Pular para o conteúdo principal

CN TOWER / TORONTO / CANADÁ - Principal cartão postal do país atraindo mais de dois milhões de visitantes, foi construída para ser uma torre de comunicação ferroviária




LINHA DO TEMPO DA "TORRE CN"  (CN TOWER) TORONTO / CANADÁ
Até 2012 a mais alta torre de observação do mundo era aqui (o pódio, com 634 metros de altura, está no Japão). 
Do alto dos 553 metros dá para ver toda a cidade de Toronto, tanto do observatório quanto do chão de vidro ou então do giratório 360 Restaurant. 
Seis elevadores com paredes de vidro fazem a viagem até o topo.
A TORRE CN, LOCALIZADA EM TORONTO, ONTÁRIO, CANADÁ É UMA TORRE TURÍSTICA E DE COMUNICAÇÕES QUE TEM 553,33 METROS (1,815 PÉS) DE ALTURA, SENDO A SEGUNDA MAIOR TORRE DO MUNDO.
ULTRAPASSOU A TORRE OSTANKINO EM 1975 QUANDO SUA CONSTRUÇÃO FOI CONCLUÍDA E FOI DECLARADA A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO. EM 12 DE SETEMBRO DE 2007 APÓS SER DETENTORA DO TÍTULO POR 32 ANOS, A TORRE CN FOI ULTRAPASSADA EM ALTURA PELO EDIFÍCIO, QUE NA ÉPOCA AINDA EM CONSTRUÇÃO, BURJ KHALIFA. ELA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE TORONTO, ATRAINDO MAIS DE DOIS MILHÕES DE VISITANTES ANUALMENTE.
CN SE REFERE ORIGINALMENTE A CANADIAN NATIONAL, A COMPANHIA FERROVIÁRIA QUE CONSTRUIU A TORRE
O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO DA TORRE CN FOI PROPOSTO EM 1968 PELA CANADIAN NATIONAL RAILWAY PARA RESOLVER CONSTANTES PROBLEMAS DE COMUNICAÇÕES QUE ACONTECIAM DEVIDO À CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS E ARRANHA-CÉUS CADA VEZ MAIS ALTOS NO CENTRO DA CIDADE, E PARA MOSTRAR A FORÇA DA INDÚSTRIA CANADENSE, E A DA CN EM PARTICULAR. O PLANO EVOLUIU NOS ANOS SEGUINTES, ATÉ QUE EM 1972 O PROJETO TORNOU-SE OFICIAL.
A TORRE FARIA PARTE DO METRO CENTRE, UMA GRANDE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM CONSTRUÇÃO FORA DA CIDADE. NAS EQUIPES QUE PARTICIPARAM ESTAVAM A JOHN ANDREWS ARCHITECTS EM ASSOCIAÇÃO COM A WZMH ARCHITECTS; WEBB, ZERAFA, MENKES, HOUSDEN COMO ARQUITETOS AUXILIARES; E A FUNDAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CANRON (EASTERN STRUCTURAL DIVISION).
A CONSTRUÇÃO DA TORRE CN INICIOU NO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 1973 COM MASSIVAS ESCAVAÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DA BASE DA TORRE. QUANDO FOI COMPLETADA, 56.000 TONELADAS DE SUJEIRA E TERRA FORAM REMOVIDOS DE 15 METROS DE PROFUNDIDADE, E A BASE INCORPOROU 7.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO COM 450 TONELADAS DE BARRAS DE FERRO E 36 TONELADAS DE CABOS DE AÇO CONSTRUÍDOS PARA UMA ESPESSURA DE 6,7 METROS. ESTA PARTE DA CONSTRUÇÃO FOI BASTANTE RÁPIDA, COM APENAS QUATRO MESES NECESSÁRIOS ENTRE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BASE ATÉ SER CONCLUÍDO PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO VERTICAL.
FOI UTILIZADO UM CONCRETO ESPECIAL DE ALTA QUALIDADE MISTURADO COM ÁGUA, SE TORNANDO UM MOLDE MACIÇO, SENDO USADO COMO ELEMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA TORRE. ENQUANTO O CONCRETO IA ENDURECENDO, A ESTRUTURA IA SE ELEVANDO, A BASE DO CONCRETO IA DIMINUINDO E A TORRE IA SENDO SUPORTADA POR MACACOS HIDRÁULICOS. COM ESSA TÉCNICA, A TORRE SUBIA 6 METROS POR DIA. O CONCRETO FOI DERRAMADO CONTINUAMENTE POR UMA EQUIPE DE 1.532 PESSOAS ATÉ 22 DE FEVEREIRO DE 1974, DURANTE O QUAL ELA JÁ HAVIA SE TORNADO A ESTRUTURA MAIS ALTA DO CANADÁ, ULTRAPASSANDO A RECÉM-CONSTRUÍDA INCO SUPERSTACK QUE USOU MÉTODOS SEMELHANTES EM SUA REALIZAÇÃO.
NO TOTAL, A TORRE CONTÉM 40.500 METROS CÚBICOS DE CONCRETO. UM DESAFIO EXISTENTE FORAM OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS PARA QUE A TORRE NÃO SE INCLINASSE, OU SOFRESSE TORÇÃO. ALÉM DE CONSTRUIR COM ALTA PRECISÃO DO PRUMO, INSTRUMENTOS ÓPTICOS FORAM UTILIZADOS, FAZENDO AS MEDIDAS A CADA DUAS HORAS. O RESULTADO FOI UMA TORRE COM UM DESVIO APENAS DE 29 MM DO PRUMO.
A TORRE CN É E CONTINUA SENDO USADA COMO TORRE DE COMUNICAÇÕES PARA DIFERENTES MÍDIAS, E POR NUMEROSAS COMPANHIAS.
SUA ALTURA TOTAL É DE 553 METROS E 33 CENTÍMETROS, SENDO QUE O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO DA TORRE ESTÁ LOCALIZADO A APROXIMADAMENTE 342 METROS DE ALTURA. A TORRE POSSUI UM SEGUNDO OBSERVATÓRIO, O SKY POD, LOCALIZADO A 447 METROS DE ALTURA, O MAIS ALTO DO MUNDO. A TORRE CN É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS. ATÉ 1995, CN ERA A ABREVIAÇÃO DE CANADIAN NATIONAL (NOME PROVENIENTE DA CANADIAN NATIONAL RAILWAY, CONSTRUTORA E PROPRIETÁRIA DA TORRE ATÉ 1995).
APÓS A INAUGURAÇÃO DA TORRE CN, A CANADIAN NATIONAL RAILWAY LOGO VIU QUE A TORRE CN ERA MUITO MAIS LUCRATIVA COMO UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA DO QUE UMA TORRE DE TRANSMISSÃO. COM CERCA DE UM MILHÃO DE TURISTAS SUBINDO A TORRE ANUALMENTE, DESDE QUE FOI CONSTRUÍDA, A TORRE CN NUNCA OPEROU NO VERMELHO. SEUS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO FORAM PAGOS EM APENAS 15 ANOS.
OUTRA CURIOSIDADE DA TORRE CN É A ESCADA QUE VAI DESDE O TÉRREO ATÉ O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO - ELA TEM 1.776 DEGRAUS, E É A ESCADA MAIS LONGA DO MUNDO. PROJETADA PRINCIPALMENTE PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS, ANUALMENTE A ESCADA É UTILIZADA DUAS VEZES PARA "ESCALADAS DE CARIDADE" - ABERTAS A QUAISQUER PESSOAS QUE QUEIRAM PARTICIPAR E AJUDAR A COMUNIDADE. A MÉDIA DO TEMPO QUE UM ESCALADOR LEVA PARA SUBIR TODOS OS 1.776 DEGRAUS É DE 30 MINUTOS, SENDO QUE O RECORDE É DE 7 MINUTOS E 52 SEGUNDOS.


fonte/fotos = Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…