Pular para o conteúdo principal

LAGOA VERMELHA / RIO GRANDE DO SUL - Caminhando, de Bicicleta, a Cavalo, de Jeep ou Moto, não importa o meio, você se encantará com a natureza em todas as suas formas




LINHA DO TEMPO DE "LAGOA VERMELHA" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL 
Nosso município está localizado em uma área privilegiada com belas paisagens e roteiros que podem ser percorridos de diversas formas, caminhando, de bicicleta, cavalgadas, Jeep, motos e todos os demais meios de locomoção e com isso contemplar a natureza em todas as suas formas, roteiros alternativos que encantarão todos os visitantes.
imagem - ?
Parque da Lagoa
O parque da Lagoa é considerado histórico porque a partir deste local deu-se origem ao nome do nosso Município, conforme nossa lenda.
imagem - PMLV
Jaboticabal 
Em época de maturação dos frutos é possível colher os frutos da Jabuticabeira diretamente no pé.
imagem - ?
CTG Alexandre Pato
O Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato é a maior entidade tradicionalista do Município e uma das mais importantes de nossa região. Realiza bi anualmente no mês de Janeiro (em anos ímpares) o Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco, Comida Campeira e Mostra do Doce Campeiro. Neste evento alem das provas campeiras e artísticas destacam-se a gastronomia sendo o churrasco o responsável por conceder à cidade a fama de servir o melhor churrasco do Brasil. Alguns critérios são primordiais para esse sucesso, como a excelente qualidade da carne, o corte incomparável, a tradição no preparo e o tempero singular. Em razão da posição geográfica e da altitude, o clima e a pastagem dos campos são propícios para que o churrasco fique melhor e mais saboroso.
Br 285 Km 195 | Telefone: (54)3358-3230 | Site: www.ctgalexandrepato.com.br
imagem - PMLV
Igreja Matriz São Paulo
Construída nos anos de 1951 a 1956, em homenagem ao padroeiro do Município, São Paulo Apóstolo. Trata-se de um belíssimo monumento arquitetônico, principalmente no seu interior, ricamente decorada com pinturas de Emilio Zanon e vitrais vindos da França, retratando imagens de Santos, em seu entorno há uma pequena praça com bancos e agradável sombra. Foi edificada uma gruta com a imagem de São João Paulo II e Nossa Senhora Desatadora dos Nós, onde os visitantes e devotos rezam pedindo graças ou agradecem as já alcançadas.
imagem - PMLV
Igreja Matriz Santo Antonio
Possui um estilo arquitetônico moderno com um interior amplo e bem decorado. O templo arredondado possui em ambos os lados, duas portas com vitrais coloridos, o teto trabalhado com espessas vigas proporciona um visual diferenciado com imagens religiosas.
imagem - PMLV
Biquinha Rua do Tanque
Fonte de água natural, sempre jorrando este líquido em abundância, nunca secou. Hoje não é aconselhada para consumo.
imagem - PMLV
Bica Nossa Senhora Consoladora
Local de devoção e fé contempla no seu interior um pequeno bosque e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Consoladora, onde seus devotos além de desfrutarem de um lugar aprazível, elevam seus pedidos em oração ou agradecimentos por graças alcançadas.
imagem - PMLV
CASA DO ARTESÃO 
Casa do Artesanato, na Avenida Afonso Pena em frente a Igreja São Paulo.
Localizada no canteiro central da Avenida Afonso pena junto ao Altar da Pátria. No local o visitante encontra uma grande quantidade de artesanato confeccionado pelos artesãos de nosso município, demonstrando sua criatividade, beleza e originalidade, muitos confeccionados com materiais reciclados.
imagem - PMLV
Casa da Cultura Athos Branco
Inaugurado em 19 de outubro de 1998, o local abriga em suas dependências a Biblioteca Municipal Baltira Bitencurt, que conta com um acervo de aproximadamente 12 mil obras. Destacam-se pela promoção de eventos, exposições, oficinas, palestras e reuniões.
imagem - PMLV
Memorial Profeta São João Maria
Localizado na Rua São João Maria (ás margens da Br 285) local visitado por muitos devotos, onde os mesmos agradecem as graças alcançadas.
imagem - PMLV
Agroindústrias
Localizadas nas comunidades do interior do município, as agroindústrias priorizam produtos derivados de animais e vegetais, como: embutidos, laticínios, mel, ovos, bolachas Caseiras, Chimias, etc…
imagem - PMLV
Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira
O Rodeio Internacional e a Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e mostra do Doce Campeiro constitui um dos maiores eventos realizados no Município. É realizado pelo CTG Alexandre Pato com o apoio do Município.
É uma festa campeira e artística onde o público pode participar de várias provas e assistir shows com artistas renomados, saborear uma excelente comida campeira, degustar uma grande variedade de doces campeiros, oportuniza ao visitante conhecer a forma em que é preparado, assado e poder saborear o melhor churrasco do Brasil, além de poder caminhar livremente pela mata, contemplando toda a arquitetura de seus galpões.
imagem - PMLV
Semana do Município
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Maio seu aniversário e para fazê-lo em grande estilo realiza o Sapateio Nacional da Dança da Chula, trazendo até nosso meio Chuleadores de destaque nacional que além da competição artística aproveitam a visita para degustar os sabores de nossa terra.
imagem - PMLV
Semana Farroupilha 
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Setembro a Semana Farroupilha em parceria com entidades tradicionalistas, envolvendo as escolas com atividades ligadas as tradições gaúchas. O tradicional café campeiro é servido todas as manhãs pelas entidades tradicionalistas juntamente com a guarda da Chama Crioula. Todo ano, o Piquete 35 é o responsável pela condução da centelha da chama.
imagem - PMLV
Feria do Livro e Cultura na praça 
A Feira do Livro e Cultura na Praça de Lagoa Vermelha é um evento que congrega atividades educativas, literárias e culturais ao público local e Regional, proporciona o encontro com autores, palestras, oficinas literárias e artísticas, espetáculos teatrais, danças, shows musicais, exposições, concursos, atividades de formação de leitores, mostra de trabalhos estudantis, contação de histórias, sessão de autógrafos e projetos de responsabilidade sócioambiental. O evento acontece junto a Praça Frei Mateus Dolzan geralmente no mês de Novembro.
imagem - PMLV
Natal PET Iluminado e Natal Solidário 
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Dezembro o Natal PET Iluminado e também o Natal Solidário em parceria com as escolas com atividades em oficinas ligadas a reciclagem de garrafas PET, transformando-as em decoração natalina para as praças do município. O Natal Solidário é um dia dedicado as crianças, com a chegada do Papai Noel na praça são distribuídos brinquedos, doces e também são realizadas atividades como Teatro, música e dança.
imagem - PMLV
LAGOA VERMELHA A TERRA DA AMIZADE. CAPITAL NACIONAL DO CHURRASCO.
imagem - ?

