Pular para o conteúdo principal

RIO BRANCO / ACRE - UM CENÁRIO ECLÉTICO DE RAÇAS, CRENÇAS E COSTUMES, CULTURA, ARTESANATO, FOLCLORE E CULINÁRIA




LINHA DO TEMPO DE "RIO BRANCO" / ACRE / BRASIL
Biblioteca Pública
A CIDADE
A capital do Acre fica na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Mais próxima do oceano Pacífico que do Atlântico. Isto faz da cidade um cenário eclético de raças, crenças e costumes, cultura, artesanato, do folclore e da culinária. Lembre-se que o Acre tem fuso horário de duas horas a menos em relação a Brasília. Uma das melhores opções é conhecer o Parque Ambiental Chico Mendes, com um memorial repleto de painéis sobre o seringueiro. Metade da reserva é coberta por uma rica floresta, repleta de espécies animais e vegetais, e o restante do parque tem campo de futebol, mirante, quadras de areia e ciclovia, além de trilhas. 
O Parque da Maternidade tem ciclovia, quadras, bares e pista de cooper
Dentro do Parque da Maternidade, a Casa dos Povos da Floresta representa uma maloca indígena por fora e uma casa de ribeirinho por dentro
O Museu da Borracha esta repleto de objetos indígenas, fósseis, réplica de casa dos seringueiros e painéis sobre cultura, religião e a revolução acreana. Na gastronomia os pratos típicos como Pirarucu à Casaca e quibes de arroz e de macaxeira, influência da comunidade árabe, e a Saltenha prato típico da Bolívia, uma espécie de pastel frito recheado com frango, batata, alho e cebola e costela de tambaqui. 
Estádio Arena da Floresta
Rio Acre divide a cidade
O Palácio Rio Branco, um dos mais famosos palácios, construído em 1930 para abrigar a sede do governo do estado. Gameleira, árvore histórica, fica na "curva" do rio Acre, onde a cidade nasceu. Catedral de Nossa Senhora de Nazaré é uma construção em estilo romano e basílica. Praça Plácida de Castro, conhecida também por Praça da Revolução, localiza-se no centro da cidade. Memorial dos Autonomistas possui um museu sobre a aquisição do Acre pelo Brasil, exposições de quadros de pintores regionais, um café e um teatro. 
Trecho da rodovia Transoceânica, que liga Rio Branco aos portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan de Marcona
Inaugurada em 2006, a Passarela Joaquim Macedo virou um cartão-postal da cidade
Passarela Joaquim Macedo, que liga os dois distritos da cidade. Mercado Velho, à margem esquerda do rio Acre, foi construído na década de 1920, sendo uma das principais construções em alvenaria da época. Parque da Maternidade é a obra de maior expressão na cidade de Rio Branco. Com uma extensão de 6.000m, corta grande parte da cidade, possuem quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de skate. Um lugar destinado à prática de esportes.
BEM VINDO A CIDADE NATUREZA. BEM VINDO A RIO BRANCO
AQUI O RIO ACRE CORTANDO A CIDADE
imagem - Wikipédia
RIO BRANCO TEM 336.038 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM RIO BRANCO EH: RIO-BRANQUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.882
ORIGEM DO NOME
EM 1909 PASSOU A SER DENOMINADA PENAPÓLIS (EM HOMENAGEM AO ENTÃO PRESIDENTE AFONSO PENA) E, EM 1912 , RIO BRANCO, EM HOMENAGEM AO BARÃO DE RIO BRANCO, CHANCELER BRASILEIRO CUJA AÇÃO DIPLOMÁTICA RESULTOU NO TRATADO DE PETRÓPOLIS.
HISTÓRIA
A REGIÃO, HOJE CONHECIDA COMO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, TEM ORIGEM QUANDO DA CHEGADA, NA REGIÃO DO ACRE, DO SERINGALISTA NEUTEL MAIA, EM FINS DE 1882. 
JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA E TRABALHADORES, QUE TRAZIA PARA A PRODUÇÃO DE BORRACHA, E ONDE FUNDOU SEU PRIMEIRO SERINGAL À MARGEM DIREITA DO RIO ACRE (ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADA A ÁRVORE DA GAMELEIRA), INICIANDO ALI AS CONSTRUÇÕES DE BARRACÕES E BARRACAS; EM TERRAS ANTES OCUPADAS PELAS TRIBOS INDÍGENAS AQUIRIS, CANAMARIS E MANETERIS - DANDO O NOME DE SERINGAL VOLTA DA EMPRESA (ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADO O CHAMADO SEGUNDO DISTRITO), POR ESTAR ASSENTADO ONDE O RIO FAZ A CURVA. EM SEGUIDA, ABRIU OUTRO SERINGAL NA MARGEM ESQUERDA DO RIO ACRE, ONDE HOJE ESTÁ INSTALADO O PALÁCIO DO GOVERNO DO ACRE, COM O NOME DE SERINGAL EMPRESA.
EM 1904, APÓS ANEXAÇÃO DEFINITIVA DO ACRE AO BRASIL, FOI ELEVADA À CATEGORIA DE VILA, TORNANDO-SE SEDE DO DEPARTAMENTO DO ALTO ACRE. 
COM O TRATADO DE PETRÓPOLIS E A CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE, A AGORA CHAMADA "VILLA RIO BRANCO", FIRMOU-SE COMO O PRINCIPAL CENTRO URBANO DE TODO O VALE DO ACRE, O MAIS RICO E PRODUTIVO DO TERRITÓRIO. TANTO ASSIM, QUE A PARTIR DE 1920, A CIDADE DE RIO BRANCO ASSUMIU A CONDIÇÃO DE CAPITAL DO TERRITÓRIO E DEPOIS DO ESTADO.
AQUI A ENTRADA DO AEROPORTO
imagem - Gabriel JMC
AQUI A ENTRADA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL
imagem - Wikipédia
VIA VERDE
imagem - Wikipédia
PARQUE DA MATERNIDADE
