Pular para o conteúdo principal

GRAMADO / RIO GRANDE DO SUL - RUAS FLORIDAS, ARQUITETURA EUROPEIA, MINI MUNDO, NEVE E VALES ENCANTADORES. NO CORAÇÃO DA SERRA GAÚCHA, UMA CIDADE INESQUECÍVEL




LINHA DO TEMPO DE "GRAMADO" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
foto - ?
Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha. 
A cidade fica cheia o ano inteiro, seja no inverno para curtir o friozinho (com sorte, você verá até neve natural ali em julho), seja no verão para se divertir nos três meses de festa do Natal Luz. O charme se mantém na hotelaria em qualquer época, com diversas opções: grandes estruturas para famílias e conforto, privacidade e mimo para os casais em busca de romance. Pertinho, a menos de 10 km, Canela tem parques ecológicos para quem gosta de aventura.
Gramado é eleito o melhor destino de inverno do Brasil
foto - ?
AQUI VEMOS O PÓRTICO DE ENTRADA.
imagem - Germano Schúúr
A CIDADE DE GRAMADO TEM 34.110 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 - 
QUEM NASCE EM GRAMADO EH: GRAMADENSE
A CIDADE FOI FUNDADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 1.954
A HISTÓRIA
NO ANO DE 1875 QUANDO CHEGARAM AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO OS PRIMEIROS COLONIZADORES, JOSÉ MANOEL CORRÊA E CINCO FILHOS HOMENS, QUE SE ESTABELECERAM ONDE HOJE ASSENTA A CIDADE, E TRINTÃO JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA E LEONOR GABRIEL DE SOUZA, QUE SE FIXARAM NO LOCAL CHAMADO LINHA 28.
COM O DECORRER DO TEMPO, DESCENDENTES DOS PRIMITIVOS IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS SE ESTABELECERAM NA REGIÃO. ATE 1904, ERA O TERRITÓRIO PARTE INTEGRANTE DO MUNICÍPIO DE TAQUARA, ENTÃO TAQUARA 
AQUI VEMOS O PÓRTICO DE ENTRADA VIA CIDADE DE TAQUARA
imagem - PMG
O NOME
EM 17 DE JANEIRO DE 1913, VERIFICOU-SE A TRANSFERÊNCIA DA SEDE DISTRITAL PARA O LOCAL ONDE HOJE SE ERGUE A CIDADE. A PRINCÍPIO, FORA ESCOLHIDA A DENOMINAÇÃO DE DINIZÓPOLIS, EM HOMENAGEM A DINIZ MARTINS RANGEL, NA ÉPOCA CHEFE POLÍTICO E INTENDENTE DE TAQUARA.
PREVALECEU O TOPÔNIMO GRAMADO, INSPIRADO NA EXISTÊNCIA DE UM TERRENO RECOBERTO DE GRAMA E COM FRONDOSAS ÁRVORES, UTILIZADO COMO LOCAL DE PARADA E REPOUSO DE VIAJANTES. EM 1914, CONCLUIU-SE A CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA, E A 7 DE MAIO DE 1917 ERA CRIADA A PARÓQUIA DE SÃO PEDRO. 
AQUI VEMOS A IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO
imagem - ?
O PROGRESSO
ERA JÁ ENTÃO EVIDENTE O PROGRESSO, TORNADO MANIFESTO PELA INSTALAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DO CORREIO E DE UM ESCRITÓRIO DO BANCO NACIONAL DO COMÉRCIO EM 1918; DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA, DOIS ANOS DEPOIS, FORNECIDA POR USINA PRÓPRIA, E PELA CHEGADA, EM 1919, DOS TRILHOS DA VIAÇÃO FÉRREA DO RIO GRANDE DO SUL, FACILITANDO O INTERCÂMBIO COMERCIAL COM OUTRAS PRAÇAS DO ESTADO.
COM O CORRER DO TEMPO, NOVOS MELHORAMENTOS SE SUCEDEM: EM 1930, CINEMA; EM 1933, INAUGURAÇÃO DE UM EDUCANDÁRIO CATÓLICO; EM 1935, CONSTRUÇÃO DA IGREJA-MATRIZ; EM 1937, INSTALAÇÃO DO HOSPITAL SANTA TEREZINHA; EM 1948, OUTRO HOSPITAL, E EM 1951 O ASFALTAMENTO DA PRINCIPAL RUA DA CIDADE. ALGUMAS INDUSTRIAS INICIAM SUAS ATIVIDADES E O COMERCIO DESENVOLVE-SE. CONTRIBUI PARA MAIOR PROJEÇÃO DE GRAMADO O FATO DE SER PROCURADO O DISTRITO COMO ESTAÇÃO DE VERANEIO. 
AQUI A IGREJA DO RELÓGIO
imagem - PMG
O TURISMO
GRAMADO É UMA CIDADE MARCADA POR MUITAS BELEZAS, POSSUIDORA DE RIQUEZAS NATURAIS EXUBERANTES, SENDO O MAIOR PÓLO TURÍSTICO DO RIO GRANDE DO SUL E UM DOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL. DENTRE ELES:
