Pular para o conteúdo principal

ITACOATIARA / AMAZONAS - Praias, lagos, igarapés, hotéis de selva, festivais, pedra pintada, tudo isso num dos maiores destino turístico no Amazonas




LINHA DO TEMPO DE "ITACOATIARA" / AMAZONAS / BRASIL
fotos (acima e abaixo) ?
BEM VINDO A CIDADE DE ITACOATIARA, UMA JOIA NO AMAZONAS.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 98.503 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 8.892,038 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 9,77 
Código do Município 1301902 
Gentílico - Itacoatiarense 
HISTÓRICO
Na foz do rio Muturá, afluente do rio Madeira, Ferreira João Sampaio fundou, nos meados do século XVIII, o primeiro núcleo de povoamento organizado em território do atual município de Itacoatiara. 
Os índios Muras, todavia, não permitiram o desenvolvimento da aldeia recém-fundada, atacando-a várias vezes e forçando a retirada de seus habitantes para o rio Canumã, onde estes se instalaram. Porém, mesmo ali, esses índios vão ao seu encalço obrigando-os a nova retirada, dessa vez para o rio Abacaxis. 
foto - ?
ORIGEM DO NOME 
O topônimo Itacoatiara, na língua Tupi-Guarani, significa pedra pintada. Foi dada essa denominação ao local, em conseqüência da existência de inscrições gravadas em algumas pedras no rio defronte à atual cidade. 
foto - Francisco Jota
TURISMO 
Itacoatiara é um dos maiores destinos turísticos no Amazonas, recebendo um elevado número de turistas que visitam as praias, lagos e igarapés das proximidades, que contam com diversos hotéis de selva. 
foto - ?
O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, atrai milhares de turistas ao município. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: a Praça Central de Itacoatiara, que possui grandes prédios em construção contrastando com a grande arborização que é a marca da cidade. Também destacam-se festas populares, como a festa do padroeiro, o festival da canção, o museu de Itacoatiara, além do ecoturismo. 
foto - ?
foto - ?
foto - ?
pedra pintada
foto - ?
A cidade também possui praias, lagos e prédios históricos localizados nas ruas do Cais do Porto, atualmente o agronegócio também tem trazido turistas a cidade, em busca das feiras agropecuárias e rodeios realizados ao decorrer do ano. 
Senac (Serviço nacional de Aprendizagem Comercial)
foto - Ari Vicente
Casarão
foto - ?

FAUNA E FLORA 
A fauna e flora da Amazônia é diversificada, sendo encontrada a mesma fauna da floresta tropical úmida presente em diversos municípios da região. É possível encontrar no município, inúmeras espécies de plantas e pássaros, inúmeros anfíbios e milhões de insetos. 
foto - ?
foto - ?
Os grandes mamíferos da água, como o peixe-boi e o boto, são encontrados principalmente em regiões sem muita movimentação do Rio Negro. Algumas árvores de origem amazônica, como a andiroba e mafumeira (também conhecida como sumaúma), são encontradas em algumas regiões da cidade, principalmente em áreas intactas. Répteis como tartarugas, caimões e víboras também ali habitam. Há pássaros e peixes de todas as espécies, plumagens e peles. Em algumas regiões ao longo dos rios, encontramos a planta vitória-régia, cujas folhas circulares chegam a mais de um metro de diâmetro.
foto - ?
foto - ?
CULTURA
A cultura do município, assim como do Amazonas, foi largamente influenciada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes e migrantes que ali se estabeleceram, principalmente espanhóis. Itacoatiara tornou-se uma cidade com ampla miscigenação cultural e diversificadas culturas. 
Galeria de artes
foto - ?
Os nordestinos que migraram para a Amazônia no fim do Século XIX e início do Século XX, atraídos pelo Ciclo da borracha, também contribuíram para a formação da cultura municipal. Tudo isso gerou na localidade e no estado uma cultura mestiça e com grande contribuição e permanência da cultura indígena. A prefeitura promove cultura por órgãos culturais. Todos os anos no mês de Setembro, acontece o FECANI, com o objetivo de desenvolver e divulgar novos talentos amazonenses da música. O maior festival de música do Norte, o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), reuni músicos de todo o Brasil.
Festival de música
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE ITACOATIARA
Antigo casarão
foto - ?
Seminário São José
foto - ?
foto - ?
Marinha do Brasil
foto - ?
ALGUMAS RUAS DA CIDADE
foto - ?
foto - ?
Universidade Federal
foto - ?
Relógio da torre
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Capela de São francisco
foto - André Maia
foto - ?
Catedral de Nossa Senhora do Rosário
foto - Vicente A. Queiroz
foto - José Alves
Orla do rio
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
Coreto da praça que eh uma livraria
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Secretaria Municipal
foto - ?
Prefeitura Municipal
foto - ?
Câmara de Vereadores
foto - ?
ALGUMAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
REGINE’S HOTEL 
Um Hotel aconchegante localizado na região mais bonita do Brasil, a região Amazônica. Faremos tudo para agradar os nossos hóspedes. Aproveite a sua estada!
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
RIO AMAZONAS HOTEL
foto - Divulgação
foto - Divulgação
CHRISTIAN HOTEL
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNCÍPIO

VALEU PELA VISITA

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Wikipédia / Divulgação / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

TEÓFILO OTONI / CIDADE DAS PEDRAS PRECIOSAS

BEM VINDO A CIDADE DE TEÓFILO OTONI. A CIDADE COM PAISAGENS DE CINEMA.
AQUI O BELO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
TEÓFILO OTONI TEM 134,745 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM TEÓFILO OTONI EH: TEÓFILO-OTONENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.853
ORIGEM DO NOME
UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR. O DEPUTADO “THEOPHILO BENEDICTO OTTONI”, QUE RENUNCIOU AO SEU MANDATO PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO VALE DO MUCURI.

LUMIAR / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO - Preferido dos casais que buscam sossego nas montanhas em chalés aconchegantes com lareira, diante de uma natureza exuberante da região serrana do Rio de Janeiro

LINHA DO TEMPO DO DISTRITO DE "LUMIAR" / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO / BRASIL ENCONTRO DOS RIOS MACAÉ E BONITO
Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, é procurado por casais que buscam sossego nas montanhas. As hospedagens, em sua maioria chalés aconchegantes com lareira, concentram-se nos arredores da vila e em São Pedro da Serra, a 5 km de distância.

Lumiar abriga cachoeiras e atrações naturais, como o encontro dos rios Macaé e Bonito. Mas a gastronomia está melhor representada em São Pedro, ao redor da estreita Rua Rodrigues Alves.
QUANDO SE ESTA NO NORTE DO PAÍS FICA FÁCIL PARA OS AMAZONENSES CONHECER AS BELEZAS NATURAIS QUE HÁ POR LÁ. JÁ O CARIOCA, TERÁ QUE VIAJAR BASTANTE PARA VER AQUELA BELEZA TODA. EM CONTRA PARTIDA, OS AMAZONENSES TERÃO QUE VIAJAR UM “BOCADO” PARA CONHECER UMA MARAVILHA QUE EXISTE NO RIO DE JANEIRO, BEM PERTO DA CAPITAL. MAS VALERÁ A PENA.
ESTOU FALANDO DA REGIÃO DE LUMIAR, NO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE MUITAS CACHOEIRAS, TRILHAS, VOCÊ…

CACHOEIRA DA PRATA

BEM VINDO A CIDADE DE CACHOEIRA DA PRATA / UMA DAS PIONEIRAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DAS MINAS GERAIS.  imagem de Orlando pereira QUEM NASCE EM CACHOEIRA DA PRATA EH: CACHOEIRENSE A CIDADE TEM: 3.654 HABITANTES A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1962 Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e  com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade. A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes cent…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS - COM O 5º MELHOR IDH, 10ª MELHOR PARA INVESTIR E CONSIDERADA A METRÓPOLE DO FUTURO SEGUNDO A REVISTA "VEJA"

LINHA DO TEMPO DE DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS / BRASIL  HISTÓRIA Os índios que habitavam Divinópolis, mais de quatro mil, eram um povo pacífico. A Legião da Conquista (cerca de 1400 homens fortemente armados sob o comando do Mestre de Campo Inácio Correia de Pamplona), pelos idos de 1785, expulsou a comunidade indígena na região que partiu em direção à Floresta Amazônica (Alto Xingu). Segundo o pesquisador Flávio Flora, os índios que habitavam Divinópolis eram os índios da Nação Caipó, da tribo Candidés. Manoel Fernandes Teixeira marca sua chegada em 1684, as margens do rio Itapecerica, habitadas pelos índios Candidés, o começo da cidade. Conta – se que ele era de origem portuguesa. Mais tarde em 1770, quando se tornou próspero fazendeiro doou à Mitra Arquidiocesana de Mariana um terreno de “40 alqueires de terra e um lote de casas”, onde se construiu uma capela destinada ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula, iniciando o povoado do Divino Espírito Santo do Itapecerica. A cida…

LAMBARI / MINAS GERAIS - Procurada por suas belezas naturais e, principalmente, por sua água mineral, eleita a 3ª melhor do mundo capaz de curar doenças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "LAMBARI" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE LAMBARI. CUJA ÁGUA MINERAL EXTRAÍDA AQUI, CURA DOENÇAS. SEGUNDO RELATOS DO LUGAR. foto - Paulo Mauricio TEVE SUA FONTE HIDROMINERAL DESCOBERTA EM 1780, POR UM CABOCLO DE CAMPANHA, ANTÔNIO DE ARAÚJO DANTAS, QUE ENCONTROU A NASCENTE EM TERRENOS DE SUA PROPRIEDADE OU DOMÍNIO DE SEUS FAMILIARES. População estimada 2016 (1) - 20.773
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 213,110
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,76
Código do Município 3137809
Gentílico - lambariense ORIGEM DO NOME LAMBARI (DE ARAMBARI, CORRUPTELA DE ARABARY OU ARABARÉ, VOCÁBULO TUPI-GUARANI QUE SIGNIFICA PEIXINHO OU BARATINHA) "AQUI UMA VISTA DO CENTRO" foto - PML Gentílico: lambariense  HISTÓRICO  LAMBARI MINAS GERAIS Monografia - n.° 524 Ano: 1972  ASPECTOS HISTÓRICOS  Lambari (de Arambari, corruptela de Arabary ou Arabaré, vocábulo tupi-guarani que significa peixinho ou baratinha), teve sua fonte hidromineral des…