Pular para o conteúdo principal

CACHOEIRA PONTE DE FERRO / MINAS GERAIS - Um lugar com histórias de vida, sonhos contados, lendas espalhadas, amores perdidos, romances que começaram, na garupa de uma bicicleta




LINHA DO TEMPO DE "CACHOEIRA PONTE DE FERRO" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A CACHOEIRA PONTE DE FERRO, QUE FOI O PARAÍSO DOS PESCADORES.
foto - Thymonthy Becker 
O POVOADO DE CACHOEIRA PONTE DE FERRO PERTENCE A CIDADE DE DIVINÓPOLIS, NO CENTRO OESTE DO ESTADO DAS MINAS GERAIS.
POSSUI APROXIMADAMENTE 40 HABITANTES (FONTE: MORADOR)
O POVOADO FICA AS MARGENS DA BR 494 ENTRE DIVINÓPOLIS MARILÂNDIA.
CACHOEIRA PONTE DE FERRO ESTA À 770 QUILÔMETROS DE BRASÍLIA (DF)
À 140 QUILÔMETROS DA CAPITAL MINEIRA (BH)
E À 10 QUILÔMETROS DE DIVINÓPOLIS.
Fonte: Google Mapas
AS MISSAS NESTE POVOADO SÃO CELEBRADAS UMA VEZ POR MÊS. SEMPRE NA SEXTA FEIRA POR VOLTA DO DIA 20.
TODOS OS ANOS, NO DIA DE SÃO PEDRO (29 DE JUNHO) OU NO PRIMEIRO SÁBADO APÓS ESTE DIA, SE O MESMO NÃO CAIR NO SÁBADO, ACONTECE AQUI AS BARRAQUINHAS E QUERMESSES.
TEM CONCURSO DE DANÇAS, COMIDAS TÍPICAS, QUADRILHAS E MUITAS OUTRAS ATRAÇÕES.
VALE A PENA VOCÊ VIR AQUI E CONHECER ESTA COMUNIDADE QUE FICA AS MARGENS DA RODOVIA BR 494 PRÓXIMO A DIVINÓPOLIS NO SENTIDO PARA MARILÂNDIA, CARMO DA MATA E OLIVEIRA.
AQUI PODEMOS VER A IGREJA DO CRISTO REI.
foto - Thymonthy Becker 
ESTE EH O INTERIOR DA IGREJA DO CRISTO REI.
foto - Thymonthy Becker 
A IMAGEM DO CRISTO REI
foto - Thymonthy Becker 
AQUI O ALTAR DA IGREJA
foto - Thymonthy Becker 
AQUI O LOCAL ONDE SE FAZ APRESENTAÇÕES QUANDO DE FESTAS REALIZADAS NO POVOADO.
foto - Thymonthy Becker 
AQUI O PESSOAL FAZ AS BARRAQUINHAS, QUERMESSES, DANÇA QUADRILHA E OUTRAS FESTIVIDADES QUE GERALMENTE OCORREM EM JUNHO.
foto - Thymonthy Becker 
O CARRO DO BATENTE NA AVENIDA DE ACESSO A IGREJA
foto - Thymonthy Becker 
A AVENIDA DE ACESSO A IGREJA E AO SALÃO DE FESTAS.
foto - Thymonthy Becker 
A AVENIDA SAINDO PARA A BR 494
foto - Thymonthy Becker 
A IGREJA NO CONTEXTO DA PRAÇA QUE A CERCA
foto - Thymonthy Becker 
AQUI A SAÍDA DO POVOADO PARA A BR 494 NO SENTIDO OLIVEIRA
foto - Thymonthy Becker 
AQUI PODEMOS VER ALGUMAS CASAS DO OUTRO LADO DA BR
foto - Thymonthy Becker 
AQUI A RUA DE ACESSO AS RESIDÊNCIAS DO POVOADO
foto - Thymonthy Becker 
EH EM MEIO A ESTA PAISAGEM QUE O PESSOAL DAQUI MORA. MUITO LEGAL.
foto - Thymonthy Becker 
AQUI O PONTO DE ÔNIBUS DO POVOADO