OS PÓRTICOS * VALE DO QUILOMBO * IGREJA DE SÃO PEDRO * IGREJA DO RELÓGIO * PALÁCIO DOS FESTIVAIS * RUA COBERTA * PARQUE KNORR * GREEN LAND * CASA DO COLONO * PREFEITURA * MUSEU DE MOTOS * MINI MUNDO * MUNDO ENCANTADO
AQUI A CASA DO COLONO
imagem - PMG
ESTA EH A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL (PREFEITURA)
imagem - PMG
AQUI TEMOS UMA VINÍCOLA, COMUM NA REGIÃO
imagem - ?
UM CAMINHO MUITO FLORIDO
imagem - ?
VEJA QUE BONITO ESTA RODOVIA
imagem - ?
GRAMADO
No coração da Serra Gaúcha, uma cidade com 237 Km² de extensão, brindados pela natureza com paisagens encantadoras, povo hospitaleiro e empreendedor, agraciado por um clima diferenciado, que chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno. Estamos falando de Gramado, que completa 63 anos de emancipação política em 2017 e conta com fama nacional e internacional em turismo.
Vale do Quilombo
UMA CIDADE INESQUECÍVEL
Gramado é encantadora e charmosa por natureza. Por suas ruas floridas, povo acolhedor e hospitaleiro, pelos detalhes de sua arquitetura europeia, sua ampla rede hoteleira e gastronômica, pelos seus eventos – tudo para oferecer a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul.
As quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. O romantismo do outono com temperaturas amenas, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade mágica.
GRAMADO PARA A MELHOR IDADE
Mais independentes do que nunca, os idosos buscam grupos de viagem para se distrair, explorar outros horizontes e conhecer novos lugares e pessoas. As excursões voltadas exclusivamente a esse público são formatadas com foco nas necessidades e desejos dos viajantes e a vantagem é que respeitam o ritmo de cada um.
Algumas agências oferecem o serviço completo, desde passagens à alimentação. Mas há quem prefira organizar sua própria excursão buscando opções, reservando hotéis e criando roteiros.
Todos os atrativos do município oferecem o desconto para pessoas acima de 60 anos. Os atrativos de Gramado podem ser encontrados no site da Prefeitura com todas as informações necessárias, desde contato até horário de funcionamento.
GRAMADO A PÉ
Cine Embaixador
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
RUA COBERTA
Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros a Rua Garibaldi, é uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
PRAÇA DO MOINHO
A Praça do Moinho reúne lojas e gastronomia. Sem falar nas duas araucárias que ficam na calçada fornecendo uma sombra gostosa para sentar e descansar. Mesinhas com cadeiras e bancos estão espalhados pela praça, à disposição para quem quiser fazer uma pausa no passeio.
PRAÇA DAS MÃES
Localizada na Rótula dos Pinheiros, centro de Gramado, a Praça das Mães possui um carvalho-europeu simbolizando o respeito pela vida e pela história de Gramado. No local há um monumento aos primeiros habitantes de Gramado: os índios Caingangues. A estatua de uma mulher com seu filho no colo tem tamanho natural e representa a primeira mãe a viver no município.
ALGUMAS SUGESTÕES DE HOTÉIS
BAVÁRIA SPORT HOTEL
Há mais de 35 anos o Bavária é sinônimo de hospitalidade e lazer na Serra Gaúcha. Membro da Rede InterCity de Hotéis, os hóspedes do hotel podem desfrutar da tranquilidade que a natureza em torno do hotel proporciona.
Rua da Bavária, 543
Fone/Fax: (54) 3286 1362
Site: www.hotelbavaria.com
E-mail: reservas@hotelbavaria.com;
UH: 84
Leitos: 168
Recreação: Sim (recreacionistas somente nos finais de semana)
Acessibilidade: Sim
Classificação: 3 estrelas


