Pular para o conteúdo principal

PARAÍSO DO TOCANTINS / TOCANTINS - COM A MELHOR INFRAESTRUTURA TURÍSTICA DO ESTADO, A CIDADE EH O PORTAL DO ECOTURISMO DO JALAPÃO




LINHA DO TEMPO DE "PARAÍSO DO TOCANTINS" / TOCANTINS / BRASIL
Quando falamos em belezas e riquezas naturais no Estado do Tocantins é fato que não podemos nos esquecer da cidade de Paraíso do Tocantins, que como o próprio nome já diz é um dos locais mais bonitos da região, um verdadeiro cartão postal para todo o Estado. 
Na área de turismo a cidade se destaca muito, principalmente com relação a eventos e negócios. Alguns dos pontos turísticos mais conhecidos na cidade são: Serra do Estrondo, Palácio da Cultura Cora Carolina, Igreja Matriz São José Operário, Festa Pro Dia Nascer Feliz e as feiras FENEVA/FENEPA que tratam de negócios.
SEJA MUITO BEM VINDO AO PORTAL DO ECOTURISMO DO JALAPÃO, A CIDADE COM A MELHOR INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA DO ESTADO. 
imagem - Saymon
A CIDADE TEM 47.724 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 - 
QUE NASCE EM PARAÍSO DO TOCANTINS EH: PARAISENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 23 DE OUTUBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
ORIGEM DO NOME
O NOME PARAÍSO FOI DADO POR LUZIA DE MELO BALTHAZAR, ESPOSA DE ADJÚLIO BALTHAZAR, QUE ERA O ENCARREGADO DA COMPANHIA NACIONAL, EMPRESA QUE ESTAVA CONSTRUINDO A RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA. ELA SE ENCANTOU COM AS BELEZAS NATURAIS DA REGIÃO, PRINCIPALMENTE COM OS DOIS CÓRREGOS DE ÁGUAS CRISTALINAS (O PERNADA E O BURITI), A SERRA DO ESTRONDO E A EXUBERÂNCIA DA VEGETAÇÃO TÍPICA DO CERRADO. PORTANTO, DESDE O INÍCIO DO POVOADO NO FINAL DE 1958, AS PESSOAS DA REGIÃO JÁ SE REFERIAM AO LOCAL COMO PARAÍSO E A LEI NO. 01 DE 22 DE FEVEREIRO DE 1963, QUE ELEVOU O POVOADO À CATEGORIA DE DISTRITO, TAMBÉM SERVIU PARA OFICIALIZAR ESTA DENOMINAÇÃO.
HISTÓRICO
EM 1958, ADJÚLIO BALTAZA, VINDO DE ALVORADA DO NORTE, COM ALGUNS "CANDANGOS", CHEGOU AO PÉ DA SERRA LOCAL, NA FAZENDA DE LUÍS COELHO, PLANEJANDO A FUNDAÇÃO DA CIDADE.
COM A CONSTRUÇÃO DA BELÉM-BRASÍLIA (BR-153), CUJO DESMATAMENTO VINHA SE PROCESSANDO NA REGIÃO, ENTRE OS CÓRREGOS COCO DO MEIO E PERNARDA, NASCEU O POVOADO, QUE RECEBEU O NOME DE PARAÍSO DO NORTE, PELA BELEZA DA PAISAGEM.
NO FINAL DE 1958, JOSÉ RIBEIRO TORRES INSTALOU UMA PENSÃO, PRÓXIMO AO ACAMPAMENTO DA COMPANHIA NACIONAL, EMPREITEIRA DA RODOVIA, ATRAINDO GRANDE NÚMERO DE MORADORES.
JOSÉ PEREIRA RÊGO, DE PIUM, COM A PRIMEIRA CASA COMERCIAL, FRANCISCO JOSÉ DE MORAIS E JOVELINO BEZERRA, DE CRISTALÂNDIA, HERCÍLIO BEZERRA DE CASTRO E SATURINO GOMES, DE MIRACEMA, ANTÔNIO CASTANHEIRA E JOSÉ AGUIAR, DE PORTO NACIONAL, ESTÃO ENTRE OS PIONEIROS DA LOCALIDADE.
O POVOADO DE PARAÍSO DO NORTE PASSOU A DISTRITO, EM 1963; E DADO AO SEU PROGRESSO, OBTEVE A EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, NO MESMO ANO, COM O TOPÔNIMO ALTERADO PARA PARAÍSO DO NORTE DE GOIÁS. (ATUAL PARAÍSO DO TOCANTINS)
O MUNICÍPIO, DESMEMBRADO DE PIUM, FOI CRIADO EM 23 DE OUTUBRO DE 1963, PELA LEI ESTADUAL Nº 4.716. A INSTALAÇÃO OCORREU EM 1° DE JANEIRO DE 1964. 
AQUI PARAÍSO DO TOCANTINS TE DESEJANDO BOAS VINDAS.
imagem - Marco pollon
O IPÊ AMARELO EH UMA ÁRVORE TÍPICA DA REGIÃO
imagem - ?
AVENIDA PRINCIPAL - BERNADO SAYÃO
imagem - ?

ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - ?
AQUI UM HOTEL COM BOA INFRA-ESTRUTURA
imagem - PMPT
CHEGANDO NA CIDADE
imagem - PMPT
AQUI A UNIÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR
imagem - PMPT
MORRO DA ANTENA
imagem - ?
AVENIDA PRINCIPAL
imagem - Marco pollon
O OUTRO LADO DA AVENIDA BERNADO SAYÃO
imagem - Marco pollon
AVENIDA TRANSBRASILIANA 
imagem - Marco pollon
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - Marco pollon
ESTA CAPELA FICA NA SERRA DO ESTRONDO
imagem - Marco pollon
AQUI O CENTRO DE RECEPÇÃO DOS TURISTAS
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
AQUI PARAÍSO DO TOCANTIS NAS PLANÍCIES DO TOCANTINS
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
CACHOEIRA NA REGIÃO DE PARAÍSO DO TOCANTINS
imagem - ?
AQUI O COMÉRCIO LOCAL
imagem - Marco pollon
A AVENIDA PRINCIPAL VISTA DE CIMA
imagem - Marco pollon
AQUI UM EDIFÍCIO
imagem - Marco pollon
ESCADARIA DE ACESSO A SERRA DO ESTRONDO
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
COMÉRCIO DA ESQUINA
imagem - Marco pollon
AQUI OUTRO HOTEL DA CIDADE
imagem - Marco pollon
AQUI A IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - Marco pollon
A MATRIZ DE SÃO JOSÉ VISTA MAIS DE PERTO
imagem - Vicente A. Queiroz
A ROTATÓRIA
imagem - Marco pollon
TURISMO
PARAÍSO DO TOCANTINS POSSUI DIVERSAS OPÇÕES DE TURISMO, TENDO MAIOR FORÇA O TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS.
* IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ OPERÁRIO
* EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA (EXPOBRASIL TOCANTINS)
* EXPOBRASIL, SENDO A MESMA CONSIDERADA A MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS E UMA DAS MELHORES DO NORTE DO PAIS.
* FENEVA - FEIRA DE NEGÓCIOS DO VALE DO ARAGUAIA
* FENEPA - FEIRA DE NEGÓCIOS DE PARAÍSO
A FENEVA/FENEPA É UMA DAS MELHORES FEIRAS DE NEGÓCIOS DO ESTADO, UNINDO CULTURA, DIVERSÃO, ENTRETENIMENTO E ÓTIMAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS.
FESTA PRO DIA NASCER FELIZ
UMA DAS MAIS TRADICIONAIS FESTAS DO ESTADO, A MESMA SURGIU EM PARAÍSO AINDA NA DÉCADA DE 90 E EXISTE ATÉ HOJE. O SUCESSO DA MESMA FOI TANTO QUE PALMAS E GURUPI REALIZAM, ANUALMENTE, UMA EDIÇÃO DA MESMA.
SERRA DO ESTRONDO
imagem - Marcos André
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - Marco pollon
AQUI A SERRA DO ESTRONDO
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
PARAÍSO DO TOCANTINS A NOITE
imagem - Marco pollon
AQUI UMA PRAÇA DA CIDADE
imagem - Marcos André

A BELÍSSIMA SERRA DO ESTRONDO
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
EM UMA DIA DE CHUVA
imagem - Marco pollon
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - Rodrigo Gonçalves Luiz
SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE
imagem - Marcos André
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…