Pular para o conteúdo principal

CN TOWER / TORONTO / CANADÁ - Principal cartão postal do país atraindo mais de dois milhões de visitantes, foi construída para ser uma torre de comunicação ferroviária




LINHA DO TEMPO DA "TORRE CN"  (CN TOWER) TORONTO / CANADÁ
Até 2012 a mais alta torre de observação do mundo era aqui (o pódio, com 634 metros de altura, está no Japão). 
Do alto dos 553 metros dá para ver toda a cidade de Toronto, tanto do observatório quanto do chão de vidro ou então do giratório 360 Restaurant. 
Seis elevadores com paredes de vidro fazem a viagem até o topo.
A TORRE CN, LOCALIZADA EM TORONTO, ONTÁRIO, CANADÁ É UMA TORRE TURÍSTICA E DE COMUNICAÇÕES QUE TEM 553,33 METROS (1,815 PÉS) DE ALTURA, SENDO A SEGUNDA MAIOR TORRE DO MUNDO.
ULTRAPASSOU A TORRE OSTANKINO EM 1975 QUANDO SUA CONSTRUÇÃO FOI CONCLUÍDA E FOI DECLARADA A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO. EM 12 DE SETEMBRO DE 2007 APÓS SER DETENTORA DO TÍTULO POR 32 ANOS, A TORRE CN FOI ULTRAPASSADA EM ALTURA PELO EDIFÍCIO, QUE NA ÉPOCA AINDA EM CONSTRUÇÃO, BURJ KHALIFA. ELA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE TORONTO, ATRAINDO MAIS DE DOIS MILHÕES DE VISITANTES ANUALMENTE.
CN SE REFERE ORIGINALMENTE A CANADIAN NATIONAL, A COMPANHIA FERROVIÁRIA QUE CONSTRUIU A TORRE
O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO DA TORRE CN FOI PROPOSTO EM 1968 PELA CANADIAN NATIONAL RAILWAY PARA RESOLVER CONSTANTES PROBLEMAS DE COMUNICAÇÕES QUE ACONTECIAM DEVIDO À CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS E ARRANHA-CÉUS CADA VEZ MAIS ALTOS NO CENTRO DA CIDADE, E PARA MOSTRAR A FORÇA DA INDÚSTRIA CANADENSE, E A DA CN EM PARTICULAR. O PLANO EVOLUIU NOS ANOS SEGUINTES, ATÉ QUE EM 1972 O PROJETO TORNOU-SE OFICIAL.
A TORRE FARIA PARTE DO METRO CENTRE, UMA GRANDE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM CONSTRUÇÃO FORA DA CIDADE. NAS EQUIPES QUE PARTICIPARAM ESTAVAM A JOHN ANDREWS ARCHITECTS EM ASSOCIAÇÃO COM A WZMH ARCHITECTS; WEBB, ZERAFA, MENKES, HOUSDEN COMO ARQUITETOS AUXILIARES; E A FUNDAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CANRON (EASTERN STRUCTURAL DIVISION).
A CONSTRUÇÃO DA TORRE CN INICIOU NO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 1973 COM MASSIVAS ESCAVAÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DA BASE DA TORRE. QUANDO FOI COMPLETADA, 56.000 TONELADAS DE SUJEIRA E TERRA FORAM REMOVIDOS DE 15 METROS DE PROFUNDIDADE, E A BASE INCORPOROU 7.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO COM 450 TONELADAS DE BARRAS DE FERRO E 36 TONELADAS DE CABOS DE AÇO CONSTRUÍDOS PARA UMA ESPESSURA DE 6,7 METROS. ESTA PARTE DA CONSTRUÇÃO FOI BASTANTE RÁPIDA, COM APENAS QUATRO MESES NECESSÁRIOS ENTRE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BASE ATÉ SER CONCLUÍDO PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO VERTICAL.
