Pular para o conteúdo principal

MARTINHO CAMPOS / MINAS GERAIS - Conhecida como a cidade das festas, tem forró, festa da capelinha, de Nossa senhora, Churrascão e o tradicional Carnaval de rua




LINHA DO TEMPO DE "MARTINHO CAMPOS" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - (acima) Lucas BD
BEM VINDO A CIDADE DE MARTINHO CAMPOS / CIDADE DAS FESTAS
foto - Thymonthy Becker
População estimada 2016 (1) - 13.376
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.058,418
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 12,03
Código do Município 3140506
Gentílico - Martinho-Campense
ORIGEM DO NOME
A origem do topônimo é uma homenagem ao grande estadista Dr. Martinho Álvares da Silva Campos, que foi Deputado Geral, Senador do Império da Província de Minas Gerais, Presidente da província do Rio de Janeiro, Presidente da Câmara de Deputados e Ministro da fazenda, tendo nascido em terras da região.
HISTÓRICO
Martinho Campos
Minas Gerais - MG
Histórico
A região de Pitangui, de onde foi desmembrado o município, foi desbravada por bandeirantes paulistas em busca de ouro. Terminada a mineração em Pitangui, vieram para a região de Martinho Campos Jerônimo Vieira e Maximiniano Alves de Araújo, formando ali suas fazendas. Destas fazendas surgiu o povoado de Abadia, hoje Martinho Campos. Entre 1808 e 1820, esses dois fazendeiros deliberaram mandar construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Abadia. Escolhido o local, colocaram ali uma grande cruz de madeira, e, logo em seguida, começaram a edificar a capela que é hoje a Capela Mor da Matriz.
Em torno da Capela foram se fixando várias famílias, entre elas, os Vieira e os Araújo, descendentes dos fundadores e os Ribeiro, Afonso, Medeiros e Pinto, descendentes de fazendeiros que habitavam fazendas próximas. Criando o povoado, este desenvolveu-se com rapidez, principalmente quando passou a contar com a estrada de ferro, cuja estação de Abadia servia às localidades próximas de Patos de Minas, Dores do Indaiá, Formiga, etc.
foto - ?
UM PASSEIO PELA CIDADE
foto - ?
foto - ?
 foto - ?
foto - ?
A cidade tem muitas festas ao longo do ano, como o Forró na Praça, Festa do Asilo, Festa de Nossa Senhora da Abadia, Festa da Capelinha, Churrascão do Curral, Exposição Agropecuária etc.
foto - Thymonthy Becker
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Um povo muito hospitaleiro, pacato e de bem com a vida.
Se você procura tranquilidade, venha morar em Martinho Campos.
Aqui, voce realmente vai, Viver a vida
A CIDADE VISTA DO SATÉLITE 
foto - ?
IGREJA DE SÃO JOSÉ
foto - Vicente A. Queiroz
O Distrito foi criado com o nome de Abadia de Pitangui pela Lei provincial nº 911, de 8 de junho de 1858, e confirmado pela Lei estadual número 2, de 14 de novembro de 1891. Em 1938 foi elevado à categoria de município, recebendo o nome de Martinho Campos em homenagem ao grande estadista, que nasceu em terras da região
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (ANTIGA ABADIA)
foto -  Nicodemos Rosa
foto - ?
foto - ?
CURIOSIDADES
Em extensão territorial, o município de Martinho Campos é maior do que 25 países. Dos quais 24 são microestados (possuem área inferior a 1000 km²)
HOTEL
foto - ? 
CARNAVAL
Fazendo paradas, os foliões acompanham um trio elétrico ao longo da Avenida Coronel Pedro Lino que arrasta uma grande multidão de foliões. A Banda do Lino que resgata anualmente o carnaval de marchinhas sai pelo centro de Martinho Campos tocando músicas de marchinhas e os foliões fantasiados lançam pelos ares muito confete e serpentina numa alegria geral.

VEJA QUE BELAS CONSTRUÇÕES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA E SUA LATERAL
Esta é a famosa igreja de Nossa Senhora de Abadia, que fica no centro de Martinho Campos.
Muita linda por sinal, iponente e bastante procurada, pelas muitas festas que acontecem em Martinho Campos, que é um povo bastante religioso
foto - Thymonthy Becker
foto - ?
IGREJA DA BOA VISTA
foto - Wilson Fortunato

ZONA  RURAL DE MARTINHO CAMPOS
foto - ?
foto - Alexandre

foto - ?
foto - ?
DISTRITO DE IBITIRA
IGREJA DE SÃO PEDRO
foto - Wilson Fortunato
PRAÇA DA IGREJA
foto - Wilson Fortunato
foto - Wilson Fortunato
 ESTA EH A BANDEIRA DE MARTINHO CAMPOS
OBRIGADO PELA VISITA, BOA NOITE E SEMPRE VOLTE / FIQUE SEMPRE BEM
foto - ?

 VALEU PELA VISITA - SEMPRE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…