Pular para o conteúdo principal

RIO GRANDE DO SUL / BRASIL - As lembranças, as emoções que ficam, as histórias para contar, os pequenos prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento




LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se!
Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação.
Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, começa a adquirir costumes como tomar chimarrão, preparar um bom churrasco, torcer para Internacional ou Grêmio, além de ceder a outras tradições locais. 
A posição geográfica reforça os laços com argentinos e uruguaios, ressaltados no cantarolar do sotaque, na dieta carnívora e até na adaptação a invernos rigorosos. 
Considerado por Portugal uma capitania somente em 1807, o território pertencia até então, pelo Tratado de Tordesilhas, aos espanhóis. Ao longo da história, a região foi palco de guerras, como a Cisplatina (1825-1828) e a do Paraguai (1864-1870). No intervalo entre as duas, aconteceram levantes que deram origem ao maior conflito civil do país, a Revolução dos Farrapos (1835-1845), de ideal separatista. 
As ondas imigratórias também resultaram na formação de uma identidade local, com a chegada de agricultores alemães e italianos, cuja presença marca o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela, muito procuradas na temporada de inverno, e nos municípios que compõem o Vale dos Vinhedos. 
Entre as belas paisagens do interior, as mais impressionantes estão nos arredores de Cambará do Sul, porta de acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra e à sua grande atração, o Cânion do Itaimbezinho, cujos desfiladeiros de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão são margeados por araucárias.
O RIO GRANDE DO SUL EH UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL. É O ESTADO MAIS MERIDIONAL DO PAÍS, CONTA COM O QUARTO MAIOR PIB.
imagem - ?
O QUINTO MAIS POPULOSO E O QUINTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) MAIS ELEVADO. 
O ESTADO POSSUI PAPEL MARCANTE NA HISTÓRIA DO BRASIL.
SUA POPULAÇÃO É EM GRANDE PARTE FORMADA POR DESCENDENTES DE PORTUGUESES, ALEMÃES, ITALIANOS, AFRICANOS E INDÍGENAS. EM PEQUENA PARTE POR ESPANHÓIS, POLONESES E FRANCESES, DENTRE OUTROS IMIGRANTES.
EM CERTAS REGIÕES DO ESTADO, COMO A SERRA GAÚCHA E A REGIÃO RURAL DA METADE SUL, AINDA É POSSÍVEL OUVIR DIALETOS DA LÍNGUA ITALIANA E DO ALEMÃO.
SUA POPULAÇÃO CONSTITUI CERCA DE 6% DO NÚMERO DE HABITANTES DO PAÍS.
Localização no Brasil
ENTRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS GAÚCHOS, DESTACAM-SE O ARROZ, A SOJA, O MILHO, A CANA-DE-AÇÚCAR, A LARANJA E O ALHO.
NO RIO GRANDE DO SUL, DESTACAM-SE OS REBANHOS BOVINO, OVINO E SUÍNO. ALÉM DISSO, A CRIAÇÃO DE GALINÁCEOS CHEGA A 112 MILHÕES DE AVES.
O ESTADO ABRIGA GRANDES RESERVAS DE CARVÃO MINERAL E DE CALCÁRIO. A EXTRAÇÃO DE ÁGUA MINERAL É TAMBÉM IMPORTANTE (APROXIMADAMENTE 92 MILHÕES DE LITROS ANUAIS).
AQUI A CIDADE DE CAXIAS
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM DOS ESTADOS COM MAIOR GRAU DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO PAÍS. O PRINCIPAL GÊNERO DE INDÚSTRIA É O DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, RESPONSÁVEL POR SUBSTANCIAL PARCELA DO VALOR DA PRODUÇÃO FABRIL. SEGUEM-SE A METALURGIA, AS INDÚSTRIAS MECÂNICA, QUÍMICA, FARMACÊUTICA, DE VESTUÁRIO, CALÇADO, DE MADEIRA E MOBILIÁRIO.
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL É UM ESTADO COM VASTAS OPÇÕES DE TURISMO. O ESTADO RECEBE ANUALMENTE CERCA DE 2,0 MILHÕES DE TURISTAS DE FORA DO PAÍS.
AS PRAIAS DO LITORAL NORTE NAS CIDADE DE CAPÃO DA CANOA, TRAMANDAÍ E TORRES SÃO AS MAIS CONHECIDAS NO ESTADO, ESTA ÚLTIMA APRESENTANDO FALÉSIAS. 
SÃO TRÊS PEDRAS QUE FICAM NA BEIRA DO MAR, SENDO QUE UMA DELAS AVANÇA MAR ADENTRO EM UMA ALTURA DE 30 METROS.
AQUI PORTO ALEGRE
imagem - ?
NO LITORAL SUL DESTACA-SE A PRAIA DO CASSINO, EM RIO GRANDE, CONSTANTE NO GUINESS BOOK COMO A MAIOR PRAIA DO MUNDO. TAMBÉM SE DESTACAM AS PRAIAS DA LAGUNA DOS PATOS, PRINCIPALMENTE AS PRAIAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, TAPES E PELOTAS (PRAIA DO LARANJAL).
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO
imagem - ?
AS SERRAS ATRAEM MILHARES DE TURISTAS TODOS OS ANOS, NO INVERNO E VERÃO. AS CIDADES DE GRAMADO E CANELA SÃO CONHECIDAS NA ÉPOCA DE NATAL PELA DECORAÇÃO DAS CIDADES, JUNTAMENTE COM OS PARQUES NATALINOS. NO INVERNO, OS TURISTAS VISITAM ESSAS CIDADES JUNTAMENTE COM CAXIAS DO SUL, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES E CAMBARÁ DO SUL, DEVIDO ÀS TEMPERATURAS BAIXAS, MUITAS VEZES NEGATIVAS E COM A POSSIBILIDADE DE QUEDA DE NEVE, PARA A FELICIDADE DOS TURISTAS
AQUI ITAMBEZINHO
imagem - ?
TRÊS COROAS
Um destino turístico perfeito para quem curte esportes de aventura junto à natureza como rafting sobre corredeiras, canoagem, arvorismo, rapel e ciclismo nas montanhas. Todas estas modalidades podem ser bem exploradas em dois atrativos com riquezas naturais que se ligam ao Rio Paranhana, os Parque das Laranjeiras e o Brasil Raft Park, situados na Linha Café. Outro grande atrativo na cidade fica sobre as montanhas. É o templo budista tibetano, o único da América Latina e tem a visitação aberta ao público.
O principal evento da cidade é o Três Coroas em Festa, festividade que ocorre em maio em comemoração ao aniversário do município. Em novembro, a cidade também recebe um bom público para acompanhar o Festival de Canoagem, que ocorre no Parque das Laranjeiras.
RAFTING 
A cidade de Três Coroas é um dos melhores destinos do Sul do país para a prática do rafting. A descida ocorre nas corredeiras do Rio Paranhana. O cenário é fantástico com águas cristalinas, pequenos obstáculos rochosos pelo caminho e a natureza exuberante às margens. Os amantes desta aventura além de remar nas corredeiras tem a oportunidade de fazer mergulhos programados durante o percurso. E quem procura ainda mais aventura pode realizar o rafting noturno.
Também em Três Coroas, no Parque das Laranjeiras é possível praticar vários outros esportes de aventura como o arborismo, a tirolesa, a canoagem e o paintball. Tem diversão para todos os gostos e idades tudo em um mesmo lugar. Perfeito para quem quer armar a barraca na área de camping ou preparar um churrasco campeiro.

