Pular para o conteúdo principal

JORDÂNIA / MINAS GERAIS - Rica cultura, belas tradições, cachoeiras e uma comida Mineira/Baiana no melhor do Vale do Jequitinhonha




LINHA DO TEMPO DE "JORDÂNIA" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto (abaixo) - PMJ -  (acima) Bau Costa
Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha
O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara. 
Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia.
A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010)
O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO
A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor.
Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem.
AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE
foto - ?
HISTÓRIA
A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por bandeirantes e forasteiros, oriundos da Bahia, que por lá passaram sem contudo se fixarem. A ocupação do território remonta dos idos de 1933, quando Manoel Lima descobriu no Cartório da Vila de Salto da Divisa, a doação feita por Martim Capital e Jesuino Craquimó, à Nossa Senhora do Desterro, de um terreno à margem direita do Ribeirão do Salto. A notícia desse auspicioso evento correu célebre, e imediatamente começaram a chegar os primeiros moradores, que foram se fixando no local, já se encontrando nas imediações os pioneiros Justino Silva, Manoel Paulino de Freitas, Lídio Figueiredo, Elizário Silva e Péo e Maria Crauimó.
A pecuária desempenhou papel importante em seu desenvolvimento secundado pela agricultura, e pouco tempo depois, a povoação encontrava-se em franco desenvolvimento com suas ruas mais ou  menos alinhadas, já possuindo relativa lavoura e bom comércio de gado.
foto - Bau Costa
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome recebido pelo atual município foi Palestina Mineira, trocado depois para Jordânia em razão da incorporação do território da Palestina ao território da Jordânia, países do Oriente Médio.
AQUI, UMA VISÃO GERAL DA JORDÂNIA, ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS, NA DIVISA COM A BAHIA.
foto - ?
CONHEÇA JORDÂNIA ATRAVES DE ALGUMAS FOTOGRAFIAS 
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - ?
LAN HOUSE 
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
CHEGANDO NA CIDADE
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO 
foto - Bau Costa
foto - Vicente A. Queiroz
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
BUSTO EM HOMENAGEM AO "HOTELINO SOL"
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
AS DUAS IRMÃS
foto - Bau Costa
ESCOLA ESTADUAL
foto - ?
foto - ?
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
CÂMARA MUNICIPAL DE JORDÂNIA
foto - ?
PRAÇA OTELINO SOL
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
foto - Bau Costa
Jordânia é um pequeno município, que tem muita ligação, em se tratando de cultura, com a Bahia, visto a proximidade com a mesma.
Quem nasce em Jordânia é: Jordaniense e/ou Jordãnense (Fonte: IBGE)
foto -  Charlão Cruz
foto -  Portal Jordamix
foto - PMJ
Jordânia foi fundada em 27 de dezembro de 1948
A economia do município se baseia na agricultura e criação de gado.
O "IDH" DO MUNICÍPIO E DE 0,646 (CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU)
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - 
foto - PMJ
Indo a Jordânia, você se hospedará no HOTEL CHURRASCARIA CORUJÃO.
Além de saborear uma típica comida mineira-baiana, você viverá a tranquilidade de uma cidade do interior.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
RIO QUE CORTA A CIDADE
foto - ?
foto - ?
FAZENDA DA REGIÃO
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
RIBEIRÃO
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - ?
DISTRITO DE RIBEIRA DO CAPIM
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - Lorivaldo Santos Oliveira
foto - ?
DISTRITO DE VILA ESTRELA
foto - ?
foto - ?
Venha visitar Jordânia, uma cidade do interior de Minas Gerais, de um povo hospitaleiro, ótima comida, onde você pode conhecer todo o vale do Jequitinhonha, um povo com uma rica cultura e belas tradições.
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE JORDÂNIA
SEMPRE VOLTE. OBRIGADO PELA VISITA. BOA NOITE

fonte / fotos - IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Internet / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…