. Nesse período, pode haver trechos intransitáveis para veículos de passeio. Informe-se antes de ir. Informações: Instituto Chico Mendes, 3433-1326 (São Roque de Minas). O parque funciona entre 8h e 18h, com entrada até 16h. R$ 7,50
Patos da espécie mergulhão vivem nas águas do parque
BEM VINDO AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. O PARQUE DO RIO SÃO FRANCISCO
A Cachoeira Casca d'Anta, com 186 metros, é o símbolo do Parque Nacional da Serra da Canastra
foto - Ivan Carneiro
O ENCANTO DAS ÁGUAS 
“Enquanto tive diante dos meus olhos a Serra da Canastra, desfrutei de um panorama maravilhoso. À direita descortinava uma vasta extensão de campinas e à esquerda tinha a serra, do alto da qual jorravam quatro cascatas.” 
Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) em “Viagem às nascentes do rio São Francisco”
AQUI A SERRA DA CANASTRA QUE TEM A FORMA DE UM BAÚ.
imagem - M. Graça
HISTÓRIA
A SERRA DA CANASTRA É UMA CADEIA MONTANHOSA LOCALIZADA NO CENTRO-SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É UM DOS MAIS IMPORTANTES PARQUES NACIONAIS BRASILEIROS, CRIADO EM 1972 ATRAVÉS DO DECRETO 70.355 DE 1972.
POR AQUI PASSA O RIO SÃO FRANCISCO, SOBRE O QUAL E CONFORME ESTUDOS RECENTES, TÊM SUA NASCENTE REAL E GEOGRÁFICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MEDEIROS, MINAS GERAIS.
NA SERRA DA CANASTRA, NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DE MINAS, ENCONTRA-SE A APROXIMADAMENTE 1200 METROS DE ALTITUDE A CHAMADA NASCENTE HISTÓRICA, A QUAL POR MUITO TEMPO SE PENSOU SER A NASCENTE REAL.
PREVISTO COM UMA ÁREA INICIAL DE 200 MIL HECTARES O PARQUE NACIONAL SÓ SE EFETIVOU EM UMA ÁREA DE 71.525 HA E ISTO ATÉ HOJE É CAUSA DE MUITO CONFLITO NA REGIÃO, DEVIDO À INTENÇÃO DO IBAMA DE DESAPROPRIAR O RESTANTE DA ÁREA ORIGINALMENTE PREVISTA.
ORIGEM DO NOME
A SERRA DA CANASTRA TEM O FORMATO DE UM BAÚ, DAÍ A ORIGEM DO NOME, POIS CANASTRA É UM TIPO DE BAÚ ANTIGO. 
VEJA AGORA A BELEZA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA COM SUAS SERRAS, NASCENTES, RIOS, FAUNA E FLORA.
imagem - Wikipédia
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
Chegar à Serra da Canastra já foi sinônimo de aventura, hoje, desde que o asfalto facilitou o acesso, as famílias dominam a região
imagem - Wikipédia
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
imagem - Wikipédia
O PARQUE
O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA É ADMINISTRADO PELO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).
A CACHOEIRA CASCA D'ANTA COM APROXIMADAMENTE 186 METROS DE ALTURA É UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DO PARQUE, SAINDO DE UM CORTE NATURAL DA SERRA DE APROXIMADAMENTE 144 METROS, OU SEJA, A ALTURA DA SERRA CHEGA A 330 METROS. O RIO SÃO FRANCISCO NASCE 14 QUILÔMETROS ANTES DESTA SUA QUEDA PRINCIPAL.
O PARQUE PROTEGE UM CENÁRIO DE RARA BELEZA, SUA VEGETAÇÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE A "BORDA DA MATA ATLÂNTICA" E O "INÍCIO DO CERRADO", COM PREDOMINÂNCIA DE CAMPOS DE ALTITUDE QUE ABRIGAM INÚMERAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA DO CERRADO, COMO O LOBO GUARÁ, O TAMANDUÁ-BANDEIRA, O VEADO-CAMPEIRO, DIVERSOS GAVIÕES E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO COMO O PATO MERGULHÃO E O TATU-CANASTRA.
AQUI A ENTRADA PARA O PARQUE
imagem - Leandro Durães
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura.
A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.
foto - ?


A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.
Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado e fiel à descrição apaixonada do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire.
foto - ?
Canastra Velha
Os visitantes da Serra da Canastra que passam por São Roque de Minas têm um lugar especial para saborear um café expresso: a Canastra Velha, cafeteria que funciona ao lado da sede da Tamanduá Ecoturismo e da Pousada Caminho da Serra.
foto - www.serradacanastra.com.br
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
POUSADA FAZENDINHA
O Fazendinha da Canastra oferece um restaurante no local e vista panorâmica para uma paisagem cinematográfica. Este hotel-fazenda rural está localizado em Vargem Bonita e oferece um ambiente relaxante, onde você pode desfrutar da natureza e ao mesmo tempo manter-se informado graças ao WiFi, que está disponível gratuitamente.
A acomodação dispõe de sacada, varanda térrea e banheiro privativo com chuveiro. Os quartos têm vista do jardim e das montanhas. Uma área de estar ao ar livre e roupa de cama são confortos extras ao seu dispor.
foto - ?
POUSADA MIRANTE DA CANASTRA
 foto - ?
foto - ?
RESERVA DO CERRADÃO
A hospedagem mais diferenciada e charmosa da Serra da Canastra. Um lugar para você se sentir literalmente em casa, com conforto, dentro de uma reserva ecológica particular e diante de uma paisagem única.
A Casa do Alecrim fica numa colina em frente à RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Cachoeira do Cerradão, a 6 km de São Roque de Minas. De qualquer ponto da construção você terá uma bela vista de 360 graus da região.
POUSADA CAMINHO DA SERRA
O nome já diz: a pousada fica no caminho da serra, bem no início da estrada que liga São Roque de Minas ao Parque Nacional. A localização é mesmo privilegiada: a pousada tem vista das serras da Canastra e da Babilônia e está a menos de 2 mil metros do centro da cidade.
Os apartamentos foram construídos em vários blocos de sobrados onde o acesso ao piso superior é feito através de rampas de madeira. A área construída de cada apartamento é de 27 metros quadrados e todos têm TV, frigobar, ventilador de teto, internet wi-fi e varanda com rede e entrada independente.