foto - Thymonthy Becker 
UMA DAS RESIDÊNCIAS DO LOCAL
foto - Thymonthy Becker 
CASAS ENTRE ÁRVORES
foto - Thymonthy Becker 
RUA DE ACESSO AO RIO 
foto - Thymonthy Becker  
OUTRAS CASAS DO LOCAL
foto - Thymonthy Becker  
AS ÁRVORES COMO SE FOSSEM GUARDIÕES DA ESTRADA
foto - Thymonthy Becker  
UM JARDIM DO LADO DE FORA DO MURO
foto - Thymonthy Becker  
A BR 494 PASSANDO PELO POVOADO
foto - Thymonthy Becker  
AQUI UMA PEQUENA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker   
O TELEFONE COMUNITÁRIO
foto - Thymonthy Becker  
AQUI A SEDE DO CONSELHO COMUNITÁRIO RURAL DO POVOADO E A PRAÇA EM VOLTA DESTE.
foto - Thymonthy Becker 
AQUI O CACHORRO EH BRAVO.
foto - Thymonthy Becker 
A SEDE DO CONSELHO NOVAMENTE.
foto - Thymonthy Becker 
ESTA EH A CENA NA FRENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO RURAL.
foto - Thymonthy Becker 
OLHA O CARRO DO BATENTE NA PRAÇA DO CONSELHO COMUNITÁRIO.
foto - Thymonthy Becker 
AQUI A RUA DE ACESSO AO CONSELHO COMUNITÁRIO
foto - Thymonthy Becker 
ENTÃO VOCÊ ACABOU DE CONHECER O POVOADO DE CACHOEIRA PONTE DE FERRO. ANTIGAMENTE ERA CONHECIDO SÓ DE PONDIFERRO.
OS PESCADORES VINHAM MUITO AQUI PESCAR. DAVA MUITO PEIXE.
ERA CONHECIDO COMO PONTE DE FERRO, PORQUE TINHA UMA PONTE DE FERRO POR ONDE O TREM PASSAVA E OS PESCADORES PESCAVAM DEBAIXO DELA. 
MEU PAI ERA UM DOS QUE VINHAM PESCAR AQUI QUASE TODAS AS SEMANAS.
AS VEZES ELE TRAZIA A GENTE. A GENTE, ERA EU E UM OU DOIS IRMÃOS MEU, NÓS ERAMOS DEZOITO IRMÃOS, MAS ELE SÓ TRAZIA UNS TRÊS IRMÃOS, MAIS A MINHA MÃE.
NÓS VINHAMOS DE BICICLETA. UM DIRIGINDO, OUTRO NA GARUPA E OUTRO NO QUADRO. ERAM DUAS BICICLETAS.
PARÁVAMOS DE VEZ EM QUANDO PORQUE A PERNA FICAVA COM "FORMIGUINHA". AI TINHA QUE DESCER E A GENTE CUSTAVA A FICAR DE PÉ.
ÍAMOS PELA LINHA DO TREM, PORQUE NÃO TINHA SUBIDA. 
A GENTE SEMPRE VIA UMA IGREJINHA QUE JURAVA QUE ERA A DO BAIRRO ONDE A GENTE MORAVA. PORQUE ERA EXATAMENTE IGUAL. MAIS MEU PAI NUNCA DIZIA PRA GENTE SE ERA ELA OU NÃO. 
QUANDO A GENTE CHEGAVA NA PONTE DE FERRO, A PRIMEIRA COISA QUE NÓS, EU E MEU IRMÃO, QUERIA FAZER ERA COMER OS LANCHES QUE MINHA MÃE LEVAVA. A GENTE JÁ CHEGAVA COM FOME.
MEU PAI IA PESCAR E MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS ÍAMOS NADAR NO RIO. EH QUE TINHA UMAS PEDRAS ALI QUE FORMAVAM UMAS LAGOAS PEQUENA QUE ERA BOA PRA NADAR.
GERALMENTE NÓS ÍAMOS NO SÁBADO PARA A PONTE DE FERRO. ERA MUITO BOM.
