Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

TAGUATINGA / TOCANTINS - Entre grutas, cachoeiras e cavalhadas, o rio azul, o menor rio do mundo com menos de 200 metros, enchem os olhos dos visitantes




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "TAGUATINGA" / TOCANTINS / BRASIL
TAGUATINGA / TOCANTINS / BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE TAGUATINGA. RODEADA POR MONTANHAS
imagem - Jackson A. de Moura
População estimada 2016 (1) - 16.386
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.437,399
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 6,18
Código do Município 1720903
Gentílico - taguatinense
ORIGEM DO NOME
O sufixo "-tinga" significa "branco" em língua tupi. Já sobre o prefixo "ta’wa-" há alguma controvérsia.
Em algum momento "ta’wa" foi traduzido como "ave", e "ta’wa’tinga" significaria neste caso "ave branca. Mas Taguá, uma espécie de argila amarelada ou vermelha, vem do tupi "ta’wa" (que pode ter originado também a palavra "taba", casa indígena). Assim, "ta’wa" significa "barro", e "ta’wa’tinga''" significa "barro branco.
Gentílico: taguatinense
Histórico
Taguatinga
Tocantins - TO
HISTÓRICO
Distante apenas quinze quilômetros da fronteira com o Estado da Bahia, a Fazenda Brejo foi o primeiro aglomerado urbano. Sua água doce atraía muitas pessoas em virtude das fazendas da região terem suas águas salobras. Por ter suas terras muito férteis, surgiram pequenas povoações em seu território. Era também um lugar onde as famílias se reuniam em determinadas datas, permanecendo em festa por vários dias. Sua população cresceu com a chegada de migrantes de outros estados.
Os negociantes passavam com muito dinheiro por aquele lugar, conhecido como "travessia do brejo", à procura de minas de ouro. Dentre estes, veio também Francisco Lino de Souza que casou com a filha do dono da fazenda. Na verdade, por volta de 1834, foi ele quem edificou a capela de Santa Maria, denominação que foi atribuída ao povoado, e que fez com que Francisco Lino ficasse caracterizado como o seu fundador. Uma imagem de Nossa Senhora D'Abadia foi para ali trazida, tornando-se a padroeira do lugar, mais tarde denominado Paróquia de Santa Maria de Taguatinga.
Gentílico: taguatinguense
AQUI A AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL
imagem - Janes José
SUPERMERCADO
imagem - Albúm de Viagem
SINDICATO RURAL
imagem - Jackson A. de Moura
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ABADIA
imagem - Janes José
PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Eduardo Revoredo
MONUMENTO
imagem - Eduardo Revoredo
HOTEL DA ESQUINA
imagem - Jackson A. de Moura
ESTE HOTEL EH DA BELA
imagem - Jackson A. de Moura
CASARÃO
imagem - Janes José
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TAGUATINGA
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - ?
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Vagno Alves
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - ?
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Dimas Justo
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Jackson A. de Moura
ZONA RURAL
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Jackson A. de Moura
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Jackson A. de Moura
CAVALHADAS
A disputa religiosa entre mouros e cristãos ocorrida séculos atrás ganha vida. Transportada para o Brasil pelos Portugueses, no Tocantins as Cavalhadas continuam fazendo história. A tradicional simulação da luta entre os 24 cavalheiros divididos em vermelho (mouros) e azul (cristãos), acontece todos os anos, sempre nos dias 13 e 14 do mês de agosto – os festejos de Nossa Senhora D’Abadia iniciam dia 7 e finalizam dia 15.
Depois de 73 anos consecutivos de festividades, 2010 finca-se como um marco para as Cavalhadas de Taguatingua.
Durante uma semana de comemorações, a cidade se divide em duas cores. “As crianças brincam entre si, identificando-se como mouros ou cristãos. Isso já faz parte do mundo deles”, evidencia Miranda. Os doze cavalheiros são escolhidos através de votação, bem como o Imperador e a Madrinha. Porém, muitas vezes os postos são passados de pai para filho, e as famílias mais tradicionais fincam-se no evento, “separando” o que teoricamente deveria ser um bem comum da comunidade.

