Pular para o conteúdo principal

LAGOA VERMELHA / RIO GRANDE DO SUL - Caminhando, de Bicicleta, a Cavalo, de Jeep ou Moto, não importa o meio, você se encantará com a natureza em todas as suas formas




LINHA DO TEMPO DE "LAGOA VERMELHA" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL 
Nosso município está localizado em uma área privilegiada com belas paisagens e roteiros que podem ser percorridos de diversas formas, caminhando, de bicicleta, cavalgadas, Jeep, motos e todos os demais meios de locomoção e com isso contemplar a natureza em todas as suas formas, roteiros alternativos que encantarão todos os visitantes.
imagem - ?
Parque da Lagoa
O parque da Lagoa é considerado histórico porque a partir deste local deu-se origem ao nome do nosso Município, conforme nossa lenda.
imagem - PMLV
Jaboticabal 
Em época de maturação dos frutos é possível colher os frutos da Jabuticabeira diretamente no pé.
imagem - ?
CTG Alexandre Pato
O Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato é a maior entidade tradicionalista do Município e uma das mais importantes de nossa região. Realiza bi anualmente no mês de Janeiro (em anos ímpares) o Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco, Comida Campeira e Mostra do Doce Campeiro. Neste evento alem das provas campeiras e artísticas destacam-se a gastronomia sendo o churrasco o responsável por conceder à cidade a fama de servir o melhor churrasco do Brasil. Alguns critérios são primordiais para esse sucesso, como a excelente qualidade da carne, o corte incomparável, a tradição no preparo e o tempero singular. Em razão da posição geográfica e da altitude, o clima e a pastagem dos campos são propícios para que o churrasco fique melhor e mais saboroso.
Br 285 Km 195 | Telefone: (54)3358-3230 | Site: www.ctgalexandrepato.com.br
imagem - PMLV
Igreja Matriz São Paulo
Construída nos anos de 1951 a 1956, em homenagem ao padroeiro do Município, São Paulo Apóstolo. Trata-se de um belíssimo monumento arquitetônico, principalmente no seu interior, ricamente decorada com pinturas de Emilio Zanon e vitrais vindos da França, retratando imagens de Santos, em seu entorno há uma pequena praça com bancos e agradável sombra. Foi edificada uma gruta com a imagem de São João Paulo II e Nossa Senhora Desatadora dos Nós, onde os visitantes e devotos rezam pedindo graças ou agradecem as já alcançadas.
imagem - PMLV
Igreja Matriz Santo Antonio
Possui um estilo arquitetônico moderno com um interior amplo e bem decorado. O templo arredondado possui em ambos os lados, duas portas com vitrais coloridos, o teto trabalhado com espessas vigas proporciona um visual diferenciado com imagens religiosas.
imagem - PMLV
Biquinha Rua do Tanque
Fonte de água natural, sempre jorrando este líquido em abundância, nunca secou. Hoje não é aconselhada para consumo.
imagem - PMLV
Bica Nossa Senhora Consoladora
Local de devoção e fé contempla no seu interior um pequeno bosque e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Consoladora, onde seus devotos além de desfrutarem de um lugar aprazível, elevam seus pedidos em oração ou agradecimentos por graças alcançadas.
imagem - PMLV
CASA DO ARTESÃO 
Casa do Artesanato, na Avenida Afonso Pena em frente a Igreja São Paulo.
Localizada no canteiro central da Avenida Afonso pena junto ao Altar da Pátria. No local o visitante encontra uma grande quantidade de artesanato confeccionado pelos artesãos de nosso município, demonstrando sua criatividade, beleza e originalidade, muitos confeccionados com materiais reciclados.
imagem - PMLV
Casa da Cultura Athos Branco
Inaugurado em 19 de outubro de 1998, o local abriga em suas dependências a Biblioteca Municipal Baltira Bitencurt, que conta com um acervo de aproximadamente 12 mil obras. Destacam-se pela promoção de eventos, exposições, oficinas, palestras e reuniões.
imagem - PMLV
Memorial Profeta São João Maria
Localizado na Rua São João Maria (ás margens da Br 285) local visitado por muitos devotos, onde os mesmos agradecem as graças alcançadas.
imagem - PMLV
Agroindústrias
Localizadas nas comunidades do interior do município, as agroindústrias priorizam produtos derivados de animais e vegetais, como: embutidos, laticínios, mel, ovos, bolachas Caseiras, Chimias, etc…
imagem - PMLV
Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira
O Rodeio Internacional e a Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e mostra do Doce Campeiro constitui um dos maiores eventos realizados no Município. É realizado pelo CTG Alexandre Pato com o apoio do Município.
É uma festa campeira e artística onde o público pode participar de várias provas e assistir shows com artistas renomados, saborear uma excelente comida campeira, degustar uma grande variedade de doces campeiros, oportuniza ao visitante conhecer a forma em que é preparado, assado e poder saborear o melhor churrasco do Brasil, além de poder caminhar livremente pela mata, contemplando toda a arquitetura de seus galpões.
imagem - PMLV
Semana do Município
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Maio seu aniversário e para fazê-lo em grande estilo realiza o Sapateio Nacional da Dança da Chula, trazendo até nosso meio Chuleadores de destaque nacional que além da competição artística aproveitam a visita para degustar os sabores de nossa terra.
imagem - PMLV
Semana Farroupilha 
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Setembro a Semana Farroupilha em parceria com entidades tradicionalistas, envolvendo as escolas com atividades ligadas as tradições gaúchas. O tradicional café campeiro é servido todas as manhãs pelas entidades tradicionalistas juntamente com a guarda da Chama Crioula. Todo ano, o Piquete 35 é o responsável pela condução da centelha da chama.
imagem - PMLV
Feria do Livro e Cultura na praça 
A Feira do Livro e Cultura na Praça de Lagoa Vermelha é um evento que congrega atividades educativas, literárias e culturais ao público local e Regional, proporciona o encontro com autores, palestras, oficinas literárias e artísticas, espetáculos teatrais, danças, shows musicais, exposições, concursos, atividades de formação de leitores, mostra de trabalhos estudantis, contação de histórias, sessão de autógrafos e projetos de responsabilidade sócioambiental. O evento acontece junto a Praça Frei Mateus Dolzan geralmente no mês de Novembro.
imagem - PMLV
Natal PET Iluminado e Natal Solidário 
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Dezembro o Natal PET Iluminado e também o Natal Solidário em parceria com as escolas com atividades em oficinas ligadas a reciclagem de garrafas PET, transformando-as em decoração natalina para as praças do município. O Natal Solidário é um dia dedicado as crianças, com a chegada do Papai Noel na praça são distribuídos brinquedos, doces e também são realizadas atividades como Teatro, música e dança.
imagem - PMLV
LAGOA VERMELHA A TERRA DA AMIZADE. CAPITAL NACIONAL DO CHURRASCO.
imagem - ?