A PONTE DE FERRO NEM EXISTE MAIS. ELA FOI TIRADA E COLOCADA OUTRA NO LUGAR QUE NEM EH DE FERRO. MAIS O NOME FICOU. E ATÉ HOJE LÁ EH CONHECIDO COMO PONTE DE FERRO. O NOME CACHOEIRA EH POR CAUSA DAQUELAS PEDRAS QUE EU FALEI ONDE A GENTE NADAVA. ERA UMA PEQUENA CACHOEIRA.
ENTÃO EH ISSO. ESTE LUGAR TRÁS MUITAS LEMBRANÇAS BOAS DE QUANDO EU ERA PEQUENO AINDA E IA COM MEU PAI E MINHA MÃE PESCAR NA PONTE DE FERRO. NA VERDADE EU NÃO PESCAVA, NEM GOSTAVA. MAS ERA LEGAL NADAR NO RIO E COMER LANCHES QUE MINHA MÃE FAZIA SÓ QUANDO A GENTE IA LÁ. 
NA IDA OU NA VOLTA, A GENTE SEMPRE ENCONTRAVA COM OUTROS PESCADORES INDO DE BICICLETA OU A PÉ MESMO.
DEIXEI DE IR LÁ, NESTA PONTE DE FERRO, QUANDO DEIXEI DE SER CRIANÇA. E ATÉ ENTÃO, NUNCA MAIS VOLTEI. MAS SEMPRE QUE PASSO ALI NA RODOVIA, LEMBRO DESTE TEMPO, MUITO BOM POR SINAL, EM QUE A GENTE IA DE BICICLETA PESCAR NA CACHOEIRA, DEBAIXO DA PONTE DE FERRO.
SE UM DIA VOCÊ PASSAR POR ALI, DÊ UMA PARADINHA E VIVA UM POUCO DA EMOÇÃO DE ESTAR NUM LUGAR QUE TEM MUITAS HISTÓRIAS DE VIDA, MUITOS SONHOS CONTADOS, MUITAS LENDAS DE PESCADORES ESPALHADAS NO AR, MUITOS AMORES PERDIDOS, MUITOS ROMANCES QUE COMEÇARAM, MUITAS SAUDADES DOS QUE PARTIRAM E AS MELANCOLIAS DOS QUE FICARAM. PORQUE ONDE QUER QUE PASSAMOS, DEIXAMOS COMO MARCA DE NOSSA PASSAGEM, A SAUDADE OU A TRISTEZA,  QUE O TEMPO, EM TEMPO ALGUM, CONSEGUIRÁ APAGAR.
ATÉ MAIS VÊ ENTÃO. UM DIA DESSES QUALQUER A GENTE PODE ATÉ SE ENCONTRAR NUM LUGAR DE MINAS.

(Texto: Thymonthy Becker)

fotos / fonte = Thymonthy Becker / IBGE / 


THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

ARAGUARI / MG

ESTA EH A MATRIZ DE BOM JESUS DA CANA VERDE, DA CIDADE DE ARAGUARI.
foto - ?
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Roberto Rufino
ESTA AQUI EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino
A IGREJA DO ROSÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Roberto Rufino
LATERAL DA IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Roberto Rufino

VIÇOSA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
imagem - ? VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ( IBGE 2010 ) ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES.
QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.871  ORIGEM DO NOME O topônimo de Viçosa foi uma homenagem ao Bispo D. Viçoso, da Arquidiocese de Mariana. TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE.  HISTÓRIA  A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A S…