Pular para o conteúdo principal

TARAUACÁ / ACRE - Uma cidade aconchegante dando um toque rústico à floresta onde você terá a oportunidade de conhecer e vivenciar a florestania




LINHA DO TEMPO DE "TARAUACÁ" / ACRE  / BRASIL 
População estimada 2016 (1) - 39.427 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 20.171,074 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1,76 
Código do Município 1200609 
Gentílico - Tarauacarense 
HISTÓRICO 
A região era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios. O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o "Foz do Murú" ponto de partida para novas explorações. 
Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. 
foto - Isaac melo
ORIGEM DO NOME 
O nome "Tarauacá" se remete a um significado indígena que quer dizer "rios dos paus ou das tronqueiras". A cidade possui a quarta maior população do Estado e ocupa o terceiro lugar em extensão territorial. 
foto - Valdir nery
A CIDADE 
O município de Tarauacá, distante 400 Km de Rio Branco, possui hoje ao menos 32 mil habitantes, segundo o governo do Acre. 
A cidade é a segunda do Acre em concentração de terras indígenas. Antes de virar município era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, que moravam às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
foto - ?
INFRAESTRUTURA 
O município, que sofria isolamento por causa das precárias condições da BR-364, agora conta com ligação permanente pela rodovia ao restante do país. A maior parte de suas relações econômicas dá-se com o município de Feijó, devido a sua relativa proximidade (cerca de 48 quilômetros). O transporte fluvial é sazonal, devido à variação do nível das águas do Rio Tarauacá. No município localiza-se o terceiro mais movimentado aeroporto do 
Ponte sobre o rio Tarauacá 
foto - Sérgio Vale
foto - Sergio Vale
ECONOMIA 
A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta, ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, mas a base da economia ainda é o funcionalismo público. Embora, ano após ano, a participação deste diminua na composição econômica. 
BARRACA DE FRUTAS EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
DE QUANDO TARAUACÁ, ACRE FICOU FAMOSA
O município de Tarauacá se tornou famoso no Brasil e no mundo após o programa Globo Repórter exibir uma matéria sobre as "Riquezas Amazônicas". A reportagem mostra que além de produzir uma espécie de abacaxi gigante, também comprova que uma combinação de ervas que só existem na região, é capaz de fazer crescer cabelo em quem tem calvície. Carlos Pinto da Silva, o seringueiro que se virou cientista ao desenvolver o "Shampoo Esperança", diz que jamais revelará o segredo da sua fórmula milagrosa, tão cobiçada pelas indústrias de cosméticos.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE TARAUACÁ, ACRE -  A CIDADE DOS ABACAXIS GIGANTE
foto - ?
foto - ?
MATRIZ DE SÃO JOSÉ
foto - Isaac Melo
UM PASSEIO DE BICICLETA PELAS RUAS DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - Sergio Vale

foto - ?
AEROPORTO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - Sergio Vale
FANFARRA ESCOLAR EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
FESTIVAL DO ABACAXI EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
INDÍGENAS NA REGIÃO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Edson caetano
TEATRO MUNICIPAL EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
PRAÇA CENTRAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
HOSPITAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
ESCOLA PÚBLICA DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - ?
RIO TARAUACÁ QUE CORTA A CIDADE
foto - Isaac Melo
AS BELAS PRAIAS DE ÁGUA DOCE EM TARAUACÁ NO ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Fabian Michelangeli
foto - ?
foto - Edson Caetano 
ENTARDECER EM TARAUACÁ, ACRE
foto - Gleison Miranda 
foto - Yêdy Junior
BANDEIRA DA CIDADE DE TARAUACÁ
BRASÃO DO MUNICÍPIO TARAUACÁ 

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…