COLINA DE PEDRA HOTEL POUSADA
Aqui você poderá descansar, curtir a natureza, percorrer as trilhas, fazer caminhadas e observar pássaros, descobrindo as belezas do interior de Gramado.
Linha Furna, 2305 – B. Morro Redondo
Fone/Fax: (54) 3286 0967
Site: www.colinadepedra.com.br
E-mail: atendimento@colinadepedra.com.br
UH: 09
Leitos: 33
Recreação: Sim (não dispõe de recreacionistas)
Acessibilidade: Não
Classificação: 2 estrelas


GRAMADO MASTER PALACE
Você poderá contar com apartamentos com a exuberante vista do Vale do Quilombo. Exercite-se em amplo e completo Fitness Center e empréstimo de Bicicletas para que você possa desfrutar de todo glamour de Gramado de forma saudável. Conheça nossa Recreação Adulto e Infantil, a maior e mais moderna da Serra Gaúcha, com recreacionistas treinados para proporcionar diversão com toda segurança para as crianças. Além disso, venha conhecer nossa nova e moderna Piscina com vista para o Vale, você vai se surpreender.
Rua Carlos Lengler Filho, 103
Fone: (54) 3295 7171
Site: www.masterhoteis.com.br
E-mail: recep-mgramado@masterhoteis.com.br
UH: 104
Leitos: 182
Recreação: Sim (dispõe de 2 recreacionistas)
Acessibilidade: Sim
Classificação: 4 estrelas


ENCANTOS PORTAL HOTEL
Localizado em frente a um dos mais tradicionais pontos turísticos de Gramado/RS, o pórtico de entrada da cidade, junto à RS 235, o Encantos Portal Hotel oferece uma vista fascinante dos vales da região, permitindo inclusive a visualização da cidade de Caxias do Sul.
Rua Serrana, 235
Fone: (54) 3286 6548 / 3286 2279
Site: www.redeencantos.com.br
E-mail: reservas@encantosportalhotel.com.br;
UH: 37
Leitos: 102
Recreação: Não
Acessibilidade: Não
Classificação: Não informado


Mini Mundo
Se você vai a Gramado com as crianças, um passeio obrigatório é o Mini Mundo, um parque temático que possui réplicas de cidades em miniatura, numa escola de 1:24, ambientadas em um belíssimo jardim ao ar livre.
As réplicas são construídas no próprio parque, por meio de um planejamento minucioso que visa confeccionar as obras com o máximo de realismo possível.
Entre as réplicas da cidade em miniatura, estão igrejas, castelos europeus, estações ferroviárias, aeroporto e metrô, além de casas residenciais, comerciais e de serviços, um projeto que já possui 23 anos e reúne aproximadamente 140 construções. Há também sonorização e mini habitantes, que tornam o Mini Mundo ainda mais espetacular.
imagem - ?
VEJA OS BELOS DETALHES DAS CONSTRUÇÕES
imagem - Germano Schúúr
AQUI A RÉPLICA DE UM CASTELO MEDIEVAL. FAZ PARTE DO ACERVO DO MINI MUNDO
imagem - Romão
A PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE
imagem - Eliseo Carlos martinez
VEJA QUE PRAÇA MAIS BONITA
imagem - Eliseo Carlos Martinez
EM UM DIA MUITO FRIO EM GRAMADO
imagem - Eliseo Carlos Martinez
ESTA PEÇA TAMBÉM FAZ PARTE DO MINI MUNDO
imagem - Eliseo Carlos Martinez
VEJA COMO TODAS AS RUAS AQUI SÃO MUITO FLORIDAS
imagem - Eliseo Carlos Martinez
OLHA QUE AVENIDA MAIS  LEGAL. INSPIRA PAZ.
imagem - Eliseo Carlos Martinez
MAIS UMA CENA COM MUITAS FLORES
imagem - Eliseo Carlos Martinez
AQUI TEMOS UM HOTEL
imagem - Eliseo Carlos Martinez
AQUI A MATRIZ DE SÃO PEDRO NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - ?
A MESMA MATRIZ A NOITE E TODA ILUMINADA
imagem - ?
Rua Coberta
A Rua Coberta é um dos cartões postais de Gramado. Com o nome original de Rua Madre Verônica, no cruzamento com a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, o local é ao longo do ano um espaço repleto de apresentações, atraindo muitas pessoas.
Com um charme que encanta a todos, os turistas passeiam por ali diariamente, em visita às lojas de couro, chocolate, malas, confecções e artigos esportivos. Além disso, a Rua Coberta conta com boas opções de Cafés, locais perfeitos para tomar um delicioso chocolate quente no inverno, depois de algumas horas fazendo compras.
foto - ?
AQUI TEMOS O LAGO NEGRO
imagem - ?
AQUI OUTRA PARTE DO LAGO NEGRO
imagem - ?
AQUI TAMBÉM O LAGO NEGRO
imagem - ?
O LAGO NEGRO E O HOTEL
imagem - ?
AQUI O PÓRTICO DE CHEGADA NA CIDADE VIA A CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS
imagem - Omar Junior
AQUI A AVENIDA BORGES MEDEIROS EM DIA DE NATAL
imagem - ?
NA ESTAÇÃO DE OUTONO, GRAMADO FICA ASSIM.
imagem - ?
UM DIA PERFEITO
Muito do charme de Gramado está em passear sem pressa pelo Centro, sobretudo nos 100 m da Rua Coberta, principal point de compras e comidinhas da cidade – como a Casa da Velha Bruxa, que serve um ótimo chocolate quente. Para o fim de tarde, o ideal é passear de pedalinho ou caminhar às margens do Lago Negro. No jantar, volte ao Centro e prove o delicioso galeto (servido em rodízio) do Casa di Paolo.
O GUIA RECOMENDA
Três dias - Se você procura aventura, reserve um dia inteiro para aproveitar a montanha de neve do Snowland, com sua vila, restaurantes, área para crianças e, claro, seus esportes de inverno. À noite, para seguir a tradição dos Alpes, escolha uma fondue para o jantar – as melhores são a do Belle du Valais e a do Le Petit Clos. No dia seguinte, tente percorrer a Avenida das Hortênsias com o Passaporte Museus de Gramado na mão e visite o Hollywood Dream Cars, o Super Carros, o Dreamland Museu de Cera e o Harley Motor Show. As crianças adoram os animais do Gramadozoo, com espécies em extinção e espécimes exclusivos da fauna brasileira – com o mesmo ingresso, você também entra no Parque do Gaúcho, que reproduz uma vila do século 18. Vale, por fim, esticar a viagem até Canela, seja nos esportes de aventura do Parque da Ferradura, seja entre as peças e painéis do Museu da Moda.
ONDE FICAR
A rede hoteleira de Gramado tem muitos hotéis caros, com estrutura robusta de lazer, ou mais românticos, centrados em serviços personalizados. Porém, com o mercado aquecido na região, novas hospedagens familiares, simples e com boa relação custo-benefício estão surgindo, como a Lanai. Embora seja destino de serra, há alta temporada também no verão por causa do Natal Luz, que dá 100% de ocupação aos hotéis e faz os preços dobrarem (reserve com 12 meses de antecedência). Dica para quem viaja de carro: em Canela, os valores são bem inferiores.
TESTE DO GUIA
