Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

ARAGUAÍNA / TOCANTINS - PODERIA TER SE TORNADO A CAPITAL, MAS SE TORNOL REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INVESTIMENTOS EM CULTURA




LINHA DO TEMPO DE "ARAGUAÍNA" / TOCANTINS / BRASIL
SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM O MAIOR REBANHO DO ESTADO E EH REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INVESTIMENTO EM CULTURA.
imagem - ?
QUEM NASCE EM ARAGUAÍNA EH: ARAGUAÍNENSE
A CIDADE TEM 164.093 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.958
ARAGUAÍNA TEM COMO PADROEIRO O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
SIGNIFICADO DO NOME
EM HOMENAGEM AO RIO ARAGUAIA
MONUMENTO
foto - Leomar Fontes
A CIDADE
ARAGUAÍNA É REFERÊNCIA ESTADUAL EM EDUCAÇÃO. ALÉM DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE, A CIDADE CONTA COM TRÊS UNIVERSIDADES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, ITPAC E FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE QUE OFERECEM DIVERSOS CURSOS. ONDE O CURSO DE MEDICINA É DESTAQUE EM TODO ESTADO, TORNANDO-O MELHOR CURSO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO. DECORRENTE DESSE FATO VEM MUITOS ESTUDANTES DE OUTROS ESTADOS CURSAREM MEDICINA EM ARAGUAÍNA (MANTIDO PELO (ITPAC).
DESTACAM-SE OS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, LOGÍSTICA, COOPERATIVISMO, TURISMO, MATEMÁTICA, FÍSICA, BIOLOGIA, QUÍMICA, LETRAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA [[(MANTIDOS PELA UFT).
DIREITO, ADMINISTRAÇÃO, FISIOTERAPIA E PSICOLOGIA (MANTIDO PELA FACDO-FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE), CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, PEDAGOGIA, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E MEDICINA (MANTIDOS PELO ITPAC). 
ENCONTRA-SE TAMBÉM INSTITUIÇÃO EM SISTEMA EAD, UNITINS - EADCOM E UNIDERP.
HISTÓRICO
FORAM OS SILVÍCOLAS DA TRIBO CARAJÁ OS PRIMITIVOS HABITANTES DA REGIÃO COMPREENDIDA ENTRE OS RIOS ANDORINHAS E LONTRA, AFLUENTES, PELA MARGEM DIREITA, DO RIO ARAGUAIA. ESSA EXTENSA ÁREA CONSTITUIRIA MAIS TARDE, A MAIOR PARTE DO ATUAL MUNICÍPIO.
O INÍCIO DO DESBRAVAMENTO OCORREU EM 1876, COM A CHEGADA DE JOÃO BATISTA DA SILVA E FAMÍLIA, PROCEDENTES DO PIAUÍ. ESTABELECERAM-SE À MARGEM DIREITA DO RIO LONTRA, EM LOCAL QUE DENOMINARAM LIVRE-NOS DEUS, PELO TEMOR PERMANENTE DO ATAQUE DE ÍNDIOS E DE ANIMAIS SELVAGENS. MAIS TARDE, COM A VINDA DE OUTRAS FAMÍLIAS, FORMOU-SE O POVOADO, COM O NOME DE LONTRA, POR SER NUMEROSA ESSA ESPÉCIE NO LOCAL.
EM RAZÃO DA FALTA DE ESTRADAS, DAS CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS, O POVOADO NÃO PROGREDIU ATÉ QUE, EM 1925, CHEGARAM AS FAMÍLIAS DE MANOEL BARREIRO, JOÃO BRITO, GUILHERMINO LEAL E JOSÉ LIRA ERIGINDO-SE O PRIMEIRO TEMPLO CATÓLICO.
EM 1949, O POVOADO LONTRA PASSOU A INTEGRAR O RECÉM-CRIADO MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA. NO MESMO ANO SUA DENOMINAÇÃO FOI MUDADA PARA ARAGUAÍNA, EM DECORRÊNCIA DO RIO ARAGUAIA, QUE SERVIRIA POSTERIORMENTE, DE LIMITE ENTRE O MUNICÍPIO E O DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, NO PARÁ.
O GRANDE SURTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DE ARAGUAÍNA COMEÇOU A PARTIR DE 1960, COM A CONSTRUÇÃO DA RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA.
AQUI PODEMOS VER AO FUNDO O LAGO AZUL
imagem - Ulisses Holanda
AQUI O MERCADO MUNICIPAL POR DENTRO
imagem - Erick Aniszewski



