TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 30 de março de 2013

sábado, 30 de março de 2013

Caeté, Minas Gerais - Cercada por serras, ótimas para a prática de atividades de ecoturismo, turismo de aventura, tendo grande tradição no arvorismo. Vem comigo:

















Cercada por serras, ótimas para a prática de atividades de ecoturismo, turismo de aventura, tendo grande tradição no arvorismo. Vem comigo:
Situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 60 km da capital mineira, a história da cidade de Caeté teve início no ciclo do ouro, guardando importantes episódios, como a guerra civil dos Emboabas, disputa entre paulistas e portugueses que almejavam a posse das minas.
Compondo a paisagem do município, está a Serra da Piedade, importantíssimo marco histórico, religioso, paisagístico e turístico, hoje patrimônio natural do Estado.




Cercada pelas serras e densa vegetação, Caeté proporciona um clima aprazível para se viver e para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, tendo grande tradição no arvorismo.
Foi citada pela Revista Veja como um dos nove principais destinos do Brasil para a prática de esportes radicais. (Instituto Estrada Real)
Região central da cidade de Caeté, MG (pousadinhas.com.br)
A pequena Caeté faz parte do Circuito do Ouro e da Estrada Real. É um destino conhecido pelo turismo religioso e turismo de aventura. Caeté possui atrações de grande valor histórico como igrejas, museus e casarões, além de ser considerada uma das melhores regiões para prática de esportes radicais do país com parques, cachoeiras e montanhas. Confira os pontos turísticos de Caeté!

Confira a seguir as principais atrações e lista de pontos turísticos dessa encantadora cidade de Minas Gerais. (pousadinhas.com.br)
PEDRA BRANCA, DE ONDE SE PODE VER TODA A CIDADE E A SERRA DA PIEDADE, EM ABAETÉ, MG
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM CAETÉ, MG
O santuário está localizado em outra atração turística da região e Patrimônio Natural do Estado: a Serra da Piedade. A bela ermida leva o nome da Padroeira de Minas Gerais e tem quase 240 anos. Localizada a 16 km da cidade, no topo da serra, mais precisamente a 1.746 metros de altitude, proporciona uma vista de 360º das montanhas e cidades ao redor.


Reinaugurada em 2014 após quase um ano de trabalho de restauração, abriga a escultura de Nossa Senhora da Piedade com Jesus nos braços, obra de Aleijadinho e principal atrativo da capela que leva milhares de fiéis a visitá-la. (pousadinhas.com.br / Pe Miguel Ângelo)
O local possui outras atrações turísticas interessantes como o Calvário, a Cripta São José, a Praça Cardeal Mota, o Observatório Frei Rosário, a Igreja Nova das Romarias, a Via Sacra, a Biblioteca e a Praça Alcides da Rocha Miranda, inaugurada em julho de 2015 com cerca de três mil metros quadrados, parte do projeto de revitalização do santuário.


E não para por aí, tem ainda um restaurante com vista panorâmica incrível sobre a serra, lojinha, cafeteria e a Casa dos Peregrinos Dom Silvério para quem quiser se hospedar. O Santuário fica aberto para visitação durante todos os dias da semana, das 7h às 18h.
Endereço: Alto da Serra da Piedade, s/nº – Caeté – MG.
Telefones: (31) 3651-6335 / 3651-6784 / 3651-4695
Funcionamento: 7h às 18h (pousadinhas.com.br)
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO EM CAETÉ, MG
Considerada uma das mais belas igrejas de Minas e a primeira do estado a ser construída em alvenaria, a Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade, está localizada na praça principal de Caeté. Tombada pelo IPHAN, a matriz é um lindo exemplar do estilo barroco, atrativo turístico imperdível pela beleza da arquitetura, esculturas, obras de Aleijadinho, detalhes entalhados e revestidos de ouro nos oito altares e pinturas no teto. Partes do edifício como a fachada e o altar-mor foram projetadas pelo pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa.


