Pular para o conteúdo principal

AUTAZES / AMAZONAS - A maior produtora de leite de búfala do Brasil, também tem sítios arqueológicos e muitas eco aventuras numa floresta mágica




LINHA DO TEMPO DE "AUTAZES" / AMAZONAS / BRASIL

A PRAÇA DA MATRIZ
São diversos rios que cortam os arredores de Autazes, e mais de cem lagos, sendo todos propícios à pesca e ao pouso de hidroaviões. Esses locais cintam com uma forte presença de operadores de barcos para o turismo de pesca.
O peixe mais cobiçado é o tucunaré, que se tornou o peixe-símbolo da pesca esportiva no Brasil. Os destaques são os rios Preto e Pantaleão, que têm por características principais as águas escuras e um lago com 20 km de área. Já o rio Mamori atravessa a cidade e faz sua ligação com o município de Careiro Castanho. O rio Tupana é um dos mais preservados e selvagens da região.
Turismo
Na região há registros de sítios arquelógicos no lago Sampaio, na fazenda Vista Alegre e no igarapé do Japiim. Locais de visitas dos turistas. Também é possível ver as mais de 14 áreas indígenas Mura, localizadas, principalmente, na parte Norte do município, na região do rio Mutuca.
De barco, levam de 30 minutos a duas horas; de carro, o acesso é feito pelas estradas AM-253 e Autazes-Sampaio. Não há infra-estrutura turística nos passeios aos rios e aos lagos, por isso é preciso sempre levar água e comida, além de acessórios e objetos de uso pessoal. Também é fundamental contratar um guia na cidade, além do serviço de barco ou voadeira.
BEM VINDO A MAIOR PRODUTORA DE LEITE DE BÚFALA DO BRASIL
imagem - ?
AUTAZES TEM 32.135 HABITANTES - IBGE -
QUEM NASCE EM AUTAZES EH: AUTAZENSE - IBGE -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955
ORIGEM DO NOME
O NOME DE AUTAZES, DADO À REGIÃO HÁ MUITOS ANOS E ESTENDIDO AGORA NO MUNICÍPIO RECÉM-CRIADO, PROVEM DOS RIOS AUTAZ-AÇU E AUTAZ-MIRIM QUE IRRIGAM O SEU TERRITÓRIO.
HISTÓRIA
NESSA REGIÃO, CONHECIDA NOS MEADOS DO SÉCULO XVIII, HABITAVAM-NA ENTÃO OS ÍNDIOS MURAS, FAMOSOS POR SUA FEROCIDADE.
O MADEIRA, RIO DE TÃO LONGO CURSO, E QUE TAMBÉM BANHA AUTAZES COMEÇOU A SER EXPLORADO, POUCOS ANOS APÓS A EXPEDIÇÃO DE PEDRO TEXEIRA QUE SE REALIZOU EM 1637, POR COLETORES DE CACAU (NATIVO NA REGIÃO) E DEMAIS PRODUTOS NATURAIS.
EM FINS DE FEVEREIRO OU PRINCIPIO DE MARÇO DE 1837, OS LEGALISTAS INVESTEM SOBRE O REDUTO DOS REBELDES TRAVANDO VÁRIOS COMBATES ENTRE AS FORÇAS, COM O AGRAVAMENTO DOS COMBATES NO MESMO ANO. DURANTE OS ANOS DE 1838 E 1839, OCORREU A PREDOMINÂNCIA DE CABANOS EM AUTAZES E OUTROS
PONTOS DA COMARCA. SÓ COM A DECRETAÇÃO DA ANISTIA AMPLA PODER-SE-Á POR FIM À RENDIÇÃO. ESTA ANISTIA FOI DECRETADA A 04.11.1839 AOS CABANOS COM A DEPOSIÇÃO DE ARMAS.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - ?
PRAÇA
imagem - ?
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - ?
VISTA AÉREA PARCIAL
imagem - ?
AÉREA GERAL
imagem - ?
REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
BARCO CHEGANDO EM AUTAZES
imagem - Marcelo Imoto
CASA NA PERIFERIA
imagem - Ricardo Hossoe
QUANDO DE UMA ENCHENTE
imagem - Nete Cruz
ENTARDECER NO RIO QUE BANHA A CIDADE
imagem - Vicente Bortolás
O RIO
imagem - ?
PEIXE APANHADO NO RIO QUE BANHA A CIDADE
imagem - João Vilas
VISTA GERAL DA CIDADE
imagem - GM Thome
ORLA DO RIO
imagem - Ricardo Hossoe
GERAL DA CIDADE COM O RIO QUE A BANHA
imagem - Julia Sapeca Fotos
LAGO LIMÃO
imagem - GM Thome
MERCADO MUNICIPAL
imagem - Marcelo Imoto
PRAÇA DA ORLA DO RIO
imagem - Iverson M.
CASAS EM PALAFITAS
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO
imagem - Ricardo Hossoe
PRAÇA CENTRAL
imagem - Marcelo Imoto
imagem - ?
BONITA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
imagem - GM Thome
RIBEIRINHOS
foto - ?
imagem - Fagner farias
ZONA RURAL
imagem - Nete Cruz
foto - ?
BAIRRO BEIRA RIO
imagem - Marcelo Imoto
VISTA GERAL
imagem - ?
RIACHO
imagem - ?
PÓRTICO NA CHEGADA
imagem - ?
GRANDE ÁRVORE
imagem - ?
COLÔNIA DE PESCADORES
imagem - ?
A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA VISTA MAIS DE PERTO
imagem - ?
QUIOSQUE
imagem - ?
A MATA
imagem - ?
RUA DE TÁBUA
imagem - ?
DESCANSO
imagem - ?
CASAS DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA"
imagem - G1.com
AQUI QUANDO O VASCO FAZIA UMA SELEÇÃO DE GAROTOS PARA JOGAREM NO CLUBE DO RIO DE JANEIRO. MAIS DE CEM FORAM OBSERVADOS, APENAS DOIS FORAM SELECIONADOS
A CASA E O RIO
imagem - ?
BOA NOITE E ATÉ A PRÓXIMA CIDADE.
imagem - ?
ESTE EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura / IBGE / globoesporte.com / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…