Pular para o conteúdo principal

AMAZONAS / BRASIL - BELOS PAISAGISMOS, TRILHAS AQUÁTICAS, HOTÉIS DE SELVA, CONTATO COM O HOMEM DA FLORESTA E VIDA CULTURAL INTENSA, SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS MUITO ESPECIAIS




LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO AMAZONAS / BRASIL

ESTADO DO AMAZONAS
O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de cinco países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia. 
O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado
O IBGE identificou 65 grupos indígenas no Estado, que detém a maior população de índios do País, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce. 
Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta. 
A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros. 
foto - Elime Ribeiro
Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.
O acesso ao Estado é feito principalmente por via fluvial ou aérea
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional. 
Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil.
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. 
Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta. 
O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia
ESTE EH O ESTADO DO AMAZONAS. BEM VINDO À PÉROLA DO BRASIL
AQUI A REGIÃO CENTRAL COM DESTAQUE PARA O TEATRO AMAZONAS
imagem - ?
DADOS GERAIS
AMAZONAS TEM 3,5 MILHÕES DE HABITANTES - IBGE 2010
A MAIOR E MAIS POPULOSA CIDADE DA AMAZÔNIA, MANAUS, COM SEUS 1 832 423 HABITANTES, EH A CAPITAL AMAZONENSE. 
O PICO DA NEBLINA, PONTO CULMINANTE DO BRASIL, TAMBÉM SE SITUA EM TERRITÓRIO AMAZONENSE. 
ATUALMENTE, O AMAZONAS SE DIVIDE EM 62 MUNICÍPIOS.
ORIGEM DO NOME
O NOME AMAZONAS FOI ORIGINALMENTE,DADO AO RIO QUE BANHA O ESTADO PELO CAPITÃO ESPANHOL FRANCISCO DE ORELLANA, QUANDO O DESCEU EM TODO O SEU COMPRIMENTO, EM 1541. AFIRMANDO TER ENCONTRADO UMA TRIBO DE ÍNDIAS GUERREIRAS, COM A QUAL TERIA LUTADO, E ASSOCIANDO-AS ÀS AMAZONAS DA MITOLOGIA GREGA, DEU-LHES O MESMO NOME. 
SEGUNDO ETIMOLOGIA ALTERNATIVA DEFENDIDA PELO HISTORIADOR KARL LOKOTSCH, O NOME AMAZONAS É DE ORIGEM INDÍGENA, DA PALAVRA AMASSUNU, QUE QUER DIZER "RUÍDO DE ÁGUAS, ÁGUA QUE RETUMBA.
HISTÓRIA
O AMAZONAS É O MAIOR ESTADO DO BRASIL. POSSUI MAIS DE 1,5 MILHÃO DE QUILÔMETROS QUADRADOS E OCUPA MAIS DE 18% DO TERRITÓRIO NACIONAL. SEUS 62 MUNICÍPIOS TÊM AO MESMO TEMPO AS TERRAS MAIS ALTAS DO PAÍS, COMO O PICO DA NEBLINA (2.993 METROS DE ALTITUDE) E O PICO 31 DE MARÇO (2.972 METROS DE ALTITUDE) E A MAIOR EXTENSÃO DE TERRAS BAIXAS, COM MENOS DE 100 METROS DE ALTITUDE.
O AMAZONAS É BANHADO PELA BACIA HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA, QUE RESPONDE POR APROXIMADAMENTE 20% DA ÁGUA DOCE DO PLANETA. OS PRINCIPAIS RIOS SÃO NEGRO (QUE BANHA A CIDADE DE MANAUS), AMAZONAS-SOLIMÕES, MADEIRA, JURUÁ, PURUS, IÇÁ, UAUPÉS E JAPURÁ. NO BRASIL, PAÍS CARACTERISTICAMENTE TROPICAL, O AMAZONAS É DOMINADO PELO CLIMA EQUATORIAL, PREDOMINANTE NA AMAZÔNIA, TENDO UMA TEMPERATURA MÉDIA DE 26° CELSIUS. ELE TAMBÉM É O ESTADO MAIS PRESERVADO DO PAÍS, COM 98% DE SUA COBERTURA FLORESTAL ORIGINAL. SOMENTE SUAS ÁREAS PROTEGIDAS POR LEIS FEDERAIS E ESTADUAIS, COMO PARQUES E RESERVAS FLORESTAIS, OCUPAM UM TERRITÓRIO EQUIVALENTE A 20 VEZES O TAMANHO DO LÍBANO E O DOBRO DE PORTUGAL. ALIADOS A ESSE UNIVERSO VERDE ESTÃO OS RIOS, LAGOS E IGARAPÉS, COMPONENTES INDISPENSÁVEIS PARA MARCAR O CONTATO INESQUECÍVEL COM A MARAVILHOSA NATUREZA AMAZÔNICA.
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE AO AMANHECER
imagem -  Conceição Costa
PORTO NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO EM MANAUS
