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WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

CN TOWER / TORONTO / CANADÁ - Principal cartão postal do país atraindo mais de dois milhões de visitantes, foi construída para ser uma torre de comunicação ferroviária




LINHA DO TEMPO DA "TORRE CN"  (CN TOWER) TORONTO / CANADÁ
Até 2012 a mais alta torre de observação do mundo era aqui (o pódio, com 634 metros de altura, está no Japão). 
Do alto dos 553 metros dá para ver toda a cidade de Toronto, tanto do observatório quanto do chão de vidro ou então do giratório 360 Restaurant. 
Seis elevadores com paredes de vidro fazem a viagem até o topo.
A TORRE CN, LOCALIZADA EM TORONTO, ONTÁRIO, CANADÁ É UMA TORRE TURÍSTICA E DE COMUNICAÇÕES QUE TEM 553,33 METROS (1,815 PÉS) DE ALTURA, SENDO A SEGUNDA MAIOR TORRE DO MUNDO.
ULTRAPASSOU A TORRE OSTANKINO EM 1975 QUANDO SUA CONSTRUÇÃO FOI CONCLUÍDA E FOI DECLARADA A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO. EM 12 DE SETEMBRO DE 2007 APÓS SER DETENTORA DO TÍTULO POR 32 ANOS, A TORRE CN FOI ULTRAPASSADA EM ALTURA PELO EDIFÍCIO, QUE NA ÉPOCA AINDA EM CONSTRUÇÃO, BURJ KHALIFA. ELA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE TORONTO, ATRAINDO MAIS DE DOIS MILHÕES DE VISITANTES ANUALMENTE.
CN SE REFERE ORIGINALMENTE A CANADIAN NATIONAL, A COMPANHIA FERROVIÁRIA QUE CONSTRUIU A TORRE
O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO DA TORRE CN FOI PROPOSTO EM 1968 PELA CANADIAN NATIONAL RAILWAY PARA RESOLVER CONSTANTES PROBLEMAS DE COMUNICAÇÕES QUE ACONTECIAM DEVIDO À CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS E ARRANHA-CÉUS CADA VEZ MAIS ALTOS NO CENTRO DA CIDADE, E PARA MOSTRAR A FORÇA DA INDÚSTRIA CANADENSE, E A DA CN EM PARTICULAR. O PLANO EVOLUIU NOS ANOS SEGUINTES, ATÉ QUE EM 1972 O PROJETO TORNOU-SE OFICIAL.
A TORRE FARIA PARTE DO METRO CENTRE, UMA GRANDE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM CONSTRUÇÃO FORA DA CIDADE. NAS EQUIPES QUE PARTICIPARAM ESTAVAM A JOHN ANDREWS ARCHITECTS EM ASSOCIAÇÃO COM A WZMH ARCHITECTS; WEBB, ZERAFA, MENKES, HOUSDEN COMO ARQUITETOS AUXILIARES; E A FUNDAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CANRON (EASTERN STRUCTURAL DIVISION).
A CONSTRUÇÃO DA TORRE CN INICIOU NO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 1973 COM MASSIVAS ESCAVAÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DA BASE DA TORRE. QUANDO FOI COMPLETADA, 56.000 TONELADAS DE SUJEIRA E TERRA FORAM REMOVIDOS DE 15 METROS DE PROFUNDIDADE, E A BASE INCORPOROU 7.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO COM 450 TONELADAS DE BARRAS DE FERRO E 36 TONELADAS DE CABOS DE AÇO CONSTRUÍDOS PARA UMA ESPESSURA DE 6,7 METROS. ESTA PARTE DA CONSTRUÇÃO FOI BASTANTE RÁPIDA, COM APENAS QUATRO MESES NECESSÁRIOS ENTRE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BASE ATÉ SER CONCLUÍDO PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO VERTICAL.
