Pular para o conteúdo principal

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO PAULO - Com excelentes atrativos turísticos, não faltarão opções para descansar, divertir e praticar esportes radicais




LINHA DO TEMPO DE "SÃO BERNARDO DO CAMPO" / SÃO PAULO / BRASIL
Está localizada a 22 km do centro de São Paulo, a 50 Km do Porto de Santos, a 45 Km do Aeroporto Internacional e a 18 km do Aeroporto de Congonhas. Cruzam seu território as rodovias Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriça e o Trecho Sul do Rodoanel. 
A cidade possui diversos equipamentos turísticos de lazer, esportes, cultura, gastronomia e compras: Cidade da Criança (primeiro parque temático do Brasil); Cidade da TV; Estádio 1º de Maio; Parque da Juventude Città di Marostica (que abriga diferentes modalidades de esportes radicais, como skate, patins, bike, rapel e escalada); Pavilhão Vera Cruz; Chácara Silvestre, Pinacoteca, entre outros. São famosas também as suas Rotas do Frango com Polenta, Rota do Peixe e a Rota dos Móveis (Rua Jurubatuba). 
O município possui um dos maiores espelhos d'água do país: a Represa Billings (maior reservatório artificial da América Latina), que é adequado para esportes e passeios náuticos. Nela está o Parque Estoril, que une a beleza da flora e da fauna da Mata Atlântica com as águas da represa e possui diversos atrativos como teleférico, pedalinhos e zoológico. Na outra margem da Represa o destaque fica por conta da Prainha do Riacho Grande, recentemente revitalizada e que conta com pedalinhos, passeios náuticos, banana-boat e wet-bike, além de restaurantes e quiosques para alimentação.
foto - PMSBC
São Bernardo do Campo é uma cidade rica em história e de grande representatividade no cenário nacional. Inicialmente conhecida como “capital dos móveis” pelo grande número de indústrias moveleiras que ajudaram a desenvolver a cidade no início do século XX, foi também, mais tarde, berço da indústria automobilística nacional. Aqui também nasceram o sindicalismo e os importantes movimentos trabalhistas que trouxeram grandes avanços para o segmento.
São Bernardo foi sede da primeira companhia cinematográfica brasileira, dona de circuitos gastronômico e ambiental reconhecidos em todo o País. A importância desta cidade não se dá apenas pela questão econômica e cultural, mas ainda por sua localização estratégica.
SEJA BEM VINDO A UMA DAS QUATRO CIDADES DA REGIÃO DO "ABCD" DA GRANDE SÃO PAULO. 
AQUI UMA VISÃO GERAL
imagem - ?
SÃO BERNARDO DO CAMPO TEM 765.463 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO EH: SÃO-BERNARDENSE - IBGE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.944
ORIGEM DO NOME
A CIDADE DETÉM ESSE NOME EM HONRA A SÃO BERNARDO DE CLARAVAL, SANTO PATRONO DA CIDADE.
O NOME SÃO BERNARDO "DO CAMPO" HOMENAGEIA SANTO ANDRÉ DA BORDA DO CAMPO, VILA FUNDADA POR JOÃO RAMALHO, E FOI ESCOLHIDO POR JÁ HAVER UMA CIDADE NO ESTADO DO MARANHÃO COM O NOME SÃO BERNARDO.
HISTÓRIA
O PRIMITIVO POVOADO DE SANTO ANDRÉ DA BORDA DO CAMPO, FUNDADO EM 1553, POR JOÃO RAMALHO E, EXTINTO ALGUNS ANOS DEPOIS, AO SER TRANSFERIDO O PELOURINHO PARA SÃO PAULO, NO PÁTIO DO COLÉGIO, SEGUNDO ALGUNS HISTORIADORES, LOCALIZAVA-SE, PROVAVELMENTE, NAS PROXIMIDADES DO QUILÔMETRO 18 DA VIA ANCHIETA. TODAVIA, POR NÃO EXISTIREM PROVAS DOCUMENTAIS QUE COMPROVEM COM EXATIDÃO, SANTO ANDRÉ E SÃO BERNARDO DO CAMPO DIVIDEM AS CORRENTES DE OPINIÃO, QUANTO À LOCALIZAÇÃO.
OS TEMPOS SE PASSARAM E NAS MESMAS TERRAS SE LOCALIZARAM, SUCESSIVAMENTE, DETENTORES DE SESMARIAS, OS MONGES BENEDITINOS COM SUA FAZENDA SÃO BERNARDO E MUITOS OUTROS, ATÉ QUE, EM 1735, ANTÔNIO PIRES SANTIAGO CONSTRUIU UMA CAPELA DEDICADA À NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, CUJA INSTALAÇÃO SE DEU À INSTÂNCIA DO PADRE SALVADOR PIRES SANTIAGO, EM DEZEMBRO DE 1736, E QUE POR SE SITUAR À MARGEM DA ESTRADA PARA O MAR; RECEBEU TAMBÉM O NOME DE CAPELA DA BOA VIAGEM, PORQUE OS VIAJANTES NELA ORAVAM INVOCANDO PROTEÇÃO.
AO LADO DESSA CAPELA FLORESCEU O POVOADO TENDO, EM 1812, SIDO ELEVADO À CAPELA CURADA E À FREGUESIA, ONDE SE CONSTITUIU MUNICÍPIO, EM 1889, NA PRIMITIVA VILA DE SÃO BERNARDO.
A COMPANHIA THE SÃO PAULO RAILWAY CO. INAUGUROU, EM 1867, SUA LINHA FÉRREA ENTRE SÃO PAULO E SANTOS, QUE, PELA CONVENIÊNCIA DE EVITAR ACIDENTES TOPOGRÁFICOS, PASSOU A CERCA DE SETE QUILÔMETROS AO NORTE DA VILA, E LÁ CONSTITUIU O PRÓSPERO POVOADO, ELEVADO À DISTRITO DE SANTO ANDRÉ, E CRESCEU MUITO COM A INSTALAÇÃO DE VÁRIAS INDÚSTRIAS, ATRAÍDAS PELO RÁPIDO E PRÁTICO SERVIÇO FERROVIÁRIO. SEU CRESCIMENTO SUPEROU A VILA E ASSIM, ATRAVÉS DOS ANOS, TORNOU-SE A SEDE MUNICIPAL, E SÃO BERNARDO FICOU REDUZIDO A DISTRITO ATÉ 1944, QUANDO SE DESMEMBROU COMO MUNICÍPIO INDEPENDENTE.
O DESENVOLVIMENTO INICIOU-SE QUANDO OS IMIGRANTES ITALIANOS RADICARAM-SE EM SÃO CAETANO E, A SEGUIR, NOS POVOADOS DA VILA (SÃO BERNARDO) E DA ESTAÇÃO (SANTO ANDRÉ
A VOCAÇÃO INDUSTRIAL COMEÇOU POR VOLTA DE 1920, QUANDO COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS E PEQUENAS INDÚSTRIAS ARTESANAIS. 
imagem - Pedro Kok
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - Bruno SP
imagem - ?
AQUI O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
imagem - Wikipédia
Turismo na Fábrica da Scania

