Pular para o conteúdo principal

PRATÁPOLIS





SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE NÃO EH A DO TIO PATINHAS. SEJA BEM VINDO A PRATÁPOLIS. A CIDADE MAIS CHARMOSA DO SUL DAS MINAS GERAIS.
AQUI VEMOS O TREVO DE ACESSO A CIDADE.
imagem - Alexandre Bonacini
A CIDADE DE PRATÁPOLIS TEM 8.808 HABITANTES.
QUEM NASCE EM PRATÁPOLIS EH: PRATAPOLENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.943.
ORIGEM DO NOME
O PRIMEIRO NOME DA SEDE FOI ESPÍRITO SANTO DO PRATA, EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DA CAPELA ERGUIDA NO LOCAL.
A DENOMINAÇÃO ATUAL FOI DADA INICIALMENTE PELA ESTRADA DE FERRO MOGIANA À ESTAÇÃO DA VILA DE ESPÍRITO SANTO DA PRATA.
O NOME PRATÁPOLIS FOI UMA HOMENAGEM AO SR. SEBASTIÃO PRATA
HISTÓRIA
COM A CORRIDA PROVOCADA PELA DESCOBERTA DE MINAS DE OURO NO SUL DE MINAS GERAIS, ISTO NO FINAL DO SÉCULO XVIII, SURGIU A CIDADE DE JACUÍ, EM 1750, CIDADE MÃE DE TODAS AS CIDADES DA REGIÃO.
COM O DECLÍNIO DA MINERAÇÃO, SEUS MORADORES FORAM SE DEDICANDO TANTO À AGRICULTURA QUANTO À PECUÁRIA, NUMA ADAPTAÇÃO NATURAL.
EM TODAS AS FAZENDAS AO REDOR, EXISTIAM TRILHAS QUE SEGUIAM EM DIREÇÃO AO CÓRREGO E ERAM USADAS PELOS BOIADEIROS PARA LEVAR AS REZES PARA BEBER ÁGUA.
O SR. PRATA JAMAIS PROIBIU QUE OS BOIADEIROS PERNOITASSEM NAS SUAS TERRAS E ERA COSTUME QUE GRANDES BOIADAS FICASSEM ALI ATÉ POR TRÊS DIAS DE DESCANSO, SEM PAGAR NADA POR TUDO QUE RECEBIAM.
O DESTINO DAQUELES GRANDES PEÕES, QUE VINHAM DE MATO GROSSO, GOIÁS, SÃO PAULO E OUTROS LUGARES, SE CRUZAVAM NAQUELAS TERRAS.
ESTES BOIADEIROS ERAM QUEM EXPANDIAM OS NOSSOS HORIZONTES E TRAZIAM NA BAGAGEM A NOSSA PRIMEIRA IDÉIA DE POVOADO E PROGRESSO.
O SR. PRATA SENDO O PRIMEIRO FAZENDEIRO DA REGIÃO, DAVA O EXEMPLO, AJUDANDO OS BOIADEIROS. E ASSIM AQUELA REGIÃO GANHA O NOME DE PRATA. 
AQUI A BONITA IGREJA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
imagem - PMP
A CIDADE
MAIS OU MENOS POR VOLTA DE 1862, OUTRO GRANDE FAZENDEIRO DA REGIÃO, O SR. JOÃO EVANGELISTA DE PÁDUA FAZ OUTRA DOAÇÃO.
ELE DOA UMA PARTE DE SUAS TERRAS, COM A FINALIDADE DE CONSTRUIR UMA CAPELA, QUE SERIA UMA CAPELA EM HOMENAGEM AO DIVINO ESPÍRITO SANTO, PARA FACILITAR A VIDA RELIGIOSA DOS COLONOS E NEGROS DE ALGUMAS SENZALAS QUE JÁ MORAVAM NO LOCAL, QUE PARA MANTER VIVA SUA FÉ TINHAM QUE SE DESLOCAR ATÉ A IGREJA EM JACUÍ, NUMA VIAGEM LONGA, DEMORADA E DIFÍCIL.
ELE JAMAIS TERIA IMAGINADO QUE AQUELE PATRIMÔNIO DOADO PARA O DIVINO ESPÍRITO SANTO, UM DIA SE TORNARIA UMA CIDADE.

A PEQUENA CAPELINHA É ERGUIDA, FEITA DE PAU A PIQUE E COBERTA COM FOLHAS DE INDAIÁ.

ALGUM TEMPO DEPOIS, OUTRO FAZENDEIRO, O SR. IZAÍAS JOSÉ RIBEIRO, FAZ OUTRA DOAÇÃO DE TERRAS PARA QUE O PEQUENO POVOADO, QUE JÁ SE FORMARA E QUE RECEBERA O NOME DE ESPÍRITO SANTO DO PRATA, TENHA UM CRESCIMENTO AINDA MAIOR, POIS O POVOADO ERA MUITO PROCURADO POR FUTUROS MORADORES DEVIDO A SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.
ASSIM, EM TORNO DA CAPELINHA DE PAU A PIQUE E COBERTA DE FOLHAS DE INDAIÁ, DESENVOLVEU-SE O POVOADO DA CIDADE ESPÍRITO SANTO DO PRATA, FUTURA CIDADE DE PRATÁPOLIS. FAZIA PARTE NA OCASIÃO, DO IMENSO MUNICÍPIO DE JACUÍ.
NO FINAL DO ANO DE 1943 O DECRETO-LEI ESTADUAL Nº 1.058 DE 31 DE DEZEMBRO DE 1943 EMANCIPA O DISTRITO DE PRATÁPOLIS DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO. 
AQUI A MATRIZ NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - ?
O OUTRO LADO DA MATRIZ
imagem - ?
A PASSARELA DE PALMEIRAS QUE LEVA ATÉ A MATRIZ
imagem - ?
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
imagem - ?
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI UMA RUA
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI UMA OLARIA
imagem - Alexandre Bonacini
UM CASARÃO DE ESQUINA
imagem - Alexandre Bonacini
MAIS UMA RUA DA CIDADE
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI O CRESP
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI UMA VISTA DO BAIRRO SANTA ADÉLIA
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI A CAPTAÇÃO DE ÁGUA
imagem - Alexandre Bonacini
CHEGANDO NA CIDADE
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI O ESTÁDIO DO CLUBE DE FUTEBOL
imagem - Alexandre Bonacini
UMA LONGA AVENIDA
imagem - ?
AQUI O FÓRUM DE JUSTIÇA
imagem - Alexandre Bonacini
ESTA EH A FONTE DA PRAÇA
imagem - PMP
ESTE EH O ELIAS HOTEL
imagem - ?
AQUI A IGREJA DO ROSÁRIO
imagem - Montanha
UMA OUTRA RUA DA CIDADE
imagem - ?
AQUI O GINÁSIO POLIESPORTIVO
imagem - Alexandre Bonacini
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - PMP
UMA BONITA PRAÇA
imagem - ?
OUTRA RUA DA CIDADE
imagem - Alexandre Bonacini
ESTA EH A RUA MINAS GERAIS
imagem - Alexandre Bonacini
AQUI UM SUPERMERCADO
imagem - ?
PRATÁPOLIS NÃO TEM BRASÃO E NEM BANDEIRA QUE A REPRESENTE.
SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.
A GENTE SE ENCONTRA UM DIA QUALQUER EM ALGUM LUGAR DE MINAS.
ATÉ LÁ INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…