Pular para o conteúdo principal

SENA MADUREIRA / ACRE - ‘‘Casas, ruas, esquinas, praças, vidas…Cento e doze anos depois Sena Madureira continua sendo construída diante das águas do rio que passam…’’




LINHA DO TEMPO DE "SENA MADUREIRA" / ACRE / BRASIL
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
‘‘Casas, ruas, esquinas, praças, vidas…Cento e seis anos depois Sena Madureira continua sendo construída diante das águas do rio que passam…’’
Esta matéria é, portanto uma singela homenagem à existência de seus habitantes, e a todos os que buscam conhecer a história dessa terra.
SEJA BEM VINDO A CIDADE DER SENA MADUREIRA. DE BELEZA RARA.
foto - SkyscraperCity
SENA MADUREIRA TEM 40.311 HABITANTES 9 ESTIMATIVA IBGE 2013 -
QUEM NASCE EM SENA MADUREIRA EH SENA MADUREIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.904
ORIGEM DO NOME
Seu nome é uma homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira.
HISTÓRIA
As expedições de destemidos nordestinos, para a exploração de seringais da região, deram-se por volta de 1861, chefiadas por Manoel Urbano da Encarnação e João Gabriel de Melo, próximo à foz do rio Chambuiaco, no alto Rio Purus, em território peruano. Enquanto Manoel Urbano da Encarnação explorou os seringais do Rio Purus João Gabriel explorava os rios Acre e Iaco, além de seus afluentes. Da jornada tomaram parte, no Rio Iaco, os cearenses Francisco Barbosa, Augusto Escócio e Benjamin Duarte Ponte Franco; no rio Macauã, Custódio Miguel dos Anjos e José Procópio e, no rio Caeté, João da Costa Gadelha e Manoel Trindade Corrêa.
Nos idos de 1878, intensificou-se o povoamento desses rios com a vinda de novos nordestinos, fugindo da seca e com isto incrementando a exploração de importantes riquezas regionais.
Após a celebração do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o General Silveira de Meneses, cumprindo missão, chegou em 25 de setembro de 1904 às terras do seringal Santa Fé, às margens do rio Iaco, fundando ali a Cidade de Sena Madureira, sede também do Departamento do Alto Puruas, sendo designada Capital do Território do Acre. Em 1908, foram instaladas na cidade várias representações de órgãos.
foto - Jezaflu Jesus
AQUI TEMOS O MUSEU DA CIDADE
foto - Jezaflu Jesus
A PRAÇA
foto - Jezaflu Jesus
NAVIO DA MARINHA BRASILEIRA ATRACADO NO PORTO DA CIDADE
foto - Jezaflu Jesus
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BONITA CIDADE DE SENA MADUREIRA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
foto - Jezaflu Jesus
AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
foto - ?
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Acupurus.com
foto - Jezaflu Jesus
TREVO DE CHEGADA / SAÍDA 
foto - Acupurus.com
foto - Acupurus.com
foto - ?
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - ?
foto - pmsm
foto - pmsm
foto - pmsm
foto - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto -  André Ferreira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Gleilson Madureira
foto - Jezaflu Jesus
foto - Jezaflu Jesus
ENTORNO DA CIDADE
foto - ?
Além do extrativismo vegetal, as atividades de caça e pesca são o principal meio de subsistência da população, sem danos ao meio-ambiente.
foto - Mochileiro.tur
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

SEMPRE VOLTE


fonte / fotos / Thymonthy Becker / IBGE / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / Previdência Social / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…