Pular para o conteúdo principal

GRAMADO / RIO GRANDE DO SUL - RUAS FLORIDAS, ARQUITETURA EUROPEIA, MINI MUNDO, NEVE E VALES ENCANTADORES. NO CORAÇÃO DA SERRA GAÚCHA, UMA CIDADE INESQUECÍVEL




LINHA DO TEMPO DE "GRAMADO" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
foto - ?
Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha. 
A cidade fica cheia o ano inteiro, seja no inverno para curtir o friozinho (com sorte, você verá até neve natural ali em julho), seja no verão para se divertir nos três meses de festa do Natal Luz. O charme se mantém na hotelaria em qualquer época, com diversas opções: grandes estruturas para famílias e conforto, privacidade e mimo para os casais em busca de romance. Pertinho, a menos de 10 km, Canela tem parques ecológicos para quem gosta de aventura.
Gramado é eleito o melhor destino de inverno do Brasil
foto - ?
AQUI VEMOS O PÓRTICO DE ENTRADA.
imagem - Germano Schúúr
A CIDADE DE GRAMADO TEM 34.110 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 - 
QUEM NASCE EM GRAMADO EH: GRAMADENSE
A CIDADE FOI FUNDADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 1.954
A HISTÓRIA
NO ANO DE 1875 QUANDO CHEGARAM AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO OS PRIMEIROS COLONIZADORES, JOSÉ MANOEL CORRÊA E CINCO FILHOS HOMENS, QUE SE ESTABELECERAM ONDE HOJE ASSENTA A CIDADE, E TRINTÃO JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA E LEONOR GABRIEL DE SOUZA, QUE SE FIXARAM NO LOCAL CHAMADO LINHA 28.
COM O DECORRER DO TEMPO, DESCENDENTES DOS PRIMITIVOS IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS SE ESTABELECERAM NA REGIÃO. ATE 1904, ERA O TERRITÓRIO PARTE INTEGRANTE DO MUNICÍPIO DE TAQUARA, ENTÃO TAQUARA 
AQUI VEMOS O PÓRTICO DE ENTRADA VIA CIDADE DE TAQUARA
imagem - PMG
O NOME
EM 17 DE JANEIRO DE 1913, VERIFICOU-SE A TRANSFERÊNCIA DA SEDE DISTRITAL PARA O LOCAL ONDE HOJE SE ERGUE A CIDADE. A PRINCÍPIO, FORA ESCOLHIDA A DENOMINAÇÃO DE DINIZÓPOLIS, EM HOMENAGEM A DINIZ MARTINS RANGEL, NA ÉPOCA CHEFE POLÍTICO E INTENDENTE DE TAQUARA.
PREVALECEU O TOPÔNIMO GRAMADO, INSPIRADO NA EXISTÊNCIA DE UM TERRENO RECOBERTO DE GRAMA E COM FRONDOSAS ÁRVORES, UTILIZADO COMO LOCAL DE PARADA E REPOUSO DE VIAJANTES. EM 1914, CONCLUIU-SE A CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA, E A 7 DE MAIO DE 1917 ERA CRIADA A PARÓQUIA DE SÃO PEDRO. 
AQUI VEMOS A IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO
imagem - ?
O PROGRESSO
ERA JÁ ENTÃO EVIDENTE O PROGRESSO, TORNADO MANIFESTO PELA INSTALAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DO CORREIO E DE UM ESCRITÓRIO DO BANCO NACIONAL DO COMÉRCIO EM 1918; DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA, DOIS ANOS DEPOIS, FORNECIDA POR USINA PRÓPRIA, E PELA CHEGADA, EM 1919, DOS TRILHOS DA VIAÇÃO FÉRREA DO RIO GRANDE DO SUL, FACILITANDO O INTERCÂMBIO COMERCIAL COM OUTRAS PRAÇAS DO ESTADO.
COM O CORRER DO TEMPO, NOVOS MELHORAMENTOS SE SUCEDEM: EM 1930, CINEMA; EM 1933, INAUGURAÇÃO DE UM EDUCANDÁRIO CATÓLICO; EM 1935, CONSTRUÇÃO DA IGREJA-MATRIZ; EM 1937, INSTALAÇÃO DO HOSPITAL SANTA TEREZINHA; EM 1948, OUTRO HOSPITAL, E EM 1951 O ASFALTAMENTO DA PRINCIPAL RUA DA CIDADE. ALGUMAS INDUSTRIAS INICIAM SUAS ATIVIDADES E O COMERCIO DESENVOLVE-SE. CONTRIBUI PARA MAIOR PROJEÇÃO DE GRAMADO O FATO DE SER PROCURADO O DISTRITO COMO ESTAÇÃO DE VERANEIO. 
AQUI A IGREJA DO RELÓGIO
imagem - PMG
O TURISMO
GRAMADO É UMA CIDADE MARCADA POR MUITAS BELEZAS, POSSUIDORA DE RIQUEZAS NATURAIS EXUBERANTES, SENDO O MAIOR PÓLO TURÍSTICO DO RIO GRANDE DO SUL E UM DOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL. DENTRE ELES:
OS PÓRTICOS * VALE DO QUILOMBO * IGREJA DE SÃO PEDRO * IGREJA DO RELÓGIO * PALÁCIO DOS FESTIVAIS * RUA COBERTA * PARQUE KNORR * GREEN LAND * CASA DO COLONO * PREFEITURA * MUSEU DE MOTOS * MINI MUNDO * MUNDO ENCANTADO
AQUI A CASA DO COLONO
imagem - PMG
ESTA EH A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL (PREFEITURA)
imagem - PMG
AQUI TEMOS UMA VINÍCOLA, COMUM NA REGIÃO
imagem - ?
UM CAMINHO MUITO FLORIDO
imagem - ?
VEJA QUE BONITO ESTA RODOVIA
imagem - ?
GRAMADO
No coração da Serra Gaúcha, uma cidade com 237 Km² de extensão, brindados pela natureza com paisagens encantadoras, povo hospitaleiro e empreendedor, agraciado por um clima diferenciado, que chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno. Estamos falando de Gramado, que completa 63 anos de emancipação política em 2017 e conta com fama nacional e internacional em turismo.
Vale do Quilombo
UMA CIDADE INESQUECÍVEL
Gramado é encantadora e charmosa por natureza. Por suas ruas floridas, povo acolhedor e hospitaleiro, pelos detalhes de sua arquitetura europeia, sua ampla rede hoteleira e gastronômica, pelos seus eventos – tudo para oferecer a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul.
As quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. O romantismo do outono com temperaturas amenas, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade mágica.
GRAMADO PARA A MELHOR IDADE
Mais independentes do que nunca, os idosos buscam grupos de viagem para se distrair, explorar outros horizontes e conhecer novos lugares e pessoas. As excursões voltadas exclusivamente a esse público são formatadas com foco nas necessidades e desejos dos viajantes e a vantagem é que respeitam o ritmo de cada um.
Algumas agências oferecem o serviço completo, desde passagens à alimentação. Mas há quem prefira organizar sua própria excursão buscando opções, reservando hotéis e criando roteiros.
Todos os atrativos do município oferecem o desconto para pessoas acima de 60 anos. Os atrativos de Gramado podem ser encontrados no site da Prefeitura com todas as informações necessárias, desde contato até horário de funcionamento.
GRAMADO A PÉ
Cine Embaixador
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
RUA COBERTA
Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros a Rua Garibaldi, é uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
PRAÇA DO MOINHO
A Praça do Moinho reúne lojas e gastronomia. Sem falar nas duas araucárias que ficam na calçada fornecendo uma sombra gostosa para sentar e descansar. Mesinhas com cadeiras e bancos estão espalhados pela praça, à disposição para quem quiser fazer uma pausa no passeio.
PRAÇA DAS MÃES
Localizada na Rótula dos Pinheiros, centro de Gramado, a Praça das Mães possui um carvalho-europeu simbolizando o respeito pela vida e pela história de Gramado. No local há um monumento aos primeiros habitantes de Gramado: os índios Caingangues. A estatua de uma mulher com seu filho no colo tem tamanho natural e representa a primeira mãe a viver no município.