FOI UTILIZADO UM CONCRETO ESPECIAL DE ALTA QUALIDADE MISTURADO COM ÁGUA, SE TORNANDO UM MOLDE MACIÇO, SENDO USADO COMO ELEMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA TORRE. ENQUANTO O CONCRETO IA ENDURECENDO, A ESTRUTURA IA SE ELEVANDO, A BASE DO CONCRETO IA DIMINUINDO E A TORRE IA SENDO SUPORTADA POR MACACOS HIDRÁULICOS. COM ESSA TÉCNICA, A TORRE SUBIA 6 METROS POR DIA. O CONCRETO FOI DERRAMADO CONTINUAMENTE POR UMA EQUIPE DE 1.532 PESSOAS ATÉ 22 DE FEVEREIRO DE 1974, DURANTE O QUAL ELA JÁ HAVIA SE TORNADO A ESTRUTURA MAIS ALTA DO CANADÁ, ULTRAPASSANDO A RECÉM-CONSTRUÍDA INCO SUPERSTACK QUE USOU MÉTODOS SEMELHANTES EM SUA REALIZAÇÃO.
NO TOTAL, A TORRE CONTÉM 40.500 METROS CÚBICOS DE CONCRETO. UM DESAFIO EXISTENTE FORAM OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS PARA QUE A TORRE NÃO SE INCLINASSE, OU SOFRESSE TORÇÃO. ALÉM DE CONSTRUIR COM ALTA PRECISÃO DO PRUMO, INSTRUMENTOS ÓPTICOS FORAM UTILIZADOS, FAZENDO AS MEDIDAS A CADA DUAS HORAS. O RESULTADO FOI UMA TORRE COM UM DESVIO APENAS DE 29 MM DO PRUMO.
A TORRE CN É E CONTINUA SENDO USADA COMO TORRE DE COMUNICAÇÕES PARA DIFERENTES MÍDIAS, E POR NUMEROSAS COMPANHIAS.
SUA ALTURA TOTAL É DE 553 METROS E 33 CENTÍMETROS, SENDO QUE O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO DA TORRE ESTÁ LOCALIZADO A APROXIMADAMENTE 342 METROS DE ALTURA. A TORRE POSSUI UM SEGUNDO OBSERVATÓRIO, O SKY POD, LOCALIZADO A 447 METROS DE ALTURA, O MAIS ALTO DO MUNDO. A TORRE CN É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS. ATÉ 1995, CN ERA A ABREVIAÇÃO DE CANADIAN NATIONAL (NOME PROVENIENTE DA CANADIAN NATIONAL RAILWAY, CONSTRUTORA E PROPRIETÁRIA DA TORRE ATÉ 1995).
APÓS A INAUGURAÇÃO DA TORRE CN, A CANADIAN NATIONAL RAILWAY LOGO VIU QUE A TORRE CN ERA MUITO MAIS LUCRATIVA COMO UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA DO QUE UMA TORRE DE TRANSMISSÃO. COM CERCA DE UM MILHÃO DE TURISTAS SUBINDO A TORRE ANUALMENTE, DESDE QUE FOI CONSTRUÍDA, A TORRE CN NUNCA OPEROU NO VERMELHO. SEUS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO FORAM PAGOS EM APENAS 15 ANOS.
OUTRA CURIOSIDADE DA TORRE CN É A ESCADA QUE VAI DESDE O TÉRREO ATÉ O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO - ELA TEM 1.776 DEGRAUS, E É A ESCADA MAIS LONGA DO MUNDO. PROJETADA PRINCIPALMENTE PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS, ANUALMENTE A ESCADA É UTILIZADA DUAS VEZES PARA "ESCALADAS DE CARIDADE" - ABERTAS A QUAISQUER PESSOAS QUE QUEIRAM PARTICIPAR E AJUDAR A COMUNIDADE. A MÉDIA DO TEMPO QUE UM ESCALADOR LEVA PARA SUBIR TODOS OS 1.776 DEGRAUS É DE 30 MINUTOS, SENDO QUE O RECORDE É DE 7 MINUTOS E 52 SEGUNDOS.


fonte/fotos = Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / 



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