População estimada 2016 (1) - 28.443
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.263,502
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 21,78
Código do Município 4311304
Gentílico - Lagoense
ORIGEM DO NOME
QUANTO AO TOPÔNIMO, DATA DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO ESTADO E FOI DADO PELOS TROPEIROS QUE CRUZAVAM A PEQUENA LAGOA DE ÁGUAS AVERMELHADAS, AINDA HOJE EXISTEM ÀS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR-285.
HISTÓRICO
LAGOA VERMELHA RIO GRANDE DO SUL 
Monografia - nº 609 Ano: 1976 
ASPECTOS HISTÓRICOS JESUÍTAS 
Espanhóis, em missão de catequese, foram os primeiros civilizados a penetrar em terras habitadas pelo “coroados” e dos quais até hoje existem descendentes, agrupados nos toldos de Cacique doble ligeiro, Nonoai, Inhacorá, Carreteiro e Água Santa. 
Por volta de 1740, fixaram-se os primeiros povoados, mas só quatorze anos depois, começaram a receber os títulos de posse das terras. Combates indígenas, entretanto, fizeram-se emigrar para Santa Catarina. 
Entre 1840 e 1847, José Ferreira Bueno, oficial da Guarda Nacional e proprietário de fazenda localizada em terras da atual Cidade de Lagoa vermelha, aí passou a residir com sua família, tornou-se o fundador do povoado, no qual construiu humilde capela dedicada ao Apóstolo São Paulo e inaugurada em 25 de janeiro de 1845. Ao redor dela, formou-se um núcleo populacional que progrediu rapidamente, com numerosas famílias procedentes de São Paulo, Colônia Caseiros, Vila Lapa e de Castro e de outras localidades. 
Lagoa Vermelha foi teatro de lutas sangrentas por ocasião da Revolução Federalista de 1893, movimento político que deu lugar a violenta queria civil. 
Foi a pecuária extensiva o primeiro esteio econômico do Município. Nos campos abertos o gado, desconhecido fronteiras, pastava livremente, enquanto os colonizadores, fixando moradias, marcavam as reses que criavam xx ou aprisionavam. Só mais tarde, no começo do século, com o incremento das propriedades rurais, teve início a delimitação, mediante valos, taipas de pedra e,.por fim, cercas de alambrado. 
Mas o Município não era apenas campanha. Terras fertilíssimas, madeira de lei e pinheiro atraíram os imigrantes e, das velhas colinas italianas, muitos deles vieram cultivar as terras ou iniciar a indústria da madeira que, dentro em pouco, fez de Lagoa Vermelha a Capital do Pinheiro. 
Dentre os italianos, o primeiro a chegar foi Francisco Gentil. Mais tarde, ingleses, árabes, alemães, poloneses, franceses, espanhóis e outros vieram contribuir para o desenvolvimento do Município. 
O movimento revolucionário de 1923 trouxe intensa movimentação de tropas.
AQUI A PLACA INDICATIVA DA LAGOA VERMELHA QUE DEU NOME A CIDADE.
imagem - Ney Garm
ESTA EH A LAGOA VERMELHA
imagem - Ney Garm
VISÃO PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI A CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS
imagem - ?
AQUI A BRIGADA MILITAR
imagem - ?
ESTA EH UMA DAS CACHOEIRAS DA REGIÃO
imagem - Ney Garm
UMA PLANTAÇÃO DE GRANOLA
imagem - Guido Lenz
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Ney Garm
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - ?
UMA LAGOA
imagem - ?
AS BELAS CORREDEIRAS
imagem - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
A AVENIDA PRINCIPAL NOVAMENTE
imagem - ?
AQUI A PRAÇA DO PÓRTICO
imagem - PMLV
ESTA EH A PRAÇA MARECHAL DEODORO
imagem - PMLV
PRAÇA CEL. DIOMÁRIO
imagem - ?
PRAÇA FREI MATHEUS
imagem - PMLV
PRAÇA SIMPLICIANO AGUINO
imagem - PMLV
AÉREA DE LAGOA VERMELHA
imagem - PMLV
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
imagem - ?
CASCATAS DO RIO INHANDAVA
imagem - ?
PARCIAL DA CIDADE
imagem - Debarembar
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES
LAGOA PARQUE HOTEL 
A perfeita união entre entretenimento para a família e estrutura de eventos encontra-se no Lagoa Parque Hotel. Um hotel inovador na região que aliou o bom gosto ao conforto. Aqui no Lagoa Parque Hotel a hospitalidade é garantida, faça chuva ou faça sol. 
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Lagoa Parque Hotel 
BR 285 - KM 192 
LAGOA VERMELHA/RS - BRASIL 
reservas@lagoaparquehotel.com.br
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
HOTEL ORO
O Hotel Oro está localizado no centro da cidade de Lagoa Vermelha. A cidade tem um povo muito hospitaleiro e recebeu o título de Cidade da Amizade.
O Hotel dispõe de vários tipos de acomodações, confortáveis e aconchegantes, que proporcionam aos nossos hóspedes um excelente descanso.
O café da manhã é farto, com uma variedade de pães, bolos, sucos, frutas e geléias servidas no salão de café, com vista para a praça central.
O hotel dispõe de sala de estar, serviço de lavanderia, garagem coberta, acesso a internet e jornais a sua disposição para seu entretenimento e conforto.
Venha conhecer o nosso Hotel, e desfrutar de bons momentos!
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
O hotel dispõe de diferentes tipos de acomodações, como: apartamentos simples, duplos, triplos, apartamentos de Casal, suítes com saleta privativa, tudo para garantir seu bem estar. 
Entre em contato conosco , e poderemos lhe orientar quanto a sua melhor opção de hospedagem.
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Av. Afonso Pena, 296 - Centro
Av. Afonso Pena, 296 - Centro, Lagoa Vermelha - RS, 95300-000, Brasil
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


