TURISTANDO PELO MUNDO: Formiga, Minas Gerais - No circuito Grutas e Mar de Minas, com singularidade paisagística com cachoeiras, praias, opções para a pesca e esportes aquáticos. Vem ver:

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Formiga, Minas Gerais - No circuito Grutas e Mar de Minas, com singularidade paisagística com cachoeiras, praias, opções para a pesca e esportes aquáticos. Vem ver:




No circuito Grutas e Mar de Minas, com singularidade paisagística com cachoeiras, praias, opções para a pesca e esportes aquáticos. Vem ver:

Com a singularidade paisagística e ainda por sua variedade de opções de esporte e lazer, o Lago de Furnas destaca-se dentro das principais regiões turísticas no Estado de Minas Gerais. O lugar é composto por cachoeiras, praias, opções para a pesca, esportes aquáticos e ecoturismo. A represa é a maior extensão de água do Estado. No cenário exposto, Formiga é conhecida e promovida como o “Portal do Mar de Minas”, por ser o primeiro município de acesso à represa para aqueles que chegam da capital Belo Horizonte.




No Circuito Grutas e Mar de Minas, Formiga é considerada a cidade que oferece melhor infra-estrutura turística para seus visitantes entre os demais destinos da região, devido a fácil acessibilidade e aos equipamentos de hospedagem que nem todos os municípios do circuito dispõem.
FORMIGA TE RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS
foto - ?
VISÃO GERAL DE FORMIGA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
O Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca foi inaugurado em 5 de junho de 2003, na gestão do prefeito Juarez Carvalho. Ele tem exercido as funções de guardar e preservar a cultura, material de diversas famílias que residem em Formiga ao longo de sua história, interagindo com a comunidade.
O museu está situado no prédio da antiga Estação Ferroviária de Formiga que foi adaptada para espaço museológico. Seu acervo está disponível para visitantes e as peças expostas de acordo com os temas.

Atualmente o museu dispõe de um acervo de cerca de 1000 peças.
Seu espaço é dividido em exposição permanente e temporária e são realizados todo ano.

O museu está cadastrado no Museu de Estado de MG, SBM - Sistema Brasileiro de Museus e na Associação Brasileira de Museologia.
Localização: Rua Governador Benedito Valadares, s/no. Centro – Formiga – MG Horário de atendimento: Terça à sexta-feira, entre 8:00 e 17:00h. Sábados, domingos e feriados, entre 9:00 e 13:00h. Telefone: (037) 3322-5660 Visita de Escolas: Agendar com 8 dias de antecedência. Coordenadora: Lúcia de Fátima Vieira da Silva
CHAFARIZES
A Prefeitura está trabalhando no resgate de parte da história do município: a recuperação de chafarizes, antigas torneiras públicas.
No início deste ano, funcionários da Secretaria Municipal de Obras trabalharam na construção de um chafariz, em pedra sabão, na Avenida Abílio Machado. A obra lembra chafarizes antigos, bem ao estilo século XVIII.


De acordo com o secretário de Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana e professor de história José Ivo da Silva, no local onde foi construído o chafariz existia uma torneira pública, onde as famílias daquela região se abasteciam de água vinda do poço artesiano da “Sonda”, perto do Tiro de Guerra. No bairro, eram poucas as ruas e residências que tinham rede de água encanada. As pessoas faziam fila nas torneiras públicas para encherem suas vasilhas d’água, para a lida do dia a dia.
Em 2008, a Prefeitura reformou três chafarizes existentes em Formiga: um no bairro Alvorada e outro no bairro José Honorato de Castro, que receberam clorador específico, e um próximo ao antigo Matadouro, que recebeu novas pedras, filtro e clorador.
IGREJA MATRIZ SÃO VICENTE FÉRRER
O pedido de ereção da Capela São Vicente Férrer foi feito em 11 de março de 1765. Este foi um marco para o surgimento e desenvolvimento do então arraial. No entanto, a igreja só foi construída em 1839 e, inaugurada, 34 anos mais tarde.


Além dos traços, contornos e afrescos, marcantes do estilo barroco, a Igreja Matriz São Vicente Férrer guarda outro tesouro cultural. A raridade é um órgão que possuí 952 tubos e é o quinto maior do Brasil.
Através da Lei Municipal 3327, de 2002, o órgão foi instituído patrimônio histórico de Formiga e em abril de 2004 foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
No século passado, por volta da década de 20, ela foi remodelada pelo artista veneziano, Ângelo Pagnaco.

HORTO FLORESTAL
Às margens do Rio Formiga a área do Horto Florestal é conservada e cuidada para que a população possa ter um contato mais próximo com natureza.
MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR
PARQUE MUNICIPAL DR. LEOPOLDO CORRÊA;
PRAÇA SÃO VICENTE FÉRRER
Na Praça São Vicente Ferrer encontra-se um belo conjunto arquitetônico, produto de concurso a nível nacional, ficando resguardado o conjunto ecológico, os casarões, a 1ª fonte luminosa da cidade, espaço para eventos artísticos, culturais e cívicos.
ARTESANATO
O Município já é conhecido regionalmente, pela beleza e criatividade de seus artesanatos. Rico,bonito,diversificado,são palavras exatas a se dizer.
Hoje, Formiga possui o Centro de Artesanato na Praça São VIcente Férrer.

ARTE BARROCA
A Igreja de São Vicente Ferrer é uma das mais belas da região. Inaugurada em 1873 e reformada em 1992, tem o seu interior fascinante, numa autêntica manifestação da arte, preservada com muito respeito pela população do município. Além da suntuosidade de seus altares, a igreja possui um órgão de rara beleza.