ALGUMAS SUGESTÕES DE HOTÉIS
BAVÁRIA SPORT HOTEL
Há mais de 35 anos o Bavária é sinônimo de hospitalidade e lazer na Serra Gaúcha. Membro da Rede InterCity de Hotéis, os hóspedes do hotel podem desfrutar da tranquilidade que a natureza em torno do hotel proporciona.
Rua da Bavária, 543
Fone/Fax: (54) 3286 1362
Site: www.hotelbavaria.com
E-mail: reservas@hotelbavaria.com;
UH: 84
Leitos: 168
Recreação: Sim (recreacionistas somente nos finais de semana)
Acessibilidade: Sim
Classificação: 3 estrelas


COLINA DE PEDRA HOTEL POUSADA
Aqui você poderá descansar, curtir a natureza, percorrer as trilhas, fazer caminhadas e observar pássaros, descobrindo as belezas do interior de Gramado.
Linha Furna, 2305 – B. Morro Redondo
Fone/Fax: (54) 3286 0967
Site: www.colinadepedra.com.br
E-mail: atendimento@colinadepedra.com.br
UH: 09
Leitos: 33
Recreação: Sim (não dispõe de recreacionistas)
Acessibilidade: Não
Classificação: 2 estrelas


GRAMADO MASTER PALACE
Você poderá contar com apartamentos com a exuberante vista do Vale do Quilombo. Exercite-se em amplo e completo Fitness Center e empréstimo de Bicicletas para que você possa desfrutar de todo glamour de Gramado de forma saudável. Conheça nossa Recreação Adulto e Infantil, a maior e mais moderna da Serra Gaúcha, com recreacionistas treinados para proporcionar diversão com toda segurança para as crianças. Além disso, venha conhecer nossa nova e moderna Piscina com vista para o Vale, você vai se surpreender.
Rua Carlos Lengler Filho, 103
Fone: (54) 3295 7171
Site: www.masterhoteis.com.br
E-mail: recep-mgramado@masterhoteis.com.br
UH: 104
Leitos: 182
Recreação: Sim (dispõe de 2 recreacionistas)
Acessibilidade: Sim
Classificação: 4 estrelas


ENCANTOS PORTAL HOTEL
Localizado em frente a um dos mais tradicionais pontos turísticos de Gramado/RS, o pórtico de entrada da cidade, junto à RS 235, o Encantos Portal Hotel oferece uma vista fascinante dos vales da região, permitindo inclusive a visualização da cidade de Caxias do Sul.
Rua Serrana, 235
Fone: (54) 3286 6548 / 3286 2279
Site: www.redeencantos.com.br
E-mail: reservas@encantosportalhotel.com.br;
UH: 37
Leitos: 102
Recreação: Não
Acessibilidade: Não
Classificação: Não informado


Mini Mundo
Se você vai a Gramado com as crianças, um passeio obrigatório é o Mini Mundo, um parque temático que possui réplicas de cidades em miniatura, numa escola de 1:24, ambientadas em um belíssimo jardim ao ar livre.
As réplicas são construídas no próprio parque, por meio de um planejamento minucioso que visa confeccionar as obras com o máximo de realismo possível.
Entre as réplicas da cidade em miniatura, estão igrejas, castelos europeus, estações ferroviárias, aeroporto e metrô, além de casas residenciais, comerciais e de serviços, um projeto que já possui 23 anos e reúne aproximadamente 140 construções. Há também sonorização e mini habitantes, que tornam o Mini Mundo ainda mais espetacular.
imagem - ?
VEJA OS BELOS DETALHES DAS CONSTRUÇÕES
imagem - Germano Schúúr
AQUI A RÉPLICA DE UM CASTELO MEDIEVAL. FAZ PARTE DO ACERVO DO MINI MUNDO
imagem - Romão
A PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE
imagem - Eliseo Carlos martinez
VEJA QUE PRAÇA MAIS BONITA
imagem - Eliseo Carlos Martinez
EM UM DIA MUITO FRIO EM GRAMADO
imagem - Eliseo Carlos Martinez
ESTA PEÇA TAMBÉM FAZ PARTE DO MINI MUNDO
imagem - Eliseo Carlos Martinez
VEJA COMO TODAS AS RUAS AQUI SÃO MUITO FLORIDAS
imagem - Eliseo Carlos Martinez
OLHA QUE AVENIDA MAIS  LEGAL. INSPIRA PAZ.
imagem - Eliseo Carlos Martinez
MAIS UMA CENA COM MUITAS FLORES
imagem - Eliseo Carlos Martinez
AQUI TEMOS UM HOTEL
imagem - Eliseo Carlos Martinez
AQUI A MATRIZ DE SÃO PEDRO NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - ?
A MESMA MATRIZ A NOITE E TODA ILUMINADA
imagem - ?
Rua Coberta
A Rua Coberta é um dos cartões postais de Gramado. Com o nome original de Rua Madre Verônica, no cruzamento com a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, o local é ao longo do ano um espaço repleto de apresentações, atraindo muitas pessoas.
Com um charme que encanta a todos, os turistas passeiam por ali diariamente, em visita às lojas de couro, chocolate, malas, confecções e artigos esportivos. Além disso, a Rua Coberta conta com boas opções de Cafés, locais perfeitos para tomar um delicioso chocolate quente no inverno, depois de algumas horas fazendo compras.
foto - ?
AQUI TEMOS O LAGO NEGRO
imagem - ?
AQUI OUTRA PARTE DO LAGO NEGRO
imagem - ?
AQUI TAMBÉM O LAGO NEGRO
imagem - ?
O LAGO NEGRO E O HOTEL
imagem - ?
AQUI O PÓRTICO DE CHEGADA NA CIDADE VIA A CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS
imagem - Omar Junior
AQUI A AVENIDA BORGES MEDEIROS EM DIA DE NATAL
imagem - ?
NA ESTAÇÃO DE OUTONO, GRAMADO FICA ASSIM.
imagem - ?
UM DIA PERFEITO
Muito do charme de Gramado está em passear sem pressa pelo Centro, sobretudo nos 100 m da Rua Coberta, principal point de compras e comidinhas da cidade – como a Casa da Velha Bruxa, que serve um ótimo chocolate quente. Para o fim de tarde, o ideal é passear de pedalinho ou caminhar às margens do Lago Negro. No jantar, volte ao Centro e prove o delicioso galeto (servido em rodízio) do Casa di Paolo.
O GUIA RECOMENDA
Três dias - Se você procura aventura, reserve um dia inteiro para aproveitar a montanha de neve do Snowland, com sua vila, restaurantes, área para crianças e, claro, seus esportes de inverno. À noite, para seguir a tradição dos Alpes, escolha uma fondue para o jantar – as melhores são a do Belle du Valais e a do Le Petit Clos. No dia seguinte, tente percorrer a Avenida das Hortênsias com o Passaporte Museus de Gramado na mão e visite o Hollywood Dream Cars, o Super Carros, o Dreamland Museu de Cera e o Harley Motor Show. As crianças adoram os animais do Gramadozoo, com espécies em extinção e espécimes exclusivos da fauna brasileira – com o mesmo ingresso, você também entra no Parque do Gaúcho, que reproduz uma vila do século 18. Vale, por fim, esticar a viagem até Canela, seja nos esportes de aventura do Parque da Ferradura, seja entre as peças e painéis do Museu da Moda.
ONDE FICAR
A rede hoteleira de Gramado tem muitos hotéis caros, com estrutura robusta de lazer, ou mais românticos, centrados em serviços personalizados. Porém, com o mercado aquecido na região, novas hospedagens familiares, simples e com boa relação custo-benefício estão surgindo, como a Lanai. Embora seja destino de serra, há alta temporada também no verão por causa do Natal Luz, que dá 100% de ocupação aos hotéis e faz os preços dobrarem (reserve com 12 meses de antecedência). Dica para quem viaja de carro: em Canela, os valores são bem inferiores.
TESTE DO GUIA
Novidade da temporada de inverno, o Hotel Britânico, a 800 m da Rua Coberta, segue a tendência dos albergues contemporâneos – mais confortáveis e com estilo próprio. Nos seis quartos coletivos, há camas no formato pod bed (cabine), que podem até lembrar os tradicionais beliches, mas dispõem de mais privacidade e conforto – todos têm iluminação individual e cortinas e são mais modernos, largos e altos. Os lockers são grandes e possuem chaves próprias. Nos cinco quartos privativos, a cama queen size é coberta por enxoval de algodão 180 fios e há TV com canais a cabo. O saguão tem bandeiras britânicas e, até o fim de 2014, contará com um bar, onde serão servidas pequenas refeições.
ONDE COMER
A cena gastronômica local ficou mais pobre depois que o ModeVie Boutique Hotel desativou o Le Sens, seu restaurante de cozinha contemporânea. Com matriz em Bento Gonçalves, o Casa di Paolo serve um típico rodízio de galeto. Outro clássico local são as fondues.
COMIDA TÍPICA
Fondue: O prato mais tradicional de Gramado teria surgido na Europa durante a Idade Média, criado por pastores suíços que passavam o verão isolados na parte francesa dos Alpes. Eles teriam sido os primeiros a juntar sobras de pão duro e queijos derretidos. Além da fondue suíça, com queijos emmental e gruyère, vinho branco seco e kirsch (aguardente de cereja), as casas da cidade servem variações como bourguignonne (com pedaços de carne fritos) e la pierrade (mignon e peito de frango cozidos em pedra vulcânica), na companhia de diversos molhos. A sequência de fondues por preço fixo é uma oferta comum, mesmo nas melhores casas (embora algumas não explicitem isso no cardápio). 
Onde comer: 
Gasthof Edelweiss e Bouquet Garni e nos restaurantes de cozinha suíça.
SACOLINHA
A cidade é cheia de tentações para você encher a mala. É um clássico levar chocolates, mas há outras delícias, como os pães da Casa do Colono. Ótimo também é o Le Jardin Parque de Lavanda, com boa oferta de produtos perfumados.
COMO CHEGAR
De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. O mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. O mais curto é ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara. Do Aeroporto Salgado Filho e da rodoviária de Porto Alegre, os mais próximos de Gramado, saem ônibus diários.
COMO CIRCULAR
Que tal uma cidade sem semáforos? É o caso aqui. O trânsito é ordenado pelas rótulas, como são conhecidas as rotatórias que se encontram, na maioria, ao longo das avenidas principais: a Borges de Medeiros e a das Hortênsias. Boa parte dos hotéis e restaurantes de Gramado concentra-se, aliás, entre as duas vias – o melhor jeito de ir de um lugar a outro é caminhando. Para chegar a lugares mais distantes, há táxis e linhas de ônibus. O circular que vai de Gramado a Canela parte da rodoviária e passa por vários pontos turísticos, como a Aldeia do Papai Noel, chocolaterias e museus. A pé, use livremente as faixas de pedestres – os carros realmente param para você atravessar.
QUANDO IR
Para conseguir um hotel na alta temporada de inverno (julho) ou no Natal Luz (novembro a janeiro), é preciso reservar com um ano de antecedência – as diárias sobem muito. Para economizar, vá entre fevereiro e maio ou entre setembro e outubro.
VIDA NOTURNA
Embora seja uma cidade turística, as noites de Gramado ficam agitadas apenas às sextas e sábados. Os dois principais points jovens são o Bill Bar (Av. das Hortênsias, 3617; telefone: (54) 3286-4802), com pista e bandas ao vivo, e o Harley Motor Show, que se transforma em um pub.
Por Luiz Felipe Silva
AQUI TEMOS O BELÍSSIMO VALE DO QUILOMBO
imagem - Germano Schúúr
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

 VALEU PELA VISITA

fonte / fotos =  viajeaqui.abril.com.br / Prefeitura de gramado / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Portal do Governo de Gramado / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…