Pular para o conteúdo principal

PARÁ DE MINAS / MINAS GERAIS - Uma terra de vanguarda e com arquitetura espetacular, onde caminhar pode ser uma verdadeira aula de história




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PARÁ DE MINAS" / MINAS GERAIS / BRASIL
População estimada 2016 (1) - 91.969
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 551,247
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 152,77
Código do Município 3147105
Gentílico - pará-minense
ORIGEM DO NOME
O topônimo Pará, segundo opinião do indianólogo Batista Caetano de Almeida e do engenheiro Teodoro Sampaio, significa rio volumoso, caudal, e colecionador de águas, sendo “de Minas” apenas um aditivo destinado a distinguir o município mineiro do Estado do Pará.
Gentílico: pará-minense
HISTÓRICO
Os primórdios da povoação que deu origem à atual cidade do Pará de Minas remontam aos fins do século XVII, quando, em intenso movimento, dirigiam-se para as Minas de Pitangui as “bandeiras paulistas”. No roteiro que acompanhava os rios, lançavam-se os audazes aventureiros em busca do ouro, deixando trilhas aos pósteros.
Em um desses caminhos, nos territórios que se estendem entre os rios Paraopeba e São João, surgiu um ponto de pouso, às margens do ribeirão do Paciência e, nesse local, entre muitos outros, fixou-se o mercador português de nome Manoel Batista, alcunhado o “Pato-Fôfo”, que deliberou, mais tarde, abandonar o comércio que mantinha com os bandeirantes paulistas e explorar uma fazenda existente nas margens do Paciência. Seu apelido, segundo tradição, originou-se do fato de ter aquele português, que era muito gordo, a vaidade de querer passar por homem de grandes posses.
Manoel Batista foi, assim o desbravador da região e um dos seus primeiros moradores, tendo resultado dos seus esforços a construção da primeira capela local, que, em sua homenagem, foi cognominada “Capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo” (corrutela de Pato Fôfo). Também o arraial que começou a se formar no local chamou-se, inicialmente “Arraial do Patafufo”.
foto - ?
ESTA É PARÁ DE MINAS. UMA CIDADE BONITA, DE UM POVO MUITO HOSPITALEIRO, ÓTIMA PARA SE FAZER TURISMO DE AVENTURA, COMIDA MINEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE, PONTOS TURÍSTICOS E MUITO VERDE.
QUANDO FOR VIAJAR PELAS MINAS GERAIS, VENHA CONHECER PARÁ DE MINAS, UMA CIDADE ABENÇOADA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI, A VISÃO DE PARÁ DE MINAS, PODENDO VER AO LONGE, O MORRO DO CRISTO REDENTOR.
EU JÁ ESTIVE EM PARÁ DE MINAS INÚMERAS VEZES E TODAS A TRABALHO.
É UMA CIDADE MUITO BACANA. TENHO AMIGOS QUE MORAM AQUI.
foto - ?
ESTA É A VISÃO GERAL DA CIDADE. MUITO BONITA
foto - ?
MUSEU HISTÓRICO, DOCUMENTAL, FOTOGRÁFICO E DO SOM
O Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas — MUSPAM, é um órgão operacional da Secretaria Municipal de Cultura. A instituição que abriga a memória histórica do município de Pará de Minas, Minas Gerais, foi inaugurada em 10 de fevereiro de 1984
Todos os objetos, documentos textuais, fitas áudio e videomagnéticas, cinematográficas e fotografias que integram o acervo são doações de particulares, instituições, ou transferência de patrimônio municipal, com exceção de uma imagem de roca de Nossa Senhora das Dores, cuja aquisição foi resultado de uma campanha promovida pelo Museu, em 1992. 