CONJUNTO HABITACIONAL
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
MATA ATLÂNTICA NA REPRESA BILLINGS
imagem - Wikipédia
CENTRO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
EDIFÍCIO DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Kelvin Araújo Darre
imagem - Pedro Kok
ESTE EH O SR. ZILLIO. AUTOR DE ALGUMAS DAS FOTOS POSTADAS NESTA PÁGINA
imagem - Zillio
PRAÇA DA PREFEITURA
imagem - Kelvin Araújo Darre
AQUI O PRÉDIO DA PREFEITURA E A PRAÇA QUE O CERCA
imagem - Fabiano Gomes Mariano
imagem - ?
imagem - Paulo Roberto
RUA MARECHAL DEODORO
imagem - Paulo Roberto
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY
imagem - Guilherme Coelho
TURISMO
A cidade de São Bernardo do Campo proporciona excelentes atrativos e encantos naturais, belos parques, além de interessantes museus e monumentos históricos. Em São Bernardo do Campo não faltarão opções para descansar, se divertir e praticar esportes radicais.
IGREJAS
São Bernardo do Campo conta com uma incrível quantidade de igrejas e templos de diversas religiões, entre as quais algumas se destacam por serem declaras Patrimônio Histórico.
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – Belo exemplo da arquitetura do século XIX. É uma réplica da Igreja de San Marcos em Veneza.
CAPELA SANTA FILOMENA
É referencia da imigração, principalmente italiana, sendo um autêntico exemplo da arquitetura colonial brasileira. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico e Cultural Municipal
imagem - ?
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Paulo Roberto
PAROQUIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imagem - Paulo Roberto
IGREJA DE SANTA MARIA
imagem - Paulo Roberto
CHÁCARA SILVESTRE
Uma histórica construção que abriga o Museu Histórico e Pedagógico Raposo Tavares e o Museu do Folclore. Conta com moedas, armas, artefatos indígenas, fósseis e uma pinacoteca. O edifício tem a arquitetura típica da década de 30 e foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural em 1999.
PARQUES
Parque Engenheiro Salvador Arena
Nesse parque você encontrará jardins com um lago, fontes e uma bela cascata artificial, além de trilhas para caminhar e uma área para realizar atividades físicas. Também abriga o Teatro Arena, o maior aquário de água doce do Brasil e uma excelente infraestrutura para os visitantes com restaurante e lanchonetes.
Parque Rafael Lazzuri
Oferece belas áreas verdes com fontes e espelhos d’água. Foi construído para proporcionar um espaço onde as pessoas possam relaxar e praticar esportes. O estacionamento do parque é utilizado para a realização de feiras, eventos e apresentações.
Parque Estoril
É o maior da região. Está localizado nas margens da Represa Billings, pelo que oferece a oportunidade de praticar esportes aquáticos e passear de pedalinho, entre outras atividades. Aqui está localizada a Capela de São Bartolomeu, um teleférico e o Zoológico de São Bernardo do Campo, que conta com aproximadamente 250 animais de 70 espécies diferentes, a maioria da fauna brasileira e muitos em risco de extensão.
imagem - Paulo Roberto
Parque Città di Marostica
É uma área com mais de 21 mil metros quadrados que proporciona a oportunidade de realizar esportes como skateboarding, patinação, ciclismo, tirolesa, rapel e escalada. Também oferece um amplo programa cultural com atividades que incluem concertos, espetáculos cênicos, festivais de música eletrônica, artes circenses, encontros de capoeira e muitas outras atividades.
Parque Cidade da Criança
São Bernardo do Campo conta com o primeiro parque temático do Brasil que foi inaugurado em 1968. Atualmente foi completamente renovado e oferece inovadoras atrações que encantam a pequenos e adultos, além de um submarino, um teleférico e o InCorpore Sano, que é uma área de playground que fazem um passeio pelo corpo humano.
imagem - Paulo Roberto
imagem - Antônio J, Vidal
REPRESA BILLINGS
É a maior reserva de água potável da América Latina. Conta com uma área para praticar esportes aquáticos, pesca, além de uma pequena praia para descansar.
imagem - Antônio Cícero da Silva
PICO DO BONILHA
Pico Bonilha é um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, perfeito para os mais aventureiros e amantes da escalada livre e rapel.


