Pular para o conteúdo principal

FLORESTA AMAZÔNICA / BRASIL - FORAM NECESSÁRIOS 50 MILHÕES DE ANOS PARA QUE A FLORESTA AMAZÔNICA FICASSE EM PÉ E SUA IMENSA BIODIVERSIDADE NASCESSE




LINHA DO TEMPO DA FLORESTA AMAZÔNICA / BRASIL

A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.
foto - Wikipédia

O nome "Amazônia" deriva das amazonas, mulheres guerreiras da Mitologia grega. Segundo a lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo, comandada por Hipólita. Quando Francisco de Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes em 1541, deparou-se com as índias icamiabas. 

A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V de Habsburgo, o qual, inspirado nas guerreiras hititas ou amazonas, batizou o rio de "Amazonas".
foto - Wikipédia

Com base em evidências arqueológicas de uma escavação na Caverna da Pedra Pintada, habitantes humanos se estabeleceram na região amazônica pelo menos há 11.200 anos atrás. O desenvolvimento posterior levou a assentamentos pré-históricos tardios ao longo da periferia da floresta em 1.250 AD, o que induziu a alterações na cobertura florestal.
 foto - Wikipédia

A Floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo. A maior parte de seus cinco milhões de quilômetros quadrados, ou 42 por cento do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhão e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito.
 foto - Wikipédia
A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo. E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
foto - ?
ESTA É A MAIOR FLORESTA TROPICAL E MAIS IMPORTANTE, DO PLANETA.
"o rio que também eh estrada"
foto - ?
COM 7 MILHÕES DE KM2, ESTA É A FLORESTA AMAZÔNICA.
SITUADA NA REGIÃO NORTE DA AMÉRICA DO SUL, ESPALHADA POR TERRITÓRIOS DO BRASIL, VENEZUELA, COLÔMBIA, PERU, BOLÍVIA, EQUADOR, SURINAME, GUIANA E GUIANA FRANCESA.
foto - ?
PARA PENSAR
“Precisamos conhecer a Floresta Amazônica. Ela é insubstituível para o clima”.
Ao acabar com a floresta e seus microscópicos habitantes, estamos matando milhares de seres vivos que possuem tecnologia e arquitetura invisíveis e fenomenais
A humanidade é muito privilegiada. E não se dá conta disso. Ou então, simplesmente acha que não há nada demais nisso. Nosso habitat, a Terra, é uma bola de pedra, que gira no espaço. Um espaço que não é nada hospitaleiro. O ser humano não conseguiria sobreviver em qualquer outro planeta. Somos uma improbabilidade estatística. “A Terra nos protege deste espaço, mas o lugar onde existimos é imensamente frágil. Infelizmente temos nos comportado como se nosso planeta fosse infinito”. E ele não é.
Não cuidamos daquilo que não conhecemos. Tem sido assim com o planeta e também com a Floresta Amazônica. “Esta é uma característica do comportamento da civilização moderna. Não respeitamos o que não conhecemos ou não temos consciência de sua existência. Já os indígenas, respeitam o desconhecido e o sagrado”.
Foram necessários 4 bilhões de anos para que a natureza se formasse na Terra. E outros 50 milhões de anos para que a Floresta Amazônia ficasse em pé e sua imensa biodiversidade nascesse. Mas sem dó nem piedade, temos derrubado árvores e mais árvores para plantar soja ou criar gado para termos carne em nossas mesas.
A MAIOR PARTE DA FLORESTA ESTÁ PRESENTE EM TERRITÓRIO BRASILEIRO.
MAIS PRECISAMENTE NOS ESTADOS DO AMAZONAS, AMAPÁ, RONDÔNIA, ACRE, PARÁ E RORAIMA)
O CLIMA É O EQUATORIAL, POIS ELA ESTÁ SITUADA PRÓXIMA À LINHA DO EQUADOR.
AS TEMPERATURAS SÃO ELEVADAS E O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO (QUANTIDADE DE CHUVAS) TAMBÉM.
"o rio serpenteando a floresta"
foto - ?
NUM DIA, NA FLORESTA AMAZÔNICA, PODEMOS ENCONTRAR MUITO CALOR DURANTE O DIA COM CHUVAS FORTES NO FINAL DA TARDE.
foto - ?
AQUI, O ENCONTRO DO RIO NEGRO COM O SOLIMÕES, DANDO ORIGEM AO RIO AMAZONAS. 
foto - ?
O RIO NEGRO E O RIO SOLIMÕES VIAJAM LADO A LADO POR QUILÔMETROS SE SE MISTURAREM.
foto - ?
"o interior da floresta"
foto - ?
AS ARARAS AZUIS
foto - ?
ARARAS VERMELHAS
foto - ?
A ONÇA PINTADA
foto - ?
O TUCANO
foto - Divulgação
A VITÓRIA RÉGIA. 
COSTUMAM´SE DIZER QUE ESTA FOLHA VERDE, GRANDE E REDONDA SEJA A FLOR "VITORIA RÉGIA". MAS ESTA EH PLANTA. A FLOR DA VITÓRIA RÉGIA EH ESTA BRANCA QUE VOCÊ PODE VER NA FOTO.
foto - ?

APAIXONE-SE

fonte / fotos = Thymonthy Becker / Wikipédia / IBGE / conexaoplaneta.com.br / viajeaqui.abril.com.br / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…