Pular para o conteúdo principal

TARAUACÁ / ACRE - Uma cidade aconchegante dando um toque rústico à floresta onde você terá a oportunidade de conhecer e vivenciar a florestania




LINHA DO TEMPO DE "TARAUACÁ" / ACRE  / BRASIL 
População estimada 2016 (1) - 39.427 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 20.171,074 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1,76 
Código do Município 1200609 
Gentílico - Tarauacarense 
HISTÓRICO 
A região era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios. O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o "Foz do Murú" ponto de partida para novas explorações. 
Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. 
foto - Isaac melo
ORIGEM DO NOME 
O nome "Tarauacá" se remete a um significado indígena que quer dizer "rios dos paus ou das tronqueiras". A cidade possui a quarta maior população do Estado e ocupa o terceiro lugar em extensão territorial. 
foto - Valdir nery
A CIDADE 
O município de Tarauacá, distante 400 Km de Rio Branco, possui hoje ao menos 32 mil habitantes, segundo o governo do Acre. 
A cidade é a segunda do Acre em concentração de terras indígenas. Antes de virar município era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, que moravam às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
foto - ?
INFRAESTRUTURA 
O município, que sofria isolamento por causa das precárias condições da BR-364, agora conta com ligação permanente pela rodovia ao restante do país. A maior parte de suas relações econômicas dá-se com o município de Feijó, devido a sua relativa proximidade (cerca de 48 quilômetros). O transporte fluvial é sazonal, devido à variação do nível das águas do Rio Tarauacá. No município localiza-se o terceiro mais movimentado aeroporto do 
Ponte sobre o rio Tarauacá 
foto - Sérgio Vale
foto - Sergio Vale
ECONOMIA 
A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta, ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, mas a base da economia ainda é o funcionalismo público. Embora, ano após ano, a participação deste diminua na composição econômica. 
BARRACA DE FRUTAS EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
DE QUANDO TARAUACÁ, ACRE FICOU FAMOSA
O município de Tarauacá se tornou famoso no Brasil e no mundo após o programa Globo Repórter exibir uma matéria sobre as "Riquezas Amazônicas". A reportagem mostra que além de produzir uma espécie de abacaxi gigante, também comprova que uma combinação de ervas que só existem na região, é capaz de fazer crescer cabelo em quem tem calvície. Carlos Pinto da Silva, o seringueiro que se virou cientista ao desenvolver o "Shampoo Esperança", diz que jamais revelará o segredo da sua fórmula milagrosa, tão cobiçada pelas indústrias de cosméticos.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE TARAUACÁ, ACRE -  A CIDADE DOS ABACAXIS GIGANTE
foto - ?
foto - ?
MATRIZ DE SÃO JOSÉ
foto - Isaac Melo
UM PASSEIO DE BICICLETA PELAS RUAS DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - Sergio Vale

foto - ?
AEROPORTO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - Sergio Vale
FANFARRA ESCOLAR EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
FESTIVAL DO ABACAXI EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
INDÍGENAS NA REGIÃO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Edson caetano
TEATRO MUNICIPAL EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
PRAÇA CENTRAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
HOSPITAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
ESCOLA PÚBLICA DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - ?
RIO TARAUACÁ QUE CORTA A CIDADE
foto - Isaac Melo
AS BELAS PRAIAS DE ÁGUA DOCE EM TARAUACÁ NO ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Fabian Michelangeli
foto - ?
foto - Edson Caetano 
ENTARDECER EM TARAUACÁ, ACRE
foto - Gleison Miranda 
foto - Yêdy Junior
BANDEIRA DA CIDADE DE TARAUACÁ
BRASÃO DO MUNICÍPIO TARAUACÁ 

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…