Pular para o conteúdo principal

RIO ARAGUAIA / BRASIL - A história de um velho com feições juvenis - Gigante, de águas turva, muitos peixes, aves e rodeado de árvores coloridas




LINHA DO TEMPO DO "RIO ARAGUAIA" / BRASIL
Pôr do Sol no rio Araguaia, no Parque Estadual do Cantão.
Com 2.630 km, a maior parte navegável, o Rio Araguaia atrai praticantes de pesca amadora de todo o país e turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e observam a fauna local passeando em pequenas embarcações. 
Na metade do seu percurso, antes de desaguar no Rio Tocantins, o Araguaia se divide em dois braços que se reencontram 500 km ao norte, formando a Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo, com 20 mil km². Dentro dela, fica o Parque Nacional do Araguaia. 
Outra maravilha do estado de Tocantins é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, um santuário ecológico de acesso controlado que, entre setembro e março, tem 80% de sua área inundada pelas águas do Rio Araguaia
Passeios de barco podem ser feitos durante todo o ano. A poucos minutos dos centros urbanos são encontrados jacarés, tartarugas, botos e uma grande variedade de pássaros, como tuiuiús, garças, jacus e gaviões. Os hotéis de pesca e as associações de barqueiros contam com piloteiros e guias experientes.
RIO ARAGUAIA / A HISTÓRIA DE UM VELHO COM FEIÇÕES JUVENIS
Gigante pela própria natureza. De águas turvas e uma população imensa de peixes, aves e rodeado de árvores coloridas do cerrado, o rio Araguaia é conhecido em todo o país. Mas pouca gente sabe que a principal nascente do manancial mais central do Brasil fica no município de Mineiros, a 420 quilômetros de Goiânia. O programa "Força do Araguaia" mostra que, antes de percorrer mais de dois mil quilômetros, o grande rio surge tímido no sudeste goiano, próximo ao marco da divisa interestadual com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Na nascente, a água brota do solo cristalina, limpa e doce. "Aqui produz água que banha Goiás. É o principal rio do estado e um dos principais do Brasil. A gente tem aquela imagem de um rio enorme, gigante, e aquilo tudo começa aqui. É um bebê, um nascimento", diz o engenheiro florestal e ambientalista da região, Ednaldo Barros.
Além da vida silvestre, a abundância da região também atraiu muita gente, que trouxe a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento. Mas com a retirada da vegetação para o agronegócio, a terra enfraqueceu e vieram as erosões, uma ameaça para a nascente.
O rio Araguaia é um rio que banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil. Nasce nos altiplanos que dividem os estados de Goiás e Mato Grosso: a nascente do rio se encontra na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, em Goiás.
O rio Araguaia nasce no município de Mineiros no sudoeste do estado de Goiás e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Compreende uma das principais bacias hidrográficas do centro-oeste, a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins. O rio conta com uma extensão total de 2.630 quilômetros. Em seu percurso, seus meandros delimitam juntamente como os do Rio Javaés, a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, onde estão localizados o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia.
CONHEÇA ALGUNS TRECHOS DESTE RIO QUE TEM PRAIAS, FAUNA E HISTÓRIAS PRA CONTAR.
Paisagem no entorno da nascente
NASCENTE


Pesca esportiva no Rio Araguaia (TO)
PRAIAS FLUVIAIS DO RIO ARAGUAIA (TO)
A população local e os turistas curtem as praias fluviais do Rio Araguaia em julho. Além de se divertir de jet ski e banana boat, dá para fazer passeios de barcos e admirar a rica fauna local: botos, tartarugas e uma variedade de pássaros podem ser avistados. Há hotéis (poucos e simples) nas cidades de Aruanã e Conceição do Araguaia.
Pedra Encantada na Ilha do Bananal no Rio Araguaia, Tocantins

ALGUNS TRECHOS














TURISMO 
TURISMO E CAMPING
durante a seca, nos meses de junho e agosto, formam-se, em seu leito, ilhas de areia que são utilizadas como área de camping por turistas de várias partes do país. Cadastros realizados em um trecho de cerca de 600 quilômetros do rio no estado de Goiás desde o ano de 1993 pelo extinto Centro Nacional de Quelônios da Amazônia (atual Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em colaboração com a também extinta Agência Ambiental de Goiás (atual Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos) mostram que mais de 50 mil pessoas passam pelas áreas de campings montadas entre os municípios de Aragarças e distrito de Luiz Alves (São Miguel do Araguaia) em Goiás.
O maior número de acampamentos no trecho do rio que passa pelo estado de Goiás são montados no município de Aruanã. Há desde acampamentos montados por pequenas famílias a acampamentos comerciais frequentados por milhares de pessoas durante a temporada de praia, principalmente no mês de julho.
FAUNA






O pôr do sol visto das margens do rio Araguaia é uma das imagens mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação. Mas não é difícil também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema - período em que é proibida a pesca de qualquer espécie. Já três espécies são proibidas de serem pescadas em qualquer época do ano: pirarucu, pirarara e piraíba (filhote). Na Amazônia, estão sendo desenvolvidos projetos de criação do pirarucu em cativeiro. Na natureza, sua pesca é proibida.

VALEU PELA VISITA

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal do governo de Goiás / Internet / g1.com / viajeaqui.abril.com.br / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…