Pular para o conteúdo principal

BRASILÉIA / ACRE - Rica em Biodiversidade, Singular em seus múltiplos aspectos, realista a respeito dos óbices que se antepõem, mas acreditando na persistência e trabalho de um povo singular




LINHA DO TEMPO DE "BRASILÉIA" ACRE / BRASIL 
População estimada 2016 (1) - 24.311 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.916,502 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,46 
Código do Município 1200104 
Gentílico - Brasileense 
Gentílico: brasileense 
HISTÓRICO 
Brasília, como era chamada Brasiléia, foi fundada nas terras dos índios Catianas e Maitenecas, no Seringal Carmem, quando o Acre já era território do Brasil. 
Foi criada por homens da classe dominante da sociedade acreana da época, seringalistas e autoridades constituídas, que habitavam no Alto Acre, vinculados à exportação de borracha para Belém e Manaus. 
No Seringal Carmem foi escolhida uma área para instalação da justiça do 3º Termo Judiciário da Comarca de Xapuri e do Juiz Fulgêncio de Paiva, que já havia sido expulso das terras do Seringal Nazaré. Eram os primeiros passos da fundação de Brasília, que contou com a participação de brasileiros como João Cordeiro Barbosa, José Antônio de Almeida, Olegário de Araújo França, Augusto de Melo Azevedo, Dr. Luiz Barreto Correa de Menezes, Dr. Ronaldo Melo, Raimundo Furtado, Fulgêncio Cruz, José Bernardo e outros. Brasília foi assentada à margem esquerda do Rio Acre, de frente à cidade boliviana de Cobija, onde moravam a maioria dos brasileiros que a fundaram no dia 03 de julho de 1910, data em que braços de seringueiros, sob as ordens dos doutores e seringalistas , derrubaram as primeiras árvores no local em que hoje está situada a cidade de Brasiléia. 
A região central de Brasiléia, Acre
foto - ?
PONTOS TURÍSTICOS 
PARQUE CENTENÁRIO 
O local é uma homenagem aos 100 anos de Brasileia e aos 50 anos de Brasília. Destinado ao lazer e a prática de esportes, foi construído na mesma linha dos parques da Maternidade e Tucumã, localizados na capital acreana. A obra tem um investimento do BNDES e possui pista de 1,2 quilômetros sem recortes, o que a torna muito propícia para caminhadas, duas quadras de esporte, playgrounds, área para piquenique e equipamentos de ginástica. 
O igapó é um ecossistema que registra a presença de várias espécies da fauna e da flora amazônica. No caso do Kayrala/Bacurim há espécies como aves ciganas e capivaras. Com projeto do arquiteto Adolfo Quiroga, da Seop, foi feita a instalação de uma pista de atletismo obedecendo ao traçado natural das árvores. Ou seja: nenhuma árvore foi afetada com a implantação da pista. 
foto - PMB
foto - PMB
foto - PMB
foto - Gleison Miranda
foto - Gleison Miranda
foto - Gleison Miranda
foto - Gleison Miranda
MIRANTE DO RIO ACRE 
Localizado próximo ao Centro de Atendimento do Turista em funcionamento, localizado na Avenida Prefeito Rolando Moreira, Praça Rafael Mendes, permite a visualização do Rio Acre e a fronteira com a Bolívia. 
O Mirante, de onde se pode ver a cidade Boliviana de Cobija, fica junto ao Centro de Atendimento ao Turista em Brasiléia, Acre
foto - PMB
PONTE BINACIONAL WILSON PINHEIRO 
Interligando o Brasil e a Bolívia, a ponte sobre o Rio Acre tem arquitetura moderna e foi inaugurada pelo Presidente Lula e o ex-governador Jorge Viana com a proposta de aproximar turisticamente as cidades de Brasiléia e Cobija. 
Esta ponte eh a fronteira entre Brasil e Bolívia, na cidade de Brasiléia, Acre
foto - PMB
foto - ?
foto - ?
PRAÇA HUGO POLI 
Espaço urbano agradável e bastante arborizado. É o principal ponto de encontro da juventude brasileense e o centro dos eventos municipais. 
Praça Ugo Poli, Centro da Cidade.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
BALNEÁRIO JARINAL 
Balneário Jarinal, localizado no Ramal Esperança com acesso pela BR 317 (Estrada do Pacífico), no km 5. Lá você vai encontrar um ambiente familiar, um belo banho com água corrente, acompanhado de caldos, rebadas, alacarte e som ao vivo aos domingos. 
Também tem serviço de hospedagem com aluguel de apartamentos para pernoites. Essa é uma boa dica para quem quer tranquilidade, lazer e boa comida. Os contatos são através dos telefones: (68)9904-5127 ou 9949-0520.
foto - ?
foto - ?
BALNEÁRIO KUMARURAMA 
Dispõe de açude, palhoça, chapéus de palha, piscina, bar com sinucas, restaurante, banheiros, quadra de areia, 
passeio a cavalo e seis chalés para alojamentos dos visitantes.
foto - ?
foto - ?
POUSADA VILA BRASÍLIA 
A Pousada Vila Brasília é um projeto que soma matéria-prima regional e criatividade, casamento entre o rústico e o moderno. Sua arquitetura integra-se ao meio ambiente, oferecendo cabanas com varanda, muito conforto e comodidade.
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE BRASILÉIA
Rua das Plameiras em Brasiléia, Acre
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Avenida Dr. Manuel Marinho Monte em Brasiléia, Acre
foto - ?
Sede da Prefeitura Municipal de Brasiléia, Acre
foto - ?
Chegando em Brasiléia, Acre
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Jozaflu Jesus
foto - Jozaflu Jesus
foto - Jozaflu Jesus
Centro Integrado de Cidadania de Brasiléia, Acre
foto - PMB
Congregação Cristã do Brasil em Brasiléia, Acre
foto - ?
Câmara de Vereadores de Brasiléia, Acre
foto - PMB
foto - Google.
Fórum de Justiça de Brasiléia, Acre
foto - PMB
Avenida Central de Brasiléia, Acre
foto - Jozaflu Jesus
Matriz de Nossa Senhora das Dores
foto - Jozaflu Jesus
Parquinho na Praça de Brasiléia, Acre
foto - ?
foto - ?
O tradicional Corto da Praça em Brasiléia, Acre
foto - ?
foto - ?
Estação Rodoviária de Brasiléia, Acre
foto - PMB
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
BRASILÉIA PÁLACE HOTEL 
Oferecemos aos nossos clientes, um serviço de extrema qualidade onde o conforto, a sofisticação e o bom atendimento, são um compromisso para àqueles que vêem para a fronteira Acreana. 
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Endereço 
O Brasiléia Palace Hotel está localizado ao lado da Praça Ugo Poli, no centro de Brasiléia. Os contato poderão ser feitos pelo telefone (68) 3546-3829 e pelo e-mail: BPHbrasileiahotel@gmail.com.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE



fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da prefeitura Municipal / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…