Pular para o conteúdo principal

TABATINGA / AMAZONAS - Banhada pelo Rio Solimões, Grande potencial biológico, Cultura Nativa, Comunidades Ribeirinhas, na divisa com a Colômbia




LINHA DO TEMPO DE "TABATINGA" / AMAZONAS / BRASIL
Visão geral da cidade de Tabatinga, Amazonas
População estimada 2016 (1) - 62.346 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.266,062 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,21 
Código do Município 1304062 
Gentílico - tabatinguense 
ORIGEM DO NOME
Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no tupi significa barro branco de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios e no tupi-guarani quer dizer casa pequena.
Gentílico: tabatinguense 
HISTÓRICO 
A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, nas fronteira Brasil ? Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha. 
Também como postos militares de fronteira foram criadas mais tarde (década de 30 do séc XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão. 
Fronteira entre Brasil e Colômbia que faz divisa entre as cidades de Tabatinga, Amazonas e Letícia, Colômbia 

CULTURA E LAZER
Existem vários esportes que são praticados no município: Motocross, Bicicross, Canoagem Rústica, Le Parkour e Corridas de Orientação.
Corrida e caminha da Paz realizada pelo exército de fronteira em Tabatinga, Amazonas 
Atletas da capitania Fluvial da Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas
Bares e restaurantes onde é possível tomar vários tipos de bebidas nacionais e colombianas ou peruanas, ou apreciar as comidas típicas como o cebiche, a arepa e a feijoada.
O Restaurante Boa Mesa. Comida boa e com o preço bem em conta. Existe também vários outros restaurantes aqui e em Letícia, fica a gosto do freguês. Aqui o pessoal tem o costume de servir uma sopa sempre antes do almoço.
A culinária eh uma mistura de costumes e tradições de Brasileiros e Colombianos em Tabatinga, Amazonas


Nas imediações do quartel do Exército existe um pequeno zoológico onde é possível ver tatu, sucuri, macacos, aves e a onça-pintada. No bairro da Comara, perto do aeroporto internacional, tem-se uma visão privilegiada do rio e das florestas peruanas e é o ponto de acesso às aldeias indígenas de Umariaçu I e de Umariaçu II de etnia Ticuna.
Nos dias de intenso calor todos correm para os vários banhos de igarapés que ficam na estrada Leticia - Tarapacá (Colômbia) e na área rural de Tabatinga. Os clubes com piscinas da cidade também servem de refúgio. Quando está na vazante, aparecem diversas praias do rio Solimões, sendo a principal e mais badalada a praia de Limeira onde há shows e desfile das mais belas mulheres da tríplice fronteira para a escolha da "Garota Limeira".
O Rio Solimões eh um atrativo turístico, fonte de renda e alimentação em Tabatinga, Amazonas
O rio também propicia pesca abundante nos flutuantes, barcos pequenos ou na margem; sendo uma opção de relaxamento. Além de ser possível observar os botos e um belo por-do-sol.
Durante o ano existem vários eventos importantes. Destacam-se o Reveillon, com a tradicional queima de fogos no rio Amazonas ou rio Solimões; o carnaval, com o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos; as festas juninas ( com os arraiais se estendendo desde meados de maio até novembro), onde há as comidas típicas como canjica, milho assado, pamonha e doces; as comemorações cívicas como os desfiles de 20 de julho (Independência da Colômbia), 5 de setembro (Ascensão do Amazonas) e 7 de setembro (Independência do Brasil); o Festival da Confraternidade; e o Festival das Tribos do Alto Solimões - FESTISOL.
Os festivais que acontecem durante o ano em Tabatinga, Amazonas, atrai milhares de turista anualmente


CONHECENDO UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TABATINGA, AM
Sede da Polícia Federal em Tabatinga, Amazonas


Aeroporto Internacional de Tabatinga, Amazonas

Catedral dos Santos Anjos da Guarda em tabatinga, Amazonas

Loja Maçônica em tabatinga, Amazonas
Sede da Justiça Federal em tabatinga, Amazonas
Mercado central municipal em tabatinga, Amazonas
Escola de música do Comando Solimões em tabatinga, Amazonas
Corporação de Bombeiros em tabatinga, Amazonas
Agência do Banco do Brasil em Tabatinga, Amazonas
Agência do Banco Brasileiro de Desconto (Bradesco)
Agência da Caixa Econômica Federal
Centro Cultural Vitória Régia do Comando do Solimões em tabatinga, Amazonas
Agência do Correios e Telégrafos em Tabatinga, Amazonas
Câmara de Vereadores de Tabatinga, Amazonas
Gremio Recreativo do Alto Solimões em Tabatinga, Amazonas

Sede da Prefeitura Municipal de Tabatinga, Amazonas

Igreja Universal do Reino de Deus em Tabatinga, Amazonas
Padaria em tabatinga, Amazonas
Os posto de combustível não vendem álcool combustível, somente gasolina, em tabatinga, Amazonas. Além deste posto, tem mais dois postos em Letícia onde a gasolina é mais barata e de boa qualidade.
Revendedora da Operada de Tv a Cabo, Sky em Tabatinga, Amazonas
Universidade Estadual do Amazonas, Campus de Tabatinga, Amazonas
Conheça um pouco mais das ruas centrais e comércio em tabatinga, Amazonas










Cais do Porto que eh muito movimentado em Tabatinga, Amazonas


Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas


Comando de Fronteira do Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8º BIS), fica situado na Praça Colômbia, s/n – Centro em Tabatinga, Amazonas 

Fronteira entre Brasil e Colômbia e Divisa entre as cidades de Tabatinga, Amazonas e Letícia na Colômbia

Hospital de Guarnição do Comando de Fronteira fica na Avenida principal (Praça Colômbia). Em Tabatinga, Amazonas
Hotel de Trânsito do Comando de Fronteira em Tabatinga, Amazonas
Marinha do Brasil em Tabatinga, Amazonas
Pavilhão do Exército de Comando Solimões em Tabatinga, Amazonas

Vila Militar do Exército de Comando Solimões em Tabatinga, Amazonas 
Hospedagem no estado do Amazonas
Para você que pensa em conhecer a cidade de Tabatinga e toda o estado do Amazonas o Trivago oferece uma lista de hotéis com os melhores preços:
Hotel em Tabatinga, Amazonas
Hotel, restaurante e pizzaria em Tabatinga, Amazonas 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE TABATINGA, AMAZONAS

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / ronguapi.wordpress.com / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…