TURISTANDO PELO MUNDO: terça-feira, 1 de janeiro de 2013

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MONTES CLAROS / A PRINCESA DO NORTE
















BEM VINDO A MONTES CLAROS. CORAÇÃO ROBUSTO DO SERTÃO MINEIRO.
imagem - Renato Duarte
MONTES CLAROS TEM 361.916 HABITANTES
QUEM NASCE EM MONTES CLAROS EH: MONTES CLARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 03 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.857
ORIGEM DO NOME
As margens do Rio Verde Grande, onde a cidade começou, era despida de vegetação devido aos montes calcários do local, o que deixava o local sempre claro. Dai o nome de Montes Claros. 
HISTÓRIA
Tal como aconteceu a inúmeros Municípios do sertão brasileiro, Montes Claros deve sua origem aos bandeirantes.
Presume-se que o atual território desse Município tenha sido primeiramente devassado pela expedição denominada "Espinosa-Navarro", que partira de Porto Seguro a 13 de junho de 1553. Foi, no entanto, Antônio Gonçalves Figueira, expedicionário da "bandeira" de Matias Cardoso, adjunto do famoso "Governador das Esmeraldas" que era Fernão Dias Paes Leme, quem fundou Montes Claros.
Após estar por algum tempo estabelecido em Ituassu, dedicando-se ao cultivo da cana de açúcar, Antônio Gonçalves Figueira lançou-se novamente à procura de metais e pedras preciosas. E foi assim que, desbravando as regiões incultas do Vale do São Francisco, fundou em princípios do século XVIII as fazendas de Jaíba, Olhos d'Água e Montes Claros. A situação desta última, à margem do Rio Verde Grande, próximo de montes calcários, despidos de vegetação e, por isso mesmo, sempre claro, teria sugerido o nome do atual Município.
Com grande número de indígenas escravizados e, a seguir, com o escravo negro, procedeu-se ao cultivo da terra e à criação de gado, originando-se os primeiros núcleos de população. Formou-se, então, o povoado de Formigas, onde se erigiu uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora e São José.
AQUI O AEROPORTO
imagem - Renato Duarte
SEDE DA POLICIA MILITAR
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM -
imagem - Renato Duarte
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Renato Duarte
SECRETARIA DE CULTURA
imagem - ?
CENTRO CULTURAL
imagem - Renato Duarte
ESCOLA ESTADUAL
imagem - Renato Duarte
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE MONTES CLAROS
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
imagem - Renato Duarte
HOTEL
imagem - Renato Duarte
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Renato Duarte
IGREJA DE BOM JESUS
imagem - Renato Duarte
MATRIZ DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS E SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imagem - Renato Duarte
IGREJA DA ROSA MÍSTICA
imagem - Renato Duarte
PRAÇA DA IGREJA DA ROSA MÍSTICA
imagem - Renato Duarte
IGREJA DE SÃO NORBERTO
imagem - Renato Duarte
PARQUE MUNICIPAL
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
imagem - Renato Duarte
TODOS OS CAMINHOS LEVAM A MONTES CLAROS
imagem - Renato Duarte
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS, - Com várias opções de esportes, lazer, ecoturismo, vida noturna agitada, Augustinópolis eh o melhor do Bico do papagaio

















CONHEÇA A CIDADE DE "AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS, BRASIL, DA JANELA DO TREM
AUGUSTINÓPOLIS / TOCANTINS / BRASIL
AUGUSTINÓPOLIS, TO
foto - Fernando Cunha
Augustinópolis é a terceira maior cidade na micro região do Bico do Papagaio, exercendo forte influência regional como centro comercial, maior força política da região do Bico do Papagaio, e referência em serviços de saúde pública e privada. O PIB da cidade segundo o IBGE é composto principalmente da Prestação de Serviços, seguido a Agropecuário e por último da Industria.
foto - Fernando Cunha
Na área da educação, a cidade conta com 19 instituições de ensino fundamental, 14 com serviços de Pré-escola, 2 de ensino médio, e também é sede da instituição de ensino superior FABIC - Faculdade do Bico do Papagaio e UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins e diversos módulos de aulas tele-presenciais.
foto - Fernando Cunha
A cidade oferece várias opções de esporte ( Ginásio Poliesportivo Emivan Vieira Moura e Estádio Municipal Bicão, Parque de Vaquejada Dilson Martins) e lazer ( Igrejas, parques e feira), de vida noturna ( Moda Paulista,Rangão Lanches,X-tudo Lanches, Texa Burgue, Churascaria do Zé Belo, Bar da ìris, Lanchonete Bom Gosto, Faceburge, Frangão Lanches, entre outros.) e uma ampla rede hoteleira(Hotel do Bico e Thiunfo,entre oitros) cujo maioria se encontra nas mediações da principal avenida da cidade,a Avenida Goiás.
BEM VINDO A CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
imagem - Izane S. Reis
AQUI A SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
imagem -  ?
CARTÓRIO ELEITORAL DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
CORREGEDORIA DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
MATRIZ DE SANTA RITA DE CÁSSIA EM AUGUSTINÓPOLIS, TO
ASSEMBLÉIA DE DEUS EM AUGUSTINÓPOLIS, TO
foto - Fernando Cunha
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
imagem - Élvis Macedo
CARNAPITAL DO BICO EM AUGUSTINÓPOLIS, TO
O Carnapital do Bico, promovido pela Prefeitura Municipal eh muito movimentado com shows e foliões, em Augustinópolis, Tocantins