Em frente à igreja fica outra atração de valor histórico: o Pelourinho, um marco da fundação da cidade. A construção de 1722 foi o lugar onde os escravos e presos eram castigados.
Endereço: Praça João Pinheiro, s/n – Centro – Caeté – MG.
Telefone: (31) 3651-8213 (pousadinhas.com.br / Luis Macedo)
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E CEMITÉRIO SECULAR EM CAETÉ, MG
A igreja está localizada no alto de uma colina de onde se tem uma bela vista da cidade. O terreno é todo murado e abriga um cemitério, onde estão os túmulos de João Pinheiro da Silva e Israel Pinheiro da Silva, políticos importantes da época. Apesar de pequena tem grande riqueza com destaque para os altares do arco-cruzeiro, a oratória e as pinturas do Mestre Ataíde.
Endereço: Rua Bonfim, s/nº – Centro.
Telefone: (31) 3651-460 (pousadinhas.com.br / TripAdvisor / momentospelomundo.com)

MUSEU REGIONAL DA CIDADE DE CAETÉ, MG
O museu está instalado em um sobrado do período colonial que pertenceu, entre outros, ao Barão de Cocais. Após uma restauração abriu como museu em 1979 e desde então é um ponto turístico muito visitado. O acervo conta com 315 peças, entre as quais, mobiliários mineiros dos séculos XVIII e XIX, um relógio de pêndulo de três metros de altura, peças de arte popular, símbolos da Paixão de Cristo, carrancas, porcelanas, pinturas.


Os objetos estão divididos em dois andares e um pátio externo, onde também acontecem atividades culturais.
Endereço: Rua Israel Pinheiro, 176 – Centro.
Funcionamento: de Terça a Domingo: 12h – 17h.
Mais informações: (31) 3651-2388 (pousadinhas.com.br / conhecendomuseus.com.br)
MUSEU DA CACHAÇA DA CIDADE DE CAETÉ, MG
O acervo do museu conta com mais de oito mil garrafas entre rótulos tradicionais, da década de 30, datas comemorativas. Além de raridades como a Monjopina, a primeira marca de cachaça do país, de 1756. O museu conta a origem e como é a fabricação da bebida. Para visitação é preciso fazer o agendamento.
Endereço: Estrada Fazenda do Ouro Fino – Sítio Vale do Ipê – 5 km.
Funcionamento: Sábado e domingo, das 11h às 18h.
Entrada: somente com agendamento.
Telefone: (31) 3651-8757 (pousadinhas.com.br / Thaynara Rezende / Miguel Pereira)

MUSEU CASA DE JOÃO PINHEIRO E ISRAEL PINHEIRO EM CAETÉ, MG
O museu, fundado pela viúva de Israel, está localizado em um belo casarão do século XVIII pertencente a personalidades da época como o Barão de Cocais e adquirida por João Pinheiro no ano de 1893. Conhecido como Solar do Tinoco abriga o arquivo da família Pinheiro de grande influência política da época, além do arquivo histórico da cidade de Caeté. O acervo conta com fotografias, móveis, documentos, obras de arte.


A própria casa branca com portas e janelas azuis cercadas por uma área de Mata Atlântica é atrativo turístico da cidade.
Endereço: Praça Paulo Pinheiro da Silva, 01 – Centro – Caeté/MG.
Telefone: (31) 3651-1024 (pousadinhas.com.br / circuitodoouro.tur.br)
MUSEU FARMÁCIA IDEAL NA CIDADE DE CAETÉ, MG
O pequeno museu fica no interior da Ideal Farmácia e Perfumaria, pertencente à mesma família desde 1918. O proprietário, Sr. Antônio Maria Claret Chagas, mostra com orgulho os objetos usados antigamente como o capsulador para fazer cápsulas, o piluleiro para as pílulas, fogareiro a álcool, a placa em madeira da Pharmacia Ideal e a imagem de Cristo farmacêutico, presente trazido do Museu de Hamburgo, na Alemanha, por um amigo.
Endereço: Av. Vicente C. Borges, 561 – José Brandão – Caeté.
Telefone: (31) 3651-1700(pousadinhas.com.br / TripAdivisor)
CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO EM CAETÉ, MG
Principal atração turística natural da região, a cachoeira está localizada no distrito de Morro Vermelho a aproximadamente 40 km de Caeté. É ponto turístico também para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo. A piscina que se forma pela queda d’água de cerca de 30 metros entre dois paredões de pedras, tem um tom verde esmeralda convidativo para aquele mergulho sem hora de voltar.
Como chegar: 
Via Estrada Pará Fazenda Vargem do Lima são 45 km. A estrada para a cachoeira é de terra com cerca de 10 km. Jipes, motos e bicicletas chegam até o local, mas carros tem que parar a 750 metros da cachoeira.
Telefone: (31) 3651-8053 (pousadinhas.com.br)
CANELA DE EMA ADVENTURE PARK DA CIDADE DE CAETÉ, MG
O parque, cujo nome é devido à linda planta canela-de-ema na cor violeta, está localizado a aproximadamente 65 km de Caeté. É uma atração turística tanto para quem quer relaxar em meio à natureza quanto para os amantes de esportes radicais. Possui diversas atividades como arvorismo, tirolesa, canoagem, rapel, slackline, trekking e até uma escalada na parede rochosa da Serra do Espinhaço que chega a 300 metros de altura. O restaurante do local é de fogão à lenha e decoração rústica com 1.400 m². Veja o clima em Caeté e programe sua viagem para um época propícia a atividades ao ar livre!