INAUGURADO EM 28 DE SETEMBRO DE 2002, É A OBRA DE MAIOR EXPRESSÃO NA CIDADE DE RIO BRANCO. COM UMA EXTENSÃO DE 6.000M, CORTA GRANDE PARTE DA CIDADE. POSSUI QUADRAS DE ESPORTES, QUIOSQUES, RESTAURANTES, CICLOVIA E PISTAS DE SKATE. UM LUGAR DESTINADO À PRÁTICA DE ESPORTES.
imagem - Wikipédia
imagem - Davizão
imagem - Jezaflu
imagem - Davizão
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Jezaflu
TERMINAL URBANO
imagem - Wikipédia
UNIDADE DE ARTE
imagem - Wikipédia
PRAÇA DOS POVOS DA FLORESTA
imagem - ?
imagem - ?
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
imagem - Davizão
PALÁCIO RIO BRANCO
É UM DOS MAIS FAMOSOS PALÁCIOS DE RIO BRANCO, CONSTRUÍDO EM 1930 PARA ABRIGAR A SEDE DO GOVERNO DO ESTADO. EM 1999, INICIOU-SE UM PROCESSO DE RESTAURAÇÃO DO IMÓVEL, RESPEITANDO SUAS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E SEU INEGÁVEL VALOR POLÍTICO, ARQUITETÔNICO E CULTURAL.
imagem - Davizão
Inaugurado em 1930, o Palácio Rio Branco foi inspirado na arquitetura grega
FUNDOS DO PALÁCIO RIO BRANCO
imagem - Davizão
VEJA ALGUMAS IMAGENS DA CIDADE
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - ?
imagem - Davizão
imagem - Davizão
PRAÇA PLÁCIDO DE CASTRO
CONHECIDA TAMBÉM POR PRAÇA DA REVOLUÇÃO, LOCALIZA-SE NO CENTRO DA CIDADE, EM FRENTE AO QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ACRE. PASSOU POR UMA RECONSTRUÇÃO RECENTE, SENDO A MAIS ARBORIZADA DA CIDADE. ATUALMENTE A PRAÇA É FREQUENTADA POR ESTUDANTES E PELA JUVENTUDE DE RIO BRANCO.
imagem -  Wikipédia
imagem - ?
MUSEU DA BORRACHA 
O ACERVO DO MUSEU REÚNE PEÇAS DE ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, HISTÓRIA, COLEÇÃO DE MANUSCRITOS E DOCUMENTOS REFERENTES À HISTÓRIA DO ACRE.
imagem - Davizão
AVENIDA ROCHA VIANA
imagem - Jezaflu
BIBLIOTECA PÚBLICA
imagem - Jezaflu
MERCADO VELHO / CENTRO HISTÓRICO 
Construído na Década de 20, do século passado, na gestão do governador do território, Hugo Carneiro. Foi uma das principais construções em alvenaria da época. Passou por uma obra de revitalização que resgatou a importância do espaço e levou a população a visitá-lo com mais freqüência.
No prédio do novo Mercado Velho, os antigos comerciantes, muitos com quarenta anos de atuação no local, foram mantidos em suas vendas, bazares, lojinhas de ervas e produtos religiosos. No local, também funcionam pensões, lanchonetes cafés e uma loja de artesanato. Localização: margem esquerda do Rio Acre, na Avenida Epaminondas Jácome – Centro.
Praça da Bandeira, onde está localizado o Novo Mercado Velho
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Foi inaugurada em 1959, em estilo romano-basilical, com três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na parte inferior. Possui um mausoléu com os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Maria Mattioli. Aberta de 2ª a 6ª feira das 7h às 12h e das 14h30 às 20h; sábado das 6h às 12h e das 17h às 20h30 e domingo das 6h às 9h30 e das 16h às 20h30. Localização: Praça da Catedral, nº 8 – Centro. Tel. (68) 3224-1932.
IGREJINHA DE FERRO
Idealizada pelo proprietário do Seringal Bom Destino, Joaquim Victor, para cumprir promessa a Nossa Senhora, caso Plácido de Castro saísse vitorioso na Revolução Acreana juntamente com seus seringueiros. Foi construída com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha e montada por dois engenheiros alemães. Único marco histórico-religioso da Revolução Acreana. Horário: de 2ª a 6ª feira das 07h30 às 17h. Localização: 4º Bis, Rua Colômbia, 708 – Bosque. Tel.: 3216-2964.
CENTRO HISTÓRICO 
Centro histórico da cidade de Rio Branco capital do Acre - GAMELEIRA - Data de 1882, quando acampou o desbravador Neutel Maia, fundador do Seringal Empreza, origem de Rio Branco. A gameleira é uma frondosa árvore com mais de 2,5m de diâmetro no tronco, com mais de 20 metros de altura e, com o sol a pique, sua sombra tem por volta de 30m de diâmetro. Foi testemunha de duas batalhas da revolução acreana. Tombado monumento histórico pelo Dec. Municipal nº 752, de 28 de dezembro de 1981. 
A Gameleira, árvore de 20m de altura por 2,5m de diâmetro, foi considerada monumento histórico em 1981.Os antigos casarões do calçadão da Gameleira viraram bares, restaurantes e centros culturais
Com a construção do novo calçadão e a reurbanização do sítio histórico do 2º Distrito a gameleira transformou-se em ponto de encontro, de entretenimento e de um bom papo. Localização: Rua Cunha Matos – 2º distrito.
imagem - Davizão
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
PARQUE CAPITÃO CIRIACO
imagem - Jezaflu
PASSEIO ACOMPANHANDO O RIO ACRE
imagem - Davizão
PRAÇA CENTRAL
imagem - ?
PRAÇA DOS SERINGUEIROS
imagem - Jezaflu
MAIS UMA PRAÇA
imagem - Davizão
PONTO DE ÔNIBUS
imagem - Davizão
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Internet / Divulgação / mochileiro.tur.br / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…

CARACARAÍ / RORAIMA - A "Cidade Porto" tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola

LINHA DO TEMPO DE "CARACARAÍ" / RORAIMA / BRASIL Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte&…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

PASSOS / MG -

VEJA AS IGREJAS DA CIDADE DE PASSOS, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA  PENHA
imagem de Thymonthy Becker
AQUI ELA VISTA DO LADO ESQUERDO
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DA ABÓBODA. MUITO BONITA POR SINAL
imagem de Thymonthy Becker
A ABÓBODA VISTA MAIS DE PERTO. MUITO BONITA MESMO,. NÃO EH COMUM A GENTE VER IGREJAS COM ABÓBODAS COMO ESTA.
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO GERAL DA IGREJA, COM PARTE DA BONITA PRAÇA QUE A CERCA.
imagem de Thymonthy becker
ESTA EH A CAPELA DO CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DO EDUCANDÁRIO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A ARQUITETURA NÃO IDENTIFICA SÓ DE OLHAR, SER UMA IGREJA. MAS FICOU MUITO LEGAL
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imag…

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

SEJA BEM VINDO A CIDADE QUE FICA ENTRE AS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CONCEIÇÃO DE IPANEMA. AGRADAVELMENTE BELA. AQUI PODEMOS VER A IGREJA MATRIZ AO PÉ DA SERRA. imagem - Elivander QUEM NASCE EM CONCEIÇÃO DE IPANEMA EH: IPANEMENSE (IBGE) -    SEGUNDO O WIKIPÉDIA EH: CONCEIÇOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1.954 CONCEIÇÃO DE IPANEMA TEM 4.456 HABITANTES - IBGE 2010 A TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL É NEGATIVA DE 0,88%. O QUE VALE DIZER QUE A CIDADE ESTA, AINDA QUE LENTAMENTE, CAMINHANDO PARA SEU DESAPARECIMENTO. HISTÓRIA A REGIÃO FOI PRIMEIRAMENTE HABITADA POR ÍNDIOS AIMORÉS. O PRIMEIRO BRANCO A CHEGAR NAQUELAS TERRAS FOI JOSÉ PEDRO DE ALCÂNTARA, SEGUIDO POR MANOEL FRANCISCO DE PAULA CUNHA, DESERTOR DA GUARDA NACIONAL, FUGITIVO DA GUERRA DE SANTA LUZIA, EM 1842. O POVOADO TEVE SEU INÍCIO NA FAZENDA DE FRANCISCO INÁCIO FERNANDES LEÃO, EM 1850. NAQUELE ANO, O FAZENDEIRO MANDOU CONSTRUIR EM SUA PROPRIEDADE UMA CAPELA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CONC…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…