População estimada 2016 (1) - 28.443
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.263,502
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 21,78
Código do Município 4311304
Gentílico - Lagoense
ORIGEM DO NOME
QUANTO AO TOPÔNIMO, DATA DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO ESTADO E FOI DADO PELOS TROPEIROS QUE CRUZAVAM A PEQUENA LAGOA DE ÁGUAS AVERMELHADAS, AINDA HOJE EXISTEM ÀS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR-285.
HISTÓRICO
LAGOA VERMELHA RIO GRANDE DO SUL 
Monografia - nº 609 Ano: 1976 
ASPECTOS HISTÓRICOS JESUÍTAS 
Espanhóis, em missão de catequese, foram os primeiros civilizados a penetrar em terras habitadas pelo “coroados” e dos quais até hoje existem descendentes, agrupados nos toldos de Cacique doble ligeiro, Nonoai, Inhacorá, Carreteiro e Água Santa. 
Por volta de 1740, fixaram-se os primeiros povoados, mas só quatorze anos depois, começaram a receber os títulos de posse das terras. Combates indígenas, entretanto, fizeram-se emigrar para Santa Catarina. 
Entre 1840 e 1847, José Ferreira Bueno, oficial da Guarda Nacional e proprietário de fazenda localizada em terras da atual Cidade de Lagoa vermelha, aí passou a residir com sua família, tornou-se o fundador do povoado, no qual construiu humilde capela dedicada ao Apóstolo São Paulo e inaugurada em 25 de janeiro de 1845. Ao redor dela, formou-se um núcleo populacional que progrediu rapidamente, com numerosas famílias procedentes de São Paulo, Colônia Caseiros, Vila Lapa e de Castro e de outras localidades. 
Lagoa Vermelha foi teatro de lutas sangrentas por ocasião da Revolução Federalista de 1893, movimento político que deu lugar a violenta queria civil. 
Foi a pecuária extensiva o primeiro esteio econômico do Município. Nos campos abertos o gado, desconhecido fronteiras, pastava livremente, enquanto os colonizadores, fixando moradias, marcavam as reses que criavam xx ou aprisionavam. Só mais tarde, no começo do século, com o incremento das propriedades rurais, teve início a delimitação, mediante valos, taipas de pedra e,.por fim, cercas de alambrado. 
Mas o Município não era apenas campanha. Terras fertilíssimas, madeira de lei e pinheiro atraíram os imigrantes e, das velhas colinas italianas, muitos deles vieram cultivar as terras ou iniciar a indústria da madeira que, dentro em pouco, fez de Lagoa Vermelha a Capital do Pinheiro. 
Dentre os italianos, o primeiro a chegar foi Francisco Gentil. Mais tarde, ingleses, árabes, alemães, poloneses, franceses, espanhóis e outros vieram contribuir para o desenvolvimento do Município. 
O movimento revolucionário de 1923 trouxe intensa movimentação de tropas.
AQUI A PLACA INDICATIVA DA LAGOA VERMELHA QUE DEU NOME A CIDADE.
imagem - Ney Garm
ESTA EH A LAGOA VERMELHA
imagem - Ney Garm
VISÃO PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI A CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS
imagem - ?
AQUI A BRIGADA MILITAR
imagem - ?
ESTA EH UMA DAS CACHOEIRAS DA REGIÃO
imagem - Ney Garm
UMA PLANTAÇÃO DE GRANOLA
imagem - Guido Lenz
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Ney Garm
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - ?
UMA LAGOA
imagem - ?
AS BELAS CORREDEIRAS
imagem - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
A AVENIDA PRINCIPAL NOVAMENTE
imagem - ?
AQUI A PRAÇA DO PÓRTICO
imagem - PMLV
ESTA EH A PRAÇA MARECHAL DEODORO
imagem - PMLV
PRAÇA CEL. DIOMÁRIO
imagem - ?
PRAÇA FREI MATHEUS
imagem - PMLV
PRAÇA SIMPLICIANO AGUINO
imagem - PMLV
AÉREA DE LAGOA VERMELHA
imagem - PMLV
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
imagem - ?
CASCATAS DO RIO INHANDAVA
imagem - ?
PARCIAL DA CIDADE
imagem - Debarembar
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES
LAGOA PARQUE HOTEL 
A perfeita união entre entretenimento para a família e estrutura de eventos encontra-se no Lagoa Parque Hotel. Um hotel inovador na região que aliou o bom gosto ao conforto. Aqui no Lagoa Parque Hotel a hospitalidade é garantida, faça chuva ou faça sol. 
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Lagoa Parque Hotel 
BR 285 - KM 192 
LAGOA VERMELHA/RS - BRASIL 
reservas@lagoaparquehotel.com.br
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
HOTEL ORO
O Hotel Oro está localizado no centro da cidade de Lagoa Vermelha. A cidade tem um povo muito hospitaleiro e recebeu o título de Cidade da Amizade.
O Hotel dispõe de vários tipos de acomodações, confortáveis e aconchegantes, que proporcionam aos nossos hóspedes um excelente descanso.
O café da manhã é farto, com uma variedade de pães, bolos, sucos, frutas e geléias servidas no salão de café, com vista para a praça central.
O hotel dispõe de sala de estar, serviço de lavanderia, garagem coberta, acesso a internet e jornais a sua disposição para seu entretenimento e conforto.
Venha conhecer o nosso Hotel, e desfrutar de bons momentos!
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
O hotel dispõe de diferentes tipos de acomodações, como: apartamentos simples, duplos, triplos, apartamentos de Casal, suítes com saleta privativa, tudo para garantir seu bem estar. 
Entre em contato conosco , e poderemos lhe orientar quanto a sua melhor opção de hospedagem.
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Av. Afonso Pena, 296 - Centro
Av. Afonso Pena, 296 - Centro, Lagoa Vermelha - RS, 95300-000, Brasil
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