Endereço: Estrada Caeté – Barão de Cocais, Km 3.5 – Água Limpa, Caeté – MG.
Telefones:
(31) 3234-0344 ou (31) 9642-2006 (Segunda a Sexta – horário comercial) e
(31) 9662-2006 (Finais de semana e feriados)
Funcionamento: das 9h às 17h. Algumas atividades das 9h às 14h.
Entrada: preços variam conforme o pacote ou a atividade. (posadinhas.com.br)
SERRA DA PIEDADE EM CAETÉ, MG
Uma estrada sinuosa leva até o topo, onde está o santuário (1767/1804). Há duas igrejas, uma delas com imagem de Nossa Senhora da Piedade atribuída a Aleijadinho – o local recebe romeiros entre o dia 15/08 de Nossa Senhora da Piedade e início de setembro.
Horário de funcionamento
Das 7h às 19h.
Endereço: Acesso pela MG-435, 19 km 
Telefone: (31) 3651-8053 (viagemeturismo.abril.com.br / blog do JB)
Aposto que você não sabia que Caeté possui tanto encantos, não é mesmo? Agora faça a reserva em uma pousada e parta para conhecer esta maravilha do interior de Minas! (pousadinhas.com.br)
Aqui o Distrito de Morro Vermelho em Caeté, MG (viagemeturismo.abril.com.br)
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CAETÉ, MINAS GERAIS
TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA (Paulo Yuji Takarada)
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)
CHAFARIZ EM CAETÉ, MG (Paulo Yuji Takarada / Luís Macedo)

SOLAR DO TINOCO  EM CAETÉ, MG (Luís Macedo)
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)
PREFEITURA E CASARÃO EM CAETÉ, MG (Paulo Yuji Takarada)
PELOURINHO DA CIDADE DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)


MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO, SEU INTERIOR E NO CONTEXTO DA PRAÇA EM CAETÉ, MG (Paulo Yuji Takarada)


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SEU INTERIOR EM CAETÉ, MG (Luís Macedo)

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM CAETÉ, MG (Luís Macedo)
IGREJA DE SANTA FRUTUOSA EM CAETÉ, MG (Luís Macedo)
IGREJA DE SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)
VISÃO GERAL DA CIDADE DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)
Rua da cidade de Caeté, MG (Luís Macedo)
Martriz da cidade de Caeté, MG (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Caeté, MG (Luís Macedo)


Vista parcial da cidade de Caeté, MG (Wikipédia)
Rua central da cidade de Caeté, MG (Luís Macedo)
Praça da cidade de Caeté, MG (Paulo Yuji Takarada)
Rua de Caeté, MG (Luís Macedo)
Região central de Caeté, MG (Luís Macedo)
Rua da igreja em Caeté, MG (Luís Macedo)
Rua da cidade de Caeté, MG (Luís Macedo)
Vista da Serra da Piedade Em caeté, MG (Luís Macedo)
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAETÉ, MG (Luís Macedo)
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NO DISTRITO DE ANTÔNIO DOS SANTOS EM CAETÉ, MG (Luís Macedo)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE CAETÉ, MINAS GERAIS 
Código do Município - 3110004
Gentílico - Caeteense
Prefeito 2017 / LUCAS COELHO FERREIRA
População estimada [2016] - 44.066 pessoas 
População no último censo [2010] - 40.750 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 75,11 hab/km²
O município tinha 40750 habitantes no último Censo. Isso coloca o município na posição 79 dentre 853 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 742 dentre 5570
Pessoal ocupado [2014] - 6.482 pessoas 
População ocupada [2014] - 14,9 % 
Área da unidade territorial [2016] - 542,531 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 83,3 % 
Arborização de vias públicas [2010] -55,9 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 16,3 %
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE CAETÉ NO ESTADO DAS MINAS GERAIS
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CAETÉ, MG
Aspectos Históricos 
AS PRIMEIRAS entradas que desbravaram o planalto mineiro se realizaram no início do século XVII destacando-se a de André de Leão, as nascentes do rio São Francisco (1601-1602), e a de Nicolau Barreto a bacia do rio das Velhas (1602). A primeira a devassar a região de Caeté teria sido a de Lourenço Caetano Taques, como o indica a Carta Régia datada de 23 de março de 1664, ao louvar Taques pelos serviços prestados na descoberta das 'Minas de Cataguás' e dos 'Sertões de Caeté'. Deve-se fixar o ano de 1663, ou talvez o de 1662, como o da penetração de Taques na região caetèense.


A Taques, sucedeu na exploração do sertão de Caeté, Antônio Rodrigues Arzão, que conseguiu extrair de seu solo apreciável quantidade de ouro e que, ao abandonar a região, Iegou a um cunhado, Bartolomeu Bueno, os seus descobertos. 
Estas entradas foram precursoras das bandeiras, expedições que completaram o desbravamento de toda região planaltina mineira, deixando sua marca não só em suas linhas de penetração, mais tarde transformadas em caminhos e estradas, como ainda no estabelecimento de pousos, origem, muitas vezes. de futuros núcleos de população.


A mais importante para a região planaltina mineira, foi a de Fernão Dias Pais - o caçador de esmeraldas - que esquadrinhou os sertões durante sete anos (1674-1681), abriu inúmeros caminhos e a primeira ligação sul-norte entre São Paulo e a Bahia, antes de falecer as margens do rio das Velhas, em 1681. A exploração da zona deste rio e do Caeté - encosta ocidental do Espinhaço - iniciou-se quando Manuel de Borba Gato fundou, no sertão de Saburuçu, um arraial que daria origem a futura Vila (Real de Nossa Senhora da Conceição) de Sabará. 
A primeira bandeira a pisar o solo do atual Município teria sido a do paulista Leonardo Nardez (1701), que é citado pelo naturalista, geólogo e engenheiro de minas, Guilherme von Eschwege, em sua obra 'Pluto Brasiliensis', como 'descobridor de Caeté'.


Também o historiador Rodolfo Jaco; diz: 'subindo pelo rio Sabará ao longo da serra alcantilada e depois por um dos seus galhos, Nardez e seus companheiros encontrando boa pista, vieram pousar entre colinas plácidas a margem de um ribeirão, cuja fonte próxima depararam a boca da mata espessa (Caeté), que orlava então a encosta da serra divisória do rio Doce. Daí, o nome dado ao regato pelos índios ou pelos próprios invasores e, por estes, depois ao pequeno arraial que levantaram.' 
Não tardou muito que a descoberta de ouro em Caeté se fizesse conhecida em toda Colônia e atraísse levas de paulistas e forasteiros do litoral brasileiro e do Reino, vindos sobretudo da Bahia pelo rio São Francisco, ficando o arraial já em 1704 muito povoado.

Entre os seus primeiros povoadores, citam-se Frei Simão de Santa Teresa, que deu início, em 1704, a construção da igreja do Rosário; e Manuel Nunes Viana, estabelecido no sopé da serra da Piedade, onde extraiu 50 arrobas de ouro, riqueza igual a que Borba Gato acumulara em Sabarabuçu (Sabará). O reinol, Nunes Vieira, foi propagador da Chamada 'guerra dos emboabas' no arraial de Caeté, chegando em 1708 a guindar-se a liderança do movimento e proclamar-se 'ditador supremo das Minas'. O regime rebelde só teve fim em 1709. 
Pacificada as Minas Gerais, Caeté evoluiu rapidamente, sendo elevada a Vila Nova da Rainha do Caeté em 1714.


Ainda repercutiam as solenidades da instalação da nova Vila, quando o povo do Morro Vermelho e da Vila se rebelou, em 1715, contra a cobrança do quinto do ouro por bateia , recomendada em tres cartas régias de novembro de 1714, processo fiscal vexatório que irritou o povo oprimido. 
Sufocado o levante do Môrro Vermelho, a Vila Nova da Rainha caiu em sensível desânimo, em parte devido às usurpações da Metrópole, mas principalmente em decorrência da exaustação dos aviões auríferos. Em 1833, em conseqüência de sua participação na revolta militar de Ouro Preto, Caeté teve seus foros de vila suprimidos, só restaurados em 1840, com a denominação de Caeté. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CAETÉ, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE CAETÉ, MINAS GERAIS



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / viagemeturismo.abril.com.br / Wikipédia / Instituto Estrada real / pousadinhas.com.br /