fotos / fonte = Thymonthy Becker / Wikipédia /  Portal da prefeitura / IBGE / Divulgação / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

CONSELHEIRO LAFAIETE

BOM DIA. BEM VINDO A CONSELHEIRO LAFAIETE. UMA CIDADE ESTRATÉGICA copyrygth "Toramo / Morato CONSELHEIRO LAFAIETE TEM 116.527 HABITANTES. QUEM NASCE EM CONSELHEIRO LAFAIETE É: LAFAIETENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,793 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A PADROEIRA DA CIDADE É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. A CIDADE ESTA NUMA ALTITUDE MÉDIA DE: 1.014,5 METROS. A CIDADE FOI FUNDADA EM SETEMBRO DE 1790 HISTÓRIA Bandeiras devassaram a região, merecendo destaque a chefiada por Bartolomeu Bueno de Siqueira, que em 1694 se deteve em Itaverava, onde realizou plantações, para mais tranquilamente explorar as redondezas, em busca de Itacolomi. Essa bandeira constituiu-se no ponto de partida oficial da descoberta de ouro nas "Gerais" - nome que com o tempo substituiu o de Cataguás, pelo qual eram conhecidos os primitivos habitantes -, e trouxe , em conseqüência , o povoamento in tenso de uma grande área. De início nenhuma importância deram os desbravadores aos cascalhos e areias do…

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

LUMIAR / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO - Preferido dos casais que buscam sossego nas montanhas em chalés aconchegantes com lareira, diante de uma natureza exuberante da região serrana do Rio de Janeiro

LINHA DO TEMPO DO DISTRITO DE "LUMIAR" / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO / BRASIL ENCONTRO DOS RIOS MACAÉ E BONITO
Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, é procurado por casais que buscam sossego nas montanhas. As hospedagens, em sua maioria chalés aconchegantes com lareira, concentram-se nos arredores da vila e em São Pedro da Serra, a 5 km de distância.

Lumiar abriga cachoeiras e atrações naturais, como o encontro dos rios Macaé e Bonito. Mas a gastronomia está melhor representada em São Pedro, ao redor da estreita Rua Rodrigues Alves.
QUANDO SE ESTA NO NORTE DO PAÍS FICA FÁCIL PARA OS AMAZONENSES CONHECER AS BELEZAS NATURAIS QUE HÁ POR LÁ. JÁ O CARIOCA, TERÁ QUE VIAJAR BASTANTE PARA VER AQUELA BELEZA TODA. EM CONTRA PARTIDA, OS AMAZONENSES TERÃO QUE VIAJAR UM “BOCADO” PARA CONHECER UMA MARAVILHA QUE EXISTE NO RIO DE JANEIRO, BEM PERTO DA CAPITAL. MAS VALERÁ A PENA.
ESTOU FALANDO DA REGIÃO DE LUMIAR, NO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE MUITAS CACHOEIRAS, TRILHAS, VOCÊ…

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

CARLOS CHAGAS / PÉROLA DO MUCURI / CAPITAL DO BOI

BOM DIA CARLOCHAGUENSES / BOM DIA VISITANTE. SEJA BEM VINDO A CARLOS CHAGAS / A CAPITAL DO BOI E A PÉROLA DO MUCURI
foto - ? CARLOS CHAGAS, NO VALE DO MUCURI, TEM  20.087 HABITANTES. - (IBGE 2010) DESTE TOTAL, 51% É MULHER. O IDH DO MUNCÍPÍO É DE: 0,681 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU QUEM NASCE EM CARLOS CHAGAS É: CARLOCHAGUENSE ESTIVE EM CARLOS CHAGAS DIA 10 DE FEVEREIRO 2011, MAIS PRECISAMENTE NO FRIGORIFICO "MAX BEEF" FUI FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR. QUEM ME RECEBEU LÁ FOI O ENGENHEIRO AMBIENTAL "FELIPE" (GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE) CHEGUEI AS 7 DA MANHÃ, DEPOIS DE 11 HORAS VIAJANDO DE DIVINÓPOLIS; NÃO FIQUEI MUITO TEMPO EM CARLOS CHAGAS, MAS DEU PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS. AQUI, NA ENTRADA DA CIDADE. copyrigth "Thymonthy Becker" CARLOS CHAGAS JÁ FOI CONHECIDA COMO A "PÉROLA DO MUCURI". POR TER SIDO POR MUITOS ANOS, A CIDADE MAIS BONITA DO VALE DO MUCURI. HOJE, JÁ NÃO DETÉM MAIS ESTE TÍTULO.
foto - ? MAS MANTÉM O TÍTULO DE CAPITAL DO …

SABARÁ / PRIMEIRO POVOAMENTO DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A SABARÁ. VILLA REAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SABARÁ
copyrigth "Borbosa"
SABARÁ TEM 126.269 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SABARÁ EH: SABARAENSE (IBGE) O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,773 - (2010) - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. SABARÁ FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1675. A RECEITA DO MUNICÍPIO CHEGA A ORDEM DE: 115.339.947,00 (IBGE) AS DESPESAS SÃO DE: 80.310.772,00 (IBGE) Sabará foi o primeiro povoamento de Minas Gerais. A sua história tem raízes nos primórdios da colonização do Brasil e está intimamente relacionada à lenda da serra resplandecente existente na região do sabarabuçú, de limites imprecisos. O sabarabuçu fervilhou na imaginação dos colonizadores, que buscavam no sertão uma serra feita de prata e pedras preciosas Sabará foi um dos núcleos de mineração da Província que mais ouro encaminhou à Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram riquíssimos do precioso mineral, e houve época em que os trabalhos de …