CACHOEIRA DO REGISTRO
Cachoeira do Registro, no rio Ribeirão Sobrado. A cachoeira é a maior do Estado em volume de água e em altura.
A queda é de 45 metros e seu impacto produz ondas que formam um lago de água doce de 10 a 15 metros de profundidade. A baixa incidência de luz, a beleza e barulho da Cachoeira fascinam qualquer turista, que percorre sem reclamar 22 km para conhecê-la.
imagem - Camila Martins
GRUTA DOS CALDEIRÕES
A Gruta dos Caldeirões é um dos cenários da abertura do filme Coração dos Deuses, e ganhou este nome por causa da fazenda onde está situada a 13 km da cidade. As estalactites e estalagmites se fundem na Gruta formando um espetáculo a parte.
imagem -  ?
imagem - ?
imagem - ?
RIO AZUIS
Uma das atrações mais interessantes, que começa a ganhar destaque, é o Rio Azuis, considerado o menor rio do mundo, com menos de 200 metros.
O rio é uma fonte de águas cristalinas que nasce no pé-da-serra, formando uma piscina próxima a nascente. As águas, de um azul encantador, enchem os olhos do visitante.
Mesmo localizado em terras do município de Aurora do Tocantins, são os moradores da cidade de Taguatinga que mais usufruem deste atraente ponto turístico. O acesso a ele é feito pela estrada Taguatinga/ Arraias.
imagem - Janes José
imagem - Janes José
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


APAIXONE-SE

fonte / fotos / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da prefeitura Municipal / Divulgação / IBGE / taguavip.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGOA FORMOSA

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA. CIDADE DAS ROSAS AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO. imagem - CMLF LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962 ORIGEM DO NOME TROPEIROS VINDOS DE PARACATU POUSAVAM AS MARGENS DE UMA LAGOA PRÓXIMA, LOCAL QUE CONSIDERARAM INCANTADOR. O LUGAR QUE O TROPEIRO TANTO APRECIOU, FORAM CHAMADOS INICIALMENTE DE LAGOA DAS ÉGUAS (OUTROS DIZIAM QUE SE CHAMAVA LAGOA DOS TROPEIROS), ALGUNS SE FIXARAM NESSE LUGAR, DANDO ORIGEM AO POVOADO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA ALAGOA FORMOSA.  QUE DEPOIS VIRA A SER LAGOA FORMOSA. COMEÇAVA AÍ A SER ESCRITA A HISTÓRIA ESPECÍFICA DO LUGAR. HISTÓRIA CONTAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE UM CERTO DIA, ALGUNS TROPEIROS VINHAM DE CONQUISTA INDO A OUTROS CENTROS BUSCAR SAL PARA OS ANIMAIS. PRÓXIMO AO RIBEIRÃO DA BABILÔNIA, QUE ERA A PRINCÍPIO UM LOCAL DE POUSO D…

MURIAÉ / CIDADE DO CINEASTA PAULO PORTO

BEM VINDO A CIDADE DE MURIAÉ. UMA CIDADE CULTURAL foto - A. Chieus MURIAÉ TEM 100.765 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MURIAÉ EH: MURIAENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.855 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela - doença provocada pela picada de mosquitos - faz essas versões ganharem força. Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento. HISTÓRIA A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do terr…

BRASÍLIA DE MINAS / A CIDADE QUE CEDEU O NOME PARA A CAPITAL FEDERAL

BEM VINDO A CIDADE DE BRASÍLIA DE MINAS. A BRASILINHA DAS GERAIS.
imagem - PMBM
BRASÍLIA DE MINAS TEM 31.213 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BRASÍLIA DE MINAS EH: BRASILMINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.925
ORIGEM DO NOME
Seu primeiro nome foi Santana de Contenda em 1.832
Depois Vila de santana de Contendas em 1.877
Vila de Brasília em 1.890
Brasília em 1.925
Brasília de Minas em 1.962
O nome Brasília era uma homenagem ao pais acrescentado do sufixo "ia". De Minas foi acrescentado posteriormente quando cedeu o nome para a capital Federal. HISTÓRIA

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

CARMO DO CAJURU / A CIDADE DOS MÓVEIS

UM AMANHECER COMO ESTE, SÓ EM CARMO DO CAJURU. 
foto - ?
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE CARMO DO CAJURU: POPULAÇÃO: 20.018 HABITANTES (IBGE 2010) HOMENS: 9.600 (APROXIMADAMENTE) MULHERES: 9.400 (APROXIMADAMENTE) ALTITUDE: 772 METROS (MÉDIA) A ECONOMIA DO MUNICÍPIO COMEÇOU COM UMA FÁBRICA DE MANTEIGA, DEPOIS DE FARINHA E MACARRÃO. HOJE SUA ECONOMIA BASEIA-SE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, QUE UMA DAS MELHORES DO BRAZIL. ONDE OS MÓVEIS PRODUZIDOS EM CARMO DO CAJURU SÃO VENDIDOS EM TODO O BRAZIL E EXPORTADO PARA ALGUNS PAÍSES DO MERCO SUL

