Pular para o conteúdo principal

SENA MADUREIRA / ACRE - ‘‘Casas, ruas, esquinas, praças, vidas…Cento e doze anos depois Sena Madureira continua sendo construída diante das águas do rio que passam…’’




LINHA DO TEMPO DE "SENA MADUREIRA" / ACRE / BRASIL
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
‘‘Casas, ruas, esquinas, praças, vidas…Cento e seis anos depois Sena Madureira continua sendo construída diante das águas do rio que passam…’’
Esta matéria é, portanto uma singela homenagem à existência de seus habitantes, e a todos os que buscam conhecer a história dessa terra.
SEJA BEM VINDO A CIDADE DER SENA MADUREIRA. DE BELEZA RARA.
foto - SkyscraperCity
SENA MADUREIRA TEM 40.311 HABITANTES 9 ESTIMATIVA IBGE 2013 -
QUEM NASCE EM SENA MADUREIRA EH SENA MADUREIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.904
ORIGEM DO NOME
Seu nome é uma homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira.
HISTÓRIA
As expedições de destemidos nordestinos, para a exploração de seringais da região, deram-se por volta de 1861, chefiadas por Manoel Urbano da Encarnação e João Gabriel de Melo, próximo à foz do rio Chambuiaco, no alto Rio Purus, em território peruano. Enquanto Manoel Urbano da Encarnação explorou os seringais do Rio Purus João Gabriel explorava os rios Acre e Iaco, além de seus afluentes. Da jornada tomaram parte, no Rio Iaco, os cearenses Francisco Barbosa, Augusto Escócio e Benjamin Duarte Ponte Franco; no rio Macauã, Custódio Miguel dos Anjos e José Procópio e, no rio Caeté, João da Costa Gadelha e Manoel Trindade Corrêa.
Nos idos de 1878, intensificou-se o povoamento desses rios com a vinda de novos nordestinos, fugindo da seca e com isto incrementando a exploração de importantes riquezas regionais.
Após a celebração do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o General Silveira de Meneses, cumprindo missão, chegou em 25 de setembro de 1904 às terras do seringal Santa Fé, às margens do rio Iaco, fundando ali a Cidade de Sena Madureira, sede também do Departamento do Alto Puruas, sendo designada Capital do Território do Acre. Em 1908, foram instaladas na cidade várias representações de órgãos.
foto - Jezaflu Jesus
AQUI TEMOS O MUSEU DA CIDADE
foto - Jezaflu Jesus
A PRAÇA
foto - Jezaflu Jesus
NAVIO DA MARINHA BRASILEIRA ATRACADO NO PORTO DA CIDADE
foto - Jezaflu Jesus
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BONITA CIDADE DE SENA MADUREIRA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
foto - Jezaflu Jesus
AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
foto - ?
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Acupurus.com
foto - Jezaflu Jesus
TREVO DE CHEGADA / SAÍDA 
foto - Acupurus.com
foto - Acupurus.com
foto - ?
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - ?
foto - pmsm
foto - pmsm
foto - pmsm
foto - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto -  André Ferreira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
ENTORNO DA CIDADE
foto - ?
Além do extrativismo vegetal, as atividades de caça e pesca são o principal meio de subsistência da população, sem danos ao meio-ambiente.
foto - Mochileiro.tur
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

SEMPRE VOLTE


fonte / fotos / Thymonthy Becker / IBGE / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / Previdência Social / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…