CAMINHOS DO MAR
A região que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar, que incluem a antiga estrada de Santos e seus monumentos históricos, é conhecida como Caminhos do Mar. Aqui poderá ver a primeira via pavimentada da América Latina, a Calçada de Lorena, além da “Casa de Pedra”, construída em 1922 como parte da comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Esse caminho tem muitos outros monumentos, que somado ao ambiente silvestre e agradável, resultam em um passeio incrível.


imagem - Zillio
AVENIDA BAETA NEVES
imagem - André Bonacin
PRAÇA LAURO GOMES
imagem - Nilson Kabuki
PAÇO MUNICIPAL
imagem - ?
PRAÇA DO PROFESSOR
imagem - Nilson Kabuki
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO


VALEU PELA VISITA - ATÉ A PRÓXIMA

fonte/fotos - Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / IBGE / turismosaobernardo.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUANHÃES / MINAS GERAIS - NÃO EH FEITA SÓ DE HISTÓRIAS, MAS NUMA PAISAGEM QUE REVELA MUITO MAIS RIQUEZAS. CAVALGADAS, MARUJADAS, ARTESANATO, CASARÕES, CACHOEIRAS EM MEIO A LENDAS.

LINHA DO TEMPO DE "GUANHÃES" / MINAS GERAIS / BRASIL Guanhães, cidade hospitaleira, que mantém vivas suas tradições culturais. Durante o ano, são realizadas várias festas religiosas, entre elas a de São Miguel, padroeiro da cidade. Cavalgadas, apresentação de marujadas, festas juninas, apresentações de teatro, feira de artesanato, o Arraial e a festa de aniversário da cidade são outros bons exemplos da cultura em movimento.  Na arquitetura, a cidade preserva vários casarões antigos espalhados e que guardam a história da cidade, como, por exemplo, o casarão da Rua Francisco Nunes, onde eram comercializados os escravos trazidos para a região no século 19.
A casa da Cultura Laet Berto, a Igreja Matriz de São Miguel e Almas, a Capela da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, o Coreto Municipal, entre outros prédios de valor histórico são testemunhas da história da cidade. No meio rural de Guanhães belas fazendas Coloniais também podem ser encontradas. Várias em ótimo estado…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