A tipologia do acervo é bastante eclética, abrangendo diversas categorias e suportes, a exemplo de objetos históricos, artísticos, etnográficos, mobiliários, utensílios de cozinha, armaria, insígnias, indumentária, documentos textuais e outros, predominando o acervo fotográfico.
foto - ?
AQUI, PARÁ DE MINAS, ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
AQUI, O BONITO PARQUE BARIRI. VEJA QUE BELEZA DE LUGAR. DÁ UMA SENSAÇÃO DE PAZ E SOSSEGO, ESTAR AQUI.
foto - ?
foto - ?
PARÁ DE MINAS, TAMBÉM TEM SEU CRISTO REDENTOR, ABRAÇANDO A CIDADE. AQUI PODEMOS VÊ-LO, ABENÇOANDO OS PARA-MINENSES E VISITANTES.
foto - ?
ANTIGA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, QUE FOI SUBSTITUÍDA POR UMA MAIS MODERNA.
foto -  PMPM
A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, HOJE.
foto - ?
Fachada da Casa da Cultura de Pará de Minas, cujo prédio foi inaugurado em 1924, em Pará de Minas, Minas Gerais
Cristo Redentor em Pará de Minas, Minas Gerais
Antenas de comunicação na Serra de Santa Cruz em Pará de Minas, Minas Gerais
Aspecto de área residencial em Pará de Minas, com predomínio de casas de alto ou bom padrão em Pará de Minas, Minas Gerais
Entrada do Estádio Ovídio de Abreu, em 2010 em Pará de Minas, Minas Gerais
Escola Estadual Fernando Otávio, que é considerada a melhor escola pública da cidade, segundo os resultados obtidos no IDEB. Em Pará de Minas, Minas Gerais
Transito observado em um horário de pico na Avenida Presidente Vargas em Pará de Minas, MG
Vista da cidade do alto do bairro São José em Pará de Minas, Minas Gerais
Cine Café em Pará de Minas, MG
Estação Rodoviária em Pará de Minas, Minas Gerais
foto - Bruno Freitas
Avenida Ovídio de Abreu e complexo da Guabi (empresa do ramo agropecuário), com a cidade em segundo plano em Pará de Minas, Minas Gerais
Estabelecimentos comerciais e agência da Caixa na Rua Benedito Valadares em Pará de Minas, Minas Gerais
Fachada do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, MG 
Sede da Prefeitura Municipal em Pará de Minas, Minas Gerais
O GRANDE HOTEL, EM 1928
foto - PMPM
AQUI, O BAIRRO SÃO JOSÉ, QUANDO DE SUA CONSTRUÇÃO.
foto - PMPM
AQUI, A RUA DELFIM MOREIRA EM 1948
foto - PMPM
AQUI, O PRÉDIO DOS CORREIOS. TAMBÉM EM 1935
foto - PMPM
AQUI, PARÁ DE MINAS, EM 1935
foto - PMPM
foto - PMPM
AQUI, O PRÉDIO DA EXTINTA V.F.C.O. (VIAÇÃO FÉRREA CENTRO OESTE)
foto - PMPM
AQUI, A ATUAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - ?

AQUI, VEMOS A SERRA DO CARACOL
foto - ?
OS CORETOS, SÃO COMUNS EM CIDADES DO INTERIOR DAS MINAS GERAIS. AQUI, O DE PARÁ DE MINAS, QUANDO DE SUA CONSTRUÇÃO, EM 1933
foto - PMPM
CORETO, HOJE
foto - ?
ESTA É A BANDEIRA DA CIDADE DE PARÁ DE MINAS, MG
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE PARÁ DE MINAS, MG
OBRIGADO POR NOS VISITAR. BOA NOITE.  SEMPRE VOLTE 
foto - ?


ATÉ UM DIA QUALQUER DESTE. EM ALGUM LUGAR DE MINAS



fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura de Pará de Minas / Wikipédia / Divulgação /



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

ARAGUARI / MG

ESTA EH A MATRIZ DE BOM JESUS DA CANA VERDE, DA CIDADE DE ARAGUARI.
foto - ?
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Roberto Rufino
ESTA AQUI EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino
A IGREJA DO ROSÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Roberto Rufino
LATERAL DA IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…