Pular para o conteúdo principal

CRUZEIRO DO SUL / ACRE - CERCADA DE CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS HISTÓRICOS QUE SIMBOLIZAM A HISTÓRIA E GRANDEZA DO SEU POVO




LINHA DO TEMPO DE "CRUZEIRO DO SUL" / ACRE / BRASIL
Cruzeiro do Sul está localizada a oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda maior do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá. É um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado cercada de construções e monumentos que simbolizam a história e a grandeza do seu povo. Situada na fronteira com o Peru, à margem esquerda do Rio Juruá. 
foto - czs.com.br
foto - czs.com.br
Plantada no Vale do Juruá, numa vasta terra firme, cortada por majestosas colinas que formam vales, berços de rios e lagos, a cidade de Cruzeiro do Sul começou a surgir. As residências, no início da colonização eram em sua maioria de madeira, passando anos depois a serem em alvenaria ou estrutura mista.
ASSEMBLÉIA DE DEUS 
foto - czs.com.br
CONHEÇA CRUZEIRO DO SUL
BEM VINDO A CAPITAL DO VALE DO JURUÁ. BEM VINDO A CRUZEIRO DO SUL.
AQUI O RIO JURUÁ SERPENTEANDO A FLORESTA NA REGIÃO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
CRUZEIRO DO SUL TEM 78.507 HABITANTES 
QUEM NASCE EM CRUZEIRO DO SUL EH: CRUZEIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.904
ORIGEM DO NOME
Não se sabe, exatamente, de quem foi a ideia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
HISTÓRIA
O município "Cruzeiro do Sul", surgiu quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em 17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia 28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. 
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL DA CIDADE
imagem - ?
HOSPITAL
imagem - Wikipédia
PONTE DA UNIÃO
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Mantida pela Diocese do alto Juruá, construída em 1956, com seu estilo octogonal, trás uma das peças de maior destaque, o painel de Nossa Senhora da Glória, que abrange todo o altar.
imagem - Vicente A. Queiroz

FÓRUM DA COMARCA DO JURUÁ
Antiga tendência do Alto Juruá, com seu estilo Neoclássico, trás a fachada, escadarias e móveis do 1º Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em uma sala concentra-se obras raras desse mesmo tribunal, como por exemplo livros franceses, italianos e portugueses.
imagem - Jezaflu
MONUMENTO AO VENCEDOR
imagem - Jezaflu

MEMORIAL JOSÉ AUGUSTO E O MUSEU DE CRUZEIRO DO SUL
Complexo cultural composto por um espaço de pesquisa histórica destinado à estudantes de todos os níveis e pelo Teatro José de Alencar, agora totalmente revitalizado. No Memorial os visitantes poderão ver a faixa governamental usada por Farias e a caneta com a qual assinou o documento de posse como Chefe do Executivo Acreano, entre muitos outros documentos e objetos que resgatam a memória de Augusto. O Museu de Cruzeiro do Sul possui arquitetura em estilo português da década de 40 do século passado, e seu prédio já serviu de sede para a Prefeitura local.
imagem - Jezaflu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMCS
PRAÇA DOS TAXISTAS
imagem - Jezaflu

CAIS DO PORTO
A 1ª Estação de passageiros do Juruá, em 1912, arquitetura em estilo Colonial Inglês, com arco moldado em ferro, gravado com o nome do intendente, fabricado na Inglaterra.
imagem - Jezaflu

RIO MOA
Propício a um clube náutico. Área com enseada propícia a pedalinho, canoagem, remo e etc.
imagem - Wikipédia
CACHOEIRAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR

INSTITUTO SANTA TEREZINHA 
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
IGARAPÉ PRETO 
imagem - PMCS
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

ATÉ UM DIA QUALQUER - VALEU PELA VISITA


fonte / fotos - IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / www.czs.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…