CORONEL XAVIER CHAVES - UM LUGARZIM DE MINAS, APAIXONANTE

BEM VINDO A HISTÓRICA, BONITA E ACONCHEGANTE CIDADE DE CEL. XAVIER CHAVES.
foto - Francisco Assis Rodrigues CORONEL XAVIER CHAVES TEM 3.301 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM CEL. XAVIER CHAVES EH: XAVIERENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.962

CARMO DO CAJURU / A CIDADE DOS MÓVEIS

UM AMANHECER COMO ESTE, SÓ EM CARMO DO CAJURU. 
foto - ?
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE CARMO DO CAJURU: POPULAÇÃO: 20.018 HABITANTES (IBGE 2010) HOMENS: 9.600 (APROXIMADAMENTE) MULHERES: 9.400 (APROXIMADAMENTE) ALTITUDE: 772 METROS (MÉDIA) A ECONOMIA DO MUNICÍPIO COMEÇOU COM UMA FÁBRICA DE MANTEIGA, DEPOIS DE FARINHA E MACARRÃO. HOJE SUA ECONOMIA BASEIA-SE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, QUE UMA DAS MELHORES DO BRAZIL. ONDE OS MÓVEIS PRODUZIDOS EM CARMO DO CAJURU SÃO VENDIDOS EM TODO O BRAZIL E EXPORTADO PARA ALGUNS PAÍSES DO MERCO SUL

ESTE É O CASTELO DA LÍDER INTERIORES. ELE FICA NA CIDADE DE MATEUS LEME. MAS PERTENCE A FABRICA DE MOVEIS DE CARMO DO CAJURU
foto - Mauricio Cardim CARMO DO CAJURU, FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1948 QUEM NASCE EM CARMO DO CAJURU É: CAJURUENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,774, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EM CARMO DO CAJURU, TEM A MAIS FAMOSA FABRICA DE MÓVEIS DO PAÍS. É ALÍDER INTERIORES, QUE FABRICA OS MAIS BONITOS E MODERNOS MÓVEIS DA INDUSTRIA MOVELEIRA. A LÍDER …

IGARATINGA / CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE IGARATINGA. CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS DE CERÂMICA. CIDADE DE GENTE AMIGA
imagem - Thymonthy Becker Comunicação" IGARATINGA TEM 9.264 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM IGARATINGA EH: IGARATINGUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARO E FOI FUNDADA EM 1.962

HISTÓRICO OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO FORAM OS BANDEIRANTES QUE SE DIRIGIAM A PITANGUI, EM SUAS FIXAÇÕES AS MARGEM DIREITA E ESQUERDA DO RIO SÃO JOÃO.
A CIDADE DE IGARATINGA ENCONTRAVA-SE LOCALIZADA DENTRO DA ÁREA DA PROPRIEDADE DOS MATEUS, FAZENDA ESTA QUE FOI ABANDONADA PELOS PROPRIETÁRIOS, SEGUNDO MORADORES ANTIGOS.
SANTO ANTÔNIO DA PEDRA FOI O PRIMEIRO NOME DA CIDADE. POR DECISÃO DOS HERDEIROS, FOI DOADA UMA ÁREA DE VINTE ALQUEIRES PARA A CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DA PEDRA, MARCANDO OS LIMITES DA ATUAL CIDADE.
AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS QUE CHAGARAM AO LOCAL FORAM A FERREIRA GUIMARÃES, A MENDES E A FAMÍLIA FERREIRA DA SILVA QUE ERA DESCENDENTE DE ESCRAVOS.
A PRIMEIRA ESTRADA CONSTRUÍDA FOI …

IGARATINGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE IGARATINGA. CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS DE CERÂMICA. CIDADE DE GENTE AMIGA imagem "Thymonthy Becker Communication" IGARATINGA TEM 9.264 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM IGARATINGA EH: IGARATINGUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARO E FOI FUNDADA EM 1.962 HISTÓRIA OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO FORAM OS BANDEIRANTES QUE SE DIRIGIAM A PITANGUI, EM SUAS FIXAÇÕES AS MARGEM DIREITA E ESQUERDA DO RIO SÃO JOÃO. A CIDADE DE IGARATINGA ENCONTRAVA-SE LOCALIZADA DENTRO DA ÁREA DA PROPRIEDADE DOS MATEUS, FAZENDA ESTA QUE FOI ABANDONADA PELOS PROPRIETÁRIOS, SEGUNDO MORADORES ANTIGOS. SANTO ANTÔNIO DA PEDRA FOI O PRIMEIRO NOME DA CIDADE. POR DECISÃO DOS HERDEIROS, FOI DOADA UMA ÁREA DE VINTE ALQUEIRES PARA A CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DA PEDRA, MARCANDO OS LIMITES DA ATUAL CIDADE. O COMEÇO AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS QUE CHAGARAM AO LOCAL FORAM A FERREIRA GUIMARÃES, A MENDES E A FAMÍLIA FERREIRA DA SILVA QUE ERA DESCENDENTE DE ESCRAVOS. A PRIMEIRA ESTRADA CONSTRUÍ…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

