Pular para o conteúdo principal

NOTTING HILL / LONDRES / INGLATERRA - O charmoso bairro de Londres que tem um pouco de tudo, chama você para viver uma cena de cinema




LINHA DO TEMPO DE "NOTTING HILL" / KENSINGTON E CHELSEA / LONDRES / INGLATERRA

Notting Hill é um dos mais charmosos e típicos bairros residenciais de Londres. Possui muitas casas no estilo vitoriano. Chama a atenção pela limpeza, fácil acesso e pelo estilo das pessoas que, lá, vivem. Aos sábados, acontece a feira de antiguidades, artesanato e alimentação em Portobello Road. O bairro também é conhecido por sediar o Carnaval de Notting Hill, que foi criado em 1964 pela numerosa comunidade jamaicana que vive no bairro. O bairro ficou internacionalmente conhecido por ter sido o cenário do filme "Um lugar chamado Notting Hill" (1999). 

Quem viu o filme do gênero comédia romântica "Um Lugar Chamado Notting Hill" já sabe que o lugar é um encanto 

Londres até pode ser conhecida como a Terra da Rainha e dos castelos, mas a verdade é que a capital britânica é para todos. Dos bairros descolados, a exemplo de Camden Town, onde nomes como Amy Winehouse fizeram história, ou os palácios imponentes, ainda ocupados pela monarquia, é impossível não se apaixonar pela cidade mais popular do Reino Unido. Hoje nosso passeio é pelo charmoso bairro de Notting Hill, um dos motivos para você querer embarcar agora mesmo para Londres. 

Quem viu o filme do gênero comédia romântica "Um Lugar Chamado Notting Hill" já sabe que o lugar é um encanto, mas nem sempre foi assim. Até os anos 1950, a região apresentava características bem diferentes das que vemos hoje. As casas, antes pertencentes à aristocracia, passaram a ser habitadas por várias famílias de imigrantes. Os novos moradores chegavam das colônias do Caribe, as chamadas West Indies, e também de algumas regiões da África. 

As mudanças (para melhor) começaram a surgir nos anos 1980, quando uma população mais jovem foi atraída até o bairro, especialmente pelo baixo preço das moradias na época. Hoje, Notting Hill é uma área nobre de Londres, com casas que custam preços altíssimos, podendo chegar a 1 milhão de libras. Mas para quem só quiser conhecer esse simpático bairro londrino, a experiência pode ser maravilhosa e barata. 

Um dos lugares mais populares de Notting Hill é o mercado de Portobello Road. Você vai encontrar um pouco de tudo por aqui, de antiguidades até roupas, flores e objetos diversos. De segunda a quinta o espaço fica tomado por uma feira de frutas e vegetais, enquanto sexta é dia de moda. Já no domingo, a maior parte das barraquinhas de rua são retiradas de cena, afinal, todo mundo merece um descanso, né? 

Para quem se apaixonou pelo filme de mesmo nome do bairro, de 1999, um passeio por Notting Hill pode ser ainda mais interessante. A rua continua a mesma, mas com menos grafites e muito mais turistas. A famosa Livraria The Travel Bookshop fica no número 142 da Portobello Road. Atualmente, a pequena livraria do William Thacker é uma loja de sapatos chamada Notting Hill. O que pouca gente sabe é que a livraria de viagens que inspirou os produtores do filme ainda existe e fica a apenas alguns blocos dali, na rua Blenheim Crescent, 13. 

A porta azul (The Blue Door) fica na Westbourne Park Road, 280. A porta era a antiga residência do escritor do filme William Thacker e foi vendida pouco depois da produção do longa. Reza a lenda local que a senhora que comprou a casa não sabia da fama de sua porta de entrada e foi incomodada dia e noite por fãs que esperavam encontrar a Julia Roberts ou até mesmo Thacker. Algum tempo depois ela desistiu da propriedade e vendeu a casa. Para decepção de alguns, o estúdio de tatuagens The Tattoo Parlour, que ficava no número 201 da Portobello Road, foi desmontado e no momento está vazio. 