AQUI NOVA PETRÓPOLIS
imagem - ?
GASTRONOMIA
Terra de imigrantes, em sua grande parte italianos e alemães, o Rio Grande do Sul guarda ainda hoje em sua gastronomia grandes traços da colonização europeia, marca presente em seus restaurantes tradicionais e nas colônias que oferecem desde a cuca até a deliciosa chimia. 

foto - Ricardo Junior
O Estado é o principal produtor vinícola do país e o seu cultivo da uva é uma referência. Outra marca importante do gaúcho é o seu churrasco, influência da cultura dos vizinhos Argentina e Uruguai, associado à culinária campeira presente em sua maior extensão.
AQUI O TRADICIONAL CHIMARRÃO
imagem - ?
VOO LIVRE
O Rio Grande do Sul é um cenário rico em rampas de voo livre, são aproximadamente 20 pontos de salto e possui um amplo leque de escolas. É possível encontrar campos para realizar o seu salto em asa delta ou paraglider em cidades como Torres, Sapiranga, Rolante, Nova Petrópolis, Gramado, Igrejinha, Agudo, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Encantado, Feliz, Morrinhos do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, São Vendelino e Viadutos.
foto - Rangel redaelli


O TRADICIONAL GAÚCHO A CARÁTER
imagem - ?
AQUI A CASA DO IMIGRANTE - DE PEDRAS
imagem - ?
CACHOEIRA DO CARACOL
imagem - ?
FAZEM PARTE DA PAISAGEM GAÚCHA
imagem - ?
O RIO GRANDE DO SUL EH O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO BRASIL
imagem - ?

AQUI COXILHAS
imagem - ?
AQUI O PALÁCIO PIRATINI, SEDE DO GOVERNO ESTADUAL
imagem - ?
AQUI O PALÁCIO FARROUPILHA
imagem - ?
ESTE EH O RIO URUGUAI
imagem - ?
AQUI UMA PAISAGEM TIPICA DO RIO GRANDE DO SUL. CENA DE CINEMA 
imagem - ?
UMA DAS MUITA E BELAS PRAIAS DE TORRES
imagem - ?
CIDADE DE CANOAS
imagem - ?
CIDADE DE GRAMADO
imagem - ?
RUÍNAS DAS MISSÕES - PATRIMÔNIO MUNDIAL
imagem - ?
VISTA DE OUTRO ÂNGULO DAS MISSÕES
imagem - ?
AQUI O PARQUE EÓLICO
imagem - ?
 ESTA EH A BANDEIRA QUE REPRESENTA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
 ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO


"Um dia quando você perceber que nem tudo na vida foi como você gostaria que fosse, saiba que nem por isso o caminho foi menos valioso ou menos importante. É essa a razão que me faz sempre voltar aqui neste lugar. Não são as coisas que se pode ter para colocar de enfeite na estante, são as lembranças, a emoção que fica, as histórias para contar, os pequenos grandes prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento..." 


fonte/fotos = Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker/ IBGE / Portal do Governo do Estado / turismoriograndedosul.com.br / 

AGRADECEMOS SUA VISITA E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…