Pular para o conteúdo principal

ARAGUAÍNA / TOCANTINS - PODERIA TER SE TORNADO A CAPITAL, MAS SE TORNOL REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INVESTIMENTOS EM CULTURA




LINHA DO TEMPO DE "ARAGUAÍNA" / TOCANTINS / BRASIL
SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM O MAIOR REBANHO DO ESTADO E EH REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INVESTIMENTO EM CULTURA.
imagem - ?
QUEM NASCE EM ARAGUAÍNA EH: ARAGUAÍNENSE
A CIDADE TEM 164.093 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.958
ARAGUAÍNA TEM COMO PADROEIRO O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
SIGNIFICADO DO NOME
EM HOMENAGEM AO RIO ARAGUAIA
MONUMENTO
foto - Leomar Fontes
A CIDADE
ARAGUAÍNA É REFERÊNCIA ESTADUAL EM EDUCAÇÃO. ALÉM DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE, A CIDADE CONTA COM TRÊS UNIVERSIDADES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, ITPAC E FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE QUE OFERECEM DIVERSOS CURSOS. ONDE O CURSO DE MEDICINA É DESTAQUE EM TODO ESTADO, TORNANDO-O MELHOR CURSO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO. DECORRENTE DESSE FATO VEM MUITOS ESTUDANTES DE OUTROS ESTADOS CURSAREM MEDICINA EM ARAGUAÍNA (MANTIDO PELO (ITPAC).
DESTACAM-SE OS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, LOGÍSTICA, COOPERATIVISMO, TURISMO, MATEMÁTICA, FÍSICA, BIOLOGIA, QUÍMICA, LETRAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA [[(MANTIDOS PELA UFT).
DIREITO, ADMINISTRAÇÃO, FISIOTERAPIA E PSICOLOGIA (MANTIDO PELA FACDO-FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE), CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, PEDAGOGIA, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E MEDICINA (MANTIDOS PELO ITPAC). 
ENCONTRA-SE TAMBÉM INSTITUIÇÃO EM SISTEMA EAD, UNITINS - EADCOM E UNIDERP.
HISTÓRICO
FORAM OS SILVÍCOLAS DA TRIBO CARAJÁ OS PRIMITIVOS HABITANTES DA REGIÃO COMPREENDIDA ENTRE OS RIOS ANDORINHAS E LONTRA, AFLUENTES, PELA MARGEM DIREITA, DO RIO ARAGUAIA. ESSA EXTENSA ÁREA CONSTITUIRIA MAIS TARDE, A MAIOR PARTE DO ATUAL MUNICÍPIO.
O INÍCIO DO DESBRAVAMENTO OCORREU EM 1876, COM A CHEGADA DE JOÃO BATISTA DA SILVA E FAMÍLIA, PROCEDENTES DO PIAUÍ. ESTABELECERAM-SE À MARGEM DIREITA DO RIO LONTRA, EM LOCAL QUE DENOMINARAM LIVRE-NOS DEUS, PELO TEMOR PERMANENTE DO ATAQUE DE ÍNDIOS E DE ANIMAIS SELVAGENS. MAIS TARDE, COM A VINDA DE OUTRAS FAMÍLIAS, FORMOU-SE O POVOADO, COM O NOME DE LONTRA, POR SER NUMEROSA ESSA ESPÉCIE NO LOCAL.
EM RAZÃO DA FALTA DE ESTRADAS, DAS CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS, O POVOADO NÃO PROGREDIU ATÉ QUE, EM 1925, CHEGARAM AS FAMÍLIAS DE MANOEL BARREIRO, JOÃO BRITO, GUILHERMINO LEAL E JOSÉ LIRA ERIGINDO-SE O PRIMEIRO TEMPLO CATÓLICO.
EM 1949, O POVOADO LONTRA PASSOU A INTEGRAR O RECÉM-CRIADO MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA. NO MESMO ANO SUA DENOMINAÇÃO FOI MUDADA PARA ARAGUAÍNA, EM DECORRÊNCIA DO RIO ARAGUAIA, QUE SERVIRIA POSTERIORMENTE, DE LIMITE ENTRE O MUNICÍPIO E O DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, NO PARÁ.
O GRANDE SURTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DE ARAGUAÍNA COMEÇOU A PARTIR DE 1960, COM A CONSTRUÇÃO DA RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA.
AQUI PODEMOS VER AO FUNDO O LAGO AZUL
imagem - Ulisses Holanda
AQUI O MERCADO MUNICIPAL POR DENTRO
imagem - Erick Aniszewski



ESTA EH A PRAÇA DAS NAÇÕES UNIDAS
imagem - Erick Aniszewski
EDUCAÇÃO
Araguaína é referência estadual em educação, e também para o sul do Pará e do Maranhão. Além de ensino básico e profissionalizante, a cidade conta com três universidades a Universidade Federal do Tocantins (UFT), ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e a Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). O curso de medicina, oferecido pelo ITPAC, é destaque no estado, considerado o melhor curso em instituições privadas de ensino superior do Tocantins. 