ESTE É O CASTELO DA LÍDER INTERIORES. ELE FICA NA CIDADE DE MATEUS LEME. MAS PERTENCE A FABRICA DE MOVEIS DE CARMO DO CAJURU
foto - Mauricio Cardim CARMO DO CAJURU, FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1948 QUEM NASCE EM CARMO DO CAJURU É: CAJURUENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,774, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EM CARMO DO CAJURU, TEM A MAIS FAMOSA FABRICA DE MÓVEIS DO PAÍS. É ALÍDER INTERIORES, QUE FABRICA OS MAIS BONITOS E MODERNOS MÓVEIS DA INDUSTRIA MOVELEIRA. A LÍDER …

LAGOA FORMOSA / CIDADE DAS ROSAS

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO.
imagem - CMLF
LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

BAHIA / BRASIL - COM CENÁRIOS DE RARA BELEZA, DE NORTE A SUL E DE LESTE A OESTE, A PAISAGEM TRANSFORMA A BAHIA EM UM LUGAR ESPECIAL

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DA BAHIA / BRASIL CONHEÇA A BAHIA Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música Na Baixa do Sapateiro. Mas porque será que a Bahia encantou e encanta a tanta gente? A resposta só pode ser dada por quem conhece a Bahia, suas belezas naturais, mas também a sua cultura e a sua gente, frutos da miscigenação do índio, do europeu e do africano, que aqui se ligaram, gerando uma energia mágica, envolvente e misteriosa. Não foram poucos os que tentam traduzir em palavras essa magia. O certo é que a Bahia é tudo que já falaram dela e muito mais. Se for possível sintetizar esse sentimento a palavra mais próxima seria diversidade. A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afro-descendente, do candomblé e das 365 igrejas, é de toda fé. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e também do sertão. Da Cida…

SÃO THOMÉ DAS LETRAS / UM DOS SETE PONTOS ENERGÉTICOS DA TERRA

BEM VINDO A BELÍSSIMA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS
copyrigth "Ventania" BEM VINDO
copyrigth "Marco Corchetti
O ANIVERSÁRIODA CIDADE É: 01 DE MARÇO QUEM NASCE EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS É: SÃO-TOMEENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,717 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO THOMÉ DAS LETRAS TEM UMA POPULAÇÃO DE: 6.655 PESSOAS (IBGE 2010) A origem da cidade esta cercada de lendas. A primeira delas diz que, em 1770, um escravo fugido da fazenda Campo alegre, e morando numa gruta no alto da serra certo dia recebeu a visita de um estranho de maneiras finas e, depois de alguma conversa entre ambos, o desconhecido fez daquele escravo João Antão um mensageiro ao antigo senhor. Lida a mensagem, o fazendeiro João Francisco Junqueira partiu para o local onde encontrou apenas a imagem de São Thome. Neste local o fazendeiro mandou construir uma ermida dedicada ao Santo. AQUI, CHEGANDO NA CIDADE PELA ESTRADA DE TERRA copyrigth "Microlarm"
A outra lenda diz "da exi…

ITURAMA / A PÉROLA DO PONTAL DO TRIÂNGULO

BEM VINDO A CIDADE DE ITURAMA. TERRA DAS CACHOEIRAS.
foto - Renan M. S.
ITURAMA TEM 34.456 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCEM EM ITURAMA EH: ITURAMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 23 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948
ORIGEM DO NOME
Há hoje várias traduções para o nome de Iturama. Alguns acham que o nome significa "Cidade das Cachoeiras", outros garantem que é "Região das Cachoeiras". Mas quem explica realmente o significado da palavra é seu criador, José Carvalho, descendente de bugre (índio), como ele mesmo cona: "I" diz ele - é água, "TU" tombo, queda, e "RAMA" - latada; muitas; várias. Ou seja, existiam muitas Cachoeiras na Região e o nome se adaptou imediatamente a esta realidade. HISTÓRIA  Os primeiros habitantes na Região onde está situado o Município do Iturama foram os índios Caiapós, nas proximidades da Cachoeira dos Índios, a 20 km da Sede do Município, onde atualmente funciona a Usina Hidroelétrica de Água Vermelha. O local ond…

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…