LADAINHA / MG

BEM VINDO A CIDADE DE LADAINHA. CIDADE DA ETERNA MISS BRAZIL "MARTA ROCHA" E DE BELEZAS SEM FIM.  AQUI LADAINHA ENCRAVADA NOS VALES DE MINAS imagem - ? LADAINHA TEM 16.994 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM LADAINHA EH: LADAINHENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.949 ORIGEM DO NOME O primeiro nome, Ladainha do Podó, foi devido a um velho rezador de terço, de nome Podó, que sempre em suas orações, rezava aladainha. Posteriormente, toda a região ficou conhecida como Ladainha e o nome passou a ser este. HISTÓRIA Ladainha acha-se situada em uma sesmaria, antigamente denominada de Jacinto Mendes, sesmaria esta doada pelo Imperador D. Pedro II, em 1877, a um velho soldado veterano de Guerra com o Paraguai. De meados de 1914 a princípios de 1915, quando chegaram àquelas paragens o Coronel José Ribeiro de Oliveira, empreiteiro da Estrada de Ferro Bahia e Minas, e o pessoal que o servia, armou aquele um barracamento, que foi o marco inicial do povoado. O nome…

BR 494

BR 494 / DE MINAS AO RIO A BR 494 LIGA A CIDADE DE NOVA SERRA / MG (BR 262) A ANGRA DOS REIS / RJ. (BR 101) EM MINAS, PASSA POR  DIVINÓPOLIS, DISTRITO DE MARILÂNDIA, TREVO DE ACESSO A CIDADE DE CLÁUDIO, CARMO DA MATA, OLIVEIRA, SÃO TIAGO, RITÁPOLIS, SÃO JOÃO DEL REI, ARANTINA E OUTRAS. AQUI VEMOS A BR 494 NO TRECHO ENTRE O TREVO DE ACESSO A CIDADE DE CLÁUDIO E A CIDADE DE CARMO DA MATA. NESTA OCASIÃO, DEVIDO AS CHUVAS, UM TRECHO DA ESTRADA CEDEU. MAS JÁ ESTÁ TODA RESTAURADA. imagem - Thymonthy Becker Communication A RODOVIA FOI RESTAURADA NO TRECHO DE NOVA SERRA A OLIVEIRA. A MANUTENÇÃO ESTA SENDO FEITA E A PISTA ESTÁ EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO. INCLUSIVE COM FAIXA ADICIONAL (3ª PISTA) NAS SUBIDAS, EM TODO O TRECHO. EM ALGUNS TRECHOS ELA SE FUNDE COM ALGUMAS RODOVIAS MG. AQUI TEMOS A BR 494 PASSANDO POR DIVINÓPOLIS. NESTA FOTO, SOBRE UMA PONTE. imagem - ? A EXTENSÃO TOTAL DA BR 494 EH DE 450 KM.  O PERCURSO DE NOVA SERRA A SÃO JOÃO DEL REI, A BR 494 TEM 210 KM. AQUI TAMBÉM PASSANDO POR DIVINÓ…

GUAXUPÉ / MINAS GERAIS / BRAZIL -/ TERRA DO MELHOR CAFÉ DE MINAS

BEM VINDO A CIDADE DE GUAXUPÉ. CIDADE DO CAFÉ.
foto - Leonardo Pinelli
GUAXUPÉ TEM 49.430 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM GUAXUPÉ EH: GUAXUPEANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JULHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME 

"Caminho das Abelhas", significado indígena da palavra Guaxupé, é a versão mais aceita para a denominação que ficou até hoje. Tomou esse nome, por volta de 1814, o ribeirão e mais tarde o arraial, denominado Dores de Guaxupé. HISTÓRIA

Até o começo do século passado, o território em que se situa Guaxupé era mata virgem. As mais antigas referências dão conta de que somente em 1813 pés de homens civilizados pisaram a região que era habitada pelos primitivos O documento mais antigo sobre posse de terras até agora conhecido tem a data de 28 de outubro de 1818: É uma escritura passada em Jacuí e pela qual João Martins Pereira e sua mulher Maria de Jesus do Nascimento vendiam a Antônio Gomes da Silva "terras de cultura de matos virgens e serrados"na p…