EXPOAGRA EM AUGUSTINÓPOLIS, TO
A Cavalgada eh tradicional na festa da Expoagra em Augustinópolis, Tocantins
Durante a Expoagra acontece a festa da escolha da rainha do festival, em Augustinópolis, TO
foto - Jackyyi Brito
ARRAIÁ DU CENTU DU OGUSTU
A tradicional festa junina, promovida pela Prefeitura Municipal, garante a presença de muitas pessoas, em Augustinópolis, Tocantins

foto - Fernando Cunha
imagem -  ?
O centro da cidade eh bem movimentado, em Augustinópolis, Tocantins
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Katherine Martins
imagem - Izane S. Reis
foto - Fernando Cunha
foto - Fernando Cunha
foto - Fernando Cunha
foto - Fernando Cunha
foto - Fernando Cunha
foto - Fernando Cunha
ENTORNO DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
imagem - ?
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 17.861
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 394,976
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 40,38
Código do Município 1702554
Gentílico - augustinopolino
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
Augustinópolis, um composto de Augusto (fundador da cidade e primeiro morador) com Tocantinópolis, cidade natal do então vereador autor do projeto.
Gentílico: augustinopolino
HISTÓRICO DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TO
Em 1954, chegaram à região, Augusto Pereira Costa e sua família, procedentes do Estado do Maranhão, em busca de trabalho, nas lidas agropecuárias. Fixaram-se temporariamente, no lugar denominado de Axixá.
Decorrido os quatro anos de dura luta, aconteceu que, em 1959, Augusto Pereira Costa, com seu espírito aventureiro saiu para caçar com mais quatro companheiros. Em meio da mata depararam com um olho dágua. Encantados com o local, ali permaneceram por vários dias e logo levaram seus familiares. Nas proximidades desse “olho d’água”, construíram suas moradias de pau-a-pique, cobertas de palha de babaçu.
Eram terras devolutas do então Estado de Goiás. Sendo aquela região rica em caça, tornou-se conhecida e comumente chamada pelos caçadores que lá se dirigiam, de Centro do Augusto. Os novos moradores que por ali apareceram, eram auxiliados por: Augusto Pereira Costa, para conseguirem terras aptas ao cultivo, atividade à qual dedicaram seus maiores esforços. Mais tarde, com a chegada de fazendeiros procedentes de outras regiões, a atividade agropecuária cresceu em importância sendo à base da economia local. O crescimento da economia do nascente povoado criou a necessidade de abrir uma estrada ligando o patrimônio ao povoado de Sampaio, não muito distante, para escoar as colheitas e possibilitar os intercâmbios comerciais e a integração com os outros povoados da região.
Em 1968, o povoado contava com 35 ranchos de palha, aproximadamente. A primeira casa de telha foi construída por Arthur Coreolando de Oliveira, procedente do estado do Maranhão com sua família, foi o primeiro comerciante, no ramo de secos e molhados.
Em 1971, foi construída a primeira escola, um rancho de palha, tendo como primeiro professor Manoel Marinho de Souza, que anteriormente residia no povoado de “Sampaio”, exercendo ali a mesma função.
Em 1972, Manoel Marinho de Souza Brito, foi eleito por São Sebastião do Tocantins, vereador. Em 1974, solicitou a Câmara Municipal, a elevação a distrito do povoado “Centro do Augusto”, o que se verificou pela Lei n º 8.107, em 14 de Maio de 1976, passando a denominar de Augustinópolis, um composto de Augusto (fundador) com Tocantinópolis, cidade natal do então vereador autor do projeto.
Augustinópolis, foi crescendo rapidamente. Em 11 de Maio de 1982, pela Lei n º 9.180, foi criado o Município de Augustinópolis com o topônimo do distrito desmembrando-se do município de São Sebastião do Tocantins. O primeiro prefeito eleito foi o Sr. Manoel Marinho de Souza.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


fonte / fotos = Thymonthy Becker / Wikipédia / IBGE / Divulgação / Governo de Augustinópolis, TO /