Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

URUCUIA / CIDADE EXEMPLO E REFERÊNCIA NA INTEGRAÇÃO ENSINO + ESPORTE
















BEM VINDO A CIDADE DE URUCUIA. CIDADE DOS ESPORTES
imagem - Gilberto Brito
URUCUIA TEM 13.604 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM URUCUIA EH: URUCUIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE ABRIL E FOI EMANCIPADA EM 1.992
ORIGEM DO NOME

Em Tupi-guarani, o nome da cidade significa "Águas Cristalinas, ou, Águas Claras". Uma clara referência ao Rio Urucuia, do qual a cidade herdou o nome.
HISTÓRIA

A história do município de Urucuia remonta ao desbravamento da região. Por volta de 1553, os bandeirantes (Bandeira Espinosa), passaram pela região, mas não fixaram.
Com o passar dos tempos, veio o Ciclo do Ouro, surgiu então a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores.
A história do Municípío de Urucuia se inicia em 24 de fevereiro de 1891, quando, através do Decreto 398, do Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais foi criado o Distrito de Urucuia, em território do então Distrito Brejo da Passagem, município de São Francisco. Como nesta época não havia nenhum povoado nesta extensão territorial da qual foi delimitado o Distrito, escolheram a "Fazenda Alegre", por haver ali uma capela e um pequeno aglomerado de casas, para constituir a sede do Distrito de Urucuia. Os moradores perceberam a dificuldade de acesso à Fazenda Alegre, que ficava distante da cidade de São Francisco. A sede do Distrito é então transferida para outra localidade, denominada "Porto da Manga".
"Porto da Manga" ficou assim conhecido por ser ponto de travessia da região existente no barranco do Rio Urucuia, e principalmente pelo fato de haver próximo ao Porto uma grande mangueira. Onde os viajantes contavam com sua maravilhosa sombra para um ligeiro descanso, enquanto conversava com a Viúva Dona Joana, uma das poucas pessoas que moravam nestas imediações. Dona Joana e a mangueira permanecem na memória daqueles que viveram a origem e contribuíram pra a evolução de Porto da Manga.
Mesmo sendo Vila de Urucuia, nome oficial do distrito, ninguém assim o chamava, sendo que, até mesmo nas correspondências, vinha sempre sobrescrito "Porto da Manga".
A fundação do Distrito é atribuída a Policarpo Ramos, latifundiário na época, um dos primeiros moradores e um dos fundadores do Distrito. Ele doou uma considerável área de terra para a fundação do patrimônio da Vila e para a construção da Igreja Católica, que foi construída em homenagem a "Nossa Senhora da Conceição", padroeira da região e cujos festejos continuam até os dias atuais.
Nascia então o povoado de Urucuia
AQUI O RIO URUCUIA
imagem -  Wikipédia

VOCE SABIA?
A cidade mais próxima de Urucuia em território nacional é Riachinho MG (33 km), e, a mais distante é Uiramutã RR (4.642 km)?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Gilberto Brito
CASAS COLORIDAS
imagem - Gilberto Brito
VOCE SABIA?

Dado o tamanho continental do Brasil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevideo (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE URUCUIA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Luciano Ng Xavier
VOCE SABIA?

A capital estrangeira mais próxima de Urucuia é Asuncion - Paraguai (2.091 km/estradas), que está mais próxima que Fortaleza - CE?
AQUI A VILA OLÍMPICA E A CIDADE LOGO APÓS
imagem -  Alberto Cavalcanti
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Gilberto Brito
ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - ?
imagem - Gilberto Brito
ESTRADINHA
imagem - Gilberto Brito
RIACHO DAS PEDRAS
imagem - Gilberto Brito
RIACHO TABOCAS
imagem - Gilberto Brito
COMUNIDADE "BONITO"
imagem - Gilberto Brito
SUCUPIRA FLORIDO
imagem - Gilberto Brito

ESPORTE E EDUCAÇÃO
Urucuia, através de constantes investimentos, criou uma aptidão incomum na região, para o esporte. Cidade pequena, porém, conta com 4 ginásios poliesportivos cobertos, 1 vila olímpica que integra 1 escola de esportes(academia, artes maciais, xadrez, dança, dentre outros), 1 estádio coberto denominado Rutilhão com capacidade para a quase 10 mil pessoas, pistas oficiais de atletismo, e, ensino integral na rede pública (ensino+esporte).
POLIESPORTIVO
imagem - Gilberto Brito
imagem - Alberto Cavalcanti
ESTÁDIO RUTILHÃO
imagem - Alberto Cavalcanti
VILA OLÍMPICA
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito
imagem -  Wikipédia

A CIDADE POSSUI EM SEU MUNICÍPIO, CERCA DE:
11 escolas de ensino fundamental.
1 escola de ensino médio.
2 escolas de ensino pré-escolar.
1 escola-polo de ensino superior a distancia.
Ao todo cerca de 3 mil alunos desfrutam do ensino público na cidade.
AQUI UMA PISTA DE VAQUEJADA
imagem - Gilberto Brito
IPÊ ROXO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGOA FORMOSA

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA. CIDADE DAS ROSAS AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO. imagem - CMLF LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962 ORIGEM DO NOME TROPEIROS VINDOS DE PARACATU POUSAVAM AS MARGENS DE UMA LAGOA PRÓXIMA, LOCAL QUE CONSIDERARAM INCANTADOR. O LUGAR QUE O TROPEIRO TANTO APRECIOU, FORAM CHAMADOS INICIALMENTE DE LAGOA DAS ÉGUAS (OUTROS DIZIAM QUE SE CHAMAVA LAGOA DOS TROPEIROS), ALGUNS SE FIXARAM NESSE LUGAR, DANDO ORIGEM AO POVOADO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA ALAGOA FORMOSA.  QUE DEPOIS VIRA A SER LAGOA FORMOSA. COMEÇAVA AÍ A SER ESCRITA A HISTÓRIA ESPECÍFICA DO LUGAR. HISTÓRIA CONTAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE UM CERTO DIA, ALGUNS TROPEIROS VINHAM DE CONQUISTA INDO A OUTROS CENTROS BUSCAR SAL PARA OS ANIMAIS. PRÓXIMO AO RIBEIRÃO DA BABILÔNIA, QUE ERA A PRINCÍPIO UM LOCAL DE POUSO D…

BRASÍLIA DE MINAS / A CIDADE QUE CEDEU O NOME PARA A CAPITAL FEDERAL

BEM VINDO A CIDADE DE BRASÍLIA DE MINAS. A BRASILINHA DAS GERAIS.
imagem - PMBM
BRASÍLIA DE MINAS TEM 31.213 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BRASÍLIA DE MINAS EH: BRASILMINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.925
ORIGEM DO NOME
Seu primeiro nome foi Santana de Contenda em 1.832
Depois Vila de santana de Contendas em 1.877
Vila de Brasília em 1.890
Brasília em 1.925
Brasília de Minas em 1.962
O nome Brasília era uma homenagem ao pais acrescentado do sufixo "ia". De Minas foi acrescentado posteriormente quando cedeu o nome para a capital Federal. HISTÓRIA

MURIAÉ / CIDADE DO CINEASTA PAULO PORTO

BEM VINDO A CIDADE DE MURIAÉ. UMA CIDADE CULTURAL foto - A. Chieus MURIAÉ TEM 100.765 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MURIAÉ EH: MURIAENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.855 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela - doença provocada pela picada de mosquitos - faz essas versões ganharem força. Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento. HISTÓRIA A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do terr…

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

ITURAMA / A PÉROLA DO PONTAL DO TRIÂNGULO

BEM VINDO A CIDADE DE ITURAMA. TERRA DAS CACHOEIRAS.
foto - Renan M. S.
ITURAMA TEM 34.456 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCEM EM ITURAMA EH: ITURAMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 23 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948
ORIGEM DO NOME
Há hoje várias traduções para o nome de Iturama. Alguns acham que o nome significa "Cidade das Cachoeiras", outros garantem que é "Região das Cachoeiras". Mas quem explica realmente o significado da palavra é seu criador, José Carvalho, descendente de bugre (índio), como ele mesmo cona: "I" diz ele - é água, "TU" tombo, queda, e "RAMA" - latada; muitas; várias. Ou seja, existiam muitas Cachoeiras na Região e o nome se adaptou imediatamente a esta realidade. HISTÓRIA  Os primeiros habitantes na Região onde está situado o Município do Iturama foram os índios Caiapós, nas proximidades da Cachoeira dos Índios, a 20 km da Sede do Município, onde atualmente funciona a Usina Hidroelétrica de Água Vermelha. O local ond…

CARMO DO CAJURU / A CIDADE DOS MÓVEIS

UM AMANHECER COMO ESTE, SÓ EM CARMO DO CAJURU. 
foto - ?
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE CARMO DO CAJURU: POPULAÇÃO: 20.018 HABITANTES (IBGE 2010) HOMENS: 9.600 (APROXIMADAMENTE) MULHERES: 9.400 (APROXIMADAMENTE) ALTITUDE: 772 METROS (MÉDIA) A ECONOMIA DO MUNICÍPIO COMEÇOU COM UMA FÁBRICA DE MANTEIGA, DEPOIS DE FARINHA E MACARRÃO. HOJE SUA ECONOMIA BASEIA-SE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, QUE UMA DAS MELHORES DO BRAZIL. ONDE OS MÓVEIS PRODUZIDOS EM CARMO DO CAJURU SÃO VENDIDOS EM TODO O BRAZIL E EXPORTADO PARA ALGUNS PAÍSES DO MERCO SUL

ESTE É O CASTELO DA LÍDER INTERIORES. ELE FICA NA CIDADE DE MATEUS LEME. MAS PERTENCE A FABRICA DE MOVEIS DE CARMO DO CAJURU
foto - Mauricio Cardim CARMO DO CAJURU, FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1948 QUEM NASCE EM CARMO DO CAJURU É: CAJURUENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,774, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EM CARMO DO CAJURU, TEM A MAIS FAMOSA FABRICA DE MÓVEIS DO PAÍS. É ALÍDER INTERIORES, QUE FABRICA OS MAIS BONITOS E MODERNOS MÓVEIS DA INDUSTRIA MOVELEIRA. A LÍDER …

CABECEIRA GRANDE / MG

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE CABECEIRA GRANDE. ÚNICO MUNICÍPIO MINEIRO A FAZER DIVISA COM O DISTRITO FEDERAL. AQUI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE. A CAPELA BOLÍVIA imagem - PMCG CABECEIRA GRANDE TEM 6.453 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM CABECEIRA GRANDE EH: CABECEIRENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955 ORIGEM DO NOME UMA REFERÊNCIA A CABECEIRA DO RIO QUE A SERVE. HISTÓRIA O DESENVOLVIMENTO DE CABECEIRA GRANDE TORNOU-SE MAIS ACELERADO COM A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, QUE FICA A 120 km DE DISTÂNCIA. CONTRIBUI BASTANTE TAMBÉM PARA ESTE DESENVOLVIMENTO A ABERTURA DA ESTRADA UNAÍ — BRASÍLIA VIA CABECEIRA GRANDE E PALMITAL. AS PRIMEIRAS DOAÇÕES DE TERRAS FORAM FEITAS PELOS SRS. TRAJANO CAETANO COSTA E PEDRO COSTA FILHO, QUE DECIDIRAM FAZER O ASSENTAMENTO DE UM FUTURO POVOADO. OS PRINCIPAIS POVOADOS DO MUNICÍPIO SÃO: PAU TERRA, BONSUCESSO, VÃO-DE-MOREIRA, RIACHO DO PÉ E O DISTRITO DE PALMITAL. AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - E BANCO BRAZIL imagem - Ma…

SÃO THOMÉ DAS LETRAS / UM DOS SETE PONTOS ENERGÉTICOS DA TERRA

BEM VINDO A BELÍSSIMA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS
copyrigth "Ventania" BEM VINDO
copyrigth "Marco Corchetti
O ANIVERSÁRIODA CIDADE É: 01 DE MARÇO QUEM NASCE EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS É: SÃO-TOMEENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,717 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO THOMÉ DAS LETRAS TEM UMA POPULAÇÃO DE: 6.655 PESSOAS (IBGE 2010) A origem da cidade esta cercada de lendas. A primeira delas diz que, em 1770, um escravo fugido da fazenda Campo alegre, e morando numa gruta no alto da serra certo dia recebeu a visita de um estranho de maneiras finas e, depois de alguma conversa entre ambos, o desconhecido fez daquele escravo João Antão um mensageiro ao antigo senhor. Lida a mensagem, o fazendeiro João Francisco Junqueira partiu para o local onde encontrou apenas a imagem de São Thome. Neste local o fazendeiro mandou construir uma ermida dedicada ao Santo. AQUI, CHEGANDO NA CIDADE PELA ESTRADA DE TERRA copyrigth "Microlarm"
A outra lenda diz "da exi…

BOA VISTA / MINAS GERAIS / Pode até ser simples, pode até ser pequeno, mas eh um destes cantinhos aconchegantes que só Minas tem

LINHA DO TEMPO DA COMUNIDADE DE "BOA VISTA" / MINAS GERAIS / BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO AO POVOADO DE BOA VISTA. TERRA DE SÃO SEBASTIÃO foto - (acima e abaixo) Thymonthy Becker 
O POVOADO DE BOA VISTA PERTENCE A CIDADE DE CLÁUDIO. SEGUNDO INFORMAÇÕES DE MORADOR, O POVOADO TEM APROXIMADAMENTE 30 HABITANTES. O POVOADO ESTÁ À 780 QUILÔMETROS DE BRASÍLIA (CAPITAL FEDERAL DA REPÚBLICA) ESTÁ À 125 QUILÔMETROS DE BELO HORIZONTE (CAPITAL MINEIRA) O POVOADO SE ENCONTRA À 40 QUILÔMETROS DE DIVINÓPOLIS (CAPITAL DO INTERIOR DAS MINAS GERAIS)
Foto - Google A HISTÓRIA DO POVOADO ESTA DIRETAMENTE LIGADA A HISTÓRIA DAS CIDADES DA REGIÃO. BANDEIRANTES PAULISTAS E PORTUGUESES DESBRAVARAM ESTAS TERRAS EM BUSCA DE CAMINHO PARA GOIÁS. PROVAVELMENTE ALGUM PORTUGUÊS FICOU RAÍZES NESTE LOCAL NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR OURO. AQUI VEMOS A IGREJINHA DE SÃO SEBASTIÃO, QUE PODE SER VISTA DA BR 494 foto - Thymonthy Becker
OLHA ELA MAIS DE PERTO. EMBORA SEJA PEQUENA EH MUITO ALTA. EH A PRIMEIRA QUE VEJO QUE TEM DOIS…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …