Pular para o conteúdo principal

RECREIO / MINAS GERAIS - Cachoeiras, Trilhas, Turismo Ecológico e muitas aventuras pra você curtir suas férias em Recreio




LINHA DO TEMPO DE "RECREIO" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A RECREIO / CIDADE DO MENINO DEUS
foto - ?
Trens de minério com pelo menos três locomotivas diesel da FCA passam pela linha nas ruas da cidade de Recreio, Minas Gerais, paisagem não atípica de várias cidades por onde a velha Leopoldina construiu suas linhas. "Tudo isto no meio da rua, disputando espaço com pessoas, bicicletas, motocicletas e carros, um perigo danado (e um convívio pacífico, por mais incrível que possa parecer)"
foto - Estaçoesferroviarias.com.br

População estimada 2016 (1) - 10.682
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 234,296
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,96
Código do Município 3154101
Gentílico - Recreiense ou Recreense
ORIGEM DO NOME
Deve-se o nome Recreio ao seguinte fato, segundo a tradição:
Francisco Ferreira Brito Neto, conhecido naquela época por coronel Chiquinho Ferreira, residia, com seu irmão Inácio Ferreira Brito, na Fazenda das Laranjeiras. Casando-se mais tarde, Inácio constituiu a sede de sua fazenda no local onde hoje está a Chácara do Borel e denominou-a Fazenda do Recreio. Mas aconteceu que o nome não pegou e chamavam-na de Fazenda das Laranjeiras. Inácio esclarecia, inutilmente, que a Fazenda das Laranjeiras era de seu irmão Chiquinho ? a dele Recreio. Somente com a inauguração da estação férrea com o nome de Recreio dentro da área por ele doada para aquele fim e para construir o perímetro urbano do povoado foi aceito o nome de Recreio.
Praça dos Ferroviários em Recreio, Minas Gerais
foto - Cidades do meu Brasil
Histórico
Não há elementos seguros para que seja traçada a evolução histórica do município. Sabe-se, todavia que no local em que se localiza a sede do distrito de Conceição da Boa Vista, vieram os primeiros habitantes da região, um dos quais descendentes de índio, que construiu sua “choça” no logradouro hoje conhecido pelo nome de “Rua do Sapo”.
Em 1870, vários engenheiros exploravam o traçado do ramal ferroviário entre Porto Novo e Cataguases, procurando conduzir sua direção de modo a atingir o povoado de Conceição da Boa Vista. Porém, foram impedidos de continuar seu trabalho pelos proprietários da atual Fazenda de São Mateus, fato esse que levou os Srs. Francisco Ferreira Brito Neto e Inácio Ferreira Brito, proprietários da fazenda das Laranjeiras, a oferecerem aos engenheiros passagem da futura ferrovia por suas terras. E foi assim que, estando o terreno em condições técnicas, foi alterado o traçado da estrada e em 1874 foi inaugurada a estação de Recreio, acontecimento esse marcante para o progresso do povoado que ali surgiria. 
Menino mijando na Praça Botafogo em recreio, Minas Gerais
foto - Cidades do meu Brasil
RECREIO OFERECE MUITAS OPÇÕES DE TURISMO, LAZER E DESCANSO. SEU PONTO TURÍSTICO MAIS FREQUENTADO É A CACHOEIRA DOS MONOS, QUE ATRAI VISITANTES PELA LIMPIDEZ DE SUAS ÁGUAS E PELA VARIEDADE DA FLORA E DA SUA FAUNA.
Carroça de Boi em tamanho natural em Recreio, Minas Gerais
foto - Cidades do meu Brasil
AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ, CACHOEIRAS COM QUEDA D'ÁGUA DE APROXIMADAMENTE 20 METROS DE ALTURA, PISCINAS NATURAIS PARA ADULTOS, TOBOGÃ (FORMADO PELAS PEDRAS), VEGETAÇÃO NATIVA COM AMPLA ÁREA VERDE.
foto - Cidades do meu Brasil
RECREIO EH UM MUNICÍPIO CALMO, HOSPITALEIRO E DIVERTIDO, QUE FICA NA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. GRANDE PRODUTOR DE LEITE, ATIVIDADE BÁSICA DE SUA ECONOMIA, ALÉM DE INDÚSTRIAS DE CERÂMICA, DE TRANSFORMAÇÃO E BENEFICIAMENTO, DE ARROZ.
foto - ?
MATRIZ DO MENINO DEUS
foto - ?
foto - ?
CAPELA DE SANTO ANTÔNIO
foto - Cidades do meu Brasil
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DOS MACHADOS
foto - ?
MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
foto - ?
IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA BOA VISTA
foto - ?
UM GIRO PELA CIDADE
foto - ?
Vista Panorâmica do Bairro da Coab e das torres de telefonia Celular em recreio, Minas Gerais
foto - Cidades do meu Brasil
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Praça dos Ferroviários
foto - Cidades do meu Brasil
RECREIO ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - Cidades do meu Brasil
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - ?
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - ?
Distrito de Angaturama em Recreio, Minas Gerais
foto - Wellington Alvim da Cunha
Represa de Barra da Braúna em Recreio, Minas Gerais
foto - Wellington Alvim da Cunha
ESTA EH A ZONA RURAL DE RECREIO COM SEUS PONTOS TURÍSTICOS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE EH O MAR DE MORROS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Opções de hospedagem / Sugestão
HOTEL RECREIO
O tradicional Hotel da Marize Lacerda – suíte ar condicionado café da manhã estacionamento próprio internet gratuita tv no quarto área de jardim sala de café arejada Opção de restaurante 
Reservas garantidas para os dias de festa TELEFONE : (32) 3444-1380 – direção: Marize Lacerda Praça Getúlio Vargas – Centro, pertinho da Rodoviária – Praça Getúlio Vargas, 30 - centroCEP: 36740-000 - RECREIO/MG
foto - Divulgação
foto - Divulgação

foto - Divulgação
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE
OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE.
foto - baixaki

ATÉ BREVE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / cidadesdomeubrasil.com.br / Divulgação / Portal da Prefeitura Municipal / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…