FOI UTILIZADO UM CONCRETO ESPECIAL DE ALTA QUALIDADE MISTURADO COM ÁGUA, SE TORNANDO UM MOLDE MACIÇO, SENDO USADO COMO ELEMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA TORRE. ENQUANTO O CONCRETO IA ENDURECENDO, A ESTRUTURA IA SE ELEVANDO, A BASE DO CONCRETO IA DIMINUINDO E A TORRE IA SENDO SUPORTADA POR MACACOS HIDRÁULICOS. COM ESSA TÉCNICA, A TORRE SUBIA 6 METROS POR DIA. O CONCRETO FOI DERRAMADO CONTINUAMENTE POR UMA EQUIPE DE 1.532 PESSOAS ATÉ 22 DE FEVEREIRO DE 1974, DURANTE O QUAL ELA JÁ HAVIA SE TORNADO A ESTRUTURA MAIS ALTA DO CANADÁ, ULTRAPASSANDO A RECÉM-CONSTRUÍDA INCO SUPERSTACK QUE USOU MÉTODOS SEMELHANTES EM SUA REALIZAÇÃO.
NO TOTAL, A TORRE CONTÉM 40.500 METROS CÚBICOS DE CONCRETO. UM DESAFIO EXISTENTE FORAM OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS PARA QUE A TORRE NÃO SE INCLINASSE, OU SOFRESSE TORÇÃO. ALÉM DE CONSTRUIR COM ALTA PRECISÃO DO PRUMO, INSTRUMENTOS ÓPTICOS FORAM UTILIZADOS, FAZENDO AS MEDIDAS A CADA DUAS HORAS. O RESULTADO FOI UMA TORRE COM UM DESVIO APENAS DE 29 MM DO PRUMO.
A TORRE CN É E CONTINUA SENDO USADA COMO TORRE DE COMUNICAÇÕES PARA DIFERENTES MÍDIAS, E POR NUMEROSAS COMPANHIAS.
SUA ALTURA TOTAL É DE 553 METROS E 33 CENTÍMETROS, SENDO QUE O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO DA TORRE ESTÁ LOCALIZADO A APROXIMADAMENTE 342 METROS DE ALTURA. A TORRE POSSUI UM SEGUNDO OBSERVATÓRIO, O SKY POD, LOCALIZADO A 447 METROS DE ALTURA, O MAIS ALTO DO MUNDO. A TORRE CN É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS. ATÉ 1995, CN ERA A ABREVIAÇÃO DE CANADIAN NATIONAL (NOME PROVENIENTE DA CANADIAN NATIONAL RAILWAY, CONSTRUTORA E PROPRIETÁRIA DA TORRE ATÉ 1995).
APÓS A INAUGURAÇÃO DA TORRE CN, A CANADIAN NATIONAL RAILWAY LOGO VIU QUE A TORRE CN ERA MUITO MAIS LUCRATIVA COMO UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA DO QUE UMA TORRE DE TRANSMISSÃO. COM CERCA DE UM MILHÃO DE TURISTAS SUBINDO A TORRE ANUALMENTE, DESDE QUE FOI CONSTRUÍDA, A TORRE CN NUNCA OPEROU NO VERMELHO. SEUS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO FORAM PAGOS EM APENAS 15 ANOS.
OUTRA CURIOSIDADE DA TORRE CN É A ESCADA QUE VAI DESDE O TÉRREO ATÉ O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO - ELA TEM 1.776 DEGRAUS, E É A ESCADA MAIS LONGA DO MUNDO. PROJETADA PRINCIPALMENTE PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS, ANUALMENTE A ESCADA É UTILIZADA DUAS VEZES PARA "ESCALADAS DE CARIDADE" - ABERTAS A QUAISQUER PESSOAS QUE QUEIRAM PARTICIPAR E AJUDAR A COMUNIDADE. A MÉDIA DO TEMPO QUE UM ESCALADOR LEVA PARA SUBIR TODOS OS 1.776 DEGRAUS É DE 30 MINUTOS, SENDO QUE O RECORDE É DE 7 MINUTOS E 52 SEGUNDOS.


fonte/fotos = Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…