TURISTANDO PELO MUNDO: FLORESTA AMAZÔNICA / BRASIL - Representa mais da metade das florestas do planeta

terça-feira, 29 de outubro de 2019

FLORESTA AMAZÔNICA / BRASIL - Representa mais da metade das florestas do planeta




Foram necessários 50 milhões de anos para que a floresta amazônica ficasse em pé e sua imensa biodiversidade nascesse. A Floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo. 




A maior parte de seus cinco milhões de quilômetros quadrados, ou 42 por cento do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhão e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito.
A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.
foto - Wikipédia

O nome "Amazônia" deriva das amazonas, mulheres guerreiras da Mitologia grega. Segundo a lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo, comandada por Hipólita. Quando Francisco de Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes em 1541, deparou-se com as índias icamiabas.

A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V de Habsburgo, o qual, inspirado nas guerreiras hititas ou amazonas, batizou o rio de "Amazonas".
foto - Wikipédia

Com base em evidências arqueológicas de uma escavação na Caverna da Pedra Pintada, habitantes humanos se estabeleceram na região amazônica pelo menos há 11.200 anos atrás. O desenvolvimento posterior levou a assentamentos pré-históricos tardios ao longo da periferia da floresta em 1.250 AD, o que induziu a alterações na cobertura florestal.
 foto - Wikipédia



A Floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo. A maior parte de seus cinco milhões de quilômetros quadrados, ou 42 por cento do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhão e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito.
 foto - Wikipédia
A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo. E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
foto - ?
ESTA É A MAIOR FLORESTA TROPICAL E MAIS IMPORTANTE, DO PLANETA.
"o rio Amazonas que também eh estrada"
foto - ?
COM 7 MILHÕES DE KM2, ESTA É A FLORESTA AMAZÔNICA.
SITUADA NA REGIÃO NORTE DA AMÉRICA DO SUL, ESPALHADA POR TERRITÓRIOS DO BRASIL, VENEZUELA, COLÔMBIA, PERU, BOLÍVIA, EQUADOR, SURINAME, GUIANA E GUIANA FRANCESA.
foto - ?
PARA PENSAR
“Precisamos conhecer a Floresta Amazônica. Ela é insubstituível para o clima”.
Ao acabar com a floresta e seus microscópicos habitantes, estamos matando milhares de seres vivos que possuem tecnologia e arquitetura invisíveis e fenomenais
A humanidade é muito privilegiada. E não se dá conta disso. Ou então, simplesmente acha que não há nada demais nisso. Nosso habitat, a Terra, é uma bola de pedra, que gira no espaço. Um espaço que não é nada hospitaleiro. O ser humano não conseguiria sobreviver em qualquer outro planeta. Somos uma improbabilidade estatística. “A Terra nos protege deste espaço, mas o lugar onde existimos é imensamente frágil. Infelizmente temos nos comportado como se nosso planeta fosse infinito”. E ele não é.
Não cuidamos daquilo que não conhecemos. Tem sido assim com o planeta e também com a Floresta Amazônica. “Esta é uma característica do comportamento da civilização moderna. Não respeitamos o que não conhecemos ou não temos consciência de sua existência. Já os indígenas, respeitam o desconhecido e o sagrado”.
Foram necessários 4 bilhões de anos para que a natureza se formasse na Terra. E outros 50 milhões de anos para que a Floresta Amazônia ficasse em pé e sua imensa biodiversidade nascesse.



Mas sem dó nem piedade, temos derrubado árvores e mais árvores para plantar soja ou criar gado para termos carne em nossas mesas.
A MAIOR PARTE DA FLORESTA ESTÁ PRESENTE EM TERRITÓRIO BRASILEIRO.
MAIS PRECISAMENTE NOS ESTADOS DO AMAZONAS, AMAPÁ, RONDÔNIA, ACRE, PARÁ E RORAIMA)
O CLIMA É O EQUATORIAL, POIS ELA ESTÁ SITUADA PRÓXIMA À LINHA DO EQUADOR.
AS TEMPERATURAS SÃO ELEVADAS E O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO (QUANTIDADE DE CHUVAS) TAMBÉM.
"o rio serpenteando a floresta"
foto - ?
NUM DIA, NA FLORESTA AMAZÔNICA, PODEMOS ENCONTRAR MUITO CALOR DURANTE O DIA COM CHUVAS FORTES NO FINAL DA TARDE.
foto - ?
AQUI, O ENCONTRO DO RIO NEGRO COM O SOLIMÕES, DANDO ORIGEM AO RIO AMAZONAS EM MEIO A FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - ?
O RIO NEGRO E O RIO SOLIMÕES VIAJAM LADO A LADO POR QUILÔMETROS SE SE MISTURAREM DENTRO DA FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - ?
"o interior da floresta"
foto - ?
AS ARARAS AZUIS NA FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - ?
ARARAS VERMELHAS NA FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - ?



A ONÇA PINTADA NA FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - ?
O TUCANO NA FLORESTA AMAZÔNICA, BR
foto - Divulgação
A VITÓRIA RÉGIA. 
COSTUMAM´SE DIZER QUE ESTA FOLHA VERDE, GRANDE E REDONDA SEJA A FLOR "VITORIA RÉGIA". MAS ESTA EH PLANTA. A FLOR DA VITÓRIA RÉGIA EH ESTA BRANCA QUE VOCÊ PODE VER NA FOTO.
foto - ?


fonte dos textos e fotos: Nathália Goulart / Wikipédia / IBGE / conexaoplaneta.com.br / viajeaqui.abril.com.br /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura