Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES / MINAS GERAIS - Três boiadeiros vindos de Goiás se renderam aos encantos de três moças da localidade e conquistaram os três corações. Assim reza a lenda




LINHA DO TEMPO DE "TRÊS CORAÇÕES" / MINAS GERAIS / BRASIL
CASA PELÉ
A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra. Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do Brasil
foto - ?
SEJA BEM VINDO A TRÊS CORAÇÕES / A CIDADE DO REI
foto - ?
Edson Arantes do Nascimento (Pelé) nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 78.474
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 828,038
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 87,88
Código do Município 3169307
Gentílico - tricordiano
ORIGEM DO NOME
A versão oficial, do surgimento da cidade, provém da capela erguida por Tomé Martins em louvor aos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e José. Entretanto duas outras versões, de cunho mais poético, falam sobre o nome três corações. A primeira é sobre o amor de Jacira, Jussara e Moema por três boiadeiros vindos de Goiás, que as deixaram a chorar.
A segunda versão fala das curvas caprichosas do Rio Verde, que atravessa o município, desenhando três corações em seu caminho sinuoso.
Gentílico: tricordiano
HISTÓRICO
As primeiras notícias sobre as terras onde hoje se situa o município de Três Corações datam de 1737, quando Cipriano José da Rocha, ouvidor de São João del-Rei, informa que, quando de passagem pela região, encontrou roças e catas de mineração na região da Aplicação do Rio Verde.
Por volta de 1760, o português Tomé Martins da Costa se estabelece na barranca direita do Rio Verde, embriagado pelo ouro abundante existente em suas lavras. Após adquirir novas terras, constrói a fazenda do Rio Verde e manda erigir uma capela sob a invocação dos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José.
No ano de 1764, de passagem pela região em viagem de inspeção e demarcação de limites, o governador da capitania de Minas Gerais, D. Luís Lobo Diogo da Silva, visita Tomé em sua fazenda, encontrando alguns casebres ao redor da capela.
Em 1790, o capitão Domingos Dias de Barros, genro de Tomé Martins da Costa, pede licença para construir uma ermida no lugar da antiga capela, que é inaugurada em 1801, tendo seu altar-mor trabalhado pelo mestre Ataíde. Em 14 de julho de 1832 é instalada a freguesia dos Três Corações do Rio Verde e a paróquia dos Três Sacratíssimos Corações. Em 6 de setembro de 1860, grandes comemorações na elevação a Vila da Freguesia dos Três Corações do Rio Verde e na inauguração da Igreja Matriz. Em 1873, o Presidente da Província de Minas Gerais sanciona Lei incorporando à vila o território pertencente à freguesia.
O grande passo para o pleno desenvolvimento do município seria, entretanto, dado no ano de 1884, quando a Vila recebe a visita do Imperador D. Pedro II e a Família Imperial, para a inauguração da estrada de ferro Minas & Rio. Inaugurada oficialmente em 22 de junho deste ano, fazia a conjunção entre a Vila e a cidade de Cruzeiro, no estado de São Paulo. A repercussão desta visita foi de tamanha relevância que, três meses depois, em 23 de setembro de 1884, a Vila seria emancipada, sendo elevada à categoria de cidade.
Em 7 de setembro de 1923, Três Corações do Rio Verde passa a denominar-se Três Corações.
Parque Infantil na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
PONTOS TURÍSTICOS
MONUMENTO AO TRI
Erguido na Praça. Coronel José Martins, presta uma justa homenagem ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil, no México, em 1970. Engloba homenagem especial prestada pelos tricordianos ao seu filho maior, Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.
foto - ?
foto - ?
IGREJA MATRIZ DA SAGRADA FAMÍLIA -
Construída em 1927, em estilo neogótico, é decorada com painéis e murais de autoria do decorador sacro libanês Pedro Zógbi e do tricordiano Argentino Neves. 
Seus altares são de mármore de Carrara. Entre seus muitos vitrais, encontra-se o dedicado a Sagrada Família, tido como um dos mais belos de nossa região. 
O templo mede 56m de comprimento por 20 de largura. Sua abóboda tem 17 m e a torre 50 m de altura.
Reformada na sua parte externa em 2004, a Igreja Matriz de Três Corações encontra-se entre as mais belas edificações sacras do estado mineiro.
A Sagrada Família eh uma das hipóteses para o nome da cidade
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CASA DA CULTURA GODOFREDO RANGEL -
Reúne em suas dependências um grandioso e rico acervo fotográfico e histórico da cidade. Possui salas para exposições, leitura, um posto de venda de peças artesanais e livros de autores locais, biblioteca, um pequeno museu e um acervo relativo ao jogador Pelé.
Praticamente todos os Monumentos e parques públicos da cidade faz uma referência ou homenageia seu filho ilustre, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) em Três Corações, Minas gerais
foto - ?
GINÁSIO POLIESPORTIVO REI PELÉ - (PELEZÃO)
Com uma arquitetura arrojada e alta sofisticação no acabamento interno, o ginásio é um dos maiores e mais modernos de nosso Estado.
Situado em uma área de 5.000 m², tem capacidade para oito mil pessoas, sendo ainda dotado de cabine central suspensa de televisão e rádio.
foto - ?
foto - ?
PONTE DOS BOIADEIROS - 
Construída sobre o Rio Verde em uma região esteticamente favorecida, foi inaugurada em 1924, sendo um arrojo de engenharia em sua época. Restaurada, é hoje um marco do "ciclo do gado"
foto - ?
ABRIGO DA LOCOMOTIVA MARIA-FUMAÇA -
Situado ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária (inaugurada em 1884, pelo Imperador D. Pedro II) o local abriga uma locomotiva Baldwin, de fabricação americana. O abrigo foi criado em 1984, durante as comemorações do centenário da cidade e presta uma homenagem aos antigos ferroviários.
foto - ?
PARQUE MUNICIPAL DONDINHO - 
Parque criado com o nome do pai de Pelé, onde existe uma enorme estatua de Pelé e seu pai quando criança.
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A DJALMA DUTRA – 
Próximo à Colônia Santa Fé
Djalma Dutra (1895 -Três Corações-MG, 1930 ) foi um militar e revolucionário brasileiro .
Participou dos movimentos revolucionários de 1922 . integrou a coluna Prestes entre 1925 e 1927 , chegando a patente de Coronel . Foi revolucionário em 1930.
Djama Dutra morreu em Outubro de 1930 quando tomava parte na tomada do 4º Regimento de Cavalaria, sedeado em Três Corações.
foto - ?
foto - ?
UM GIRO POR TRÊS CORAÇÕES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?

foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ANTIGA "RMV" E DEPOIS RFFS/A. A VELHA CAIXA D'ÁGUA QUE ABASTECIA AS MARIA FUMAÇA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
A PECUÁRIA TEM DESTACADA PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DE SEU REBANHO LEITEIRO E GADO DE CORTE, SENDO O GADO LEITEIRO UM DOS MELHORES DO ESTADO. VEJA A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
AS CULTURAS DO CAFÉ, MILHO E BATATA INGLESA SÃO DE GRANDE EXPRESSÃO ECONÔMICA, SEGUINDO-SE EM MENOR ESCALA AS DE FEIJÃO, ARROZ E FRUTAS REGIONAIS. NO ANO DE 2009 FOI CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE MILHO DA REGIÃO, GANHANDO DESTAQUE NACIONAL.
foto - ?
AQUI UM CAMPO PERTENCENTE AO EXÉRCITO BRASILEIRO QUE TEM BASE EM TRÊS CORAÇÕES. FALANDO NISTO, MEU PAI SERVIU O EXÉRCITO AQUI. DEPOIS FOI TRANSFERIDO PARA A BASE DE SÃO JOÃO DEL REI . DIVINÓPOLIS, QUANDO DOS 18 ANOS DE MEU PAI, NÃO HAVIA BASE PARA ALISTAMENTO, POR ISTO, SE ALISTAVAM EM OUTRA CIDADE PRÓXIMA, OU NA CAPITAL "BH".
foto - ?
foto - ?
ESTA EH A RODOVIA DE ACESSO A CIDADE
foto - ?
AQUI O LAGO DE UM CLUBE
foto - ?
ESTE EH UM CAPO DE FUTEBOL, NUM BAIRRO DA CIDADE. COMO OS QUE O PELÉ JOGAVA QUANDO CRIANÇA
foto - ?
AQUI O RIO QUE SERVE A CIDADE
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE
AGRADEÇO SUA VISITA. BOA NOITE. SEMPRE VOLTE
foto - ?

ATÉ BREVE
fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / ospeles.blogspot.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…