Em 1937, o Sr.Franz Stangelerger, sobrinho-neto de Schubert fez vir da Alemanha um órgão com 958 tubos, sendo o 5º maior do Brasil. O órgão se encontra na Matriz São Vicente Ferrer, e foi construído, todo em madeira, da Fazenda Bela Vista, de País, doada pelo Sr. Franz.
LAGO DE FURNAS
O reservatório de furnas é um lago artificial, alimentado pelos rios "GRANDE e SAPUCAÍ". Sua área total é de 1.473 km², o que equivale a seis vezes o tamanho da Baia de Guanabara, e uma extensão de perímetro de 3,7 mil km, quase a metade da costa brasileira. Margeia 34 municípios.
Suas águas são doces, verdes, cristalinas e límpidas. O lago de Furnas, que ocupa parte do município, tem volume equivalente a 2,6 bilhões de m³. Em épocas de fortes ventos, ocorre ondas, dando a impressão de ser um braço de mar.
O MORRO DO CRISTO
foto - ?
CASA DO ENGENHO
foto - ?
foto - ?
OS CASARÕES DE FORMIGA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ZONA RURAL DA CIDADE
foto - Aender
foto - André Laine
foto - Aender


foto - ?
CENTRO DA CIDADE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - André Laine
Um passeio pelo Mar de Minas
foto - ?
O filho mais ilustre de formiga é o conhecido e amado “PADRE FÁBIO DE MELO”
foto - ?
Formiga tem 151 anos e foi emancipada em 6 de junho
Formiga é muito conhecida por ser o portal do lago de furnas. O mar de Minas. Um reservatório, oito vezes maior que a Baía de Guanabara.
Formiga é o portal de Furnas
foto - ?
Em Formiga existem muitos clubes, hotéis, chalés, pousadas e casas de Camping em volta da represa.
No carnaval, réveillon, semana santa e em vários outros feriadões tem shows nos clubes, o que atrai uma multidão de turistas para a região.
Portanto, se você deseja conhecer essa maravilha, bem aqui no Centro de Minas, a 200 km de BH, é só pegar a estrada e vir para FORMIGA.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E O SQUARE
foto - ?
Além do lago, Formiga tem como atrativos: a proximidade da Serra da Canastra, as Grutas de Pains, Pinturas Rupestres de Arcos, Cachoeiras e muita hospitalidade pra quem é de fora.
Portanto, visite Formiga. Você vai gostar.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 68.236
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.501,915
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,36
Código do Município 3126109
ORIGEM DO NOME
Segundo a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que a corta. Conta-se que um grupo de tropeiros passando pelo caminho, resolve fazer paragem à beira do rio. Durante a noite, seu carregamento de açúcar é atacado por formigas. Dado esse episódio, resolveram nomear o rio de Rio das Formigas.
Gentílico: formiguense
HISTÓRICO
Sobre a origem do nome da cidade, encontra-se no Anuário Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Dr. Nelson de Sena, versão, segundo a qual, a denominação teria provindo de referência feita a correição de formigas por tropeiros que passaram pelo local e tiveram os seus carregamentos de açúcar atacados por esses insetos.

Outra versão é a que se vê no livro “Achegas à História do Oeste de Minas”, de Leopoldo Corrêa, a qual atribuiu o nome de “Formiga” ao mesmo que se dava em determinadas circunstâncias, aos aldeamentos de índios, criados na região pelo governador da capitania de Goiás, Dom Marcos de Noronha. A denominação estendia-se também ao ribeirão existente no local, havendo, ainda, de acordo com o mesmo autor, referências ao Rancho ou Sítio da Formiga, cuja existência já vinha de meados ou princípio do século XVIII.




O povoamento do local teria se originado de uma picada aberta por Estanislau de Toledo Piza e seu primo, guarda-mor Feliciano Cardoso de Camargo, com o fim de estabelecer comunicações entre os povoados já existentes de Tamanduá e Piuí, picada essa que passava por Formiga. Refere ainda o autor citado que o verdadeiro povoamento do Oeste mineiro só se fez a partir do governo de Luiz Diogo Lobo da Silva, o qual, no intuito de ampliar os povoados, para dar trabalho aos que viviam desocupados nos antigos arraiais, convidou Inácio Corrêa Pamplona a formar uma companhia de pessoas idôneas, gente de valor, a fim de penetrar com ânimo e se estabelecer na Zona do Campo Grande e além da Serra da Marcela.


Inácio Corrêa Pamplona passou com seus companheiros por terras de Formiga, tendo como auxiliares nessa jornada José Alves Diniz, Afonso Lamounier, José Fernandes Lima, Antônio José Bastos, Timóteo Pereira Pamplona, Domingos Antônio da Silveira e outros. Este ultimo fixou-se em Formiga, na Fazenda do Córrego Fundo e constituiu família, de que são descendentes os Silveira, Faria e Guimarães, requerendo sua sesmarias em 1767 e adquirido a do Córrego Fundo em 1777. Não só Domingos Antônio, mas ainda os parentes do mestre de campo vieram estabelecer-se na Mata do São Francisco, como o padre Inácio, Bernardina Corrêa Pamplona, João José Corrêa Pamplona e outros que originaram os Paim Pamplona, que por sua vez deram nome a Pains.


Segundo o livro “Instituições da Igreja no Bispado de Mariana”, do cônego Raimundo Trindade, foi João Gonçalves Chaves o primeiro habitante da cidade de Formiga, cujos alicerces lançou, tendo requerido provisão de Capela em 1765. Em 1832 foi criada a paróquia de São Vicente Férrer de Formiga e, nesse mesmo ano, o distrito, por Decreto Provincial de 14 de julho.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE FORMIGA, MINAS GERAIS
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE FORMIGA, MINAS GERAIS

SEMPRE VOLTEM





fonte / fotos - Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Formiga, MG / Divulgação / Internet /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura