Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA / RIO GRANDE DO SUL - Integrando natureza, história, eventos e celebridades na rota turística das missões, rio Uruguai e Salto do Yucumã




LINHA DO TEMPO DE "SANTA ROSA" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL

imagem - Eduhaus
A CIDADE TEM 68.585 HABITANTES
QUEM NASCE EM SANTA ROSA EH: SANTA-ROSENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.931
HISTÓRICO
A REGIÃO ONDE ESTÁ ASSENTADO O MUNICÍPIO DE SANTA ROSA FOI TARDIAMENTE INCORPORADA AO RIO GRANDE DO SUL. HABITADA POR ÍNDIOS DO GRUPO TAPE, GÊS GUARANIZADOS, EM 1626 SOFREU A INFLUÊNCIA DE JESUÍTAS ESPANHÓIS, QUE FUNDARAM UM CORDÃO DE REDUÇÕES DOS BANDEIRANTES PAULISTAS, DE 1636 A 1638.
OS ESPANHÓIS FICARAM DOMINANDO A REGIÃO ATÉ 1801, ANO EM QUE MANOEL DOS SANTOS PEDROSO E JOSÉ BORGES DO CANTO INVESTEM CONTRA OS CASTELHANOS, CONTANDO TÃO SOMENTE COM 40 MILICIANOS. A PARTIR DE ENTÃO, O ESTADO MERIDIONAL DO BRASIL TEVE ASSEGURADAS SUAS FRONTEIRAS ATUAIS.
A AGRICULTURA OCUPOU VASTAS REGIÕES ATÉ ENTÃO VIRGENS, E A ASSOMBROSA FERTILIDADE DO SOLO PERMITIU INUSITADAS COLHEITAS.
COM O TEMPO, FORAM CHEGANDO ELEMENTOS DE OUTRAS PROCEDÊNCIAS, COMO RUSSOS E JAPONESES.
SURGE O MOVIMENTO EMANCIPACIONISTA. AS COLÔNIAS DE SANTA ROSA, BOA VISTA E GUARANI PEDEM PARA SE CONSTITUÍREM EM MUNICÍPIOS. A POPULAÇÃO ABRANGIDA DENTRO DESSES TERRITÓRIOS ERA DE 35000 HABITANTES; O COMÉRCIO E INDÚSTRIA ERAM PUJANTES. 
AQUI O CLUBE CONCÓRDIA
imagem - Eduhaus
AQUI UMA IGREJA LUTERANA
imagem - Eduhaus
ESTA EH UMA IGREJA ORTODOXA
imagem - Eduhaus
OUTRA IGREJA LUTERANA
imagem - Eduhaus
TURISMO
Na área de turismo, Santa Rosa integra natureza e história, eventos e celebridades, para atrair visitantes e abrir novas opções de desenvolvimento. A região, integrada a rotas turísticas que incluem as Missões, a rota do Rio Uruguai e o Salto do Yucumã, conta com o carisma de Xuxa e a hospitalidade de seu povo para transformar cultura em festa e lazer.
Campos do Instituto federal catarinense 
Santa Rosa possui inúmeros pontos de turismo e lazer, entre eles destacamos os nossos balneários, sociedades recreativas, Parque Fazenda e as belíssimas cascatas, o Santuário da Natureza, no Parque Municipal de Exposições, onde foi transplantada a árvore lunar, uma sequóia americana germinada em solo lunar
MUSEU DA SOJA
Localizado no parque de exposições. Conta a história da soja em nosso município
MUSEU MUNICIPAL
Localizado ao lado da Feira de hortigranjeiros, na antiga estação, apresenta móveis, vestimentas, peças, enfim retrata muito da história de Santa Rosa. A entrada é franca.
CASA DA XUXA
A casa onde nasceu Maria da Graça Xuxa Meneghel, foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal para abrigar o Memorial Xuxa Meneghel. Também foi construído o Pórtico da Xuxa na entrada da avenida onde está situada a sua casa.
A “Casa da Xuxa” já recebeu quase 10 mil visitantes, que querem conhecer a história da filha mais ilustre de Santa Rosa, dentre eles visitantes de outros países como Itália, Canadá, Argentina.
AQUI SE PRESERVA A INFÂNCIA DA APRESENTADORA DE TELEVISÃO. NA ENTRADA DA MESMA RUA ESTÁ O PÓRTICO INAUGURADO EM 2002 PELA PRÓPRIA XUXA – OUTRO LUGAR QUE CONCENTRA FÃS DE TODAS AS IDADES, DEVIDAMENTE EQUIPADOS COM SUAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS!
AQUI O PÓRTICO DE ENTRADA NA CIDADE, PÓRTICO "XUXA"
imagem - Eduhaus
ESTA EH A CASA ONDE NASCEU A "XUXA". HOJE AQUI FUNCIONA O MUSEU DA INFÂNCIA.
imagem - ?
LAZER
A população de Santa Rosa dispõe de muitos praças, que são usados como forma de lazer.
As principais praças da cidade são: Praça da Bandeira, Praça da Independência, Praça 10 de Agosto, Praça Polivalente, Praça Cinqüentenário e Praça Berlim.
Pista de skate 
Nos bairros também existem praças, algumas bem estruturadas e outras apenas dispõem do espaço, ainda sem infra-estrutura. Atualmente, os loteamentos para serem liberados devem cumprir lei, que exige ter uma área pública destinada a esses fins.
Também o Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, que conta com 10 pavilhões de exposição, 3 restaurantes, 2 áreas destinadas a praça da alimentação, parque infantil, complexos sanitários, pista de motocross e jeepcross, kartódromo, pista campeira, (dotada de arquibancadas para 600 pessoas), o Museu da Soja, 3 módulos do Pólo de Modernização Tecnológica Fronteira Noroeste, ampla área de estacionamento interno e um centro administrativo, um auditório com capacidade para 400 pessoas, totalizando em uma área de 47 hectares, com aproximadamente 25 mil metros de área construída, sendo um dos maiores parques do interior do Estado.
MONUMENTO AO ESPORTE / ROTATÓRIA TAFFAREL
Estátua de ferro, em homenagem ao filho de Santa Rosa, Cláudio Taffarel em memória a conquista do Tetra campeonato mundial em 1994. Copa dos Estados Unidos.
Estátua de ferro simbolizando Taffarel pegando o pénalt 
AQUI TEMOS UMA RUA CENTRAL
imagem - Eduhaus
OUTRA RUA CENTRAL
imagem - Eduhaus
AQUI A SEDE DA ACISAP
imagem - Eduhaus
AQUI UMA IGREJA CATÓLICA NA PRAÇA
imagem - Eduhaus
VEJA AGORA ALGUMAS DAS RUAS DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
 imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
imagem - Eduhaus
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - Joice Waier
UMA DAS MUITAS IGREJAS DA CIDADE
imagem - Egberto Krariz
ESTA EH A IGREJA SÃO PEDRO E SÃO PAULO
imagem - Ubirajara Buddin
MONUMENTOS DA PRAÇA
imagem - Obiron
imagem - Obiron
AQUI OS SOJAIS
imagem - Clw Weiss
ESTA EH A AVENIDA INHACORÁ
imagem - Bredam Riordan
ABELA PAISAGEM NO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
AQUI O FÓRUM DE JUSTIÇA DA CIDADE
imagem - ?
ESTA EH A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem - ?
AQUI O BAIRRO SALINA
imagem - Lisa Bleuter
ESTA EH A REPRESA DA CIDADE
imagem - ?
AQUI A RÓTULA
imagem - ?
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - ?
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - ?
AQUI ABANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / IBGE / Divulgação / 


Comentários

  1. Só não chama de terra da xuxa, cidade da xuxa, ou seja lá o que for da xuxa, pq se fizer isso vai ter briga, já que ela não trouxe nada pro município, sem contar que cobrou um alto valor pra ir até a cidade pra ser homenageada [kkk], com isso, a população em geral pegou nojo daquela pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, pela dica. Já fiz a correção. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…