imagem - Ricardo Hossoe
PALAFITAS
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO AS MARGENS DO RIO URUBUÍ
imagem - Ricardo Hossoe
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE AUTAZES
imagem - GM Thome
PRAÇA DA SAUDADE EM MANAUS
imagem - Ricardo Hossoe
PARCIAL DE MANAUS
imagem - ?
O BELÍSSIMO TEATRO AMAZONAS. 
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO BRANCO
PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, UM RECONHECIMENTO INCOMPARÁVEL, UMA HERANÇA CULTURAL, COM ARQUITETURA E MEMÓRIAS POLÍTICAS, QUE NOS REMETE AS RIQUEZAS DO AUGE DO CICLO DA BORRACHA
imagem - Ricardo Hossoe
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MANAUS
imagem - Ricardo Hossoe
LARGO DE SÃO SEBASTIÃO
O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, QUE NÃO PASSAVA DE UMA ROCINHA DE PROPRIEDADE DO SR. ANTÔNIO LOPES BRAGA, FOI ABERTA EM 1867, ONDE O DR. CANAVARRO ERIGIU UM MONUMENTO QUE SE ENCONTRA NO MEIO DA PRAÇA QUE HOMENAGEIA A ABERTURA DOS PORTOS DO AMAZONAS ÀS DEMAIS NAÇÕES.
imagem - Ricardo Hossoe
PRÉDIO DA ALFÂNDEGA
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO NEGRO
O PALACETE SCHOLZ FOI CONSTRUÍDO EM ESTILO ECLÉTICO EM 1903 PARA SER RESIDÊNCIA PARTICULAR DE UM ABASTADO COMERCIANTE DA BORRACHA, O ALEMÃO KARL WALDEMAR SCHOLZ. O AMAZONAS ERA A ÉPOCA UM DOS ESTADOS MAIS PRÓSPEROS DA UNIÃO POR OCASIÃO DO CICLO DA BORRACHA.
imagem -  Wikipédia
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NA CIDADE DE BORBA
imagem - Wikipédia
OS ÍNDIOS
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL, COM 168.680 ÍNDIOS, DE ACORDO COM O CENSO 2010 DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.
imagem -  Alex Pazuello
imagem - ?
AQUI TRIBOS INDÍGENAS QUE SE MANTEM EM TRIBOS LONGE DO CONTANTO COM O MUNDO CIVILIZADO
imagem - ?
O TURISMO
O TURISMO DE NATUREZA, OU ECOTURSIMO, É O PRINCIPAL ATRATIVO DOS ROTEIROS DO AMAZONAS. O VISITANTE TEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER, APRENDER E VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DA FLORESTA TROPICAL E OS HABITANTES QUE NELA VIVEM, QUE SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA SUA CONSERVAÇÃO. POR SEU CONTATO DIRETO COM A NATUREZA, O ESTADO FAZ PARTE DOS ROTEIROS OFERECIDOS PELAS AGÊNCIAS NOS PROGRAMAS DE BARCO, PERNOITES EM HOTÉIS DE SELVA E PASSEIOS PELA FLORESTA. O ECOTURISMO PODE SER PRATICADO NO AMAZONAS DURANTE O ANO TODO, POIS A SAZONALIDADE QUE OCORRE NA FLORESTA DE VÁRZEA, LOCAL ONDE AS COMUNIDADES VIVEM, OFERECE DOIS BELOS PAISAGISMOS, PERMITINDO AO TURISTA VIVENCIAR A FLORESTA EM ÉPOCA DE SECA E DE CHEIA (ALAGADA). ALÉM DAS CAMINHADAS NA FLORESTA, DO PASSEIO DE CANOA NAS TRILHAS AQUÁTICAS, OBSERVANDO A BELEZA DA NATUREZA E OS QUE VIVEM NELA, O TURISTA AINDA PODE USUFRUIR DA CONVIVÊNCIA COM O HOMEM DA FLORESTA CONHECENDO O SEU MODUS VIVENDIS E INTERAGINDO NO SEU DIA-A-DIA.
AQUI A ONÇA PINTADA. TÍPICA DO AMAZONAS
imagem - Wikipédia
AQUI TEMOS A ANTA
imagem - Ricardo Hossoe
O PEIXE BOI
imagem - Ricardo Hossoe
GATO DO MATO
imagem - Ricardo Hossoe
A ONÇA PINTADA DESCANSANDO
imagem - Ricardo Hossoe
O BOTO COR DE ROSA
imagem - Ricardo Hossoe
MANAUS VISTA DE LONGE
imagem - Wikipédia
UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS DO ESTADO.
imagem - Wikipédia
O RIACHO E A FLORESTA
imagem - ?
A CULTURA
COM VIDA CULTURAL INTENSA, NA QUAL SE DESTACAM O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, COM O DUELO DOS BUMBÁS GARANTIDO E CAPRICHOSO, O FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓPERA E O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CINEMA DE AVENTURA, O AMAZONAS POSSUI CARACTERÍSTICAS MUITO ESPECIAIS QUE SE EXPRESSAM NA ALEGRIA DO POVO E NAS RAÍZES DO FOLCLORE REGIONAL.