ESTA EH A PRAÇA DAS NAÇÕES UNIDAS
imagem - Erick Aniszewski
EDUCAÇÃO
Araguaína é referência estadual em educação, e também para o sul do Pará e do Maranhão. Além de ensino básico e profissionalizante, a cidade conta com três universidades a Universidade Federal do Tocantins (UFT), ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e a Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). O curso de medicina, oferecido pelo ITPAC, é destaque no estado, considerado o melhor curso em instituições privadas de ensino superior do Tocantins. 


Em decorrência desse fato, muitos estudantes de outros estados, deslocam-se a cidade para cursarem o curso mencionado. Os cursos disponíveis na cidade são os de medicina veterinária, zootecnia, logística, cooperativismo, turismo, matemática, física, biologia, química, letras, geografia, história [[(mantidos pela UFT), direito e administração (mantidos pela FACDO-Faculdade Católica Dom Orione), ciências contábeis, educação física, enfermagem, sistema de informação, pedagogia, farmácia, odontologia medicina engenharia de produção, engenharia civil e engenharia elétrica (mantidos pelo ITPAC). Encontra-se também Instituição em sistema EAD, Unitins - EADCOM e Uniderp, dentre outros polos de instituições nacionais.
SÓ PARA REGISTRAR
Araguaína era a quarta maior cidade do Estado de Goiás, de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia. Com a criação do estado de Tocantins em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital do Estado que estava nascendo, não foi escolhida devido a fatores geográficos, sociais e políticos, mas ganhou o carinhoso título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Estado. Segundo pessoas ligadas ao ex-governador Siqueira Campos, por causa da influência do então Presidente do Brasil, José Sarney, que não queria que nascesse uma capital de estado perto da cidade de Imperatriz do Maranhão. Porque com a existência dessa capital, Imperatriz acabaria com o seu crescimento que ocorre há anos. Então o Presidente do Brasil impôs ao Sr. Wilson Siqueira Campos, a escolha de outro lugar do novo estado. Por isso houve a criação de Palmas, A "capital" do "Futuro".
O AEROPORTO
O Aeroporto de Araguaína (IATA: AUX, ICAO: SWGN) serve a cidade de Araguaína e região. Trata-se do principal aeroporto a servir a região norte do estado do Tocantins e, talvez, algumas localidades do sul dos estados do Pará e Maranhão. Em 2013, o Aeroporto foi inaugurado, com um novo terminal de passageiros, com salas da polícia federal, vigilância sanitária, esteira de bagagem, raio x, e o novo balizamento noturno e pátio de aviação geral e internet. 
A sala de desembarque possui esteira para restituição de bagagem e carrinhos de bagagem (número limitado). No aeroporto há representação de uma rede nacional de locadoras de veículos, cujo horário de atendimento coincide com a chegada e saída dos voos regulares. Atualmente o aeroporto possui voos regulares da Azul Linhas Aéreas, voos diários, da Sete Linhas Aéreas, com voos diários, e da Passaredo Linhas Aéreas2 que opera com um voo diario. Uma lanchonete funciona no terminal, abrindo sempre nos horários de chegada/saída de passageiros. O centro da cidade de Araguaína dista cerca de 8 km do aeroporto, havendo disponibilidade de taxis e ônibus públicos regularmente.
ESTÁDIO DE FUTEBOL (MIRANDÃO)
A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - Erick Aniszewski
AQUI BATALHÃO DA POLICIA MILITAR
imagem - Erick Aniszewski
A BR BELÉM BRASÍLIA CORTANDO A CIDADE AO MEIO
imagem - ?
imagem - ?
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - Jaime Caviedes
RIO ARAGUAÍNA
imagem - Jaime Caviedes
O PARQUE DAS ÁGUAS
foto - Leomar Fontes
ARAGUAÍNA ILUMINADA ARTIFICIALMENTE
imagem - ?
ESTE EH O SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - Philip Moreland
VISTA PARCIAL
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
A BELÉM BRASÍLIA
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
A LAGOA AZUL
imagem - Cerrado
AQUI A PRAÇA DAS BANDEIRAS
imagem - Erick Aniszewski
RUA DAS MANGUEIRAS
imagem - Erick Aniszewski
O PARQUE DE EXPOSIÇÕES
imagem - Nádylla Sabrynna
O CRISTO DE ARAGUAÍNA
imagem - Nádylla Sabrynna
foto - Leomar Fontes
A LAGOA AZUL
imagem - ?
CACHOEIRA VÉU DE NOIVA
imagem - ?
O NASCER DO SOL NA LAGOA AZULTORNANDO-A DOURADA
imagem - Ulisses Holanda
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
HOTEL RELICÁRIO
Com 60 apartamentos, apresenta um novo conceito em hotelaria na cidade, com uma arquitetura de bom gosto, excelência nos equipamentos e serviços, Projeto de arquitetura e design de interiores dos mais arrojados.
Serviço personalizado com todos os itens de conforto.
Telefone: +55 (63) 2112-0010 | 
Email: reserva@hotelrelicario.com.br
Avenida José de Brito Soares - Setor George Yunes


ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / Internet / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

GALILÉIA / CIDADE DAS MANGAS

BEM A CIDADE DE GALILÉIA. TERRA NATAL DE SÃO TOMÉ (HOMENAGEM) imagem - Lamarthine C. Ribeiro GALILEIA TEM 6.951 HABITANTES
QUEM NASCE EM GALILEIA EH: GALILEENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…

ABADIA DOS DOURADOS / CIDADE ONDE SE ENCONTRA ENTERRADO O BAU DE TIRADENTES

BOM DIA. BEM VINDO A ABADIA DOS DOURADOS. UMA CIDADE HOSPITALEIRA, DE UM POVO ACOLHEDOR, VÁRIOS PONTOS TURÍSTICOS ECOLÓGICOS E RELIGIOSO, COMIDA MINEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE. E COM UMA HISTÓRIA QUE FALE A PENA VOCÊ CONHECER. copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Abadia dos Dourados tem uma população de 6.704 habitantes. (IBGE 2010) Sendo 3.586 do sexo masculino e 3.118 do sexo feminino. QUEM NASCE EM ABADIA DOS DOURADOS É:  ABADIENSE ABADIA DOS DOURADOS FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO. FOI FUNDADA EM 1948. HISTÓRICO IMPORTANTE DE ABADIA QUE MERECE INVESTIGAÇÃO: Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, o seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes e veio foragido de Sao Joao Del Rei para Abadia dos Dourados e com ele trouxe inumeras CARTAS  DE TIRADENTES. Estas cartas estavam em um bau de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pela avó do sr Laerte, em um local próximo a cidade. Esteveram no local, juntamente com o sr…

NOVA LIMA / MG - RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS

BEM VINDO A CIDADE DE NOVA LIMA. BRITANICAMENTE BRASILEIRA. RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS MINEIRA imagem - Rick Machado NOVA LIMA TEM 80.998 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM NOVA LIMA EH: NOVALIMENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 05 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.891 ORIGEM DO NOME Pela Lei Provincial de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. Em 1891 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior. Em 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Nova Lima. HISTÓRIA Ao iniciar o século XVIII, as bandeiras vindas de São Paulo descobriram que as novas terras que começavam a ser desbravadas possuíam solos fecundos de riquezas minerais, principalmente ouro. Esse foi o motivo do início do povoamento na região de Nova Lima. No ano de 1701, o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, cunhado de Garcia Rodrigues Pais, encontra ribeirões auríferos e inicia atividades mineradoras; isso foi o suficiente para…

SARZEDO / RICA EM PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO
VEJA QUE BELA AVENIDA
imagem - Montanha
SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES. QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949 HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Pr…