Em decorrência desse fato, muitos estudantes de outros estados, deslocam-se a cidade para cursarem o curso mencionado. Os cursos disponíveis na cidade são os de medicina veterinária, zootecnia, logística, cooperativismo, turismo, matemática, física, biologia, química, letras, geografia, história [[(mantidos pela UFT), direito e administração (mantidos pela FACDO-Faculdade Católica Dom Orione), ciências contábeis, educação física, enfermagem, sistema de informação, pedagogia, farmácia, odontologia medicina engenharia de produção, engenharia civil e engenharia elétrica (mantidos pelo ITPAC). Encontra-se também Instituição em sistema EAD, Unitins - EADCOM e Uniderp, dentre outros polos de instituições nacionais.
SÓ PARA REGISTRAR
Araguaína era a quarta maior cidade do Estado de Goiás, de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia. Com a criação do estado de Tocantins em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital do Estado que estava nascendo, não foi escolhida devido a fatores geográficos, sociais e políticos, mas ganhou o carinhoso título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Estado. Segundo pessoas ligadas ao ex-governador Siqueira Campos, por causa da influência do então Presidente do Brasil, José Sarney, que não queria que nascesse uma capital de estado perto da cidade de Imperatriz do Maranhão. Porque com a existência dessa capital, Imperatriz acabaria com o seu crescimento que ocorre há anos. Então o Presidente do Brasil impôs ao Sr. Wilson Siqueira Campos, a escolha de outro lugar do novo estado. Por isso houve a criação de Palmas, A "capital" do "Futuro".
O AEROPORTO
O Aeroporto de Araguaína (IATA: AUX, ICAO: SWGN) serve a cidade de Araguaína e região. Trata-se do principal aeroporto a servir a região norte do estado do Tocantins e, talvez, algumas localidades do sul dos estados do Pará e Maranhão. Em 2013, o Aeroporto foi inaugurado, com um novo terminal de passageiros, com salas da polícia federal, vigilância sanitária, esteira de bagagem, raio x, e o novo balizamento noturno e pátio de aviação geral e internet. 
A sala de desembarque possui esteira para restituição de bagagem e carrinhos de bagagem (número limitado). No aeroporto há representação de uma rede nacional de locadoras de veículos, cujo horário de atendimento coincide com a chegada e saída dos voos regulares. Atualmente o aeroporto possui voos regulares da Azul Linhas Aéreas, voos diários, da Sete Linhas Aéreas, com voos diários, e da Passaredo Linhas Aéreas2 que opera com um voo diario. Uma lanchonete funciona no terminal, abrindo sempre nos horários de chegada/saída de passageiros. O centro da cidade de Araguaína dista cerca de 8 km do aeroporto, havendo disponibilidade de taxis e ônibus públicos regularmente.
ESTÁDIO DE FUTEBOL (MIRANDÃO)
A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - Erick Aniszewski
AQUI BATALHÃO DA POLICIA MILITAR
imagem - Erick Aniszewski
A BR BELÉM BRASÍLIA CORTANDO A CIDADE AO MEIO
imagem - ?
imagem - ?
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - Jaime Caviedes
RIO ARAGUAÍNA
imagem - Jaime Caviedes
O PARQUE DAS ÁGUAS
foto - Leomar Fontes
ARAGUAÍNA ILUMINADA ARTIFICIALMENTE
imagem - ?
ESTE EH O SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - Philip Moreland
VISTA PARCIAL
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
A BELÉM BRASÍLIA
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
A LAGOA AZUL
imagem - Cerrado
AQUI A PRAÇA DAS BANDEIRAS
imagem - Erick Aniszewski
RUA DAS MANGUEIRAS
imagem - Erick Aniszewski
O PARQUE DE EXPOSIÇÕES
imagem - Nádylla Sabrynna
O CRISTO DE ARAGUAÍNA
imagem - Nádylla Sabrynna
foto - Leomar Fontes
A LAGOA AZUL
imagem - ?
CACHOEIRA VÉU DE NOIVA
imagem - ?
O NASCER DO SOL NA LAGOA AZULTORNANDO-A DOURADA
imagem - Ulisses Holanda
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
HOTEL RELICÁRIO
Com 60 apartamentos, apresenta um novo conceito em hotelaria na cidade, com uma arquitetura de bom gosto, excelência nos equipamentos e serviços, Projeto de arquitetura e design de interiores dos mais arrojados.
Serviço personalizado com todos os itens de conforto.
Telefone: +55 (63) 2112-0010 | 
Email: reserva@hotelrelicario.com.br
Avenida José de Brito Soares - Setor George Yunes


ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / Internet / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

CAPINÓPOLIS - CELEIRO DAS MINAS GERAIS

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE CAPINÓPOLIS. 
foto - Thymonthy Becker
CAPINÓPOLIS TEM 15.961 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM CAPINÓPOLIS EH: CAPINOPOLINO - IBGE - A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE JULHO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Explica-se pela existência de uma "CORDA DE CAPIM" no local em que o fazendeiro reservara para o loteamento, usando a expressão "LÁ NO CAPIM", para designá-lo; surgindo o arraial, chamou-se inicialmente, o arraial do "CAPIM", topônimo que foi trocado pelo de CAPINÓPOLIS, pouco depois.  HISTÓRIA Segundo a tradição, os primitivos ocupantes da região, onde hoje se ergue o município de Capinópolis eram gentios integrantes do grupo GÊ ou Caiapós e possivelmente, também, alguns elementos da tribo "Panariá" Dos brancos, têm-se como certo os nomes do Alferes José Rodrigues da Silva, Dona Francisca Ângela da Silva e José Luciano Teixeira, como os primeiros a se fixarem na região, donos de sesmarias, lá por volta de 1810.…