AQUI O CENTRO DE CONVENÇÕES – SAMBÓDROMO
DESTINA-SE A APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, CULTURAIS, ESPORTIVAS E RELIGIOSAS, QUE APRESENTEM GRANDE DEMANDA DE PÚBLICO.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE ITACOATIARA
imagem - Wikipédia
PARCIAL DA CIDADE DE COARI
imagem - Wikipédia
CASA DE VENDA DE ARTESANATO INDÍGENA EM MANAUS
imagem - Ricardo Hossoe
BARCO NAVEGANDO NO RIO AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
OS BARCOS NO PORTO DE MANAUS
imagem - Conceição Costa
OS RIOS AMAZONENSES
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR BACIA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA. A MAIORIA DOS RIOS AMAZONENSES É NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. 
AQUI UM CARGUEIRO NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE AUTAZES
imagem - GM Thome
COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE DE MANACAPURU
imagem - Fritz Follmer
A GRADE FLORESTA AMAZÔNICA
imagem - Euler Melo Nogueira
O RIO SERPENTEANDO A FLORESTA
imagem - Instituto Onça Pintada
PONTE QUE LIGA A CIDADE DE MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA
imagem - Conceição Costa
A MESMA PONTE VISTA DE LONGE. FICA NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
RIO URUCU
imagem - GM Thome
PICO DA NEBLINA
PICO DA NEBLINA, CONSIDERADO A MONTANHA MAIS ALTA DO BRASIL.
ELE FICA AO NORTE DO AMAZONAS, NA SERRA DO IMERI, NA CIDADE DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO, E DÁ NOME AO PARQUE NACIONAL DO PICO DA NEBLINA.
SÃO 2.993 METROS DE ALTITUDE QUE PROPORCIONAM UMA PAISAGEM ENCANTADORA. UMA CURIOSIDADE DO LUGAR É QUE NO TOPO DA MONTANHA, A TEMPERATURA CHEGA A 20 °C DURANTE O DIA E CAI PARA 6 °C À NOITE.
HÁ RELATOS QUE O PICO DA NEBLINA TERIA SIDO DESCOBERTO POR VOLTA DE 1950.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
ENCONTRO DOS RIOS
UM DOS MAIORES ESPETÁCULOS DA NATUREZA, O ENCONTRO DAS ÁGUAS REPRESENTA A CONFLUÊNCIA DOS RIOS NEGRO, DE ÁGUAS ESCURAS, E SOLIMÕES, DE ÁGUAS BARRENTAS. VIAJAM POR QUILÔMETROS SEM SE MISTURAREM.
imagem - ?
A UNIÃO DOS DOIS RIOS FORMAM O RIO AMAZONAS
imagem - Conceição Costa
POVOS DA AMAZÔNIA
A PROPOSTA DO CENTRO CULTURAL DOS POVOS DA AMAZÔNIA, EMBASADO NA MISSÃO DE VALORIZAR A CULTURA AMAZÔNIDA, JÁ DISPONIBILIZA PARA EVENTOS CULTURAIS DA REGIÃO UMA ARENA DE ARTES, DESTINADA A 17MIL PESSOAS E AINDA PRETENDE APRESENTAR EXPOSIÇÕES E OFERECER À ESTUDANTES, PESQUISADORES E À COMUNIDADE EM GERAL UM BANCO VIRTUAL DE DADOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS SOBRE A AMAZÔNIA, CONTRIBUINDO PARA A DIFUSÃO CULTURAL DESTA REGIÃO PARA O MUNDO.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE MANACAPURU
imagem - Fritz Follmer
GASODUTO DE MANAUS
imagem - GM Thome
ESTRUTURA DA PONTE QUE LIGA MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA
imagem - Conceição Costa
A BANDEIRA
A BANDEIRA DO AMAZONAS FOI CRIADA AINDA NA DÉCADA DE 1890 E, EM 1897, REPRESENTOU O BATALHÃO MILITAR DO ESTADO NA GUERRA DE CANUDOS. 
imagem - Governo do Amazonas
AQUI O BRASÃO DO ESTADO


ATÉ A PRÓXIMA

fonte/fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação IBGE / Portal do Governo do Amazonas /



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…

AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera

LINHA DO TEMPO DAS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" / WORLD O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi uma g…