Pular para o conteúdo principal

AUTAZES / AMAZONAS - A maior produtora de leite de búfala do Brasil, também tem sítios arqueológicos e muitas eco aventuras numa floresta mágica




LINHA DO TEMPO DE "AUTAZES" / AMAZONAS / BRASIL

A PRAÇA DA MATRIZ
São diversos rios que cortam os arredores de Autazes, e mais de cem lagos, sendo todos propícios à pesca e ao pouso de hidroaviões. Esses locais cintam com uma forte presença de operadores de barcos para o turismo de pesca.
O peixe mais cobiçado é o tucunaré, que se tornou o peixe-símbolo da pesca esportiva no Brasil. Os destaques são os rios Preto e Pantaleão, que têm por características principais as águas escuras e um lago com 20 km de área. Já o rio Mamori atravessa a cidade e faz sua ligação com o município de Careiro Castanho. O rio Tupana é um dos mais preservados e selvagens da região.
Turismo
Na região há registros de sítios arquelógicos no lago Sampaio, na fazenda Vista Alegre e no igarapé do Japiim. Locais de visitas dos turistas. Também é possível ver as mais de 14 áreas indígenas Mura, localizadas, principalmente, na parte Norte do município, na região do rio Mutuca.
De barco, levam de 30 minutos a duas horas; de carro, o acesso é feito pelas estradas AM-253 e Autazes-Sampaio. Não há infra-estrutura turística nos passeios aos rios e aos lagos, por isso é preciso sempre levar água e comida, além de acessórios e objetos de uso pessoal. Também é fundamental contratar um guia na cidade, além do serviço de barco ou voadeira.
BEM VINDO A MAIOR PRODUTORA DE LEITE DE BÚFALA DO BRASIL
imagem - ?
AUTAZES TEM 32.135 HABITANTES - IBGE -
QUEM NASCE EM AUTAZES EH: AUTAZENSE - IBGE -
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.955
ORIGEM DO NOME
O NOME DE AUTAZES, DADO À REGIÃO HÁ MUITOS ANOS E ESTENDIDO AGORA NO MUNICÍPIO RECÉM-CRIADO, PROVEM DOS RIOS AUTAZ-AÇU E AUTAZ-MIRIM QUE IRRIGAM O SEU TERRITÓRIO.
HISTÓRIA
NESSA REGIÃO, CONHECIDA NOS MEADOS DO SÉCULO XVIII, HABITAVAM-NA ENTÃO OS ÍNDIOS MURAS, FAMOSOS POR SUA FEROCIDADE.
O MADEIRA, RIO DE TÃO LONGO CURSO, E QUE TAMBÉM BANHA AUTAZES COMEÇOU A SER EXPLORADO, POUCOS ANOS APÓS A EXPEDIÇÃO DE PEDRO TEXEIRA QUE SE REALIZOU EM 1637, POR COLETORES DE CACAU (NATIVO NA REGIÃO) E DEMAIS PRODUTOS NATURAIS.
EM FINS DE FEVEREIRO OU PRINCIPIO DE MARÇO DE 1837, OS LEGALISTAS INVESTEM SOBRE O REDUTO DOS REBELDES TRAVANDO VÁRIOS COMBATES ENTRE AS FORÇAS, COM O AGRAVAMENTO DOS COMBATES NO MESMO ANO. DURANTE OS ANOS DE 1838 E 1839, OCORREU A PREDOMINÂNCIA DE CABANOS EM AUTAZES E OUTROS
PONTOS DA COMARCA. SÓ COM A DECRETAÇÃO DA ANISTIA AMPLA PODER-SE-Á POR FIM À RENDIÇÃO. ESTA ANISTIA FOI DECRETADA A 04.11.1839 AOS CABANOS COM A DEPOSIÇÃO DE ARMAS.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - ?
PRAÇA
imagem - ?
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - ?
VISTA AÉREA PARCIAL
imagem - ?
AÉREA GERAL
imagem - ?
REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
BARCO CHEGANDO EM AUTAZES
imagem - Marcelo Imoto
CASA NA PERIFERIA
imagem - Ricardo Hossoe
QUANDO DE UMA ENCHENTE
imagem - Nete Cruz
ENTARDECER NO RIO QUE BANHA A CIDADE
imagem - Vicente Bortolás
O RIO
imagem - ?
PEIXE APANHADO NO RIO QUE BANHA A CIDADE
imagem - João Vilas
VISTA GERAL DA CIDADE
imagem - GM Thome
ORLA DO RIO
imagem - Ricardo Hossoe
GERAL DA CIDADE COM O RIO QUE A BANHA
imagem - Julia Sapeca Fotos
LAGO LIMÃO
imagem - GM Thome
MERCADO MUNICIPAL
imagem - Marcelo Imoto
PRAÇA DA ORLA DO RIO
imagem - Iverson M.
CASAS EM PALAFITAS
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO
imagem - Ricardo Hossoe
PRAÇA CENTRAL
imagem - Marcelo Imoto
imagem - ?
BONITA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
imagem - GM Thome
RIBEIRINHOS
foto - ?
imagem - Fagner farias
ZONA RURAL
imagem - Nete Cruz
foto - ?
BAIRRO BEIRA RIO
imagem - Marcelo Imoto
VISTA GERAL
imagem - ?
RIACHO
imagem - ?
PÓRTICO NA CHEGADA
imagem - ?
GRANDE ÁRVORE
imagem - ?
COLÔNIA DE PESCADORES
imagem - ?
A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA VISTA MAIS DE PERTO
imagem - ?
QUIOSQUE
imagem - ?
A MATA
imagem - ?
RUA DE TÁBUA
imagem - ?
DESCANSO
imagem - ?
CASAS DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA"
imagem - G1.com
AQUI QUANDO O VASCO FAZIA UMA SELEÇÃO DE GAROTOS PARA JOGAREM NO CLUBE DO RIO DE JANEIRO. MAIS DE CEM FORAM OBSERVADOS, APENAS DOIS FORAM SELECIONADOS
A CASA E O RIO
imagem - ?
BOA NOITE E ATÉ A PRÓXIMA CIDADE.
imagem - ?
ESTE EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura / IBGE / globoesporte.com / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…