fotos / fonte = Thymonthy Becker / Wikipédia /  Portal da prefeitura / IBGE / Divulgação / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS - Fundador e sede do Circuito Turístico "Caminhos do Indaiá" margeada pelo Rio São Francisco

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DORES DO INDAIÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL Dores do Indaiá insere-se na política pública de turismo: é município fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá. foto - ? Em 2003, tendo em vista da necessidade de adotar a política pública de turismo, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Turismo, instituiu o Decreto 43321, dispondo sobre o reconhecimento dos Circuitos Turísticos e sobre as normas de funcionamento. De acordo com o documento, “para os fins de promoção da política de turismo no âmbito do Estado, serão reconhecidos os Circuitos Turísticos institucionalizados e com personalidade jurídica registrada em cartório”, integrados por municípios “de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável". foto - ? Assim, nasceu, em abril de 2008, o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, com a proposta de lev…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

DIAMANTINA

BOM DIA. BEM VINDO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. BEM VINDO A DIAMANTINA. CIDADE DAS SERESTAS copyrigth "Mauro Braga" DIAMANTINA TEM HOJE, 45.884 HABITANTES. QUEM NASCE EM DIAMANTINA ÉH: DIAMANTINENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,748 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A ECONOMIA DO MUNICÍPIO É FORTE NO SETOR ESTUDANTIL. AQUI SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI. AQUI FORAM REALIZADOS EM 2010, 194 CASAMENTOS, 19 SEPARAÇÕES E 28 DIVÓRCIOS. Conhecida inicialmente como Arraia do Tijuco ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugual, durante o século XVII. Em 1938, Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do IPHAN o título de Patrimônio Histórico Nacional. E, no ano de 1999, foi tombada pela UNESCO como: Patrimônio cult…

LIMA DUARTE

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS E DO AR MAIS PURO DAS MINAS GERAIS copyrigth "Rosana4" LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA. CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE
LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO. Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio d…

GOVERNADOR VALADARES / A CAPITAL DO VALE DO RIO DOCE

BEM VINDO A CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES / A PRINCESINHA DO VALE.
imagem - Idleal
GOVERNADOR VALADARES TEM 263.689 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM GOVERNADOR VALADARES EH: VALADARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME