Pular para o conteúdo principal

VESPASIANO / BOM LUGAR PARA SE INVESTIR. MELHOR PARA VIVER


















BEM VINDO A CIDADE DE VESPASIANO. NO CORAÇÃO INDUSTRIAL DE MINAS.
imagem - Jairo Nunes
VESPASIANO TEM 104.527 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VESPASIANO EH: VESPASIANENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948
ORIGEM DO NOME

Com a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1894, o Arraial passou a se chamar Vespasiano, em homenagem ao administrador da ferrovia, Cel. Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva.
HISTÓRIA

O Município de Vespasiano pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem a história de seu desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da capital. Existem duas vertentes para justificar o surgimento do arraial que, mais tarde, daria origem ao Município de Vespasiano.
A primeira delas fundamenta-se numa pesquisa realizada em 1994, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, através de seus representantes professor Celso Falabella e Dr. Wilson Veado. Pela pesquisa, constata-se a presença dos primeiros habitantes no lugarejo, por volta de 1738, quando se instalou aqui a 1ª Cia de Ordenança de Minas Gerais e, por volta de 1745, à chegada dos primeiros mineradores em busca de riquezas, fazendo surgir, desta maneira, o primeiro núcleo habitacional da região
A segunda vertente está intimamente ligada à figura de Dona Marianna da Costa. Podemos afirmar que esta senhora foi o ″agente facilitador " do povoamento do município. Dona Marianna Joaquina da Costa, natural de Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, era casada com Joaquim da Fonseca Ferreira, filho de antigos mineradores da Fazenda da Carreira Comprida, em Santa Luzia. O casal se fixou nesta região em 1853 e seu patrimônio, imenso, era constituído de toda a área onde hoje se ergue a região central de Vespasiano, incluindo terrenos em Lagoa Santa.
D. Marianna não se cansava de incentivar a vinda de pessoas para nosso povoado, que ia se expandindo com muita rapidez e recebendo as primeiras famílias.
Aos poucos, Dona Marianna foi doando a essas pessoas pequenas áreas para que aqui se estabelecessem, cedendo também a água para abastecimento do povoado, bem como parte de alguns terrenos para construção do cemitério velho e da Igreja Matriz.
AQUI UMA CAPELINHA
imagem - Jairo Nunes
ESCOLA ESTADUAL
imagem - Jairo Nunes
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - ?
imagem - ?
MUSEU
imagem - ?
IGREJA DE SÃO VICENTE
imagem - Geraldo Salomão
ESCOLA
imagem - PMV
UPA
imagem - PMV
POLICLÍNICA
imagem - PMV
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VESPASIANO
imagem - ?
imagem - Wikipédia
imagem - ?
imagem - Jairo Nunes
imagem - Paulo César
imagem - Jairo Nunes
imagem - PMV
imagem - Kid Muniz
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
CAMPINHO
imagem - Jairo Nunes
CRUZEIRO
imagem - Jairo Nunes
AÇÃO SOCIAL
imagem - Jairo Nunes
BIBLIOTECA PÚBLICA
imagem - PMV
CENTRO INDUSTRIAL
imagem - ?
imagem - Jairo Nunes
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Jairo Nunes
OS TRILHOS
imagem - Jairo Nunes
LINHA VERDE - MG 010
imagem - Kid Muniz
imagem - Geraldo Salomão
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

LUMIAR / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO - Preferido dos casais que buscam sossego nas montanhas em chalés aconchegantes com lareira, diante de uma natureza exuberante da região serrana do Rio de Janeiro

LINHA DO TEMPO DO DISTRITO DE "LUMIAR" / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO / BRASIL ENCONTRO DOS RIOS MACAÉ E BONITO
Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, é procurado por casais que buscam sossego nas montanhas. As hospedagens, em sua maioria chalés aconchegantes com lareira, concentram-se nos arredores da vila e em São Pedro da Serra, a 5 km de distância.

Lumiar abriga cachoeiras e atrações naturais, como o encontro dos rios Macaé e Bonito. Mas a gastronomia está melhor representada em São Pedro, ao redor da estreita Rua Rodrigues Alves.
QUANDO SE ESTA NO NORTE DO PAÍS FICA FÁCIL PARA OS AMAZONENSES CONHECER AS BELEZAS NATURAIS QUE HÁ POR LÁ. JÁ O CARIOCA, TERÁ QUE VIAJAR BASTANTE PARA VER AQUELA BELEZA TODA. EM CONTRA PARTIDA, OS AMAZONENSES TERÃO QUE VIAJAR UM “BOCADO” PARA CONHECER UMA MARAVILHA QUE EXISTE NO RIO DE JANEIRO, BEM PERTO DA CAPITAL. MAS VALERÁ A PENA.
ESTOU FALANDO DA REGIÃO DE LUMIAR, NO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE MUITAS CACHOEIRAS, TRILHAS, VOCÊ…

CACHOEIRA DA PRATA

BEM VINDO A CIDADE DE CACHOEIRA DA PRATA / UMA DAS PIONEIRAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DAS MINAS GERAIS.  imagem de Orlando pereira QUEM NASCE EM CACHOEIRA DA PRATA EH: CACHOEIRENSE A CIDADE TEM: 3.654 HABITANTES A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1962 Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e  com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade. A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes cent…

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TEÓFILO OTONI / CIDADE DAS PEDRAS PRECIOSAS

BEM VINDO A CIDADE DE TEÓFILO OTONI. A CIDADE COM PAISAGENS DE CINEMA.
AQUI O BELO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
TEÓFILO OTONI TEM 134,745 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM TEÓFILO OTONI EH: TEÓFILO-OTONENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.853
ORIGEM DO NOME
UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR. O DEPUTADO “THEOPHILO BENEDICTO OTTONI”, QUE RENUNCIOU AO SEU MANDATO PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO VALE DO MUCURI.

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

RIO GRANDE DO SUL / BRASIL - As lembranças, as emoções que ficam, as histórias para contar, os pequenos prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL / BRASIL Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se! Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação. Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, co…

CABECEIRA GRANDE / PORTAL DE MINAS COM O DISTRITO FEDERAL

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE CABECEIRA GRANDE. ÚNICO MUNICÍPIO MINEIRO A FAZER DIVISA COM O DISTRITO FEDERAL. AQUI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE. A CAPELA BOLÍVIA imagem - PMCG CABECEIRA GRANDE TEM 6.453 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM CABECEIRA GRANDE EH: CABECEIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955
ORIGEM DO NOME
UMA REFERÊNCIA A CABECEIRA DO RIO QUE A SERVE.
HISTÓRIA

ALHAMBRA / GRANADA / ESPANHA - Incrível fortaleza, Patrimônio da Humanidade e máximo legado mourisco na região

LINHA DO TEMPO DA "FORTALEZA ALHAMBRA" GRANADA ESPANHA /  Por séculos sob o domínio dos mouros, Granada foi o último posto de resistência antes da retomada da região pelos cristãos, em 1492 Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada. Foi nesse fértil território aos pés da Sierra Nevada que, em 1492, os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica. Os mouros deixaram para trás riqueza e esplendor, sabiamente preservados. É o caso da fortaleza de Alhambra e seu palácio Generalife e do bairro de Albaicín, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que atestam o grau de desenvolvimento da sociedade árabe daqueles tempos. A alma moura ainda reside nos hábitos de toda essa região. O Pátio dos Leões é um dos pontos célebres do Alhambra, complexo de palácios que foi o centro do poder muçulmano durante séculos COMO CHEGAR  Há voos diretos de…