Novidade da temporada de inverno, o Hotel Britânico, a 800 m da Rua Coberta, segue a tendência dos albergues contemporâneos – mais confortáveis e com estilo próprio. Nos seis quartos coletivos, há camas no formato pod bed (cabine), que podem até lembrar os tradicionais beliches, mas dispõem de mais privacidade e conforto – todos têm iluminação individual e cortinas e são mais modernos, largos e altos. Os lockers são grandes e possuem chaves próprias. Nos cinco quartos privativos, a cama queen size é coberta por enxoval de algodão 180 fios e há TV com canais a cabo. O saguão tem bandeiras britânicas e, até o fim de 2014, contará com um bar, onde serão servidas pequenas refeições.
ONDE COMER
A cena gastronômica local ficou mais pobre depois que o ModeVie Boutique Hotel desativou o Le Sens, seu restaurante de cozinha contemporânea. Com matriz em Bento Gonçalves, o Casa di Paolo serve um típico rodízio de galeto. Outro clássico local são as fondues.
COMIDA TÍPICA
Fondue: O prato mais tradicional de Gramado teria surgido na Europa durante a Idade Média, criado por pastores suíços que passavam o verão isolados na parte francesa dos Alpes. Eles teriam sido os primeiros a juntar sobras de pão duro e queijos derretidos. Além da fondue suíça, com queijos emmental e gruyère, vinho branco seco e kirsch (aguardente de cereja), as casas da cidade servem variações como bourguignonne (com pedaços de carne fritos) e la pierrade (mignon e peito de frango cozidos em pedra vulcânica), na companhia de diversos molhos. A sequência de fondues por preço fixo é uma oferta comum, mesmo nas melhores casas (embora algumas não explicitem isso no cardápio). 
Onde comer: 
Gasthof Edelweiss e Bouquet Garni e nos restaurantes de cozinha suíça.
SACOLINHA
A cidade é cheia de tentações para você encher a mala. É um clássico levar chocolates, mas há outras delícias, como os pães da Casa do Colono. Ótimo também é o Le Jardin Parque de Lavanda, com boa oferta de produtos perfumados.
COMO CHEGAR
De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. O mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. O mais curto é ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara. Do Aeroporto Salgado Filho e da rodoviária de Porto Alegre, os mais próximos de Gramado, saem ônibus diários.
COMO CIRCULAR
Que tal uma cidade sem semáforos? É o caso aqui. O trânsito é ordenado pelas rótulas, como são conhecidas as rotatórias que se encontram, na maioria, ao longo das avenidas principais: a Borges de Medeiros e a das Hortênsias. Boa parte dos hotéis e restaurantes de Gramado concentra-se, aliás, entre as duas vias – o melhor jeito de ir de um lugar a outro é caminhando. Para chegar a lugares mais distantes, há táxis e linhas de ônibus. O circular que vai de Gramado a Canela parte da rodoviária e passa por vários pontos turísticos, como a Aldeia do Papai Noel, chocolaterias e museus. A pé, use livremente as faixas de pedestres – os carros realmente param para você atravessar.
QUANDO IR
Para conseguir um hotel na alta temporada de inverno (julho) ou no Natal Luz (novembro a janeiro), é preciso reservar com um ano de antecedência – as diárias sobem muito. Para economizar, vá entre fevereiro e maio ou entre setembro e outubro.
VIDA NOTURNA
Embora seja uma cidade turística, as noites de Gramado ficam agitadas apenas às sextas e sábados. Os dois principais points jovens são o Bill Bar (Av. das Hortênsias, 3617; telefone: (54) 3286-4802), com pista e bandas ao vivo, e o Harley Motor Show, que se transforma em um pub.
Por Luiz Felipe Silva
AQUI TEMOS O BELÍSSIMO VALE DO QUILOMBO
imagem - Germano Schúúr
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

 VALEU PELA VISITA

fonte / fotos =  viajeaqui.abril.com.br / Prefeitura de gramado / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Portal do Governo de Gramado / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

IGATU / BAHIA - Vales profundos, chapadões, verde misturado ao cinza, marrom e rosa da secura do sertão e vento zunindo que da vozes às pedras

LINHA DO TEMPO DE "IGATU" / BAHIA / BRASIL SEJA BEM VINDO AO DISTRITO DE IGATU. A CIDADE DE PEDRAS / A MACHU PICCHU BRASILEIRA foto - Chico Ferreira O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. 
Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes.  foto - Prefeitura Municipal de Andaraí foto - Otávio Nogueira Dessa época, sobraram ruínas, principalmente de casas de garimpeiros, e utensílios, preservados na imperdível Galeria Arte & Memória.
Entre no verbete Chapada Diamantina para ver mais dicas de roteiros, passeios, como chegar, como circular e restaurantes na região. foto - Otávio Nogueira foto - Otávio Nogueira IGATU é uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. 
Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, …

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera

LINHA DO TEMPO DAS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" / WORLD O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi uma g…