Pular para o conteúdo principal

CRUZEIRO DO SUL / ACRE - CERCADA DE CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS HISTÓRICOS QUE SIMBOLIZAM A HISTÓRIA E GRANDEZA DO SEU POVO




LINHA DO TEMPO DE "CRUZEIRO DO SUL" / ACRE / BRASIL
Cruzeiro do Sul está localizada a oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda maior do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá. É um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado cercada de construções e monumentos que simbolizam a história e a grandeza do seu povo. Situada na fronteira com o Peru, à margem esquerda do Rio Juruá. 
foto - czs.com.br
foto - czs.com.br
Plantada no Vale do Juruá, numa vasta terra firme, cortada por majestosas colinas que formam vales, berços de rios e lagos, a cidade de Cruzeiro do Sul começou a surgir. As residências, no início da colonização eram em sua maioria de madeira, passando anos depois a serem em alvenaria ou estrutura mista.
ASSEMBLÉIA DE DEUS 
foto - czs.com.br
CONHEÇA CRUZEIRO DO SUL
BEM VINDO A CAPITAL DO VALE DO JURUÁ. BEM VINDO A CRUZEIRO DO SUL.
AQUI O RIO JURUÁ SERPENTEANDO A FLORESTA NA REGIÃO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
CRUZEIRO DO SUL TEM 78.507 HABITANTES 
QUEM NASCE EM CRUZEIRO DO SUL EH: CRUZEIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.904
ORIGEM DO NOME
Não se sabe, exatamente, de quem foi a ideia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
HISTÓRIA
O município "Cruzeiro do Sul", surgiu quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em 17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia 28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. 
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL DA CIDADE
imagem - ?
HOSPITAL
imagem - Wikipédia
PONTE DA UNIÃO
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Mantida pela Diocese do alto Juruá, construída em 1956, com seu estilo octogonal, trás uma das peças de maior destaque, o painel de Nossa Senhora da Glória, que abrange todo o altar.
imagem - Vicente A. Queiroz

FÓRUM DA COMARCA DO JURUÁ
Antiga tendência do Alto Juruá, com seu estilo Neoclássico, trás a fachada, escadarias e móveis do 1º Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em uma sala concentra-se obras raras desse mesmo tribunal, como por exemplo livros franceses, italianos e portugueses.
imagem - Jezaflu
MONUMENTO AO VENCEDOR
imagem - Jezaflu

MEMORIAL JOSÉ AUGUSTO E O MUSEU DE CRUZEIRO DO SUL
Complexo cultural composto por um espaço de pesquisa histórica destinado à estudantes de todos os níveis e pelo Teatro José de Alencar, agora totalmente revitalizado. No Memorial os visitantes poderão ver a faixa governamental usada por Farias e a caneta com a qual assinou o documento de posse como Chefe do Executivo Acreano, entre muitos outros documentos e objetos que resgatam a memória de Augusto. O Museu de Cruzeiro do Sul possui arquitetura em estilo português da década de 40 do século passado, e seu prédio já serviu de sede para a Prefeitura local.
imagem - Jezaflu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMCS
PRAÇA DOS TAXISTAS
imagem - Jezaflu

CAIS DO PORTO
A 1ª Estação de passageiros do Juruá, em 1912, arquitetura em estilo Colonial Inglês, com arco moldado em ferro, gravado com o nome do intendente, fabricado na Inglaterra.
imagem - Jezaflu

RIO MOA
Propício a um clube náutico. Área com enseada propícia a pedalinho, canoagem, remo e etc.
imagem - Wikipédia
CACHOEIRAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR

INSTITUTO SANTA TEREZINHA 
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
IGARAPÉ PRETO 
imagem - PMCS
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

ATÉ UM DIA QUALQUER - VALEU PELA VISITA


fonte / fotos - IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / www.czs.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…