foto - ?
foto - ?
VALE A PENA
Você não pode perder! Passeio de pôr-do-sol com trilha off-road à bordo do lendário Engesa EE-25 6×6, viatura símbolo da época áurea da indústria bélica brasileira na década de 80, fabricado pela Engesa, esse modelo de 1989, com tração 6×6 e caixa reduzida, teve 90% de sua produção exportada para a Europa e África. Percurso de aproximadamente 10km até o topo do Mirante da Chinela, à 1200 metros de altitude, com visão 360º, avistando 3 municípios e o paredão leste do Chapadão da Canastra! A subida será realizada ainda de dia e a descida à noite, após o pôr-do-sol, apenas com as luzes do EE-25! Duração de 3 horas. R$35,00 por pessoa. Mínimo de 12 pessoas.
O bs.: É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante as atividades.
foto - ?
foto - ?
imagem - Aender Arcos
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
imagem - Leandro Durães
A ÁGUA É O FATOR PREPONDERANTE NO PARQUE, CUJAS NASCENTES, QUE CHEGAM A CENTENAS, SURGEM EM FUNÇÃO DA UMIDADE QUE A ROCHA FRIA ABSORVE DO AR, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA NOITE.
AQUI PODEMOS VER A PRINCIPAL CACHOEIRA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA. A CACHOEIRA CASCA D'ANTAS AO FUNDO.
imagem - Samuel Marcos
CACHOEIRA DA MATA
imagem - Lana Maria
QUEDA DA CASCA D'ANTAS. A PRINCIPAL DO PARQUE. 186 METROS DE QUEDA LIVRE.
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO CERRADÃO
imagem - Lana Maria

INICIO DA QUEDA DA CASCA D'ANTAS
imagem - Wikipédia
O ABISMO DA CASCA D'ANTAS
imagem - Samuel Marcos
CASCA D'ANTAS POR INTEIRO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO FUNDÃO
imagem - Leandro Durães
CACHOEIRA DO ROLIN
imagem - Lana Maria
CAMINHO PARA A NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel marcos
VISTA GERAL DA CASCA D'ANTAS NA FENDA DA MONTANHA
imagem - Leandro Durães
FLORES NO CAMINHO DAS CACHOEIRAS
imagem - Leandro Durães
SEMPRE VIVIA, SEMPRE PRESENTE
imagem - Lana Maria
Atenção
O horário de entrada no Parque Nacional da Serra da Canastra é até as 16h00. Saída até as 18h00. Horários alternativos somente com prévia autorização da chefia do Parque;
O acesso ao Parque Nacional e demais atrações é por terra. As condições de tráfego podem ser precárias em época de chuva. Informe-se previamente.
OUTRA CACHOEIRA
imagem - Mundi
AQUI A NASCENTE HISTÓRICA DO RIO SÃO FRANCISCO / NASCENTE VERDADEIRA NÃO EH AQUI. ANTIGAMENTE ACREDITAVA-SE QUE ELE NASCIA AQUI. DEPOIS DESCOBRIRAM QUE NÃO.
imagem - Leandro Durães
PISCINAS NATURAIS DO RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Samuel Marcos
UMA DAS MUITAS NASCENTES DO PARQUE
imagem - Samuel Marcos
SÃO FRANCISCO PROTEGENDO A NASCENTE DO RIO QUE LEVA SEU NOME
imagem - Lana Maria
O LOBO GUARÁ EH COMUM NA REGIÃO
imagem - Adílson Morales
Maior canídeo brasileiro, o lobo-guará encara seu perseguidor na serra da Canastra, em Minas Gerais. O tom da pelagem do animal se confunde com o dos altos capins típicos do Cerrado.
SÃO FRANCISCO E A NASCENTE REAL DO VELHO CHICO / O RIO SÃO FRANCISCO REALMENTE NASCE AQUI
imagem - ?
O RIO SERPENTEANDO A SERRA
imagem - ?
Saint-Hilair
O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) faz parte daquele grupo fascinante de cientistas que transformaram o mundo em seu laboratório. Botânico, sua obra ficou eternizada no nome científico das muitas espécies que descobriu e descreveu. Pode-se dizer que ele dedicou a vida às plantas e ao Brasil, onde chegou com 37 anos, viajou durante 6 anos e recolheu uma coleção fabulosa: 30 mil exemplares de plantas de 7 mil espécies, das quais 4.500 até então desconhecidas. O estudo desse acervo foi a razão de sua vida depois que voltou à França.
Tamanduá no Parque Nacional Serra da Canastra

VALEU OU NÃO VALEU A VISITA
MELHOR, SÓ INDO VER DE PERTO.

fonte/fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / Projeto Tatu Canastra / Instituto Chico mendes / serradacanastra.com.br / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

ARAGUARI / MG

ESTA EH A MATRIZ DE BOM JESUS DA CANA VERDE, DA CIDADE DE ARAGUARI.
foto - ?
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Roberto Rufino
ESTA AQUI EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino
A IGREJA DO ROSÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Roberto Rufino
LATERAL DA IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…