Pular para o conteúdo principal

FORMOSO DO ARAGUAIA / TOCANTINS - Em um santuário ecológico, as vezes cerrado, outras vezes floresta e até pantanal




LINHA DO TEMPO DE "FORMOSO DO ARAGUAIA" / TOCANTINS / BRASIL
FORMOSO DO ARAGUAIA / TOCANTINS / BRASIL
SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM O SANTUÁRIO ECOLÓGICO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL E MAIOR PRODUTOR DE ARROZ IRRIGADO DO MUNDO.
foto - PMFA
AQUI UMA VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - Carfrei
A CIDADE TEM 18.428 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM FORMOSO DO ARAGUAIA EH: FORMOSENSE DO ARAGUAIA
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE OUTUBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
AQUI A PLANTAÇÃO DE ARROZ IRRIGADO - FORMOSO DO ARAGUAIA EH O MAIOR PRODUTOR DO MUNDO
foto - PMFA



ORIGEM DO NOME
QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM ÀS MARGENS DE UM LARGO RIO (HOJE O RIO ARAGUAIA) CHAMARAM O LOCAL DE FORMOSO, DEVIDO AS BELEZAS NATURAIS EXISTENTES.
HISTÓRIA
EM MEADOS DO SÉCULO XVIII, A PROCURA PELO OURO LEVOU OS PORTUGUESES ÀS MARGENS DE UM RIO, QUE DENOMINARAM FORMOSO EM VIRTUDE DE SUAS BELEZAS NATURAIS.
OS HABITANTES DO LOCAL ERAM ÍNDIOS DA TRIBO JAVAÉ. A REGIÃO FICOU ABANDONADA ATÉ 1949, QUANDO FORAM DESCOBERTAS MINAS DE CRISTAL, FORMANDO UM POVOADO.
EM 25 DE SETEMBRO DE 1963, O DISTRITO ALCANÇOU SUA EMANCIPAÇÃO, COM O NOME FORMOSO DO ARAGUAIA, DESMEMBRANDO-SE DE CRISTALÂNDIA.
A PARTIR DE 1979 É IMPLANTADO O PROJETO RIO FORMOSO, DE AGRICULTURA IRRIGADA EM TERRAS CONTÍNUAS, O MAIOR DA AMÉRICA LATINA.
FORMOSO DO ARAGUAIA É O MAIOR MUNICÍPIO EM EXTENSÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO TOCANTINS E POSSUI O MAIOR PROJETO DE ARROZ IRRIGADO EM ÁREA CONTÍNUA DO MUNDO
AQUI UMA CASA DE PEDRA
imagem - Plínio Fabrício
imagem - ?

ESTE EH O LAGO MUNICIPAL
imagem - Cleyson Lima
AQUI A PASSARELA DO LAGO MUNICIPAL
imagem - Cleyson Lima
Entre tantas peculiaridades do município de Formoso do Araguaia encontra-se a Lagoa do Morro Azul, um manancial de águas termais surgidas da fenda de um bloco de rocha calcária, numa abundância impressionante, que de imediato vai dando formação a uma bela e cristalina piscina natural. Nas proximidades encontra-se a Casa de Pedra e o Morro Azul de onde é extraído calcário, usado na agricultura para a correção do solo, cal, brita, granitina.
UMA ÁGUA PÉ NA LAGOA
imagem - ?
ILHA DO BANANAL
CONSIDERADA UM DOS MAIS IMPORTANTES SANTUÁRIOS ECOLÓGICOS DO BRASIL, A ILHA DO BANANAL APRESENTA-SE SOB DIVERSAS FORMAS: ÀS VEZES CERRADO, EM OUTROS PONTOS FLORESTA E EM DETERMINADAS PARTES, TÍPICA REPRESENTANTE DO PANTANAL. CERCADA PELOS RIOS ARAGUAIA E JAVAÉ CRIA-SE UMA ÁREA DE 1 MILHÃO E 900 MIL HECTARES ESPARRAMADOS SOBRE UMA EXTENSÃO DE 350 KM NO SENTIDO NORTE-SUL E 80 KM LESTE-OESTE, CARACTERÍSTICA QUE A COLOCA NA CONDIÇÃO DE MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO.
imagem - ?
O RIO ARAGUAIA
imagem - ?
NA REGIÃO DA ILHA DO BANANAL
imagem - ?
O TUCANO EH COMUM NA ILHA DO BANANAL
imagem - ?
AQUI AS COLORIDAS CASAS DE UMA VILA. OLHE QUE CENA LEGAL. INSPIRA MUITAS COISAS. A RUA SERIA O CAMPO DE PELADAS DO ENTARDECER. DE MANHÃ O LUGAR CERTO PARA SE SOLTAR PAPAGAIOS, OU EMPINAR COMO DIZEM ALGUNS. A NOITINHA A TURMA SENTADA NA PORTA DE ALGUMA DAS CASAS, CONTANDO HISTÓRIAS. MUITO LEGAL.
imagem - Israel Oliveira
ESTA EH A AVENIDA PAULO PARRIÃO
imagem - Lucas Rodrigues

ESTA EH A AVENIDA PERIMETRAL
imagem - Lucas Rodrigues
AVIÃO AGRÍCOLA
imagem - Softmaker
A PRAÇA DA BÍBLIA. O BRADESCO ESTÁ LÁ
imagem - Lucas Rodrigues
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - Debarembar
A CASA DOS BOLOS
imagem - Lucas Rodrigues
UM BELO CASARÃO
imagem - Lucas Rodrigues
AQUI O CENTRO DA CIDADE
imagem - DM Lopes
O COMÉRCIO LOCAL
imagem - Martin Strobach
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE
imagem - Lucas Rodrigues
ILHA DO BANANAL
imagem - ?

OUTRA CENA COMUM
imagem - ?
O LAGO
imagem - Softmarker
O LAGO MUNICIPAL
imagem - Lucas Rodrigues
AQUI A LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. A CONSTRUFORT
imagem - Construfort
UMA ESQUINA
imagem - Lucas Rodrigues
O GRANDE LAGO
imagem - Pablo Morais Brito
UMA PRACINHA
imagem - Lucas Rodrigues
PRAIA RECANTO DA ILHA
imagem - Lucas Rodrigues
PRAÇA DO BAR BARATO
imagem - Softmaker
RIO FORMOSO
imagem - Martin Strobach
RUA DOS FUNDOS DA ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Lucas Rodrigues
ESTA EH A RUA 10
imagem - Lucas Rodrigues
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - Lucas Rodrigues
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


fonte / fotos = Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…