E é claro que não podíamos deixar de falar da parte mais animada de Notting Hill. O bairro celebra o maior carnaval do Reino Unido, considerado um dos maiores festivais de rua de toda Europa, reunindo um milhão de foliões por ano. O Carnaval do bairro teve sua origem em 1964, através de imigrantes afro-caribenhos, em especial vindos de Trinidad e Tobago, que resolveram fazer uma manifestação pacífica contra a discriminação que sofriam na Inglaterra. As comemorações geralmente acontecem em agosto e contam sempre com uma variedade de sons, cores e ritmos.

fonte / fotos = msn.com / Wikipédia / Thymonthy Becker / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITABIRA / MG - MURIAÉ / MG - SANTA LUZIA / MG - PEDRO AFONSO / TO - OURO PRETO / MG

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ITABIRA / MG
foto - Roberta Soriano
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, INTERIOR E LATERAL EM ITABIRA / MG
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DE SÃO E NO CONTEXTO DA PRAÇA NA SERRA DOS ALVES EM ITABIRA / MG
foto - Barbosa
foto - Emerson Silva
CAPELA DO BOM JESUS NO MORRO REDONDO EM ITABIRA / MG
foto - Roneijober Andrade
MATRIZ DE SÃO PAULO EM MURIAÉ / MG
foto - Afrânio Bastos
CAPELA DE SÃO JOSÉ EM MURIAÉ / MG
foto - SG Trangel
IGREJA DA BARRA EM MURIAÉ / MG
foto - Tony Borrach
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MURIAÉ / MG
foto - Afrânio Bastos
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM MURIAÉ / MG
foto - SG Trangel
CAPELA DO BONFIM EM SANTA LUZIA / MG
foto - Antonor
CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM SANTA LUZIA / MG
foto - Gui Torres
IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA EM OURO PRETO / MG
foto - Gui Torres
MATRIZ DE SANTA LUSIA, SEU INTERIOR E NO CONTEXTO DA RUA EM SANTA LUZIA / MG
foto - Antonor
foto - Gu…

DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS - COMO A CIDADE COMEÇOU - CEM ANOS ATRÁS NASCIA A CIDADE QUE SERIA REFERÊNCIA EM QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇÃO, NAS MINAS GERAIS

DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS / BRASIL - 100 ANOS ATRÁS foto - Thymonthy Becker AQUI PODEMOS VER O CENTRO DA CIDADE, COM O SANTUÁRIO, O COLÉGIO DOS PADRES E ABAIXO A PONTE QUE LIGA O CENTRO AO BAIRRO PORTO VELHO. foto - Colombo
NESTA PÁGINA, IREMOS MOSTRAR COMO DIVINÓPOLIS COMEÇOU. ALGUMAS FOTOS SÃO RARAS. E POSSUEM MAIS DE CEM ANOS. ESTE FOI O SEGUNDO LOCAL ONDE FUNCIONOU A CÂMARA MUNICIPAL. AQUI NA RUA SÃO PAULO. foto - ?
AQUI  ANTIGA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. HOJE EH O HOTEL DAS VOVÓS. foto - ?
ESTA EH A RUA SÃO PAULO. REPARE QUE OS POSTES DE LUZ FICAVAM NO MEIO DA RUA. foto - ?
AQUI A MESMA RUA SÃO PAULO, ENTRE ANTÔNIO OLÍMPIO DE MORAIS (ANTIGA AVENIDA DA INDEPENDÊNCIA) E AVENIDA VINTE E HUM DE ABRIL. foto - ?
ESTE VÍDEO FOI FEITO QUANDO DIVINÓPOLIS TINHA 20.000 HABITANTES, HOJE TEM 225.000. QUANDO DA INAUGURAÇÃO DA PONTE CENTRO/PORTO VELHO.
AQUI A AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO ESQUINA COM RUA SÃO PAULO. REPARE AS BOMBAS DO POSTO DE COMBUSTÍVEL. foto - ?
O PRIMEIRO PRÉDIO DA CIDADE. EDIFÍCIO HERCÍLIO. …

CARACARAÍ / RORAIMA - A "Cidade Porto" tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola

LINHA DO TEMPO DE "CARACARAÍ" / RORAIMA / BRASIL Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte&…

ENTRE RIOS DE MINAS / MINAS GERAIS - "BERÇO DO CAVALO CAMPOLINA", TEM RUAS CALMAS, BELOS CASARÕES, CACHOEIRAS E MUITA BELEZA NA SERRA DO GAMBÁ

LINHA DO TEMPO DE "ENTRE RIOS DE MINAS" / MINAS GERAIS / BRASIL A CIDADE A economia é baseada na agropecuária, sendo grande produtora de leite, milho e de uma cachaça artesanal muito famosa na região. O município é conhecido como berço do Cavalo Campolina e local aonde nasceu Santa Manoelina dos Coqueiros. A atmosfera aconchegante de Entre Rios é proporcionada pelas ruas calmas com casarões conservados, além das lindas arquiteturas da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas que tem influências neogóticas, datada de 1928, e do belo prédio do Hospital Cassiano Campolina, construído em 1910.
O TURISMO O município possui belezas naturais como cachoeiras e serras, e é um lugar propício para a prática de esportes ao ar livre como escalada, voô livre, mountain bike, trekking entre outros. Dentre os monumentos naturais destacam-se as cachoeiras do Gordo (18 km. da cidade), dos Faleiros (10 km. da cidade), Coqueiros (12 km. da cidade), do Diniz (12 km. da cidade), da mata (17 km. da c…

BRASILÂNDIA DE MINAS

BEM VINDO A BRASILÂNDIA DE MINAS / CIDADE DAS TERRAS FÉRTEIS. copyrigth "Dimas Justo"
BRASILÂNDIA TEM 14.226 HABITANTES ( IBGE  2010 ) QUEM NASCE EM BRASILÂNDIA DE MINAS É: BRASILANDENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,745 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU BRASILÂNDIA DE MINAS TEM SOMENTE 15 ANOS. FOI EMANCIPADA EM 1995 E SEU ANIVERSÁRIO É NO DIA 22 DE MAIO ESTIVE EM BRASILÂNDIA UMA ÚNICA VEZ. CHEGUEI POR VOLTA DAS 8 HORAS E DEIXEI A CIDADE POR VOLTA DAS 17 HORAS. UMA VISITA RÁPIDA, A TRABALHO, MAS O SUFICIENTE PARA DAR UM GIRO PELA CIDADE E CONHECÊ-LA UM POUCO. TERRA DE GENTE MUITO BOA.
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE BRASILÂNDIA DE MINAS:
FROTA DE VEÍCULOS (IBGE) AUTOMÓVEL                 - 1.060 CAMINHÃO                   -  197 CAMINHÃO TRATOR   -  15 CAMINHONETE             - 273 MICRO-ÔNIBUS            -  7 MOTOCICLETA              - 1.017 MOTONETA                    - 1 ÔNIBUS                           - 74 TRATOR DE RODAS       - -0-
AQUI, UM PASSEIO PELA CIDADE copyrigth "Dima…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

DIAMANTINA

BOM DIA. BEM VINDO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. BEM VINDO A DIAMANTINA. CIDADE DAS SERESTAS copyrigth "Mauro Braga" DIAMANTINA TEM HOJE, 45.884 HABITANTES. QUEM NASCE EM DIAMANTINA ÉH: DIAMANTINENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,748 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A ECONOMIA DO MUNICÍPIO É FORTE NO SETOR ESTUDANTIL. AQUI SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI. AQUI FORAM REALIZADOS EM 2010, 194 CASAMENTOS, 19 SEPARAÇÕES E 28 DIVÓRCIOS. Conhecida inicialmente como Arraia do Tijuco ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugual, durante o século XVII. Em 1938, Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do IPHAN o título de Patrimônio Histórico Nacional. E, no ano de 1999, foi tombada pela UNESCO como: Patrimônio cult…

SÃO JOAQUIM DE BICAS

ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DAS BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA imagem - Mavalwie QUEM NASCE EM SÃO JOAQUIM DAS BICAS EH SANJOAQUIMBIQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO FOI FUNDADA EM 1995 SÃO JOAQUIM DE BICAS TEM  25.537 HABITANTES - IBGE 2010 - ORIGEM DO NOME Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas). HISTÓRIA A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e oraçõ…

ITU / SÃO PAULO - SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER QUEM QUER SE DIVERTIR, PASSEAR, APRECIAR UMA BOA COMIDA OU APENAS DESCANSAR. QUEM GOSTA DE TURISMO, PRECISA CONHECER ITU. E NÃO EH EXAGERO

LINHA DO TEMPO DE "ITU" / SÃO PAULO / BRASIL  Graças ao saudoso comediante Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, artista conhecido em todo o Brasil, Itu ficou conhecida como a terra dos exageros. Em um programa de televisão, nos idos dos anos de 1960, Simplício, durante suas piadas, criou o mito de que em Itu tudo era grande. A partir disso, os turistas voltaram seus olhos para a cidade que, por sua vez, começou a comercializar objetos em tamanho gigante e colocou em sua praça central um telefone público enorme e um semáforo de proporções ampliadas.  Essa bem humorada brincadeira ainda é o maior chamariz de visitantes para Itu, mas, ao chegarem, os turistas descobrem que as opções vão muito além da divertida lenda dos gigantismos.  Com uma infinidade de atrativos, o município está entre as 67 estâncias turísticas de São Paulo, sendo considerado um dos destinos obrigatórios para quem viaja pelo Estado. Com mais 400 anos, Itu reúne em seu território atrações de cunho histór…

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …